Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que é preciso para soltar a voz?

De Rafaela, publicado dia 05/09/2017 Blog > Música > Canto > Como aprender a cantar online?

Primeira coisa que você precisa fazer para cantar é deixar de lado a timidez e a autocrítica. Pois estudos já mostraram que qualquer um é capaz de cantar, até mesmo aquelas pessoas que acham que cantam mal. Claro, não podemos negar que algumas pessoas são naturalmente mais afinadas que outras. No entanto qualquer um pode desenvolver a habilidade de cantar através treino e prática.

Existe um provérbio africano o qual diz:

“Se você pode andar, você pode dançar. Se você pode falar, você pode cantar” 

Não se sabe ao certo quando surgiu a arte de cantar e a música, mas o que historiadores dizem é que, provavelmente, tenha surgido com os gregos. Inclusive, o termo “música” deriva da palavra mousiké que significa “a arte das musas” em grego. De acordo com as pesquisas, os gregos acreditavam que através do canto podiam fazer uma conexão com os deuses. Então cantavam para alcançar as coisas desejadas e também para afastar as indesejadas.

Verdade ou não, uma vez que você resolve soltar a voz, os benefícios para o corpo e a mente são inúmeros. Não vamos detalhar todos aqui, apenas alguns que valem a pena você tomar conhecimento. Cantando, podemos melhorar nossa respiração e postura, pois ambos são itens importantíssimos para cantar. Além disso, cantar ajuda a relaxar, diminuir a ansiedade e aumentar a autoestima.

aprendendo-cantar-sozinho-com-video “Precisamos ter a música na cabeça e cantar com o corpo” – Luciano Pavarotti

Importante dizer que cantar de qualquer jeito pode provocar problemas de saúde, mesmo parecendo ser algo simples. Por isso é muito importante estudar para compreender todo o processo de uma música, a importância de fazer uma preparação vocal antes e depois de cantar, entre outros tópicos.

Para que você consiga cantar corretamente, fizemos uma super seleção com sites que ensinam teoria da música, bem como aplicativos para cantar, sites para baixar vídeos de karaokê e ferramentas para gravar a voz.

Os melhores sites para aprender a teoria musical

Cantar necessita de técnica, como qualquer outra disciplina. Pois é através da teoria que você poderá compreender como um som é produzido, conhecer todos os elementos musicais, aprender a linguagem universal e tudo que está relacionado.

Graças à internet, ficou muito mais fácil e barato adquirir conhecimento em música. Há vários sites que tratam do assunto de forma didática e gratuita. Ainda encontramos aplicativos, ebooks, videoaulas e aulas de canto online.

Selecionamos as melhores opções para você começar a estudar teoria musical hoje mesmo.

sites-apps-com-teoria-musical “Por extenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crença, ou concepção de música” – Boretz

Sites com teoria da música

Prime Cursos: Com milhares de cursos para todas as áreas, oferece dois cursos gratuitos sobre música: Teoria Musical e Canto Básico. No primeiro, você aprenderá noções básicas sobre elementos musicais, como fazer a leitura das músicas, escrever uma partitura, entre outros itens. No curso de canto, você terá o básico de teoria da música, propriedades da voz e como fazer um aquecimento vocal.

Cifra Club: Um dos principais sites quando o assunto é letras de músicas com cifra, este site disponibiza vídeos com noções de técnica vocal, dicas para cantar melhor e entrevistas com vários profissionais do ramo.

Teoria Musical em foco: Um blog com muito conteúdo sobre música. Os principais temas abordados são: teoria musical, curiosidades da música, percepção e leitura musical. O autor também disponbiliza alguns ebooks gratuitos.

LightNote: Site todo moderninho que oferece materiais interativos sobre ondas de som, harmônia, notas e acordes.

A teoria da música ajuda a entender a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.

Aplicativos para estudar teoria musical

Aula Canto: Aplicativo criado, em português, pela coach vocal Iara Negrete. Em forma de videoaulas, o app apresenta diversos tópicos sobre música, técnica vocal, ritmo, acordes e respiração, uma excelente maneira de ter aula de canto.

Sing Sharp: Disponível gratuitamente para Android e iOS, este app disponibiliza textos sobre técnicas vocais, exercícios e diversos treinamentos.

cantar-usando-apps-karaoke Através do aprimoramento de voz, os apps de karaokê fazem milagres na vida de quem não tem afinação e ritmo.

 

Aplicativos de Karaokê

Os aplicativos de karaokê são ótimas soluções para quem deseja aprender a cantar. Permitem que você treine a voz, a frequência e o ritmo. Além do mais, como é algo barato e que não ocupa espaço. Você pode começar a cantar em qualquer lugar, basta ter vontade.

Sing ! Karaoké by Smule: Possui uma biblioteca com mais 800 000 canções, além de permitir que você monte duetos, crie grupos, faça melhorias na voz e compartilhe os vídeos gravados. O app é gratuito e está disponível na Play Store e Apple Store.

SingPlay: Também disponível para Android e iOS, este app é diferente dos demais, pois transforma as músicas do seu celular em faixas de karaokê, sem perder a qualidade. Também deixa você gravar a voz, editar e compartilhar os arquivos nas redes sociais.

Red Karaoke: Este app chama atenção pelo seu acervo musical bem variado, com todos os gêneros, incluíndo o gospel. Assim como os outros, tem funções para gravar e melhorar a voz através dos filtros de voz. Uma outra vantagem é que os vídeos são salvos direto no seu aparelho, permitindo que você compartilhe-os aonde quiser.

“Muito divertido!! Eu e minha família adoramos cantar e passar bons momentos em Família. Parabéns pelo seu trabalho” – Usuário do Red Karaoke

Yokee: Contém uma lista com canções de artistas do mundo todo. Através de uma integração direta com o YouTube, fica mais fácil encontrar clássicos brasileiros. Para soltar o gogó, o app oferece duas opções: o Karaoke Room, para cantar em voz alta ou em grupo, e o Sing by Myself, caso não queira que ninguém te ouça cantando.

The Voice: As principais funções deste app são: efeitos de áudio, gravação de vídeo e a possibilidade de assistir à covers do mundo inteiro. Além disso, você tem uma lista de canções que aumenta à medida que você canta. O app é gratuito e está disponível na Apple Store e Play Store.

cantando-com-videos-musicais Um alternativa para aprender novas músicas é treinar usando vídeos de karaokê.

Sites para baixar videos de karaokê com letra

Quem nunca tentou incorporar uma estrela da música em uma sala de karaokê? Nem sempre dá muito certo. Mas temos uma dica para você dar um verdadeiro show na próxima vez: baixar vídeos de karaokê com letra de música. Pois encontramos vários sites que permitem o download desses vídeos, gratuitamente ou pagando bem pouco.

Versão Karaoke: Dispõe de um grande acervo musical, dividido em playback vocal, guitarra, bateria, baixo, piano e playback personalizado. Arquivos podem ser baixados em diversos formatos e cada uma custa $2.99.

The KARAOKE Channel: Site, em inglês e francês, com mais de 11 000 canções de estilos variados. Permite que você compre uma única música ou um pacote com seleções de um mesmo tema. Você pode escolher entre os seguintes combos: Karaoke #HITS Volume 3, Classic Rock, Holiday Party e outros.

Karasongs: Integrado ao Youtube, te oferece os hits que estão bombando no momento. Para baixá-los como vídeos de karaokê, você precisa pagar uma mensalidade de $3.99. O lado bom de ser tornar membro VIP é que você fica livre dos banners publicitários.

 

programas-para-registrar-voz Hoje, existem diversas opções para fazer uma gravação de voz com qualidade.

Ferramentas para gravar a voz

Se cantar no estilo karaokê não é muito o seu estilo, usar ferramentas para gravar a voz enquanto canta é uma ótima saída. Fazendo o registro vocal, você pode ver quais são os erros cometidos e os pontos fracos à serem melhorados. Para isso, é necessário ter um gravador de voz com qualidade para que o som seja mais limpo e com menos interferências externas.

Audacity: Ferramenta para gravar som ao vivo, importar e exportar diversos formatos de arquivos de áudio. Além disso, disponibiliza vários filtros para a voz e possui um sistema que recupera os erros automaticamente.

Wavpad: Oferece as funções básicas para a edição de um áudio – cortar, copiar, colar e eliminar, além de efeitos especiais os quais incluem distorção, eco e coro. O programa está disponível para Windows e Mac, na versão inglês.

TapeMachine Lite Recorder: Aplicativo para gravar e editar um som. Dentro dele, é possível copiar, colar, apagar trechos de uma conversa, adicionar filtros e criar distorções. Embora esteja em inglês, é um app intuitivo e fácil de usar. Está disponível para Android e iOS.

É disparado o melhor app da Play Store, principalmente em gravações de voz e pássaros à distância. – José Miguel de Almeida

Expstudio Audio Editor Free: Uma das melhores soluções para editar um áudio. Disponível em português, comporta diversos formatos de áudio e oferece várias funcionalidades de edição, como incluir refrões e ecos, por exemplo.

Free Sound Recorder: Permite a gravação de som e o seu aperfeiçoamento, sem exigir um vasto conhecimento técnico. Contudo, para ter uma boa captação da voz, é aconselhável ter um microfone de qualidade.

Gravar Som: Um site bem simples, mas que cumpre o prometido: gravar áudio direto do computador. Para registrar uma voz é fácil e você só precisa ter um microfone e apertar o botão vermelho para começar. Os áudios são salvos em MP3.

 

E aí, preparado para começar a cantar? Agora não tem mais desculpas!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar