Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que estudar a teoria da música?

De Rafaela, publicado dia 05/09/2017 Blog > Música > Canto > Os melhores sites para aprender teoria musical

Estudos mostram que qualquer pessoa é capaz de cantar. Segundo Steven Demorest, as pessoas só precisam de treino e prática. Em sua pesquisa, o cientista analisou crianças que tinham a música como disciplina e adultos que estavam na universidade. Por incrível que pareça, as crianças tiveram um desempenho melhor do que os adultos, apenas porque estavam praticando regularmente. Sendo assim, não tem mais desculpa para não soltar a voz.

Cantar produz endorfina, a mesma substância gerada quando realizamos exercícios físicos, fazemos sexo ou comemos chocolate. Além de ter uma potente ação analgésica, esse hormônio também estimula a sensação de bem estar, autoconfiança, otimismo e conforto.

Antes de começar a cantarolar é importante aprender a teoria da música para conhecer todos os elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.

Ao contrário do que alguns pensam, a teoria musical vai muito além de saber as sete notas musicais. Dominar a teoria, é saber a estrutura de um som e de uma música, compreendendo a harmonia, melodia, contraponto, ritmo, forma, entre outros.

Como aprender a teoria da música

Te convencemos que é possível cantar, mas você ainda não sabe por onde começar? Vamos te ajudar! Logo adiante você encontrará dicas para começar a estudar teoria musical e onde buscar materiais de estudo.

Graças à internet, encontramos facilmente recursos para aprender a cantar ou tocar um instrumento. Existem sites que disponibilizam conteúdos gratuitamente, aplicativos que te permitem praticar e gravar a voz, plataformas com videoaulas e cursos à distância, professores que dão aulas online e por aí vai. São muitas opções à sua disposição.

Depois de encontrar os materiais de apoio, você deve criar uma rotina de estudos e segui-la. Pois, de acordo com o médico Maxwell Maltz e a sua “Teoria dos 21 dias”, o cérebro precisa de 21 dias para interpretar um novo hábito como um padrão estabelecido e torná-lo automático.

como-aprender-teoria-musical Todos os grandes músicos só se tornaram bons com seus instrumentos depois de estudar e cometer muitos erros e acertos.

Uma vez aprendido a parte teórica, você pode praticar através de aplicativos de karaokê e ferramentas para gravar a voz, por exemplo. Desta forma, você conseguirá praticar o que estudou e também identificar os pontos fracos à serem corrigidos.

Para quem está disposto a investir, os cursos à distância e as aulas online são as melhores alternativas para progredir rapidamente. Um professor particular, não vai apenas ensinar a teoria, ele vai trabalhar de acordo com o seu perfil e suas necessidades, além de compartilhar experiências profissionais que nem sempre você encontra nos sites.

sites-para-teoria-vocal A internet é uma ótima fonte para obter recursos educacionais.

Sites para aprender a teoria musical

Para quem deseja estudar a teoria da música e não pode investir em um curso, temos a solução. Selecionamos os melhores sites para aprender teoria de forma simples, prática e gratuita (a maioria).

Descomplicando a música

Este site é um verdadeiro achado. De forma bem didática e dividido por módulos, contém tudo que um iniciante precisa para saber sobre a teoria da música. O site explica desde escala musical até como fazer uma reamornização com cadências.

Outro item interessante desse site são os testes em forma de quiz. Ao final de cada módulo, é possível testar os conhecimentos adquiridos e, se for o caso, dar mais atenção aos temas que ainda não fixaram na mente.

Além dos artigos, o site oferece um pacote com videoaulas. Nesta opção, você tem um acesso, com login e senha, à um painel onde estão todos os vídeos explicativos. É um modo que funciona bem para pessoas autodidatas que conseguem aprender sozinhas, sem ajuda de um instrutor.

 

Prime Cursos

Prime Cursos é um site de cursos à distância com uma gama enorme de cursos online. Oferece opções para diversas áreas e boa parte de forma gratuita, como é o caso dos cursos Teoria Musical e Canto Básico. Ambos são gratuitos e concedem um certificado ao final do curso.

No curso de teoria musical, você terá uma ideia geral do universo da música. Aprenderá sobre os elementos musicais, como intervalos, escalas, cifras e acordes, bem como fazer uma leitura musical. Ainda terá uma base para escrever partituras.

Já o básico de canto tem como objetivo mostrar que cantar é uma arte que pode ser aprendida e aperfeiçoada. No decorrer do curso você receberá noções de notas musicais, harmônia e estilo, além de aprender as propriedades da voz e como fazer um aquecimento vocal.

 

Cifra Club

Conhecido nacionalmente, o Cifra Club é um site que oferece diversos materiais para os amantes da música. O carro-chefe são as letras e cifras das músicas, no entanto também fornece, gratuitamente, videoaulas para quem deseja cantar ou aprender a tocar algum instrumento.

As videoaulas, disponíveis no site e no canal do Cifras Club no Youtube, trazem noções de técnica vocal, dicas e macetes para cantar melhor, e entrevistas com vários profissionais, como fonoaudiólogo e cantores famosos.

teoria-da-musica Cantar é um dos melhores jeitos de fazer novos amigos, diz estudo.

Teoria Musical em foco

Um blog muito interessante que compartilha, gratuitamente, artigos sobre música. O autor escreve sobre teoria musical, curiosidades da música, percepção e leitura musical. Além disso, compartilha várias dicas para quem está iniciando, como o post “sites para baixar vídeos de karaokê“.

No blog, você também encontra alguns materiais que podem baixados sem custo, videoaulas e cursos online.

 

Coursera

Seguindo o mesmo estilo do Prime Cursos, este site reúne aula de canto online, gratuitos ou pagos, de universidades do mundo todo. Se você domina o inglês, pode se inscrever para o curso “Fundamentals of Music Theory”, criado pela Universidade de Edimburgo.

O conteúdo programático do curso inclui fundamentos básicos para entender, analisar, ouvir e escrever uma música ocidental. Ainda fornece materiais para que você aprenda sobre ritmo, escalas, formas, harmônia básica e demais elementos.

Ao final de qualquer curso do Coursera, você poderá solicitar (mediante pagamento) um certificado para comprovar o que aprendeu.

Aulas e exercícios sobre teoria musical gratuitamente.

Music Theory

O diferencial deste site é que ele explica a teoria de uma forma didática e interativa. Também fornece vários exercícios, ferramentas e dois aplicativos de apoio.

Os dois aplicativos são bem interessantes e estão disponíveis apenas para iOS. O primeiro é o Theory Lessons que custa $2.99, funciona sem conexão com a internet e possui 39 aulas interativas. O segundo é o Tenuto, um app com exercícios e calculadoras que sai $3.99.

 

LightNote

Site em inglês, com um design clean e moderno, que inclui várias aula de canto interativas para aprender sobre teoria da música. Oferece conteúdos gratuitos sobre ondas de som, harmônia, notas e acordes. No caso das notas musicais, você tem uma breve explicação escrita e botões para escutar o som de cada uma delas.

O LightNote também possui a versão Premium a partir de $29. O plano essencial inclui cursos teóricos de música, piano e guitarra, melodia e ritmo; teclado virtual e mais de 100 exercícios interativos.

 

YouTube

Simplesmente uma das melhores ferramentas quando o assunto é buscar conteúdos gratuitos, sobretudo os educativos. No YouTube, você pode encontrar teorias, músicas com cifras, depoimentos de profissionais da música e muito mais.

Para quem tem mais dificuldade em absorver um conteúdo apenas lendo, assistir vídeos pode ser uma ótima saída. Já falado anteriormente, o site Cifra Club é um exemplo, pois possui um canal com vídeos sobre música. Um outro site, também já comentado, que possui canal no Youtube é o Descomplicando a Música.

Aplicativos para aprender a teoria da música

Para quem não tem muito tempo para acessar um computador, os aplicativos são as melhores opções. Desta forma, é possível aproveitar os pequenos intervalos do dia, como ida e volta do trabalho, para aprender algo.

apps-para-teoria-musical Com os aplicativos, cante, grave e reproduza, para melhorar continuamente seu canto.

Aula Canto

Desenvolvido pela cantora e coach vocal Iara Negrete, em português, este aplicativo é indicado para quem está começando no mundo da música. Em forma de videoaulas, o app apresenta tópicos interessantes, como técnica vocal, melismas e respiração.

Ainda conta com um teclado virtual que ajuda com ritmo e afinação, uma vez que é possível identificar qual nota musical você conseguiu executar. Outras funcionalidades são: visor digital, sustain (sustentação das notas), acordes e oitavas.

O aplicativo encontra-se disponível em versões para Android e iOS. A instalação é gratuita, mas algumas funções podem ter custo adicional – R$ 9,90 por item.

“Até agora estou gostando muito! Ótima ferramenta 😉” – Usuário do Google

Sing Sharp

Sing Sharp está entre os melhores aplicativos para quem quer aprender sobre a teoria musical. O app disponibiliza textos sobre técnicas vocais, exercícios e diversos treinamentos. O seu download é gratuito, assim como o primeiro programa de treinamento. Contudo, para ter acesso aos cursos e aulas é necessário pagar.

Um detalhe que chama a atenção é a tecnologia capaz de detectar e exibir em tempo real a precisão da sua entonação enquanto você registra a voz, de forma que você possa ajustar ao mesmo tempo.

“Nunca pensei que existiria um app como esse! É muito bom mesmo. Conseguimos aperfeiçoar a voz, tanto na altura como na duração das notas, além de vários treinos para aquecimento vocal” – Ramon Coqueiro

“Maravilhoso pra quem não quer sair do tom! Dá para fazer treinos vocais e ver se está se saindo bem neles, além várias outras opções. Tudo sendo gravado, para se ouvir depois” – Maiara Matos

Resumindo, se você tem o sonho de cantar ou tocar um instrumento de forma profissional, não desista. Ao invés disso, estude, tenha dedicação e pratique muito, pois só assim será possível desenvolver a habilidade desejada.

Gostou desse post? Ficou interessado em uma aula de canto online ou presencial? Tem alguma dúvida ou algo para acrescentar? Escreva nos comentários.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Miguel Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Miguel
Convidado
Miguel

Olá pessoal, ótimas dicas de professores e sites. Nesse link Wimelo também existe uma plataforma para aprender teoria musical. Bons estudo a todos!