Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Diferentes maneiras de aprender a cantar

De Fernando, publicado dia 28/09/2017 Blog > Música > Canto > Métodos variados para melhorar a sua voz

Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão”. A letra de Djavan já mostra o poder do canto como demonstração de sentimentos. E aprender a cantar não precisa ser tão difícil quanto explicar o amor.

Quer aprender e colocar a sua arte além do chuveiro? Sente-se, pegue uma xícara de chá e leia nossas dicas!

Aprender canto é o seu sonho? Realize-o! Sozinho, com professor ou em grupo, cantar é sempre bom

Aprendendo a ser um cantor com aulas

A primeira opção disponível para um aluno iniciante é o tutor. Esta é a melhor solução para alguém que precisa de aprender o básico e ter uma pessoa a orientando e motivando o seu desenvolvimento .

Qualquer nova habilidade, seja ela música, esporte, arte ou gastronomia, por exemplo, é bom receber o apoio de alguém que já é especialista no assunto e possui também a devida metodologia para isso.

Por que um tutor?

A principal vantagem da aula de canto individual é que o aluno está sozinho com seu professor. Cantar na frente de outras pessoas quando nós não estamos muito à vontade pode ser muito intimidante. Já que é apenas você e seu professor, fica bem mais fácil vencer a timidez e se preparar para os próximos passos, como uma real apresentação para o público.

Esse momento tão próximo é importante para criar uma relação especial com o seu professor e gradualmente assumir a confiança. Além disso, ao contrário de uma aula em grupo, a programação é adaptável à sua rotina !

O que aprendemos nas primeiras aulas de música?

Para escolher seu professor de canto é importante avaliar  alguns pontos, como experiência, formação e reputação . Além disso, a sintonia e empatia entre aluno e tutor é essencial. Lembre-se sempre de pedir boas indicações e conversar com outros alunos.

Aconselhamos iniciantes fazer uma aula experimental para testar a metodologia do professor em questão.

No canto, você deve aprender:

  • Uma boa respiração através da respiração abdominal,
  • A postura correta,
  • Como melhorar sua dicção,
  • Métodos para encontrar sua voz
  • Melhorar a sua técnica

Um bom professor é responsável por ensinar também uma boa higiene vocal e ser capaz de ouvir bem e demonstrar adaptabilidade para criar um curso específico que para o que você está buscando.

Quanto?

Uma hora de aulas de canto particulares custa (seja aula presencial ou aula de canto online), em média, entre R$ 50 e 75  . Visite nossa plataforma para encontrar o professor que vai atender às suas necessidades.

Aprenda a cantar bem

Muitos erroneamente pensam que cantar é apenas um dom! Mas não é bem assim. Mesmo se você acha que não tem talento para cantar, é possível aprender, com muita técnica e dedicação.

E cantar é uma atividade que requer essa disciplina também para a vida diária.

o bem estar do seu canto depende da sua saúde Cantar também exige exercícios físicos

Aprenda a respirar corretamente

Exercícios como a Yoga podem ajudá-lo na consciência corporal necessária para melhorar o seu canto, com bastante atenção para a sua respiração e postura. Corrida, natação e ciclismo ajudam muito na sua capacidade cardio respiratória e também podem facilitar o aprendizado.

Respirar pode ser natural, mas respirar focado em cantar é bem diferente. Você precisa ser capaz de controlar bem a sua voz e a maneira como ela é colocada para fora.

Cantar sem respirar bem pode prejudicar suas cordas vocais!

Bons hábitos para um aprendiz de canto

  • Lembre-se de beber bebidas como água ou chá com mel. O chá é eficaz contra a secura do aparelho vocal e mel é um anti-séptico natural, muito bom para o seu corpo,
  • Não fumar porque fumar contribui para irritar a garganta, laringe e cordas vocais,
  • Limpar as vias respiratórias, incluindo o nariz,
  • Sempre aquecer antes de iniciar uma sessão de canto. Assim como nos exercícios físicos, o aquecimento é essencial!
  • Concentre-se em treinar a respiração abdominal para se acostumar com esta técnica!

Aprender a cantar sozinho

Como Prince, Aretha Franklin ou Eminem, você sente que tem a alma de um autodidata ?

Aprender a cantar sozinho pode parecer muito difícil, mas não é tão complicado assim.  Muitas ferramentas estão disponíveis!

Grave sua performance para acompanhar a evolução

Sem colegar ou um professor, é importante que o autodidata crie suas maneiras de corrigir erros e avaliar o que está sendo melhorado em seu canto. Uma boa dica é gravar uma música. Pode ser em vídeo – o que também ajuda a verificar as expressões faciais e como elas podem ser mais harmônicas com o seu tipo de canto – ou apenas o aúdio.

Confira se o tom está certo, se as palavras estão bem pronunciadas e se o ar está sendo expelido da maneira correta. Mantenha alguns registros e tente melhorar gradativamente. Aproveite para treinar bem as músicas que gosta e dê a oportunidade para outras pessoas também criticá-lo publicando em redes sociais quando se sentir à vontade para isso.

Cantores precisam de um momento de apresentação Cantar em público é um desafio especial para quem não faz parte de uma turma

Cante em público

O principal problema quando se aprende sozinho é que ninguém nos vê ou nos ouve. E não existe um recital para um aluno sem professor ou escola de música para fechar o ano.

Comece a cantar na frente de seus amigos e entes queridos ! Essas pessoas geralmente são bem críticas e podem ajudá-lo a crescer muito.

Quer começar bem essa experiência? Escolha um título que você conhece bem e treine muito para dominá-lo perfeitamente antes de cantar para uma plateia.

Relaxe antes de começar e manter o foco, sem esquecer de se divertir, claro!

Faça exercícios de aquecimento e relaxamento, mas sem perder a postura e o ritmo.

Comer alimentos bem leves e beber muita água, é claro!

Vamos lá, pronto para entrar no palco, certo?

Aprender a cantar de graça

Antes de começar a cantar, precisamos entender melhor sobre a voz para trabalhar corretamente e com segurança.

O que é o alcance vocal? Segundo a Wikipedia,  “é a escala de notas que podem ser emitidos por uma voz uniformemente: mesmo tamanho, mesma qualidade de timbre e harmonia. “

As vozes dos homens se dividem em três grandes categorias: tenor, barítono e baixo, e as vozes das mulheres também: soprano, mezzo-soprano e alto (do mais alto ao mais grave, respectivamente).

Como melhorar o seu canto sem aulas?

Devemos, acima de tudo, sempre que pensar em cantar : relaxar o rosto, prestar atenção à sua respiração, contraindo os músculos abdominais, relaxar o pescoço e ter foco nessas ações.

Ao tornar-se consciente de seus elementos, você terá uma boa base para trabalhar a sua voz.

Descanse a sua voz periodicamente, durma bem e beba muita água! É um bom começo!

Quais as ferramentas on-line para usar?

Além de vídeos no Youtube e cursos online, alguns aplicativos também oferecem seus serviços para exercitar o seu canto.

  • Aprenda a Cantar de graça– Learn To Sing: pratique o canto com exercícios vocais, aquecimentos e vários desafios em formato de jogos. É possível gravar a voz para ouvir depois e enviar para seus contatos.
  • Singsharp: bem completo, oferece também um sensor para mostrar se você está no tom certo ou não e como corrigir. O ponto fraco é possuir versão apenas em inglês (mas pode ser uma boa para  treinar também o idioma!).

Qual o melhor app para canto Aproveite os aplicativos para conhecer melhor sua voz

Claro, todas essas ferramentas são inúteis se não há trabalho e muita disciplina por trás ! Manter o foco e repetir incansavelmente os exercícios são atos fundamentais para avançar!

Meia hora por dia é um bom ritmo para melhorar a sua técnica vocal, sem risco de lesões. E é melhor assim do que uma hora e meia apenas por um dia na semana. Um pouco de prática todos os dias pode ser muito mais efetivo e ajuda na hora de organizar também o seu cronograma de treinos.

Aprender a cantar em coro

Longe dos clichês e a imagem ultrapassada de um coral, o coro é uma boa maneira de progredir e melhorar certos aspectos da sua técnica vocal. Além de aprender muito sobre harmonia e a melhorar de acordo com o feedback dos outros, o coral é uma atividade coletiva. A menos que você queira ser apenas um solista, precisa entender bem como funciona a dinâmica das vozes em conjunto e a respeitar as regras necessárias para que tudo saia como ensaiado.

O coral também traz a possibilidade de aprender novas músicas ou jeitos diferentes de cantar melodias já conhecidas.

Por que cantar em um coro?

O que significa cantar em um coral para você? Muitas coisas!

Começando com um grupo, uma equipe com a qual trabalhar, dividir o progresso,o stress, discutir e ajudar uns aos outros … E você encontra pessoas que gostem das mesmas coisas que você, estilo musical, local onde moram e podem ser grandes amigos.

Além disso, nenhum nível é necessário para integrar um coral ! Iniciantes ou profissionais, o coral tem espaço para todos. E quer melhor maneira para ganhar a confiança do que ser suportado não por um professor, mas por um grupo todo?

Se ainda não está convencido, procure um grupo em sua região e veja como é um trabalho de beleza excepcional!

Em resumo:

  • Aprender a cantar é obviamente mais fácil com um professor particular ! Consulte todas as possibilidades em nossa plataforma! Nossos muitos superprofs apenas esperando por você!
  • Cantar é possível para praticamente todas as pessoas, o importante é manter bons hábitos e ter disciplina!
  • Se você é do tipo autodidata, a internet está cheia de ferramentas para ajudá-lo com sua voz. Youtube, aplicativos … Não tenha medo de mesclar suas escolhas e tentar sempre coisas novas.
  • A maioria destes métodos são grátis , aproveite!
  • Finalmente, participar de um coro pode ser uma boa maneira de aprender a cantar em sintonia com outras pessoas e aproveitar para fazer uma atividade coletiva.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar