Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para se tornar um cantor autodidata

De Fernando, publicado dia 28/09/2017 Blog > Música > Canto > É possível conhecer técnicas de voz sem um tutor?

O autodidata é uma pessoa que aprendeu algo sozinho, sem a necessidade de um professor formal. E a música é um dos principais meios em que os que aprendem sem apoio mais combina. Ganhar a confiança para aprender e ir além do esperado sozinho é um grande desafio, mas é possível.

É importante avaliar caso a caso, especialmente se você tem a disciplina necessária ou se falta a presença de um professor ao qual você se adapte melhor ao método ou ritmo das aulas (particulares de canto, saiba os benefícios). Ser autodidata é um caminho difícil e não ter o contato direto com alguém que tem o conhecimento técnico necessário para passar o melhor conhecimento para seus alunos pode deixar o seu processo muito lento. Esses não são impedimentos, são apenas reflexões para sua jornada.

Pensando nisso, temos uma série de dicas e truques para que possa fazer isso e alcançar o sucesso com seu sonho de cantar, mesmo sem aulas.

Aprendendo canto sozinho: Prepare seu corpo

Quando ouvimos nossa música favorita, não podemos deixar de ajustar o volume e começar a cantar. Mas para aprender a cantar de verdade é preciso uma boa preparação física e mental.

A respiração é parte essencial da prática do canto Antes de começar a cantar, é preciso relaxar o corpo e respirar profundamente

Ouça bem a sua voz e confie em você. Muitas vezes o iniciante pode até querer desenvolver o próprio estilo de cantar, mas não sabe como fazer isso por conta própria. Os mais ansiosos ou tímidos podem até procurar um professor de canto, especialista em treinamento vocal profissional, aula de canto online.

Mas os autodidatas investem em ensinar a si mesmos a cantar. E isso pode ser muito proveitoso.

Postura

É essencial para posicionar o seu corpo como uma boa postura,como no esporte, buscando alcançar sua capacidade máxima. A boa postura libera a respiração de maneira mais fácil.

Em pé ou sentado, as pernas devem ser paralelas aos ombros, com os pés apoiados no chão e inspire profundamente. Mantenha a coluna ereta e o corpo alinhado.

Respiração

A voz é reconhecida como um instrumento de sopro, respirar forma 80% da música.

Tente exercícios de respiração lenta e profunda – inalação lenta e expiração também lenta – para estimular os músculos abdominais. Observe bem como seu corpo reage e a melhor maneira de controlar essa etapa.

Desenvolva seu ouvido

Para aprender a cantar sozinho, o primeiro passo é ouvir sua voz e acreditar em suas habilidades. Nenhum cantor (como ser um bom?) famoso nasceu sabendo, todos treinaram muito e passaram por um período de ouvir muito mais do que cantar propriamente. Por isso, o trabalho e perseverança precisam ser parte do treinamento.

Todos podem ter uma bela voz e cantar. Alguns realmente são mais talentosos do que outros, embora todas vozes podem ser corrigida e melhorada.

Conhecendo a voz para aprender a cantar sozinho

Os princípios básicos de saber como a voz funciona é essencial para melhorar suas habilidades vocais.

Saber qual é seu objetivo na música ajuda a procurar referências na área Ouvir cantores com seu estilo ajudam a aprender a cantar sozinho

A base de uma bela voz para cantar depende de cinco elementos:

  • Respiração:  embora a respiração seja uma prática natural para nós, respirar para cantar é técnico e muito diferente. Usando um bom controle da respiração através do diafragma, que abre para fora da caixa torácica, o cantor é capaz de relaxar o corpo e melhorar o fluxo de ar durante a inspiração e espiração
  • Dicção: habilidade que requer boa pronúncia (de vogais e consoantes) e da articulação,
  • Ritmo: saber quando começar e parar o fluxo de notas de uma canção é a chave para um grande cantor,
  • Extensão:  a altura é a qualidade da nota cantada,o que nos permite perceber o som como relativamente alto ou baixo. Cantando uma canção, queremos combinar as notas com as partes vocais e permanecer no tom, indo de uma nota para outra corretamente,
  • Voz:  a nossa voz é única e como nenhum outro. O corpo, sexo, passagens de ar, a forma das nossas pregas vocais, idade e muitos outros fatores determinam o som ea qualidade da sua voz. Ele também irá determinar o tipo de voz e alcance que temos.

Quanto melhor você conhecer o seu corpo e colocá-lo para treinar, mais fácil é alcançar o seu sonho de aprender a cantar (de graça) sem um professor.

Cantores autodidatas famosos

Tal como em muitas coisas na vida, é importante ter um modelo para ter certeza de que é possível com sucesso trabalhar sua voz sem aulas de canto ou professor de canto.

Aprender a cantar sem professor de canto é possível e você mesmo certamente já conhece os cantores a seguir. Eles possuem estilos bem diferentes, mostrando que aprender sozinho não é exclusivo para um ou outro tipo de música.

Prince

O americano Prince (1958-2016), músico virtuoso e excêntrico, foi um verdadeiro gênio. Aos 20 anos, ele produziu seu primeiro álbum em que tocava 27 instrumentos.

Ele produzia todos os único álbum em estúdio, geralmente começando com o piano e terminando com a voz.

Algumas de suas composições exigiam mais de 24 horas diretas de trabalho de estúdio.

Um exemplo real de determinação a se seguir.

Aretha Franklin

A rainha da soul music, Aretha (nascido em 1942) aprendeu a cantar no coro de seu pai, pastor, com seis anos. Desde suas primeiras experiências com música gospel, Aretha canta sozinha desde os 14 anos.

Em 1967 ela foi convidada para cantar na Atlantic Records e iniciou a carreira de sucesso, que dura até os dias atuais. A revista Rolling Stone a considera o primeiro lugar na classificação dos melhores cantores de todos os tempos.

Eminem

Autor, compositor e cantor de rap Eminem (nascido em 1972) é um dos artistas que mais venderam álbuns na história da indústria da música.

Depois de uma infância difícil, Eminem descobre o rap e começa a participar de batalhas de rappers. Trabalhando com improvisação e temas cotidianos.

Para mostrar seu passado e motivação, o filme 8 Mile  é sua cine biografia.

Dica para acompanhar sua evolução aprendendo a cantar sozinho

Você treinou muito, acompanhou cursos online, vídeos no Youtube ou livros e quer saber como você está progredindo na música mesmo sem um professor? Ouvir sua própria voz é uma ótima maneira de tornar-se consciente das suas qualidade, defeitos e corrigí-los! E não há necessidade de um equipamento ultra-sofisticado para isso. Pode ser pelo celular mesmo, o importante é ter esse registro e poder avaliar periodicamente.

O estudante pode aproveitar seus próprios erros para aprender Gravar uma apresentação em vídeo ajuda a avaliar a evolução do cantor

Alguns benefícios desse método de acompanhamento:

  • Observar pequenos erros,
  • Assista suas expressões faciais e corrigi-las se necessário,
  • Verificar com mais exatidão as notas alcançadas,
  • Ouvir o tom, alcance e ressonância,
  • Melhorar a altura das notas.

A melhor maneira é escolher uma música que goste muito ou domine a letra e cantar para a gravação. Em seguida, assista ao vídeo, observe os erros, documente essas observações e corrija.  Repita até que fique satisfeito com seu desempenho.

Depois disso, já com o resultado dentro do seu esperado, que tal publicar nas redes sociais e aguardar os comentários e elogios? Ou quem sabe planejar uma apresentação em público para ter mais contato direto com o público?

A primeira experiência do autodidata cantando em público

Isto é principalmente porque temos medo do julgamento dos outros que se é tomado de angústia, ansiedade, ou que um é subitamente atingida por medo do palco. E como não foi possível realizar recitais na escola de música ou entre os colegas do mesmo professor, o músico autodidata precisa superar isso em um momento mais profissional e menos de lazer do que seus colegas que estudam de outra maneira.

Canto não exige a presença de um professor Estar no palco também é um desafio para os cantores

Aqui estão dez dicas para sua primeira apresentação em público.  Tenha coragem e encare esse desafio:

  • Escolhendo o repertório : procure por músicas que você domina e que se sente à vontade,
  • Ensaie:  a base de tudo é a repetição e o aperfeiçoamento
  • Comece com seus parentes: seu julgamento é muitas vezes mais pesado do que um estranho, um júri ou um produtor,
  • Defina o lugar: tente escolher um lugar familiar para diminuir qualquer tensão,
  • Escolha sua roupa: vista-se de maneira confortável e compatível com o seu palco
  • Esteja preparado: evite estresse desnecessário e aqueça bem a sua voz com antecedência,
  • Relaxe antes de entrar no palco: exercícios de respiração, meditação, yoga, etc. Qualquer coisa que o faz sentir relaxado ajuda nesse momento,
  • Coma e beba de maneira adequada: comer pouco, mas com um bom entendimento do que faz bem para você, pode evitar mal estar antes de entrar no palco. E foque na hidratação: Estresse seca a boca, pense em ter sempre água por perto para beber,
  • Não fique chateado:  as coisas dificilmente acontecem dentro do esperado. Um problema configurações da mesa de som ou da luz, falta de retorno, público pequeno : Qualquer cantor ou músico passa por esse tipo de situação e não deve se deixar abalar por isso.
  • Mantenha-se focado  do início ao fim: aproveite o momento e leve essa primeira experiência como um incentivo para as próximas.

Aprender a cantar sozinho é possível. Estar sozinho em sua aprendizagem do canto provavelmente exige mais trabalho de sua voz quando tomar cursos. A referência pode contar com a ajuda de ferramentas online como canais do YouTube e um bom truque é registrar e filme para melhorar o seu desempenho e observar depois o que melhorou ou precisa ser ajustado.

Todos os cantores passaram por essa fase, com ou sem professor. Por isso, se quer ser um cantor autodidata, dedique-se e trabalhe para que isso aconteça. E se quiser se aperfeiçoar depois, busque por aulas de canto de nível mais avançado no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar