Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para cantar bem

De Fernando, publicado dia 28/09/2017 Blog > Música > Canto > Ideias para manter o treinamento vocal

Quem nunca sonhou em cantar perfeitamente, acompanha as competições musicais pela televisão e já pensou em se tornar uma estrela, vivendo sua paixão por cantar? Cantar bem é resultado de muito trabalho e aprender canto requer muita dedicação.

Mas antes de ser um astro da música e fazer shows por todo o mundo, é necessário saber cantar… Que tal começar a pensar nisso?

Para cantar em harmonia, vários critérios são importantes. O artista deve:

  • Ler e memorizar as notas no tom e tempo correto para reproduzi-las,
  • Exercitar e aprimorar seu orgão vocal  – por isso aulas de canto são tão importantes
  • Ouvir frequências sonoras famosas para corrigir o tom de voz (eu canto muito alto ou muito baixo? Minha voz vibra muito rápido ou muito lento?)
  • Ter um senso de ritmo , para saber exatamente quando começar e terminar uma nota.

Ritmo deve ser seu ponto forte

Sem ritmo, você não será capaz de cantar, tocar um instrumento ou dança. Essa é a vantagem de ser do Brasil, aqui a gente aprende a ter ritmo desde criança em algumas partes do país. Se você pode fazer uma de três coisas, você já mostra essa capacidade e uma boa mente musical pode ser desenvolvida.

Como com qualquer coisa, nada é apenas um dom e impossível de ser aprendido! Um professor de canto será capaz de fazer você trabalhar o ritmo para que você possa ouvir corretamente e sentir melhor essa noção.

A técnica se soma ao que é natural na pessoa e é o que torna o cantar e o gosto musical tão individuais, já que, com apenas treino, sem a influência direta de sua bagagem, talvez cantássemos todos da mesma forma, o que não é verdade.

Outros fatores entram em jogo, como o tom de voz, e são únicos para cada um: as diferenças também são resultado da espessura das cordas vocais, capacidade, caixa de som seguro e corpo e cabeça, septo nasal de respiração, lábios e língua.

ter ritmo é uma vantagem que quem é músico Se você já toca um instrumento ou dança, é mais fácil aprender a cantar

Aprenda a respirar e não deixe de praticar o seu canto

Antes de começar a cantar ou cantar bem , é essencial para controlar a sua posição e respiração para permitir que a voz possa atingir sua capacidade total.

Aqui estão algumas regras que você observa na arte de cantar:

  • Coluna ereta e boa postura,
  • Coloque os pés ligeiramente à frente um do outro, mantendo a largura dos ombros,
  • Olhe para o  horizonte e mantenha a cabeça em pé.
  • Procure a posição em que você se sentir melhor, mais relaxado. A posição ideal requer algumas experiências antes de ser encontrada!

Como um lembrete, quatro músculos responsáveis pela respiração:

  1. diafragma,
  2. músculos intercostais,
  3. músculos do peito,
  4. E músculos abdominais.

Para aprender a cantar bem, sempre aprender a respirar! Yoga é uma ótima atividade para trabalhar a respiração abdominal e aprender a relaxar enquanto queima calorias!

diafragma é o principal órgão para cantar bem. É um músculo entre o peito para o abdômen, o qual está ligado ao esterno, costelas e vértebras lombares. Ele funciona como um pistão: se expande de 7 a 8 cm durante a inspiração e de volta à mesma distância durante a espiração.

Aprender a respirar

Na verdade, a voz pode ser comparado a um instrumento de sopro. Para cantar  é necessário respirar corretamente, armazenando uma grande quantidade de ar, por vezes, em um tempo muito curto.

Se possível, tente praticar a respiração abdominal , pois permite que você armazene mais ar em seus pulmões e não gera tensão nos ombros. A respiração abdominal pode se tornar automática quando você é jovem. Se você é mais velho, o hábito pode ser adquirido em 2-3 meses de exercícios. Evite que apenas a parte superior infle ao respirar.

Há esportes ou atividades físicas que são benéficos para a música , como yoga . Trabalhando suas inspirações tempo e expirações em vários asana (posturas de yoga), você começa a trabalhar a respiração enquanto estiver usando a respiração abdominal .

Yoga e corrida são alguns dos exercícios que ajudam na respiração e canto Respirar corretamente é a base para cantar com harmonia

Todos os esportes de resistência também são bem-vindos, uma vez que irá desenvolver o seu sistema cardiovascular e sua capacidade respiratória. Ciclismo, corrida, natação, todos podem ajudar a sua respiração e seu canto!

Prática leva à perfeição

Estar diariamente trabalhando a sua voz ajuda a transformar você no especialista em canto que sonha ser! O resultado vem mesmo se você direcionar sua prática para a música.

É importante manter em mente que você precisa de sessões diárias e momentos diferentes para cada área da voz: podem ser várias sessões curtas no mesmo dia, como um aquecimento ou vocalizações na parte da manhã, uma sessão de canto à tarde e uma relaxante sessão no chuveiro pela noite.

Você também pode participar de um coro para manter o ritmo de treinamentos e ainda socializar!

Técnica de trabalho e vocais

O vocal warm-up (ou aquecimento) é obrigatória antes de começar a se exercitar ou se apresentar.

Siga alguns passos

  1. Inicie com os exercícios de relaxamento da mandíbula
  2. Comece com exercícios vocais ou vocalizações em uma gama média, gama aguda e grave e gama
  3. Faça uma breve pausa e, em seguida, repita a seqüência de suas escalas,
  4. Trabalhar nas nuances. Comece a cantar em uma altura confortável e então gradualmente aumentar o volume (crescendo).
  5. Pronuncie corretamente vogais e consoantes
  6. Experimente os exercícios de agilidade para laringe cantando por exemplo em notas diferentes, para trabalhar a flexibilidade da voz.

Exercite o seu cantar com o apoio da tecnologia Procure um aplicativo para gravar sua voz e exercicios

Bons hábitos para cantar bem

Aprender a cantar não é apenas saber a técnica e realizar os exercícios corretos, é importante ter uma vida saudável para manter a voz em boas condições.  Seu professor de canto (quais são os benefícios dessa prática?) pode ajudá-lo nessa jornada, mas fazer sua parte faz toda a diferença.

  • Os princípios básicos de uma boa higiene vocal: bebidas à temperatura ambiente, beber muita água, especialmente durante as aulas, ensaios e apresentações, evitar fumar e o álcool …
  • A respiração abdominal: aprender a respirar corretamente é obrigatório para cantar bem, trazendo assim as notas corretamente,
  • A arte de estar bem com seu corpo: ter consciência corporal e praticar exercícios físicos são boas práticas para cantar bem.
  • Evitar gritar, sussurrar ou pigarrear: Essas três ações podem prejudicar muito a voz pelo esforço feito com as cordas vocais.

Assim, aprender a cantar não é feito apenas por cantar! Muitos exercícios vão ajudá-lo a melhorar a sua voz e mostram como o canto é tão físico quanto os esportes.

O cantor precisa estar atento aos seguintes pontos:

  • Fortalecer os músculos de apoio: diafragma, abdômen, assoalho pélvico …
  • Relaxar o aparelho vocal,
  • Melhorar a sua voz,
  • Ajustar sua postura,
  • Aprimorar a sua projeção vocal,
  • Exercitar sua dicção e aprender os conceitos de acentos tônicos,
  • Alinhar sua voz aos seus objetivos

Poucas são as pessoas que sabem cantar naturalmente e sem trabalho. Cantar requer prática.

Mesmo que nem todos sejam iguais, todos podem aprender a cantar (de graça), apenas exigirão mais ou menos trabalho. Uma pessoa de uma família de músicos geralmente será mais inclinado a cantar bem e mais rapidamente, porque aquilo faz parte de sua rotina desde a infância. Assim como uma criança nasce em uma família esportista é mais propensa a praticar esportes.

Nós devemos primeiro aprender a ouvir. Você nunca ouviu a sua voz em um áudio ou vídeo e percepeu que você tinha uma voz mais alta do que você pensou? É exatamente o mesmo para cantar! Devemos treinar bem o nosso ouvido para para uma melhor percepção da voz. Uma vez que escuta mais eficaz, é perfeitamente possível trabalhar suas aulas de canto de voz para aprender a corrigi-lo, melhorá-lo, mas também para ousar e ter confiança.

Aprenda a cantar em sintonia com um professor particular

é possível cantar bem com o apoio de um tutor Um bom professor observa seus erros e apoia seu desenvolvimento

Aulas presenciais ou aula de canto online com um professor particular ajudam muito nos primeiros passos. Ao contrário de uma classe de grupo, o professor está lá apenas para o aluno iniciante. Com um curso totalmente personalizado , o professor ouve e se adapta ao aluno. O tutor irá corrigir seus erros como e ensiná-lo a aquecer, exercitar e, finalmente, melhorar a sua técnica vocal e sua precisão.

A aula particular custa em média mais caro do que aulas de grupo, mas pode valer muito a pena. E  nada impede que você também faça aulas de canto em grupo.

A vantagem de um curso particular, é que o aluno seja capaz de superar seus medos e timidez. Muitas vezes, quando se canta, você não quer que as pessoas ouçam. E na aula particular, esse problema não existe, pois é apenas com o professor.

Assim, o aluno adquire mais confiança em si mesmo e em suas habilidades!

Professor traz a técnica correta para o aprendizado

Além de educar nosso próprio ouvido, o professor apóia o aprendizado com a visão mais técnica do trabalho e da prática.

Cantar não é apenas um dom, é primeiramente um volume de trabalho para ser capaz de encontrar sua voz, cantando da maneira correta. Algumas dicas são importantes para um bom trabalho que o professor pode observar:

  • Concentração: escutar um profissional experiente e que pode trazer os graus intermediários para seu treinamento, indo além do esperado para o aprendizado autodidata
  • Cantar notas corretas: mais do que uma simples zona de conforto, contar em seu tom correto evita prejudicar sua própria voz e sua saúde. O professor consegue adaptar o seu desejo à sua realidade.
  • Apoio e incentivo: estar com alguém que acompanha o seu trabalho traz proximidade com suas metas.

Todos podem  aprender a cantar, o importante é ter disciplina e prática. E um treinador vocal profissional pode ajudá-lo a avançar com mais foco no seu objetivo de cantar bem, desde os iniciantes até os profissionais que desejam aprimorar técnicas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar