Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O canto coral é indicado para iniciantes?

De Fernando, publicado dia 29/09/2017 Blog > Música > Canto > Fazer parte de um grupo de cantores é bom para a harmonia vocal

Quando você leu o título do artigo, deve ter pensado em corais como em “Mudança de Hábito” ou “Glee”. Mentira ou verdade? Os grupos de canto podem representar uma excelente oportunidade de melhorar a afinação vocal, ajudar a aprimorar a sua técnica e aperfeiçoar a sua capacidade musical, independente do seu nível.

Alguns corais acabam fazendo sucesso no Brasil, como as Meninas Cantoras ou os Canarinhos de Petrópolis, e levam essa voz brasileira para diversos locais do mundo. Mas existem diversos outros grupos de canto espalhados pelo país que ajudam milhares de pessoas a desenvolver a experiência de cantar.

Ah, espera aí. Antes de continuar, precisamos estar bem alinhados sobre o que é um coral, né?

Um coro, ou grupo coral, é um grupo de cantores distribuídos por naipes de acordo com o grau de notas de suas vozes.

O Superprof, com intuito de ajudar quem quer aprender a cantar bem, separou os benefícios de participar de um coral. Vamos nessa?

Cantar em coral desenvolve sua habilidade musical Um coro pode ser uma ótima maneira de melhorar seu conhecimento

Quando você começa a aprender a cantar , um grupo de coro pode oferecer muitas vantagens! Quer conhecer algumas delas?

Nenhum nível é exigido

Se você não sabe nada sobre cantar (aprenda sem aulas), nunca viu uma partitura na sua vida e não entende muito de música, não entre em pânico! É possível fazer parte de um coro! A grande maioria dos grupos é formado por amadores e não requer quaisquer pré-requisitos ou técnicas vocais bem desenvolvidas. E mesmo que o aluno tenha que fazer um teste de nivelamento ou uma audição, não é de forma alguma uma barreira para sua participação. Sua motivação e a vontade de melhorar são alguns dos grandes itens avaliados!

Trabalho em grupo

Ainda que seja  uma forma de lazer, o coro requer um grande investimento do seu tempo. Mas isso é uma maneira de incentivar o seu envolvimento com o grupo. Encontrar com seus colegas e tutores algumas vezes por semanas e às vezes até aos fins de semana serão compromissos recompensados com a criação de um grupo forte e com importância para todos os seus participantes. Os benefícios desse compromisso após se juntar ao coro é percebido na harmonia entre os participantes e em como o seu canto é fortalecido.

Aprender a cantar em um grupo

Aulas de canto individuais possuem muitas vantagens, como flexibilidade de horários e estilos musicais trabalhados, mas elas não desenvolvem a progressão grupal. Ouvir outras vozes é importante para apoiar o seu aprendizado, desenvolvimento e até mesmo para corrigir os seus próprios erros, observando os pontos fracos e fortes de seus colegas.

Reuniões de pessoas com os mesmos interesses

Não sei se você já fez parte de um grupo de esportes ou outro hobby antes de iniciar o coro, mas o incentivo gerado pelo coletivo é incrível. São muitos sentimentos compartilhados, com os mesmos momentos de estresse antes de aprender uma nova canção ou entrar no palco, o apoio para superar as dúvidas e ajudar uns aos outros a melhorar são contantes.  Um coro é uma equipe e prioriza o coletivo, não os indivíduos isolados. Os resultados precisam contar com o desenvolvimento de todos da mesma maneira, então é uma interessante maneira de unir pessoas com valores similares. 

Autoconfiança

No começo, não estamos necessariamente à vontade com a ideia de cantar em público. Um truque simples para os iniciantes é se posicionar atrás das pessoas mais experientes e que já cantam de maneira mais confortável do que você no início. Você verá como sua voz crescerá! E bem em breve, depois desse exercício constante para desenvolver sua segurança, mesmo sem que você perceba, você fará um solo durante uma apresentação em público!

Os benefícios físicos e psicológicos

A música suaviza nossos dias e cantar (aprender de graça) pode ser uma excelente maneira de relaxar, mas você sabia que cantar é algo que exige tanto do nosso físico quanto o esporte? Precisamos fortalecemos cordas vocais, trabalha a postura, controlar a respiração abdominal … E podemos ficar bem exaustos com isso, assim como na prática esportiva – mas também podemos gritar em alguns momentos! E os resultados também são muito gratificantes, como bater um recorde pessoal na sua atividade favorita!

Cantar num coro ajuda a valorizar a harmonia musical

A harmonia musical é a combinação entre os sons se tornando agradáveis aos ouvidos. É preciso direcionar os participantes para um caminho comum, com um diálogo entre as vozes. Em um coro, esse é o objetivo: fazer com que vozes diferentes se unam de maneira a criar uma voz maior e única para aquele grupo, com um ritmo único alinhando as notas e tessituras de voz.

Compreender a teoria musical é um ponto importante para aprender a cantar Alguém em seu coral pode ajudar nos primeiros passos teóricos para ler as melodias

O interesse de um coro é precisamente trabalhar suas várias notas em harmonia com as demais. E como cada uma das pessoas tem um naipe vocal característico, é interessante unir as principais classificações vocais para que seja criada uma harmonia bem completa. Sopranos, contraltos, tenores, barítonos e baixos são descobertos por meio de testes e saber essa característica ajuda muito a definir os papeis dentro do coral, mas não são essenciais no início de sua participação, já que podem ser bem desenvolvidos com o passar do tempo.

Já pensou em fazer aula de canto com professor particular?

Mantenha seu estilo aprendendo a cantar no coro

O coro é acima de tudo uma harmonização de vozes e o aluno será ensinado a entender como cada uma das vozes se encaixa nos diferentes momentos da música. E o verdadeiro significado de cantar em um coral é ter esse efeito das vozes unidas, portanto é importante ser coletivo e não egoísta querendo se expor mais do que o grupo. Você precisa manter a sua voz própria e singular, mas deixando-a fluir bem em meio às vozes de seus colegas.

A dinâmica do grupo é muito importante para alcançar os benefícios e progredir tecnicamente, além da possibilidade de socialização e convivência. Os resultados vão além do espetáculo e trazem muita autoconfiança e melhoria na segurança dos seus participantes, que passam a se mostrar como parte essencial de um coletivo artístico tão bonito.

Aprender a cantar não tem gênero ou idade. Um coral é uma oportunidade de relacionamento e aprendizado

Ser corista não é tão fácil! Sua voz deve ser bem trabalhada para que possa se misturar com a dos outros participantes de maneira suave. Ajustar sua voz a isso requer muita prática e o conjunto só é possível com treino e compromisso com os ensaios.  

O condutor ou professor do grupo precisa compreender as peculiaridades de cada uma das vozes disponíveis para colocá-las em conjunto com tranquilidade e deixar todos os participantes satisfeitos. O coletivo sempre deve ser suave. 

E, mesmo que você não tenha a intenção de se tornar um solista, é preciso pensar em trabalhar sua voz individualmente, com exercícios e aulas individuais para que você não perca a sua projeção e características próprias. Encontrar a sua faixa vocal pode não ser muito fácil quando se canta apenas em grupo, até mesmo se forçando a cantar fora do seu alcance. 

Dicas para encontrar um coral na sua cidade

Assim como os esportes, a música também é sempre uma atividade muito difundida pelas cidades e é possível encontrar muitas possibilidades para aprender. Diferente da aula de canto solo, estar em um coral é estar em contato e harmonizar sua voz com a de outras pessoas, por isso é essencial estar em contato com outras pessoas.

A primeira dica é procurar aulas formais, essa pode ser a maneira mais rápida para encontrar o seu coral. Músicos independentes ou escolas são ligações diretas com outras pessoas que possuem o mesmo interesse que você e podem estar buscando o mesmo. Converse com esses professores ou profissionais e tente entender melhor qual o cenário em sua cidade ou região.

Outra dica é buscar igrejas e grupos religiosos, essa é uma vertente bem tradicional para o canto coral e que pode ajudar bastante na sua busca por companheiros nessa nova jornada.  Esse tipo de música é bem variado, com grupos de tamanhos diversos e faz parte de muitos eventos e cerimônias, o que pode dar uma boa chance também para perder o seu medo do público.

Buscar na internet baseado em sua localização é muito válido. Não só nas ferramentas de busca comuns, mas também perguntando em grupos, enviando mensagens e emails para referências e conversando com pessoas que podem ajudá-lo. E se nada disso ajudar, que tal criar o seu próprio coral? Una as pessoas, busque um bom professor de canto (quais são as vantagens?) para alinhar a técnica aos seus desejos e seja o responsável por essa aventura! Certamente terá uma boa aderência e é uma chance de conhecer e conviver com muitas pessoas que gostam do mesmo tema que você: cantar!

O coro religioso é muito tradicional e pode ser uma chance para perder a timidez Cantar em grupo é uma possibilidade de harmonização de vozes

Cantar é uma atividade divertida

Conhecer novas pessoas e estilos musicais será uma constante após ingressar em sua jornada com os corais. Essa atividade faz bem, como já pontuamos anteriormente, para o corpo e para a alma. E cantando em grupo você ainda terá a chance de aprender um pouco mais sobre outros hábitos e trajetórias interessantes dos seus colegas e professores. E, como cantar não tem idade, você pode ter companheiros de todas as faixas etárias e sociais, profissionais ou amadores. O coral é muito democrático!

Aproveite essa oportunidade para se relacionar com o desconhecido e compartilhar a sua paixão pela música e pelo canto.

Encontre também aulas de canto online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar