Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que devo me dedicar à música?

De Fernando, publicado dia 17/11/2017 Blog > Música > Canto > Motivos para aprender a cantar

Expressar a arte por meio da música é uma habilidade incrível. E essa beleza não é apenas um conjunto de sons, mas uma noção de harmonia que transforma o que poderia ser apenas ruído e cria uma musicalidade incrível.

Entender melhor como funciona a mente musical e como ela pode ser válida mesmo para quem não quer ser cantor profissional é muito interessante. Muitas pessoas procuram as aulas de canto, aulas de canto online e/ou de instrumentos em busca de um hobby para relaxar e acabam encontrando ótimos exercícios de concentração.

E essa arte não é limitada a pessoas que se consideram dotadas de talentos natos. Todos podem cantar e dominar as técnicas musicais, mesmo que isso exija esforços mais ou menos consideráveis.

A dedicação do aluno pode ser um diferencial entre o bom cantor de chuveiro e a pessoa que canta e acaba incomodando todos os vizinhos. Tenho certeza que o seu desejo é ser a primeira opção e mais do que isso: mostrar que é capaz de cantar uma bela canção e encantar sua plateia.

A dedicação e vontade fazem os melhores músicos Músicos podem apresentar sua arte em qualquer lugar

Aprenda a cantar para parar de cantar mal!

Se nem todos podem ser divas como Whitney Houston e Celine Dion, ao menos podemos nos esforçar para não estragar músicas maravilhosas que gostamos. Cantar notas erradas é um problema que pode ser resolvido! Trabalhe sua voz.

A técnica do canto é adquirida por meio de exercícios e este é o único segredo do progresso musical. Para quem é profissional ou amador, a dica sempre é essa, foque em treinamento. Escolha um professor capaz de ajudá-lo, uma escola ou grupo que possa apoiá-lo ou vídeos e materiais na internet que podem ajudar nesse progresso.

Isso também ajudará a construir a autoconfiança e pode ser acompanhado de lições de teoria da música, e também do seu próprio corpo. A música é principalmente física: são as cordas vocais, os músculos,que são usados por todos os cantores.

Cantar mal geralmente vem da falta de ouvir a própria voz, daí a importância do treinamento vocal. Mas ainda assim você precisa aprender a reconhecer as notas musicais e depois reproduzi-las com sua voz para cantar uma música bem.  Então, trabalhar em sua voz envolve também exercícios de respiração – aprendendo e dominando a respiração abdominal, por exemplo – que você não encontra necessariamente em nenhuma escola de música.

Encontrar a sua voz (ou colocá-la melhor) é a primeira coisa que aqueles que cantam errado devem aprender.

E fique tranquilo, todos os cantores já desafinaram um dia. Por isso é importante trabalhar a autoconfiança e treinar sem nervosismo, seja no banho ou em qualquer outro lugar, como em um karaokê ou recital.

Outro exercício que pode ser muito válido é gravar sua própria voz e ouvi-la. Pode ser que você consiga perceber os momentos chave para o seu desafino ou as letras erradas que atrapalham a sua melodia.

É pouco a pouco que você passa a controlar sua laringe e sua caixa torácica até o ponto de cantar com a voz mais linda possível!

Aprenda a cantar para se tornar um artista

Quem poderia dizer com sinceridade que nunca pensou em viver no mundo dos artistas ou se tornar um cantor famoso? Diamantes e ouro, reality shows, videoclipes na televisão e internet…

O sucesso das grandes estrelas da música é colocado diante de nossos olhos todos os dias e dado como um exemplo para os jovens que, com razão, sonham com o mesmo.

Para isso, é preciso muito trabalho. Só para começar, é essencial saber se um é barítono, contralto, contra-tenor ou soprano. E ter um bom cronograma de aprendizado, com treinadores musicais de diversos estilos para que o futuro astro possa estar preparado para o mercado.

Claro que a fama dos grandes cantores não é instantânea. Até mesmo os participantes de competições na televisão, como o The Voice, já se dedicam ao estudo da música a um certo tempo e só assim conseguem se apresentar em alto nível.

Não tenha medo do palco O sucesso chega para quem tem talento, dedicação e sorte

Se você não quer se entregar para esse seu projeto, mantenha os pés no chão e afaste-se desse caminho. O seu talento precisa ser muito bem desenvolvido e isso vai exigir muito tempo e esforço.

E cantar pode ser mais fácil ou mais difícil de acordo com a sua base de ritmo e musicalização, especialmente treinando o ouvido para as partes técnicas, como tons e timbres.

Sabendo cantar as notas corretas, agora é a hora de começar se preparar para ter uma voz preparada para shows e afins. O bom aquecimento vocal é uma necessidade para prevenir qualquer problema de garganta … Especialmente porque esses inconvenientes sempre ocorrem quando menos esperamos!

Partindo da premissa de que os pré requisitos estão lá, é necessário se aprofundar no maior volume possível de referências musicais. Não importa se são de músicas tradicionais, internacionais, contemporâneas… Isto é ideal para um treinamento musical completo: apenas quando já se é famoso que alguém pode se dar ao luxo de atender apenas um nicho. Os cantores iniciantes precisam estar bem preparados para atender pedidos e concluir desafios!

Também é necessário treinar para falar em público, quem sabe até mesmo teatro e improvisação, tudo pensado para combater o medo do palco e ganhar facilidade. Este exercício é um desenvolvimento pessoal muito prioritário. Se necessário, pode ser válido incluir em sua rotina um fonoaudiólogo.

Sabendo mais do que cantar apenas, trazendo também um instrumento ou dança e atuação, mais portas podem se abrir para você. E você precisa se mostrar disponível. O reconhecimento do trabalho pode ser o seu próximo passo!

Aprenda a cantar para seu próprio prazer

Depois de navegar pelas nuvens, volte para a terra! Hora de lembrar que a fortuna e a notoriedade são para poucos.

Cantar é um prazer humano e cerebral, do qual o primeiro beneficiário deve ser … o próprio cantor! A música é uma arte para transmitir e manter o bom humor, sozinho ou com a família ou os amigos.

É possível encontrar um tom adequado para cantar em todas as situações do cotidiano e a todas as emoções da alma humana.

Encontr sua voz e cante melhor Como se destacar de outros cantores?

Os corais de natal vão fazer parte do seu final do ano e isso não será um problema tão grande, já que a voz bonita não é mais necessária, uma vez que não é preciso cantar sozinho.

Nesta perspectiva, a canção será apenas a continuidade do seu prazer, demonstrando o gosto pela música clássica ou contemporânea.

E o mesmo acontece para quem quer se dedicar a um instrumento. Você não entra nas aulas de violão ou piano já pensando em ser um super astro do rock, mas pode ser uma boa atividade para se desligar da rotina pesada e aproveitar bem o seu tempo. Você deixa de ser um passivo ouvinte (o que já traz inúmeros benefícios) para se tornar um ativo participante da arte.

Todos podem, dentro desta perspectiva, evoluir no seu próprio ritmo, dependendo da dedicação e vontade.

Para realmente continuar com a prática do canto, o melhor é realmente cantar. E por isso uma aula de canto pode ser útil para sua constante atualização.

E os benefícios para os cantores são bem conhecidos: impacto positivo no humor, antídoto contra o envelhecimento precoce, luta contra a rigidez muscular, melhora a articulação das palavras, influência benéfica na inteligência analítica, desenvolvimento de sensibilidade, concentração … Então, por que não aprender cantar ?

Aprenda a cantar para interpretar as músicas mais bonitas

Muitas vezes, seja para seu próprio prazer ou para se apresentar apenas para amigos e familiares, estamos felizes apenas em saber como cantar belas músicas! Opções não faltam. Sejam artistas brasileiros ou internacionais, as possibilidades são muitas.

Algumas canções são mais complexas do que outras, mas isso não pode impedir que você as conheça ou até mesmo tente cantar junto. Qual será o seu próximo desafio musical? Que tal aprender uma música em outro idioma e aproveitar para treiná-lo?

E não se esqueça de ouvir com atenção e tentar acompanhar a letra para apresentar as emoções corretas da canção e não cometer nenhuma gafe. Cantar músicas como Atrás da Porta, de Chico Buarque, e consagrada na voz de Elis Regina, não pode ser acompanhada por um sorriso no rosto. O sentimento faz toda a diferença para a apresentação tocar sua plateia e mostrar como você é um artista completo

Cantar é sempre bom, mas precisamos conhecer boas músicas Toda hora é hora de ouvir música e aprender um pouco mais

Na era digital, onde uma música pode ser encontrada on-line, uma partitura e letras podem ser encontradas em dois ou três cliques, qualquer pessoa pode se tornar o intérprete, de casa, das maiores obras-primas .

Conhecer essas obras tão importantes de outros tempos, além das músicas de todo o mundo que estão ao nosso alcance com mais facilidade, é aproveitar bem as oportunidades e explorar tudo que pode do seu papel na continuidade artística da humanidade.

Dependendo das habilidades, podemos ir de uma música perfeita para o coral, com suas clássicas harmonias e união de vozes, até as mais contemporâneas das canções. Tem espaço para todos e muitas belezas para cantarmos!

O importante é não deixar de praticar nem de procurar mais referências musicais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar