Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quem nunca sonhou em ser um grande músico?

De Fernando, publicado dia 17/11/2017 Blog > Música > Canto > Aprendendo a cantar para ser uma estrela

Por todo o mundo, um notável número de programas de televisão surgiram nos últimos anos focados na procura de talentos desconhecidos do grande público. The Voice, Ídolos, PopStar, The X Factor e tantos outros movimentaram a TV aberta e por assinatura mostrando cantores e músicos que merecem espaço na mídia e que correm atrás de um sonho: o reconhecimento de sua arte.

Esses não são os únicos espaços disponíveis para quem tem esse desejo, já que muitos trabalham de maneira independente nas redes sociais e lançando suas músicas em plataformas digitais e contam com o apoio de fãs e da mídia especializada para , quem sabe um dia, alcançarem o estrelato.

A vontade de se tornar um músico profissional existe em várias crianças e também em muitos pais, que incentivam a busca por esse desejo desde muito cedo. Muitos a abandonam com o tempo, algumas a encontram depois de anos, outras nem sabiam que poderiam conquistar isso e começam a trabalhar as oportunidades depois de mais velhos. Isso não importa. O que vale é ter sempre em mente que existe espaço para todos.

E uma tendência moderna que deve ser evitada é o sonhar em ser famoso, mas pouco trabalhar para realmente se tornar um sucesso em sua área. Para viver essa fama de maneira mais duradoura é muito válido ser um especialista e saber realmente cantar e se apresentar. 

Ninguém nasce uma estrela, mas todos podem lutar para conquistar seu espaço.

Dicas para conquistar o público Tudo que um músico precisa saber para ser um destaque

Quem não sonhou em se tornar um cantor conhecido?

No século XXI, assim como em boa parte do anterior, os jovens têm como parte de suas referências estrelas pop, trazendo-os para sua realidade diária e tendo-os como inspiração para suas vidas. Porém, para os que desejam alcançar o mesmo espaço que eles, é preciso trabalhar muito e redobrar os esforços para aprender a cantar e melhorar na arte musical.

A musicalidade precisa ser um gosto. Se essa atividade se torna cansativa e árdua, não vale a pena pensar em colocá-la no primeiro plano de sua existência: procure algo que seja mais prazeroso e próximo de sua vocação. Cantar profissionalmente é trabalhoso, não é como ser apenas uma pessoa que aparece e faz um show, a preparação é longa e os dias também.

A motivação e perseverança de candidatos das diferentes competições de canto pode ser um incentivador para sua trajetória. Músicos como Thiaguinho e Roberta Sá, mesmo não sendo vitoriosos nas competições, seguiram correndo atrás de seus sonhos e fizeram daquela etapa um aprendizado para a esperada conquista da fama.

O trabalho no canto será parte de sua rotina e é bem mais difícil começar sozinho. Procure um professor ou escola de música para sua técnica e um coro ou grupo para aprender também com seus colegas.

Mesmo se você tiver uma preferência por estilos musicais particulares, pratique e melhore tocando todos os gêneros: gregoriano (ou música sacraem geral), hip hop, sertanejo, MBP, pop, rock, etc. Seu lugar pode estar onde menos você espera, converse com seu professor na aula de canto.

O talento e a presença de palco precisam marcar jurados e o público Fazer parte de uma competição musical ensina muito sobre resiliência

A especificidade dos cantores de ópera

Hoje em dia, cantores de variedades são a maior parte dos bem sucedidos. Os cantores líricos, por mais talentosos que sejam, acabam se tornando pouco conhecidos perto das celebridades multimilionárias da música.

E, em termos de treinamento vocal, sensibilidade e técnica vocal, as aulas de canto lírico são muito importantes e ajudam a definir melhor a voz e o trabalho dos cantores. Dominar uma partitura barroca de tenor ou soprano pressupõe um domínio total da respiração, do canto coral e das vocalizações, o que permite que um cantor com esse treinamento se destaque dos outros e amplie seu repertório artístico.

Além de ser uma oportunidade de carreira pouco explorada, em que a amplitude e o tom da voz devem ser de alta qualidade, também é uma ótima maneira de aprender a cantar com um acompanhamento instrumental muitas vezes complexo.

Saber cantar acompanhado por um violino, violoncelo ou piano melhora a colocação de sua voz e as notas corretas, além de exigir uma dicção mais clara. Isso também melhora muito a gestão do estresse para dominar as parte a capella das canções.

Conhecer um bom volume de peças clássicas torna o músico mais completo e cria um repertório para composições mais ricas, além de ajudar na definição do que são boas músicas.

O universo dos musicais

O teatro musical tem sido um nicho bem popular desde os anos 70. Além dos conhecidos musicais da Broadway, vários outros espaços tem se tornado importantes para a criação de novas referências.

Um bom cantor (saiba as razões para se tornar um!) que também sabe atuar e dançar pode ter mais possibilidades de encontrar o seu lugar  e trazer o melhor do teatro, dança e canto para sua vida profissional. O musical multiplica melodias agradáveis ​​e músicas fáceis, composto por  vários papéis.

Conhecer bem musicais clássicos como Les Misérables e Funny Girl, além de sucessos contemporâneos como Hamilton e Wicked, pode ajudar muito na sua descoberta musical e na carreira.

Quem nunca sonhou em estar na Broadway? Ser um bom artista de musicais exige muito treinamento, mas abre diversas portas

O musical incorpora uma nova maneira de se expor. Trabalhe não apenas a sua voz, faça exercícios de improvisação e procure estar bem informado sobre as suas possibilidades de participar. Quem sabe não é como um extra ou substituto que começa a sua grande chance?

Aperfeiçoe seu conhecimento musical cantando

Nem todos os músicos são exímios cantores. Muitas vezes, eles são apenas bons instrumentistas (assim como muitos bons cantores não sabem tocar bem um instrumento musical). Violino, piano, flauta, violão: um instrumentista digno do nome deve ter um bom ouvido e cantar direito, caso tenha uma boa voz para trabalhar.

O próprio maestro, para dirigir uma orquestra filarmônica durante um recital lírico, deve ter alguma experiência no campo da voz. O mesmo acontece com aqueles que desejam dançar: a sensação de ritmo naturalmente dá suporte para um bom trabalho com as cordas vocais.

Algumas das estrelas mais famosas do planeta não possuem apenas um microfone. Não só eles geralmente sabem como tocar um instrumento musical (muitas vezes mais de um, como Prince e Paul McCartney) e dominam o palco como um dançarino (pense em Michael Jackson ou Ivete Sangalo), mas a noção de cantor e compositor é ainda mais popular.

Escrever uma música, mais do que uma alegria, é um grande orgulho. É poder contribuir para a criação de algo novo e que pode ser relevante no mundo.

Missa de Bach, Requiem de Mozart, Mendelssohn, Monteverdi, Faure, Schubert, Gounod, Berlioz, Handel, Vivaldi, Beethoven, Brahms, Poulenc, Puccini e Bellini: o carisma de cada um desses compositores clássicos famosos com base em um conhecimento profundo de música, mas também em instrumentos e vozes.

O mundo da música tem um horizonte muito mais amplo do que pensamos à primeira vista.

Técnicos de som e luz também são artistas à sua maneira, a maioria dos quais tem um relacionamento íntimo com a música. Saber tocar um instrumento ou cantar é muito importante para manter esse trabalho com excelência.

 

E como aprender a cantar?

A paciência é, sem dúvida, a palavra-chave rumo ao estrelato. Além do tempo exigido para se cuidar do seu talento, é importante não desistir nas primeiras rejeições. A colocação de voz perfeita exige um grande nível de autoconfiança e isso também precisa ser trabalhado.

A escola de música (ela traz alegria!) é o primeiro lugar a se visitar. Ou, mais especificamente ainda, uma escola de canto, unindo os fundamentos técnicos e teóricos da musicalidade aos mais diversos tipos de aulas de canto, garantindo uma boa variedade de conhecimentos e oportunidades para serem trabalhadas.

As lições ensinadas podem ser associadas ao acompanhamento individual complementar por meio de uma tutoria privada em casa – algumas coisas só um bom professor particular e treinos recorrentes podem trazer para sua voz.

Alguns pontos de atenção podem ser melhor observados em gravações Conheça bem seu potencial e ouça como sua técnica está evoluindo

A educação musical precisa fazer parte de sua rotina e, enquanto sua chance no entretenimento não vem, você pode encontrar sua verdadeira vocação: um bom professor de canto pode ser muito bem sucedido, algumas vezes até mais do que seus alunos. Se a música (conheça as canções populares) é sua paixão, não desista e quem sabe a sua chance maior não é ser celebridade, mas um excelente cantor que que prepara mais bons cantores como alunos?

Finalmente, uma última dica  se você quiser aprender a cantar para se tornar um cantor famoso, é manter uma atividade esportiva útil para dominar sua respiração!

Ao mesmo tempo que isso colabora para sua atividade musical, é válido para manter sua saúde – você quer ter uma longa carreira, não é mesmo? – e colabora para a manutenção de um estilo particular, de um nicho de identificação e que pode ajudar muito na hora de conhecer novas pessoas e até mesmo encontrar patrocinadores baseados em seu estilo. Uma celebridade precisa pensar globalmente em seu trabalho, inclusive quando não está trabalhando.

O cuidado sempre é exigido em todos os momentos de uma carreira, seja profissional ou amadora: cuidado com falsos amigos e golpes que prometem muito e acabam não entregando nada, só lesando quem tem um sonho.

Se o que você deseja é ser uma celebridade, prepare-se para isso. Cante bem e viva mais do que apenas o sucesso de uma música!

Encontre também aulas de canto online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar