Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
2

Como aperfeiçoar a sua técnica vocal?

De Rafaela, publicado dia 08/03/2019 Blog > Música > Canto > Como trabalhar a sua voz?

Quer saber qual é o segredo do sucesso de alguns cantores? A resposta é treino, treino e treino. Isso vale até para as pessoas naturalmente afinadas. O fato é que não basta só ter uma voz boa, é necessário saber explorá-la da melhor forma possível, respeitando os seus limites.

A voz é como um diamante bruto que precisa ser lapidado, através de trabalho diário. Você deve se esforçar para dominar as técnicas vocais. São elas que te ajudarão a desenvolver todos os “instrumentos” necessários para ter um canto de qualidade.

Junto com as técnicas de canto, valer dar atenção ao seu corpo todo. Procure manter uma alimentação saudável, ingerir água para se hidratar e ter um sono regular. Dispor de uma vida mais relaxada e sem tensões, também ajuda na qualidade da voz.

Agora que você já que é importante trabalhar a voz, veja as sugestões que separamos para te ajudar.

Técnica vocal: Top 10 exercícios

A voz de um cantor deve ser exercitada sempre, seja em aulas de canto ou em casa, para manter e aperfeiçoar as técnicas de canto. Por isso, selecionamos uma bateria de exercícios que devem ser praticados diariamente.

1) Controlando a respiração

Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.

2) Aquecendo a voz

Usar técnicas vocais antes de soltar a voz, permite que você produza sons com mais qualidade. Selecionamos dois exercícios bem simples, porém muito eficazes para relaxar a musculatura. Comece com um exercício o qual você vai deixar a língua encostada no céu da boca para vibrar como se estivesse falando “trrrr”. Na sequência, faça vibrações com os lábios, dizendo “brrr”, até o ar acabar. Para ambos exercícios, procure deixar o abdômen retraído.

3) Desaquecendo a voz

Exercícios de desaquecimento, são ótimos para trazer a voz ao seu estado normal e para relaxar o corpo. Para descansar a laringe, você pode beber água, em temperatura ambiente, e bocejar umas 10 vezes. Feito isso, tente deixar a voz em repouso e faça uns 20 minutos de silêncio.

4) Trabalhando a afinação

Se você não quer ser chamado de “voz de taquara rachada”, você deve praticar as técnicas vocais. É a melhor forma de regular a afinação da sua voz.

Inicie o trabalho encontrando o seu tom ideal para cantar uma canção de sua preferência. Procure repetir a mesma música várias vezes, com a versão original de fundo. Depois treine os trechos mais difíceis separadamente para conseguir cantar certo. Por fim, grave a sua cantoria para analisar o seu desempenho.

treinando-tecnicas-vocais “A voz é o eco da alma” – Pitágoras

5) Aperfeiçoando a dicção

Ter uma dicção vai te ajudar a cantar de forma mais clara e compreensível. Inclusive, para quem deseja se tornar um cantor de ópera, é essencial ter uma boa pronúncia.

Em exercícios de dicção, você irá trabalhar as articulações responsáveis para falar as palavras. Um bem fácil é segurar um lápis com boca e dizer o seguinte texto:

“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”.

O ideal é repetir o texto, diariamente, em vários ritmos (lento, médio e rápido).

6) Dominando a técnica do “som nasal”

Os sons nasais ajudam a reduzir a tensão do aparelho fonador, funcionando como um facilitador de projeção da voz. Para dominar essa técnica, basta bloquear o nariz de leve, fechar o lábios, contrair o abdômen e fazer um som de “M”.

7) Liberando a voz

As vezes, a voz parece estar bloqueada ou “presa”. Nesse momento, você pode fazer um exercício para liberá-la. Para começar, fique encolhido com joelhos dobrados e braços em volta do seu corpo. Depois, mantenha a respiração, a pélvis e o diafragma no meio. Para finalizar, respire e se estique rapidamente, como se estivesse se espreguiçando, e solte a voz dizendo “UGH”, de forma bem profunda.

8) Relaxando o corpo

Tensão muscular não faz bem para o canto, por isso é aconselhável fazer exercícios de relaxamento antes de soltar a voz. Algumas atividades eficazes são: girar a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo, e para cima e para baixo; fazer caretas procurando usar todos os músculos do rosto; e dizer as vogais A-E-I-O-U de maneira bem articulada, forçando o diafragma.

9) Fortalecendo o diafragma

Um diafragma fortalecido é a base para cantar bem. Portanto procure executar diariamente os seguintes exercícios: 1) Imagine que você está ofegante e respire como se fosse um cachorro cansado; 2) Finja que está bebendo algo, sugando um pelo canudinho. Para ambos, mantenha os ombros e o peito parados.

10) Usando os vocalises

Para condicionar as pregas vocais, através de exercícios de vocalise, você escolhe uma música e começa a cantar de acordo com o ritmo, mas usando uma combinação de consoante e vogal. Por exemplo, você pode combinar “mi-mi-mi” ou “na-na-na”.

praticas-para-ganhar-agudos-e-graves Cada pessoa nasce com uma extensão vocal fixa e a alteração dela sem técnica pode estragar a voz.

Como aumentar a sua extensão vocal?

A extensão vocal se refere ao número de notas, graves ou agudas, que uma pessoa consegue cantar. Todos tem uma extensão vocal natural que pode ser ampliada através de técnicas vocais, paciência e exercícios de longo prazo. Mas atenção: não é recomendado realizar essa mudança na voz sem a orientação de um técnico.

Antes de querer aumentar o seu alcance vocal, você precisa descobrir qual é o seu estilo, de acordo com a classificação padrão determinada por diversos fatores. Os principais tipos de extensão vocal são: Baixo, Barítono, 2° Tenor, 1° Tenor, 2° Contralto, 1° Contralto, 2° Soprano, 1° Soprano.

Para alcançar mais notas graves, você pode fazer exercícios que vão provocar uma baixa da laringe. Então imagine que você está sugando um macarrão espaguete e inspira o ar pela boca até o máximo que conseguir. Descanse e depois repita o exercício, 10x vezes.

Para treinar notas mais agudas, você vai dizer mala, mela, mila, mola ou mula. Comece escolhendo uma dessas palavras, depois diga a primeira sílaba em uma nota e vai descendo o tom para dizer a segunda sílaba.

 

encontrando-o-tom-de-voz O timbre é a identidade da nossa voz. É o que vai nos diferenciar uns dos outros.

Como melhorar a voz: extensão vocal para canto lírico

Se tornar um cantor lírico requer dedicação e esforço para cumprir uma série de exigências. Além disso, o trabalho para aumentar a extensão vocal é muito maior do que um canto popular. Segundo o professor de canto Francisco Frias, um cantor de ópera precisa conseguir se sobressair, sem usar microfone, diante de um coro de vozes e de uma orquestra. O cantor deve usar todos os seus recursos para trabalhar a voz ao máximo, mas sem perder a qualidade.

Quem canta em ópera, deve ter um cuidado redobrado com a alimentação, além de eliminar a cafeína, álcool e o cigarro. Também é aconselhável reduzir o consumo de lacticínios antes de cantar. O motivo é que produtos derivados do leite criam excesso de muco que atrapalha a vibração das pregas vocais.

Dicas para quem deseja se tornar um cantor lírico

◊ Para ampliar o alcance da sua voz, faça o seguinte exercício: cante “hum” em uma nota perto da metade da sua extensão vocal, depois desça uma quinta, cantando as notas Dó, Si, Lá, Mi e Fá. Na sequência, aumente o tom gradualmente até chegar na nota mais aguda e confortável.

◊ Treine a sua dicção de modo que você articule bem para pronunciar as palavras de forma clara. Ter uma boa dicção é habilidade importante para um cantor lírico conseguir cantar os clássicos de ópera que, muitas vezes, estão em italiano, alemão e francês.

Como aprender a cantar? Em canto lírico, não basta ter uma voz boa, a técnica é muito importante e faz toda diferença. Uma voz de ópera, quando bem treinada, se torna uma voz muito potente.

Descobrir seu timbre de voz

A melhor forma para descobrir o timbre da sua voz é buscando ajuda de um profissional qualificado no assunto. Assim como a extensão vocal, existem vários tipos de timbre de voz. Um dos motivos são as características fisiológicas, diferentes entre homens e mulheres, que influenciam na produção da voz humana.

Alguns aplicativos podem ser úteis para te dar uma ideia do seu timbre de voz, mas não devem ser considerados como verdades absolutas. Um app que cumpre bem o que promete é o Vocal Pitch Monitor. Disponível para iOS e Android, ele exibe em tempo real o tom executado e as notas musicais alcançadas.

Depois de conhecer o seu tom de voz, você pode aperfeiçoá-lo cantando frequentemente. A prática faz com que você tenha habilidade de sustentar o seu timbre na hora cantar, além de dar mais auto-confiança.

dicas-para-lapidar-a-voz Todos os cantores famosos trabalharam duro para chegar ao sucesso.

Como melhorar a voz: trabalhe o timbre vocal

Se você está consciente das características da sua voz, fica mais fácil de aprimorá-las. Uma vez que você descobriu seu timbre e sua extensão vocal, a recomendação é começar um curso de canto. Através de uma aula de canto online ou presencial, você aprenderá toda a parte teórica e terá chance de trabalhar a sua voz ao lado de um professor o qual poderá te corrigir em tempo real.

Além de tudo isso, você vai melhorar a voz cantando frequentemente. Melhor forma! Quanto mais prática, mais segurança você terá para sustentar o seu tom na hora de cantar.

Uma sugestão para treinar e aumentar sua extensão vocal é o aplicativo “Treinamento vocal”. Disponível na Apple Store, oferece exercícios, testes e músicas para você aprender a cantar em sintonia. Ainda permite gravar e escutar a sua voz a fim de aperfeiçoá-la.

Como aprender a cantar? Para subir aos palcos e soltar a voz, é preciso praticar muitos exercícios e adotar certos cuidados com as cordas vocais.

Dicas para sua voz soar melhor

◊ Escolha um tom e tente cantar as vogais A-E-I-O-U, com a boca aberta (sem forçar a mandíbula). O desafio aqui é conseguir dizer todas as vogais sem fechar a boca. Repita o exercício várias vezes e depois cante o trecho de uma música à sua escolha e note se a sua boca abre de forma uniforme para todas as vogais.

◊ Quando for cantar em escala, procure usar mais peso nas notas mais altas.

◊ Para cantar com mais potência e sem distorções, tente deixar o queixo levemente abaixado e os músculos do peito flexionados. Essa dica é bem importante, pois muitos cantores fazem exatamente o oposto e acabam não tendo o resultado esperado.

◊ Trabalhar o vibrato também vai ajudar a extrair de você um bom som. Então para treiná-lo, levante o peito (tipo peito de pombo), inspire fundo e solte o ar sem deixar o peito cair. Depois, cante uma nota e mantenha o peitoral na mesma posição o máximo que conseguir. No meio da nota, comece a pressionar o peitoral e, ao mesmo tempo, faça força com peito contra a sua mão. Por fim, relaxe o pescoço e deixe a boca aberta quando cantar “ahh”. Não esqueça de deixar o queixo levemente abaixado.

◊ Aprenda a controlar a sua respiração, pois liberar muito ar vai criar um tom “suspirante” e pouco ar, um som “anasalado”.

Como trabalhar a sua voz no quotidiano?

Pode parecer algo simples, mas soltar a voz envolve um trabalho conjunto de vários órgãos do nosso corpo. E ter um gogó de ouro, exige muito esforço e dedicação. Pois é trabalhando a voz no dia a dia que você vai desenvolver e fortalecer a musculatura do trato vocal.

Se você quer cantar profissionalmente, precisa ter o ato de cantar como parte da sua rotina. Além dos exercícios de técnica vocal citados acima, você pode fazer aulas de canto online ou presencial. Ter uma pessoa ao lado para ajudar e incentivar, sempre dá mais motivação. Outra sugestão é aproveitar o tempo que tiver para cantarolar, seja no trânsito ou no chuveiro.

Procurar ajuda de um médico também é uma ótima saída para trabalhar a sua voz de maneira correta. Um fonoaudiólogo pode identificar possíveis problemas vocais e ajudar na correção deles. Pessoas especializadas sabem identificar quando há algo de errado no seu canto ou fala, e não vão deixar que você tenha problemas vocais.

adele-cantora A cantora britânica Adele precisou se afastar dos palcos para cuidar da sua saúde vocal.

Um exemplo da importância do acompanhamento técnico, é o caso da cantora Adele que foi diagnosticada com um edema nas cordas vocais e precisou cancelar os shows da sua última turnê.

“Por recomendação médica estou simplesmente incapaz de me apresentar neste final de semana. Dizer que estou de coração partido seria um eufemismo completo. Eu já estou lotada de esteróides e apoios para minha voz” – Adele

Uma última dica para potencializar a voz: treine o seu ouvido. Praticando a percepção auditiva, você conseguirá desenvolver habilidades que vão ajudar a ter uma voz afinada e mais agradável. Ter um ouvido musical não é super complicado e você pode começar identificando os intervalos de uma música e percebendo como as notas interagem umas com as outras.

Cuidados simples: como melhorar a voz

A primeira coisa é que devemos fazer é prestar atenção e evitar os violões da voz presentes no nosso dia a dia. Além de manter uma alimentação saudável e um sono regular para ter uma voz melhor.

  • Alguns inimigos da voz:

Grito: quando gritamos, fazemos com que o ar passe pelas pregas vocais em alta velocidade, podendo chegar em até 80Km/h. O ideal é falar de forma apoiada, usando uma respiração com diafragma.

Riso em excesso: pode até parecer um ato inofensivo, mas a verdade é que ao dar risada, batemos as pregas vocais umas nas outras e isso pode afetar a qualidade da voz, principalmente momentos antes de cantar.

Pigarro: não tem problema ter pigarro, exceto quando é algo frequente ou até um hábito. Pigarrear, cria atritos e pequenas lesões nas cordas vocais.

Além disso, tenha cuidado com cigarro, ar condicionado, bebidas alcoólicas, sprays, pastilhas e dropes.

maca-faz-bem-para-voz Mastigar uma maçã ajuda a eliminar a tensão na região do aparelho fonador, preparando a voz de quem vai cantar.

  • Alguns amigos da voz:

Bocejo: começar o dia com um belo bocejo faz muito bem à saúde vocal. Esse ato fisiológico é também um exercício que alonga e “desperta” as estruturas vocais, tirando-as do modo de relaxamento. Quando bocejar, aproveite para se espreguiçar e alongar a região do pescoço também.

Maçã: com função adstringente, é uma fruta ótima opção para limpar e afinar a saliva. “A maçã limpa o trato vocal, por onde passa o som. Com a saliva fina, a voz fica mais precisa”, explica o fonoaudiólogo Juvenal de Moura. Além disso, a sua mastigação ajuda a trabalhar as articulações responsáveis por uma boa dicção.

Água: beber água regularmente, em temperatura ambiente, mantém o aparalho fonador hidratado, evitando desgastes. Umidade também faz bem para a voz, por isso além de beber água, procure umidificar a sua casa e ambiente de trabalho.

“Não adianta tomar dois litros de água de uma só vez, é preciso hidratar o corpo constantemente, e, por consequência, a laringe também ficará hidratada” – explica orientadora vocal do CoralUSP.

Como melhorar a voz: tenha uma voz potente

Ao contrário do que muitos pensam, uma voz de qualidade é resultado de um corpo em boas condições e de uma mente concentrada, não só da dedicação na aula de canto. Quando a pessoa tem um bom condicionamento físico (não quer dizer que ela tenha que ser musculosa ou corpo escultural), significa que ela é capaz de sustentar canções que exigem mais fôlego, por exemplo.

Além disso, estar estressado ou com problemas na cabeça pode atrapalhar o desempenho. É necessário ter foco e concentração para não deixar que as emoções reflitam no corpo, tensionando o canal vocal.

Como dito, um cantor deve saber respirar corretamente para que tenha um suprimento de ar suficiente. Também é necessário aprender como amplificar a voz, transformando o corpo em uma caixa de ressonância.

De acordo com certos especialistas, os ossos do peito são responsáveis pelas notas mais graves, e o maxilar e as cavidades faciais, pelas mais agudas.

Encontre uma boa aula de canto online no Superprof!

cantor-lirico-maxresdefault Uma voz de ópera bem treinada é um instrumento maravilhoso capaz de criar impressionantes efeitos musicais, belos e dramáticos.

Procure ajuda profissional para que você descubra quais são os pontos fracos e fortes. Desta forma, você vai aperfeiçoar as qualidades e ajustar/corrigir as fraquezas. Para ter uma ideia, um cantor de ópera precisa ter uma dicção perfeita e se não é o seu caso, um professor ou um fonoaudiólogo pode te passar exercícios para corrigir isso.

Para treinar a dicção em casa, você pode tentar pronunciar bem a seguinte frase: “O sapo sabia que a sapa soube que se sabiá soubesse saber que ser seria sabido será sábio”. Repita o exercício diariamente, em ritmos diferentes (devagar, médio e rápido).

“A prática ensina e exercita a colocação da voz de peito e cabeça na caixa de ressonância adequada”

Soprano e tenor, costumam ser as vozes mais buscadas em uma ópera, por conta de uma extensão vocal capaz de emitir as notas mais agudas. Para cantar como esses dois tipos de voz, será necessário fazer exercícios que aumentam o tamanho das pregas vocais e melhoram a afinação.

O som de um cantor de ópera deve ser potente, mas ao tempo natural. Ou seja, você não deve cantar forçando a voz. Para alcançar notas muitos altas rapidamente ou trocar de tons exige treino e tempo. Não vai acontecer do dia para a noite, então se você conseguir assim, saiba que tem grandes chances de estar fazendo algo errado.

Dicas para ser ter uma voz de canto lírico:

  • Experimente com os movimentos da boca;
  • Aprenda a cantar um “trilo”;
  • Cante usando os músculos centrais do corpo;
  • Aprenda a arte da coloratura;
  • Faça parte de um grupo de teatro;
  • Treine o ouvido;
  • Cuide da sua saúde;
  • Vá a apresentações de ópera ao vivo.

Pronto para trabalhar e melhorar a sua voz? Interessado por uma aula de canto? Bora praticar! 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar