Relacionadas a fatores fisiológicos e externos, a nossa voz é única e intransferível. Já nascemos com um tipo de voz determinado, mas que será perceptível a partir da puberdade, pois é quando o corpo começa a se desenvolver para criar as diferenças entre homens e mulheres. Antes disso, meninos e meninas possuem as mesmas características vocais.

Além de um tipo de voz específico, temos uma extensão vocal natural, ou seja, uma capacidade de alcançar notas graves ou agudas, tons altos e baixos, sem fazer grandes esforços.

Alcance vocal, intensidade, velocidade, qualidade da voz, articulação e pronúncia são elementos que indicam o tipo de voz do cantor e a segurança interior dele. São fatores que, coordenados do jeito certo, produzem uma agradável sensação, fazendo o tempo passar e você nem perceber.

Para quem não usa a voz como instrumento de trabalho, não há necessidade de expandir esse alcance. Já para aqueles que sonham em cantar profissionalmente, é possível aperfeiçoar a voz, bem como a extensão vocal e o timbre.

Vale dizer que é preciso ter cuidado para fazer essas alterações vocais. Você pode tanto potencializar quanto "estragar" o poder da sua voz. Portanto, sempre busque o apoio de alguém que entenda do assunto, seja um professor de canto ou médico especialista.

O que é extensão vocal

Primeiramente, extensão vocal não é a mesma coisa que tessitura vocal. A extensão vocal se refere ao número de notas que uma pessoa consegue cantar, podendo fazer esforços ou não. Já a tessitura vocal está ligada o que você consegue articular sem esforço de modo que o timbre da voz mantenha a qualidade necessária.

Homens e mulheres não possuem as mesmas classificações para a extensão vocal. Pois o comprimento e a espessura das cordas vocais são fatores determinantes para o alcance da voz.

Sendo assim, mulheres com pregas vocais mais curtas possuem voz mais aguda, ao contrário dos homens que possuem uma voz mais grave, por conta das pregas vocais mais longas.

Para ilustrar melhor, listamos o alcance vocal de algumas divas do pop:

  • Adele: mezzosoprano.
  • Britney Spears: voz soprano e extensão vocal de 2 oitavas.
  • Amy Winehouse: um vozeirão do tipo contralto e uma extensão vocal de 3 oitavas.
  • Beyoncé: voz mezzosoprano com extensão vocal de 3.1 oitavas.
  • Demi Lovato: soprano.
  • Lady GaGa: voz tipo contralto e extensão vocal de 2,5 oitavas.
  • Rihanna: contralto também, com uma extensão de 2 oitavas.
exercicios-para-fazer-agudos
Aumentar a potência da sua voz, exige relaxamento e sutileza.

Principais tipos de extensão vocal

Como dito anteriormente, a alcance da voz muda de acordo com as características de cada pessoa. Abaixo, listamos os tipos de extensão vocal mais comuns entre homens e mulheres, com o nome de alguns cantores famosos para facilitar o entendimento.

  • Baixo: pode começar com Mi, Fá ou Sol 1 e chegar até o Mi, Fá ou Sol 3. Geralmente, pessoas com essa extensão possuem um timbre raro, bem escuro e potente.
  • Barítono: começa em Fá, Sol ou Lá e alcança 2 oitavas, chegando em Fá, Sol ou Lá 3. Mais um tipo masculino, o barítono é reconhecido como uma voz bem grave e volumosa.
  • 2° Tenor: também chamado de tenor lírico, esse tipo de extensão vocal começa em Sol, Lá, Si 1 e vai até Sol, Lá, Si 3. Geralmente, são vozes voz ricas em harmônicos que a anterior e com o timbre mais cheio.
  • 1° Tenor: o alcance pode ir de Lá e Si 1, Dó 2 a Lá e Si 2, Dó 4. É a voz masculina natural mais aguda e fácil de ser encontrada no Brasil.
  • 2° Contralto: uma voz feminina que começa com Mi, Fá, Sol 2 e vai às suas 2 oitavas, Mi, Fá, Sol 4. Em alguns casos, é possível alcançar Ré 4.
  • 1° Contralto: inicia com Fá, Sol, Lá 2 e alcança Fá, Sol, Lá 4. Tanto o segundo quanto o primeiro contralto, são vozes bem escuras e raras.
  • 2° Soprano: inicia no Lá ou Si 2 e tem a habilidade de chegar ao Si ou ao Sol comumente. Conhecida por ser uma voz mais cheia e volumosa.
  • 1° Soprano: quem tem esse essa extensão, consegue notas muito agudas, podendo começar no Lá e Si 2 ou Dó 3 e vai até Lá e Si 4, Dó 5 ou mais. Normalmente, são vozes com volume menor e com facilidade para cantar notas em ritmo rápido.

Como encontrar o seu tom de voz

Para descobrir o seu tipo de voz e a sua extensão vocal, você encontra sites e aplicativos que ajudam. Contudo, a melhor forma de descobrir isso é através de um professor de canto. Pois, as vezes, a diferença entre um tipo e outro é muito sutil e só uma pessoa experiente conseguirá identificar a sua voz e classificá-la corretamente.

Descobrir o seu timbre é essencial para saber em qual região você consegue cantar de forma confortável, evitando desgastes em sua aula de canto. É possível identificar seu timbre vocal através de um teste, onde você vai experimentando a sua voz em todas as notas, como um instrumento musical.

A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa.

encontrando-tom-de-voz
O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.

No entanto, existem aplicativos que fazem o trabalho de identificação. Através de uma medição da frequência das ondas sonoras, os app mostram quais notas você alcançou. Essa opção também é uma boa alternativa para quem quer trabalhar a voz.

Vocal Pitch Monitor: Esse app exibe em tempo real o tom executado e as notas musicais alcançadas. Permite salvar e reproduzir o áudio gravado, personalizar por cores as notas, além de várias outras funcionalidades. Está disponível gratuitamente na Play Store e Apple Store.

Gostei muito! Mostrou plenamente que vou de D1 a B7 (com falsete nos agudos e registro basal + registro de apito = 6 oitavas, 3 notas e 1 semi-tom) - Usuário do Vocal Pitch Monitor

dicas-para-expandir-a-voz
É exercitando os pilares do canto que se chega à qualidade.

Dicas para aumentar o alcance da voz

Se você sempre sonhou em fazer aquele agudo de deixar todo mundo de queixo caído, saiba que é isso possível. Através de exercícios de técnica vocal, na aula de canto, você consegue para ampliar a sua extensão vocal de forma saudável.

Antes de começar qualquer coisa, é necessário aquecer a voz. Vibrar os lábios e a língua, bocejar e alongar a região do pescoço, são ótimas opções para preparar o aparelho fonador e melhorar a voz.

Também procure relaxar o corpo todo, pois a tensão dificultará a produção de sons de qualidade. Além disso, apoie cada nota com seu diafragma para evitar uma tensão na garganta.

Depois de deixar a voz pronta, comece escolhendo o que você deseja trabalhar, graves ou agudos, pois existe exercícios para cada caso. Feito isso, você pode aperfeiçoar a sua extensão vocal através dos exercícios abaixo.

tipo-de-voz-feminina-masculina
As vozes encontradas com maior frequência no Brasil são: Soprano nas mulheres, e Tenor nos homens.

Exercícios para alcançar notas graves

  • Para conseguir notas mais graves é preciso fazer um abaixamento da laringe, mas com cuidado para que ela não abaixe demais.
  • Imagine que você está sugando um macarrão espaguete ou uma bebida com canudo, e inspire o ar pela boca até o máximo que conseguir, depois descance. Durante o exercício procure sentir o posicionamento da sua laringe e não esqueça de beber um pouco de água nas pausas para hidratar.
  • Após realizar o primeiro exercício, você já vai sentir a sua voz mais grave então pode dizer algumas palavras ou sílabas para treinar.
  • Para finalizar, encontre a sua região grave, com a laringe baixa, e faça alguns vocalises com as sílabas “ba” e “bu”.
  • Faça, diariamente, dez repetições de cada exercício.

Exercícios para alcançar notas agudas

  • As notas agudas são mais difíceis de serem alcançadas, se comparadas com as notas graves. Porém, não é algo impossível. Basta estudar e treinar a voz frequentemente. Para os exercícios abaixo, procure manter uma frequência diária, durante dois meses.
  • Escolha uma nota, pode ser um La 3, e diga "nhé" como se fosse um miado de gato. Comece leve e vá aumentando gradativamente. Depois, faça uma escala descendente falando a mesma sílaba em todas as notas.
  • Dizer as palavras mala, mela, mila, mola e mula, também pode ser um ótimo treino para alcançar agudos. Escolha uma palavra para começar e fale a primeira sílaba de alguma delas em uma determinada nota e desça livremente segurando a vogal e terminando tudo com a outra sílaba. Seria algo do tipo MA-la.
  • Faça exercícios para trabalhar a respiração e fortalecer o diafragma.
  • Para conseguir cantar um agudo de forma afinada, além de treinar, evite levantar a cabeça na hora de cantar e abra a boca suavemente (solte o queixo na hora do agudo).
como-aprende-canto-lirico
O canto para ópera reduz a tensão no corpo, desde que seja praticado com segurança.

Como melhorar a extensão vocal para canto lírico

Se tornar um cantor lírico requer dedicação e esforço para cumprir uma série de exigências. Além disso, o trabalho para aumentar a extensão vocal é muito maior do que um canto popular. Segundo o professor de canto Francisco Frias, um cantor de ópera precisa conseguir se sobressair, sem usar microfone, diante de um coro de vozes e de uma orquestra. O cantor deve usar todos os seus recursos para trabalhar a voz ao máximo, mas sem perder a qualidade.

Quem canta em ópera, deve ter um cuidado redobrado com a alimentação, além de eliminar a cafeína, álcool e o cigarro. Também é aconselhável reduzir o consumo de lacticínios antes de cantar. O motivo é que produtos derivados do leite criam excesso de muco que atrapalha a vibração das pregas vocais.

Dicas para quem deseja se tornar um cantor lírico

◊ Para ampliar o alcance da sua voz, faça o seguinte exercício: cante "hum" em uma nota perto da metade da sua extensão vocal, depois desça uma quinta, cantando as notas Dó, Si, Lá, Mi e Fá. Na sequência, aumente o tom gradualmente até chegar na nota mais aguda e confortável.

◊ Treine a sua dicção de modo que você articule bem para pronunciar as palavras de forma clara. Ter uma boa dicção é habilidade importante para um cantor lírico conseguir cantar os clássicos de ópera que, muitas vezes, estão em italiano, alemão e francês.

Extensão de voz: dicas para cuidar da saúde

Ao longo dos anos, assim como o nosso corpo, a nossa voz vai mudando. Na puberdade, a mudança fica mais perceptível, principalmente, nos meninos. Durante essa fase, a musculatura da laringe começa a se transformar para deixar a voz mais adulta.

Entre 30 e 40 anos, ocorre uma nova alteração e a voz masculina baixa uma oitava, enquanto a feminina de três a quatro tons. A partir dos 60 anos, as mulheres passam a ter uma voz mais grave, por conta dos hormônios, e os homens começam a falar com uma voz mais aguda, decorrente da perda muscular nas pregas vocais.

A nossa voz também envelhece, assim como tudo na vida. Por isso é importante ter alguns cuidados para que a voz se mantenha jovem e sem problemas de saúde, principalmente para quem a usa como ferramenta de trabalho.

Listamos alguns itens que merecem atenção, assim como os exercícios antes e depois de cantar.

Hidratação: para manter as pregas vocais em boas condições é preciso hidratá-las com águaem temperatura natural. O recomendado é beber 2 litros de água por dia, aproximadamente. Contudo, não adianta beber tudo de uma vez, pois a hidratação deve ser constante ao longo do dia.

“Não adianta tomar dois litros de água de uma só vez, é preciso hidratar o corpo constantemente, e, por consequência, a laringe também ficará hidratada” - explica orientadora vocal do CoralUSP.

Boceje e espreguice: O ato de bocejar e se espreguiçar ajuda a diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros, descentralizando a tensão na região da laringe. Sem contar que é muito bom para dar aquela relaxada.

Atenção ao pigarro: Evite beber leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Essas bebidas aumentam a secreção da garganta, o famoso pigarro, que pode causar um choque nas pregas vocais.

Durma bem: Dica válida não só para cantar, mas para a vida. Ter um sono regular permite que o corpo e a mente descansem e recarreguem as energias.

Evite gritos e cochichos: Nem mais, nem menos. Procure falar normalmente, pois usar a voz em tons diferentes do habitual (alto ou baixo) é necessário um esforço maior, podendo provocar a formação de nódulos.

“O calo acontece quando uma pessoa força demais a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, devido a essa tensão exagerada. Como consequência, a voz fica com um agudo muito irritante e as pessoas perdem até mesmo o fôlego para falar”, explica o otorrinolaringologista José Antônio Pinto.

Respire observando o diafragma: esse tipo de respiração auxilia a regular o organismo e o sistema nervoso. Respire lenta e profundamente observando o próprio movimento.

Evite o cigarro: É o maior inimigo da voz e da laringe. Segundo a fonoaudióloga Sônia Salama, com o tempo, a voz se torna mais grave e perde a sua potência.

Seja amigo da maçã e do salsão: Esses alimentos têm função adstringente, o que é ótimo para a limpeza da boca e da garganta, além de trazer sensação de alívio e bem-estar. A mastigação também auxilia na melhora da dicção e da ressonância vocal.

Possíveis perigos para a sua voz: o calo resulta de um esforço desmedido na musculatura, produzindo um choque entre as cordas vocais.

Álcool com moderação: Ao contrário do que muitos pensam, ingerir álcool antes de cantar não faz bem. Pelo contrário, além de ressecar a garganta, o álcool pode criar um efeito anestésico e você pode perder o controle do esforço feito para falar ou cantar, causando um grande desgaste nas pregas vocais.

Esteja atento a: voz rouca por vários dias; voz mais rouca na sexta-feira e de boa qualidade após o descanso no fim de semana; diminuição do volume da voz, gerando esforço para conseguir falar um pouco mais alto; falhas na voz durante as conversas do dia a dia; dor ou desconforto na área do pescoço; ardência na garganta e tosse seca persistente. Todos esses são sinais de que sua voz possa estar sofrendo alguma alteração ou estresse.

Compartilhamos aqui apenas algumas dicas para cuidar da sua voz, contudo é imprescíndivel buscar ajuda de profissionais qualificados, como professores e médicos especializados no assunto.

Fonoterapia

Para quem deseja cantar profissionalmente, é recomendado procurar um especialista para que seja feito uma avaliação do estado da saúde vocal.

Ter a ajuda de um especialista em fonoaudiologia é uma excelente opção para fazer correções e melhorias no âmbito da fala (articulação, voz e fluência). Por exemplo, corrigir a fala de pessoas que tem a língua presa ou até modificar a voz, através de exercícios.

Segundo a especialista Maria Lucia, algumas vezes as vozes estão ligadas à tensões fonatórias e podem ser resolvidas facilmente. Além disso, as sessões de fonoterapia ajudam a prevenir problemas futuros.

Curiosidades da voz humana

  • Normalmente, acordamos com a voz mais grossa, sobretudo os homens, por conta de um edema fisiológico. Como relaxamos as pregas vocais durante a noite, elas acabam ficando inchadas, igual os olhos. É algo natural e normal que vai diminuir com o passar das horas.
  • A frequência do timbre da voz pode variar entre 50 e 3400Hz.
  • No período renascentista, os médicos acreditavam que a voz era produzida pelo coração. Nessa mesma época, o estilo coral polifônico a “capella” atingia o seu apogeu.
  • Um estudo mostrou que mulheres de voz mais aguda são atraídas por homens com a mesma característica, e mulheres com voz mais grossa também preferem homens com tom mais grave.
  • A voz de uma pessoa falando normalmente não passa de 70 decibéis.
  • Na época da TPM, é comum as mulheres ficarem com a voz mais grave, por conta do hormônio chamado estrôgrenio. O motivo é que este hormônio é responsável pelo inchaço do corpo, incluindo os músculos das pregas vocais.

Onde encontrar um professor particular para trabalhar seu timbre de voz?

"Como as impressões digitais, a voz é uma característica individual que não se repete de forma idêntica em nenhuma outra pessoa. Por razões diversas, há vozes parecidas; mas absolutamente iguais, nunca. Nossa voz é nossa marca" - Dr. Drauzio Varella

Depois de todas essas dicas, resta mais um último conselho: caso você queira se dedicar à sua voz, encontrar o seu timbre e trabalhar ele, faça aulas de canto! Existem muitas opções para aqueles que desejam realizar seus sonhos e ser um ótimo cantor. Conheça algumas delas:

Fale com uma escola de música

Claro, onde aprendemos música, se não em uma escola de música? O iniciante não precisa necessariamente fazer aulas em grupo logo no começo, se esse não é o seu desejo.

Escolas de música também oferecem aulas particulares para trabalhar em sua postura, tessitura, respiração abdominal e, até mesmo, para criar confiança!

Quem sabe, esse não é o começo promissor de uma carreira de sucesso?

Registre-se no Superprof

Já são mais de 450 professores de canto estão presentes em todo o Brasil no Superprof! Essa é a sua chance de encontrar a pessoa certa para apoiar o seu aprendizado. Se você quer fazer aulas de canto de ópera, música gospel ou música contemporânea, você sempre pode achar o profissional certo para você!

O registro é gratuito e rápido. Em seguida, basta entrar em "canto" e a cidade desejada na barra de pesquisa para ver os resultados possíveis aparecerem e fazer sua escolha! Que tal procurar alguém para uma aula experimental?

Nossos professores definem seus próprios preços e são livres para oferecer os cursos que eles querem: iniciantes, canto lírico, vocalização livre, técnica de canto ... É você escolher o que mais lhe agrada e necessita. E a classificação por estrelas ajuda muito na hora de pesquisar o melhor para o seu sonho de cantar.

Em suma:

Para você aprender a cantar como nos seus sonhos, é preciso se dedicar muito, ter disciplina e seguir algumas etapas.

  • Descubra quais são tipos de voz que existem e encontre qual é o seu tom de voz
  • Trabalhe o timbre vocal
  • Faça exercícios de manutenção e aquecimento para aumentar o alcance
  • Cuide da sua voz diariamente
  • Encontre um professor particular para trabalhar seu timbre de voz

E aí, conseguiu descobrir o seu timbre vocal? Esse post foi útil para você? Interessado por uma aula de canto? Que tal compartilhar com os amigos?!

Encontre também uma ótima aula de canto online!

Precisando de um professor de Canto ?

Você curtiu esse artigo?

4,72/5, 18 votes
Loading...

Rafaela

Especialista em conteúdo para web. Nascida no Paraná, trocou o Brasil pela França. Paris hoje é a sua casa e o seu escritório.