Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para potencializar sua habilidade de cantor

De Rafaela, publicado dia 20/09/2017 Blog > Música > Canto > Como aumentar a sua extensão vocal?

Relacionadas a fatores fisiológicos e externos, a nossa voz é única e intransferível. Já nascemos com um tipo de voz determinado, mas que será perceptível a partir da puberdade, pois é quando o corpo começa a se desenvolver para criar as diferenças entre homens e mulheres. Antes disso, meninos e meninas possuem as mesmas características vocais.

Além de um tipo de voz específico, temos uma extensão vocal natural, ou seja, uma capacidade de alcançar notas graves ou agudas, tons altos e baixos, sem fazer grandes esforços.

Alcance vocal, intensidade, velocidade, qualidade da voz, articulação e pronúncia são elementos que indicam o tipo de voz do cantor e a segurança interior dele. São fatores que, coordenados do jeito certo, produzem uma agradável sensação, fazendo o tempo passar e você nem perceber.

Para quem não usa a voz como instrumento de trabalho, não há necessidade de expandir esse alcance. Já para aqueles que sonham em cantar profissionalmente, é possível aperfeiçoar a voz, bem como a extensão vocal e o timbre.

Vale dizer que é preciso ter cuidado para fazer essas alterações vocais. Você pode tanto potencializar quanto “estragar” o poder da sua voz. Portanto, sempre busque o apoio de alguém que entenda do assunto, seja um professor de canto ou médico especialista.

O que é extensão vocal

Primeiramente, extensão vocal não é a mesma coisa que tessitura vocal. A extensão vocal se refere ao número de notas que uma pessoa consegue cantar, podendo fazer esforços ou não. Já a tessitura vocal está ligada o que você consegue articular sem esforço de modo que o timbre da voz mantenha a qualidade necessária.

Homens e mulheres não possuem as mesmas classificações para a extensão vocal. Pois o comprimento e a espessura das cordas vocais são fatores determinantes para o alcance da voz.

Sendo assim, mulheres com pregas vocais mais curtas possuem voz mais aguda, ao contrário dos homens que possuem uma voz mais grave, por conta das pregas vocais mais longas.

Para ilustrar melhor, listamos o alcance vocal de algumas divas do pop:

  • Adele: possui uma voz tipo contralto e uma extensão vocal de 2,1 oitavas.
  • Britney Spears: voz soprano e extensão vocal de 2 oitavas.
  • Amy Winehouse: um vozeirão do tipo contralto e uma extensão vocal de 3 oitavas.
  • Beyoncé: voz mezzosoprano com extensão vocal de 3.1 oitavas.
  • Demi Lovato: também mezzosoprano, mas com uma extensão vocal de 3 oitavas.
  • Lady GaGa: voz tipo contralto e extensão vocal de 2,5 oitavas.
  • Rihanna: contralto também, com uma extensão de 2 oitavas.

exercicios-para-fazer-agudos Aumentar a potência da sua voz, exige relaxamento e sutileza.

Principais tipos de extensão vocal

Como dito anteriormente, a alcance da voz muda de acordo com as características de cada pessoa. Abaixo, listamos os tipos de extensão vocal mais comuns entre homens e mulheres, com o nome de alguns cantores famosos para facilitar o entendimento.

  • Baixo: pode começar com Mi, Fá ou Sol 1 e chegar até o Mi, Fá ou Sol 3. Geralmente, pessoas com essa extensão possuem um timbre raro, bem escuro e potente.
  • Barítono: começa em Fá, Sol ou Lá e alcança 2 oitavas, chegando em Fá, Sol ou Lá 3. Mais um tipo masculino, o barítono é reconhecido como uma voz bem grave e volumosa.
  • 2° Tenor: também chamado de tenor lírico, esse tipo de extensão vocal começa em Sol, Lá, Si 1 e vai até Sol, Lá, Si 3. Geralmente, são vozes voz ricas em harmônicos que a anterior e com o timbre mais cheio.
  • 1° Tenor: o alcance pode ir de Lá e Si 1, Dó 2 a Lá e Si 2, Dó 4. É a voz masculina natural mais aguda e fácil de ser encontrada no Brasil.
  • 2° Contralto: uma voz feminina que começa com Mi, Fá, Sol 2 e vai às suas 2 oitavas, Mi, Fá, Sol 4. Em alguns casos, é possível alcançar Ré 4.
  • 1° Contralto: inicia com Fá, Sol, Lá 2 e alcança Fá, Sol, Lá 4. Tanto o segundo quanto o primeiro contralto, são vozes bem escuras e raras.
  • 2° Soprano: inicia no Lá ou Si 2 e tem a habilidade de chegar ao Si ou ao Sol comumente. Conhecida por ser uma voz mais cheia e volumosa.
  • 1° Soprano: quem tem esse essa extensão, consegue notas muito agudas, podendo começar no Lá e Si 2 ou Dó 3 e vai até Lá e Si 4, Dó 5 ou mais. Normalmente, são vozes com volume menor e com facilidade para cantar notas em ritmo rápido.

Para descobrir o seu tipo de voz e a sua extensão vocal, você encontra sites e aplicativos que ajudam. Contudo, a melhor forma de descobrir isso é através de um professor de canto. Pois, as vezes, a diferença entre um tipo e outro é muito sútil e só uma pessoa experiente conseguirá identificar a sua voz e classificá-la corretamente.

dicas-para-expandir-a-voz É exercitando os pilares do canto que se chega à qualidade.

Dicas para aumentar o alcance da voz

Se você sempre sonhou em fazer aquele agudo de deixar todo mundo de queixo caído, saiba que é isso possível. Através de exercícios de técnica vocal, na aula de canto, você consegue para ampliar a sua extensão vocal de forma saudável.

Antes de começar qualquer coisa, é necessário aquecer a voz. Vibrar os lábios e a língua, bocejar e alongar a região do pescoço, são ótimas opções para preparar o aparelho fonador e melhorar a voz.

Também procure relaxar o corpo todo, pois a tensão dificultará a produção de sons de qualidade. Além disso, apoie cada nota com seu diafragma para evitar uma tensão na garganta.

Depois de deixar a voz pronta, comece escolhendo o que você deseja trabalhar, graves ou agudos, pois existe exercícios para cada caso. Feito isso, você pode aperfeiçoar a sua extensão vocal através dos exercícios abaixo.

tipo-de-voz-feminina-masculina As vozes encontradas com maior frequência no Brasil são: Soprano nas mulheres, e Tenor nos homens.

Exercícios para alcançar notas graves

Para conseguir notas mais graves é preciso fazer um abaixamento da laringe, mas com cuidado para que ela não abaixe demais.

  1. Imagine que você está sugando um macarrão espaguete ou uma bebida com canudo, e inspire o ar pela boca até o máximo que conseguir, depois descance. Durante o exercício procure sentir o posicionamento da sua laringe e não esqueça de beber um pouco de água nas pausas para hidratar.
  2. Após realizar o primeiro exercício, você já vai sentir a sua voz mais grave então pode dizer algumas palavras ou sílabas para treinar.
  3. Para finalizar, encontre a sua região grave, com a laringe baixa, e faça alguns vocalises com as sílabas “ba” e “bu”.

Faça, diariamente, dez repetições de cada exercício.

Exercícios para alcançar notas agudas

As notas agudas são mais difíceis de serem alcançadas, se comparadas com as notas graves. Porém, não é algo impossível. Basta estudar e treinar a voz frequentemente. Para os exercícios abaixo, procure manter uma frequência diária, durante dois meses.

  1. Escolha uma nota, pode ser um La 3, e diga “nhé” como se fosse um miado de gato. Comece leve e vá aumentando gradativamente. Depois, faça uma escala descendente falando a mesma sílaba em todas as notas.
  2. Dizer as palavras mala, mela, mila, mola e mula, também pode ser um ótimo treino para alcançar agudos. Escolha uma palavra para começar e fale a primeira sílaba de alguma delas em uma determinada nota e desça livremente segurando a vogal e terminando tudo com a outra sílaba. Seria algo do tipo MA-la.
  3. Faça exercícios para trabalhar a respiração e fortalecer o diafragma.

Para conseguir cantar um agudo de forma afinada, além de treinar, evite levantar a cabeça na hora de cantar e abra a boca suavemente (solte o queixo na hora do agudo).

como-aprende-canto-lirico O canto para ópera reduz a tensão no corpo, desde que seja praticado com segurança.

Como melhorar a extensão vocal para canto lírico

Se tornar um cantor lírico requer dedicação e esforço para cumprir uma série de exigências. Além disso, o trabalho para aumentar a extensão vocal é muito maior do que um canto popular. Segundo o professor de canto Francisco Frias, um cantor de ópera precisa conseguir se sobressair, sem usar microfone, diante de um coro de vozes e de uma orquestra. O cantor deve usar todos os seus recursos para trabalhar a voz ao máximo, mas sem perder a qualidade.

Quem canta em ópera, deve ter um cuidado redobrado com a alimentação, além de eliminar a cafeína, álcool e o cigarro. Também é aconselhável reduzir o consumo de lacticínios antes de cantar. O motivo é que produtos derivados do leite criam excesso de muco que atrapalha a vibração das pregas vocais.

Dicas para quem deseja se tornar um cantor lírico

◊ Para ampliar o alcance da sua voz, faça o seguinte exercício: cante “hum” em uma nota perto da metade da sua extensão vocal, depois desça uma quinta, cantando as notas Dó, Si, Lá, Mi e Fá. Na sequência, aumente o tom gradualmente até chegar na nota mais aguda e confortável.

◊ Treine a sua dicção de modo que você articule bem para pronunciar as palavras de forma clara. Ter uma boa dicção é habilidade importante para um cantor lírico conseguir cantar os clássicos de ópera que, muitas vezes, estão em italiano, alemão e francês.

 

Esse post foi útil para você? Interessado por uma aula de canto? Que tal compartilhar com os amigos?!

Encontre também uma ótima aula de canto online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,25 sob 5 de 4 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Cida marques Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Cida marques
Convidado
Cida marques

Muito bem,conhecimentos,informacoes adquadas para cantar sem estragar a sua voz.