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Exercícios vocais para praticar todos os dias

De Rafaela, publicado dia 08/07/2019 Blog > Música > Canto > Como trabalhar sua voz no quotidiano?

Ao longo dos anos, assim como o nosso corpo, a nossa voz vai mudando. Na puberdade, a mudança fica mais perceptível, principalmente, nos meninos. Durante essa fase, a musculatura da laringe começa a se transformar para deixar a voz mais adulta.

Entre 30 e 40 anos, ocorre uma nova alteração e a voz masculina baixa uma oitava, enquanto a feminina de três a quatro tons. A partir dos 60 anos, as mulheres passam a ter uma voz mais grave, por conta dos hormônios, e os homens começam a falar com uma voz mais aguda, decorrente da perda muscular nas pregas vocais.

“A sua voz é o seu embaixador para o mundo exterior”, afirma o pesquisador Norman Hogikyan

Apesar de ser algo natural, o envelhecimento da voz pode ser acelerado através de diversos fatores externos. Uma noite na balada, por exemplo, com ar condicionado, aglomerado de pessoas, bebidas alcoólicas e música alta, pode ser extremamente prejudicial não só para a sua voz, mas também aos seus ouvidos.

No entanto, é possível chegar à terceira idade com uma voz jovem e saudável, através de pequenos cuidados diários e de exercícios vocais.

Cuidados simples que melhoram a saúde vocal

bocejar-e-saudavel Bocejar ajuda a resfriar o cérebro, melhora a atenção e aquece a voz.

A primeira coisa é que devemos fazer é prestar atenção e evitar os violões da voz presentes no nosso dia a dia. Além de manter uma alimentação saudável e um sono regular para ter uma voz melhor

A nossa voz também envelhece, assim como tudo na vida. Por isso é importante ter alguns cuidados para que a voz se mantenha jovem e sem problemas de saúde, principalmente para quem a usa como ferramenta de trabalho.

  • Alguns amigos da voz:

Maçã e salsão: Alguns alimentos têm função adstringente, o que é ótimo para a limpeza da boca e da garganta, além de trazer sensação de alívio e bem-estar. A mastigação também auxilia na melhora da dicção e da ressonância vocal. “A maçã limpa o trato vocal, por onde passa o som. Com a saliva fina, a voz fica mais precisa”, explica o fonoaudiólogo Juvenal de Moura.

Hidratação: para manter as pregas vocais em boas condições é preciso hidratá-las com águaem temperatura natural. O recomendado é beber 2 litros de água por dia, aproximadamente. Contudo, não adianta beber tudo de uma vez, pois a hidratação deve ser constante ao longo do dia.

“Não adianta tomar dois litros de água de uma só vez, é preciso hidratar o corpo constantemente, e, por consequência, a laringe também ficará hidratada” – explica orientadora vocal do CoralUSP.

Boceje e espreguice: O ato de bocejar e se espreguiçar ajuda a diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros, descentralizando a tensão na região da laringe. Sem contar que é muito bom para dar aquela relaxada.

Durma bem: Dica válida não só para cantar, mas para a vida. Ter um sono regular permite que o corpo e a mente descansem e recarreguem as energias.

Respire observando o diafragma: esse tipo de respiração auxilia a regular o organismo e o sistema nervoso. Respire lenta e profundamente observando o próprio movimento.

  • Alguns inimigos da voz:

Grito: quando gritamos, fazemos com que o ar passe pelas pregas vocais em alta velocidade, podendo chegar em até 80Km/h. O ideal é falar de forma apoiada, usando uma respiração com diafragma. Em geral, evite gritos e cochichos: Nem mais, nem menos. Procure falar normalmente, pois usar a voz em tons diferentes do habitual (alto ou baixo) é necessário um esforço maior, podendo provocar a formação de nódulos.

“O calo acontece quando uma pessoa força demais a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, devido a essa tensão exagerada. Como consequência, a voz fica com um agudo muito irritante e as pessoas perdem até mesmo o fôlego para falar”, explica o otorrinolaringologista José Antônio Pinto.

Riso em excesso: pode até parecer um ato inofensivo, mas a verdade é que ao dar risada, batemos as pregas vocais umas nas outras e isso pode afetar a qualidade da voz, principalmente momentos antes de cantar.

Evite o cigarro: É o maior inimigo da voz e da laringe. Segundo a fonoaudióloga Sônia Salama, com o tempo, a voz se torna mais grave e perde a sua potência.

Atenção ao pigarro: Evite beber leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Essas bebidas aumentam a secreção da garganta, o famoso pigarro, que pode causar um choque nas pregas vocais.

maca-faz-bem-para-voz Mastigar uma maçã ajuda a eliminar a tensão na região do aparelho fonador, preparando a voz de quem vai cantar.

Álcool com moderação: Ao contrário do que muitos pensam, ingerir álcool antes de cantar não faz bem. Pelo contrário, além de ressecar a garganta, o álcool pode criar um efeito anestésico e você pode perder o controle do esforço feito para falar ou cantar, causando um grande desgaste nas pregas vocais.

Esteja atento a: voz rouca por vários dias; voz mais rouca na sexta-feira e de boa qualidade após o descanso no fim de semana; diminuição do volume da voz, gerando esforço para conseguir falar um pouco mais alto; falhas na voz durante as conversas do dia a dia; dor ou desconforto na área do pescoço; ardência na garganta e tosse seca persistente. Todos esses são sinais de que sua voz possa estar sofrendo alguma alteração ou estresse.

Compartilhamos aqui apenas algumas dicas para cuidar da sua voz, contudo é imprescíndivel buscar ajuda de profissionais qualificados, como professores e médicos especializados no assunto.

Exercicios vocais diarios para melhorar a voz

Grave ou agudo, sempre cuide da sua voz A qualidade da respiração depende de como você se exercita

Além de bocejar que é algo simples, existem várias outras atividades para trabalhar a voz no dia a dia. Selecionamos algumas opções:

Exercícios vocais: a técnica vocal

Selecionamos alguns exercícios que podem ser realizados diariamente para fortalecer os “instrumentos” necessários para cantar. Todos podem ser realizados em qualquer momento do seu dia.

1) Para treinar a respiração, fique deitado de costas e inspire (pelo nariz) devagar, movimentando o seu estômago para fora, e conte até 2. Na sequência, expire com os lábios entreabertos, contando até 4. Ao expirar, você deve sentir seu estômago movimentando para dentro. Conforme for progredindo, pode ir colocando peso sobre a barriga para dificultar o exercício e fortalecer o diafragma.

2) Vibre a língua fazendo o som “trrrrr”, como se estive imitando o toque de um telefone. Repita por 3 vezes. Além de trabalhar a língua, vai ajudar a tirar o pigarro da garganta.

3) Vibre intensamente os lábios por no máximo 1 minuto. Descanse. Repita por 3 vezes.

4) Com os dedos apoiados no nariz, vibre a boca e o nariz. Emita um som como se fosse de abelha (hummmmmm) por certa de 1 minuto. Fique 30 segundos em silêncio. Repita o movimento em cinco vezes.

5) Com a boca fechada, aperte os lábios para dentro. Aperte-os um contra o outro com energia por 5 segundos.

6) Para dicção, pronuncie as sílabas:  Mua – Mué – mue – mui – muó – muo – muu e depois fique em silêncio. Repita por 3 vezes.

7) Inspirar e expirar várias vezes lentamente, dizendo as seguintes consoantes: P-B-T-D-G-Q.

coach-para-treinar-voz Um instrutor vocal vai ajudar você explorar o seu potencial de forma correta. Por que não procurar por um professor?

Fonoterapia

Para quem deseja cantar profissionalmente, é recomendado procurar um especialista para que seja feito uma avaliação do estado da saúde vocal.

Ter a ajuda de um especialista em fonoaudiologia é uma excelente opção para fazer correções e melhorias no âmbito da fala (articulação, voz e fluência). Por exemplo, corrigir a fala de pessoas que tem a língua presa ou até modificar a voz, através de exercícios.

Segundo a especialista Maria Lucia, algumas vezes as vozes estão ligadas à tensões fonatórias e podem ser resolvidas facilmente. Além disso, as sessões de fonoterapia ajudam a prevenir problemas futuros.

Cantar diariamente

Quanto mais você praticar, melhor será a sua voz. Por isso, procure cantar pelo 30 minutos por dia, mas sem esquecer de aquecer e desaquecer a voz. Também evite cantar em excesso para não forçar as suas cordas vocais e provocar nós ou fendas.

Além de ser um ótimo exercício para trabalhar a voz, cantar possui vários outros benefícios na vida de uma pessoa. Para as crianças, pode ajudar no processo de alfabetização e desenvolvimento do raciocínio lógico. Para adultos e idosos, o canto ajuda a fortalecer o sistema respiratório, diminui o estresse e melhora a autoestima.

Estudos realizados pela Universidade de Gothenburg (Suécia), mostram que cantar com os amigos ou em coro, pode ajudar na saúde de nossos corações.

Importante dizer que se estiver resfriado ou doente, procure fazer o oposto e poupe a sua voz. Inclusive, fazer um repouso vocal – ficar em silêncio – de 5 a 10 minutos por hora, contribui para a saúde da voz.

Treinar o ouvido

Ter um ouvido afinado é tão importante quanto ter uma voz boa. Ambos se complementam. Para aprimorar a percepção auditiva, você vai precisar ter paciência e foco, estudar a teoria musical antes e estar relaxado em um lugar tranquilo.

Praticando a escuta sempre que puder, você conseguirá desenvolver habilidades que vão ajudar a ter uma voz afinada e mais agradável.

cantar-faz-bem-pra-saude-vocal “O canto é um excelente exercício para manter a voz jovial”, explica a fonoaudióloga Elizabeth Amin

Exercicios para cantar bem: o top 10

A voz de um cantor deve ser exercitada sempre, seja em aulas de canto ou em casa, para manter e aperfeiçoar as técnicas de canto. Por isso, selecionamos uma bateria de exercícios que devem ser praticados diariamente.

1) Controlando a respiração

Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.

2) Aquecendo a voz

Usar técnicas vocais antes de soltar a voz, permite que você produza sons com mais qualidade. Selecionamos dois exercícios bem simples, porém muito eficazes para relaxar a musculatura. Comece com um exercício o qual você vai deixar a língua encostada no céu da boca para vibrar como se estivesse falando “trrrr”. Na sequência, faça vibrações com os lábios, dizendo “brrr”, até o ar acabar. Para ambos exercícios, procure deixar o abdômen retraído.

3) Desaquecendo a voz

Exercícios de desaquecimento, são ótimos para trazer a voz ao seu estado normal e para relaxar o corpo. Para descansar a laringe, você pode beber água, em temperatura ambiente, e bocejar umas 10 vezes. Feito isso, tente deixar a voz em repouso e faça uns 20 minutos de silêncio.

4) Trabalhando a afinação

Se você não quer ser chamado de “voz de taquara rachada”, você deve praticar as técnicas vocais. É a melhor forma de regular a afinação da sua voz.

Inicie o trabalho encontrando o seu tom ideal para cantar uma canção de sua preferência. Procure repetir a mesma música várias vezes, com a versão original de fundo. Depois treine os trechos mais difíceis separadamente para conseguir cantar certo. Por fim, grave a sua cantoria para analisar o seu desempenho.

treinando-tecnicas-vocais “A voz é o eco da alma” – Pitágoras

5) Aperfeiçoando a dicção

Ter uma dicção vai te ajudar a cantar de forma mais clara e compreensível. Inclusive, para quem deseja se tornar um cantor de ópera, é essencial ter uma boa pronúncia.

Em exercícios de dicção, você irá trabalhar as articulações responsáveis para falar as palavras. Um bem fácil é segurar um lápis com boca e dizer o seguinte texto:

“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”.

O ideal é repetir o texto, diariamente, em vários ritmos (lento, médio e rápido).

6) Dominando a técnica do “som nasal”

Os sons nasais ajudam a reduzir a tensão do aparelho fonador, funcionando como um facilitador de projeção da voz. Para dominar essa técnica, basta bloquear o nariz de leve, fechar o lábios, contrair o abdômen e fazer um som de “M”.

7) Liberando a voz

As vezes, a voz parece estar bloqueada ou “presa”. Nesse momento, você pode fazer um exercício para liberá-la. Para começar, fique encolhido com joelhos dobrados e braços em volta do seu corpo. Depois, mantenha a respiração, a pélvis e o diafragma no meio. Para finalizar, respire e se estique rapidamente, como se estivesse se espreguiçando, e solte a voz dizendo “UGH”, de forma bem profunda.

8) Relaxando o corpo

Tensão muscular não faz bem para o canto, por isso é aconselhável fazer exercícios de relaxamento antes de soltar a voz. Algumas atividades eficazes são: girar a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo, e para cima e para baixo; fazer caretas procurando usar todos os músculos do rosto; e dizer as vogais A-E-I-O-U de maneira bem articulada, forçando o diafragma.

9) Fortalecendo o diafragma

Um diafragma fortalecido é a base para cantar bem. Portanto procure executar diariamente os seguintes exercícios: 1) Imagine que você está ofegante e respire como se fosse um cachorro cansado; 2) Finja que está bebendo algo, sugando um pelo canudinho. Para ambos, mantenha os ombros e o peito parados.

10) Usando os vocalises

Para condicionar as pregas vocais, através de exercícios de vocalise, você escolhe uma música e começa a cantar de acordo com o ritmo, mas usando uma combinação de consoante e vogal. Por exemplo, você pode combinar “mi-mi-mi” ou “na-na-na”.

praticas-para-ganhar-agudos-e-graves Cada pessoa nasce com uma extensão vocal fixa e a alteração dela sem técnica pode estragar a voz.

Curiosidades da voz humana

◊ Normalmente, acordamos com a voz mais grossa, sobretudo os homens, por conta de um edema fisiológico. Como relaxamos as pregas vocais durante a noite, elas acabam ficando inchadas, igual os olhos. É algo natural e normal que vai diminuir com o passar das horas.

◊ A frequência do timbre da voz pode variar entre 50 e 3400Hz.

◊ No período renascentista, os médicos acreditavam que a voz era produzida pelo coração. Nessa mesma época, o estilo coral polifônico a “capella” atingia o seu apogeu.

◊ Um estudo mostrou que mulheres de voz mais aguda são atraídas por homens com a mesma característica, e mulheres com voz mais grossa também preferem homens com tom mais grave.

◊ A voz de uma pessoa falando normalmente não passa de 70 decibéis.

◊ Na época da TPM, é comum as mulheres ficarem com a voz mais grave, por conta do hormônio chamado estrôgrenio. O motivo é que este hormônio é responsável pelo inchaço do corpo, incluindo os músculos das pregas vocais.

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Aulas de canto

Profissional de música precisa de treino Para conhecer suas possibilidades vocais, é melhor procurar o conselho de um professor cantor.

Hoje em dia, ficou muito mais fácil adquirir conhecimento em algo. Bastar fazer uma busca na internet que você encontrará diversos sites falando sobre o assunto. Para aprender a cantar, não é diferente e existem muitos blogs compartilhando dicas e materiais para estudar canto. No entanto, ter a orientação direta de alguém experiente faz toda a diferença na sua evolução.

Diversos artistas, mesmo após a fama, buscam ajuda de profissionais da voz para continuar se aperfeiçoando.

Com as aula de canto, você descobrirá que a arte de cantar é muito mais complexa do que parece. Para se tornar um cantor profissional é preciso trabalhar a postura corporal, a respiração e todo o aparelho fonador, composto por: nariz, pulmões, traqueia, laringe, lábio, dentes, palato, alvéolos e língua.

A grande vantagem de fazer aula de canto com um professor é a possibilidade de ter alguém para ensinar e te acompanhar em exercícios, principalmente naqueles que exigem mais cuidado para executar, como de extensão vocal.

Além do mais, uma pessoa técnica é capaz de identificar os seus pontos fortes para potencializá-los, e os pontos fracos para serem ajustados.

Às vezes, nos perguntamos por onde começar! Um professor está lá para isso, mas para saber se o seu método é bom, é melhor saber o que ele deveria ensinar. Algumas dicas que ele deve dar logo no início:

  • Noções básicas de boa higiene vocal: dê preferência às bebidas à temperatura ambiente, beba bastante água, especialmente durante aulas, ensaios e concertos, evite fumar e beber álcool.
  • Respiração abdominal: aprender a respirar é obrigatório para cantar bem, para não se esgotar e especialmente para alcançar as notas corretamente.
  • A arte de cantar com todo o seu corpo: vocalizações e certos exercícios físicos são particularmente adequados para este ponto.
  • O básico do funcionamento da voz humana: conhecer melhor o corpo e a anatomia é essencial para dominar o instrumento vocal!

Assim, aprender a cantar não é feito simplesmente pelo ato de cantar! Muitos exercícios irão ajudá-lo a melhorar sua voz. E alguns destes exercícios terão funções diferentes:

  • Fortalecer os músculos de suporte: diafragma, abdominais,assoalho pélvico.
  • Relaxar o aparelho fonador,
  • Corrigir sua voz,
  • Ajustar sua postura,
  • Melhorar sua projeção de voz
  • Exercitar sua dicção e aprender as noções de acentos tônicos,
  • Sincronizas sua voz com seus objetivos…

atividades-que-melhoram-a-voz Cantar tonifica os músculos faciais, deixando o rosto com aparência jovem e vigorosa.

Em suma, descubra os benefícios de fazer uma aula de canto:

  • Para maximizar seu potencial vocal: aprender a dominar sua voz permite que você desenvolva outras facetas do seu tom,
  • Tenha um curso personalizado: o professor está lá apenas para você, para responder às suas necessidades e suas dificuldades,
  • Cronograma mais flexível: datas e horários são acordados com o professor com antecedência e você não precisa estar em um lugar no mesmo dia, sempre no mesmo horário, além de poder optar por aulas presenciais ou aulas de canto online,
  • Cria um relacionamento especial: o clima de confiança estabelecido entre seu professor e você é benéfico para o seu progresso,
  • Para dominar seus medos: muitas vezes, temos medo de cantar na frente das pessoas, mesmo de sua própria família! Nos falta autoconfiança por falta de experiência. Um curso específico pode ajudar a dar o próximo passo.
  • Para se sentir bem: a música suaviza o peso do dia a dia, não é mesmo? O que melhor que cantar para se sentir mais relaxado?
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Lucas Silvaa97Louizy CostajavierAlexandreligia Recent comment authors
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Gustavo Adorador
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Gustavo Adorador

Conteúdo completíssimo, Já sabia de algumas coisas, mas aprendi muito tbm, obgd pela qualidade do seu material ele vai me ajudar bastante!❤

cell
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cell

legal

Matilde
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Matilde

Muito bom.

Airton Oliveira Milatias
Convidado
Airton Oliveira Milatias

Adorei as explicações. Tenho um hiato nas cordas vocais e um fono falou pra descansar pra poder cantar. Então percebi que qto menos cantava , mais dificuldades eu sentia pra cantar, agora faço exercícios e canto regularmente. Obrigado

ligia
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ligia

Obrigada, conteúdo completo, super simples!!!!!!!

Alexandre
Convidado
Alexandre

muito bom !

javier
Convidado
javier

Muito boa a materia, parabens!
Há quatro anos eu perdi a voz quando divorciei, acho que foi uma surra emocional tão grande que acabou afetando minha faringe.
Hoje após muito esquentamento eu consigo atingir um Fa# ou até um Sol# (sou homem) porem nunca mais com a segurança e a beleza que eu conseguia (modestia aparte).
Descobri há um ano atras que esquentando a voz sempre, todos os dias, eu estou progredindo na minha cantoria paulatinamente, será que voltarei atingir aqueles tons altos? who knows…
Obrigado
Javier, Salvador

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Obrigada pelo feedback!
Espero que em breve você consiga atingir os tons desejados muito em breve.

Lucas Silvaa97
Convidado
Lucas Silvaa97

ótimo conteúdo muitíssimo obrigado por compartilhar com a gente.