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Como se preparar para cantar profissionalmente?

De Rafaela, publicado dia 20/09/2017 Blog > Música > Canto > Técnicas de voz: 10 Top exercícios

Sabe aquelas pessoas que cantam de forma desafinada ou com a voz trêmula? Então, são pessoas que ainda não dominam, ou não conhecem, as técnicas vocais e seus diversos processos ou não tiveram a oportunidade de fazer uma aula de canto. A técnica vocal envolve uma séries de movimentos fisiológicos, ordenados e sistematizados, utilizados com a finalidade artística.

Quando estudamos sobre técnica vocal, adquirimos conhecimento sobre: características do som (altura, intensidade, timbre); funcionamento dos aparelhos respiratório e fonador; propriedades da voz, além de técnicas de respiração e vocalizes. Ainda aprendemos a perceber os sons e saber reproduzi-los.

Para começar a trabalhar a voz, selecionamos 10 exercícios para serem praticados por iniciantes e profissionais. São técnicas vocais que vão te ajudar a aumentar a extensão vocal, regular a afinação, melhorar articulação e impostação da voz.

1. Controlando a respiração

A respiração é um dos itens mais importantes no canto, pois está relacionada com a afinação, colocação e volume da voz e a resistência do cantor. Por isso é essencial ter um bom condicionamento físico (ter fôlego para cantar rs) e uma respiração controlada.

Para começar a trabalhar a sua respiração, temos um exercício fácil e simples:

Primeiro passo é deitar de costas e colocar um livro em cima da sua barriga. Procure inspirar (pelo nariz) e expirar sem movimentar muito o livro. Imagine que o seu diafragma é uma bexiga que você deve encher, inspirando como se estivesse cheirando uma flor. Para expirar, solte o ar como se estivesse soprando uma vela.

preparacao-vocal “Aperfeiçoar-se na arte do canto é encontrar sua voz e ser ouvido sem a necessidade de um megafone” – Fonte: visualhunt.com

2. Aquecendo a voz

O aquecimento prepara os músculos vocais para um melhor desempenho e contribui para a prevenção de lesões. Exercícios para aquecer a voz podem ser praticados não apenas por quem canta, mas por todas as pessoas que precisam da voz para trabalhar. Além disso, essa técnica faz toda a diferença para quem faz exercícios visando aumentar a sua extensão vocal.

Antes de começar, alinhe a sua postural corporal. Se estiver levantado, mantenha os pés bem apoiados no chão, os ombros abertos e para trás e mantenha a cabeça erguida. Se estiver sentado, a única coisa que muda em relação ao anterior, são costas na cadeira de forma alinhada.

Preparado, repita 3 vezes cada exercício abaixo:

  • Inspire e solte o ar lentamente, como uma baforada ou um “A” sussurrado, até o ar acabar. Retraia o abdômen devagar e relaxe a garganta;
  • Inspire e produza uma vibração com a língua, em “Trrrrr“, soltando o ar e sentindo a vibração da língua no céu da boca, sempre retraindo o abdômen devagar e controlando o ar;
  • Inspire e faça uma vibração com os lábios, em “Brrrr“, até o ar acabar, trabalhando abdômen também;
  • Inspire e emita o som “DZ“, com a ponta da língua encostada nos dentes da frente na parte superior. Faça até o ar acabar e não esqueça de trabalhar o abdômen.

3. Desaquecendo a voz

Depois de cantar, você fazer alguns exercícios que ajudam a relaxar o corpo e trazer a voz para o estado normal. Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”;
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações;
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe;
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar;

Tanto o aquecimento quando o desaquecimento são importantes para quem trabalha a voz diariamente.

aquecendo-desaquecendo-voz Aquecimento e desaquecimento vocal são procedimentos essenciais para manter a saúde vocal.

4. Trabalhando a afinação

Todos nós somos capazes de emitir vários tipos de vozes. De acordo com cada situação, nós podemos mudar completamente a qualidade da nossa voz. Por exemplo, fazer uma voz mais fina ou mais grossa. A aula de canto é ótimo para isso.

Se conseguimos ter consciência e controle dessas variações, fica muito mais fácil na hora de cantar e de apresentar a voz de acordo com a música. Algumas pessoas podem fazer isso naturalmente, mas também é possível adquirir uma boa afinação através de exercícios vocais e treinamento auditivo.

Como melhorar a afinação:

  • Comece encontrando o tom ideal para você. Isso vai te ajudar a manter a afinação durante a música;
  • Cante várias vezes a mesma música, junto com a gravação original;
  • Treine separado os trechos mais complicados;
  • Faça gravações suas cantando a música.

Importante dizer que cantar com corpo tenso não ajuda. Músculos contraídos prejudicam a produção da voz e, consequentemente, a afinação. Além disso, deixe a timidez de lado e solte a voz.

 

5. Aperfeiçoando a dicção

Os exercícios se parecem com aqueles que aprendemos quando estávamos na escola, mas o fato é que eles podem ajudar a trabalhar a voz. Uma boa dição permitirá a pronúncia das palavras de forma clara e compreensível.

Com um pequeno objeto, que pode ser um lápis, colocado apenas 1 cm dentro da boca, leia frases diversas, rimas e travas-línguas. Leia num ritmo normal, lento e rápido.

“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”

 

6. Dominando a técnica do “som nasal”

O som nasal é fácil de ser percebido, pois é aquele som que emitimos quando dizemos a letra “M” com os lábios fechados. É um tipo de som que ajuda a reduzir a tensão da laringe e da faringe.

Para trabalhar o som nasal, você bloqueia o nariz (sem pressionar muito alto ou muito forte), contrai seu abdómen e produz um som. Em seguida, desbloqueie seu nariz.

liberando-a-voz É exercitando a técnica vocal que se chega à qualidade. Jamais forçando a voz.

7. Liberando a voz

Alguns exercícios podem ajudar a soltar a voz, principalmente quando parece que ela está bloqueada ou “amarrada”. Para esses casos, sente-se agachado, com joelhos dobrados e braços em volta do seu corpo. A ideia é ficar parecendo um nó, todo encolhido. Depois, segure a respiração e os órgãos vocalizadores no centro (pélvis e diafragma). Por fim, respire e se estique rapidamente, como se estivesse se espreguiçando, e solte a voz dizendo “UGH”, de forma bem profunda.

Descanse por um minuto e depois repita o exercício por até dez vezes.

 

8. Relaxando o corpo

Como comentado anteriormente, ter os músculos contraídos atrapalha o seu desempenho vocal. Para evitar problemas, realize alguns exercícios de relaxamento.

  • Gire a cabeça para o lado direito e para o lado esquerdo;
  • Movimente a cabeça para cima e para baixo;
  • Faça caretas procurando usar todos os músculos do rosto;
  • Articule dizendo as vogais A/E/I/O/U, forçando o diafragma.

 

9. Fortalecendo o diafragma

Respirar usando o diafragma, permite que você tem tenha um timbre melhor. Abaixo, três exercícios ideais para quem quer fortalecer o diafragma:

  • Imagine que você está ofegante e respire como se fosse um cachorro cansado;
  • Finja que está bebendo algo, sugando um pelo canudinho;
  • Mantenha seus ombros e seu peito parados, e expire com força, como se estivesse fazendo um grande esforço.

Para todos os exercícios, mantenha os ombros e o peito parados, e a mão sobre a barriga para verificar se está realmente usando o diafragma corretamente.

 

10. Usando os vocalizes

Vocalise é um trabalho ao redor da vogal, em oposição às consoantes. Também conhecido como exercícios vocais, é utilizado para condicionamento das pregas vocais e desenvolvimento de determinadas habilidades na voz.

Para fazer é simples também. Você escolhe uma música e começa a cantarolar, seguindo o ritmo, mas usando uma combinação de consoante e vogal. Por exemplo, você pode combinar “mi-mi-mi” ou “na-na-na”. O grande segredo deste exercício é a repetição.

hidratando-a-voz-com-agua “Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia”, aconselha a fonoaudióloga Thays Vaiano.

Dicas para cuidar da saúde da voz

A nossa voz também envelhece, assim como tudo na vida. Por isso é importante ter alguns cuidados para que a voz se mantenha jovem e sem problemas de saúde, principalmente para quem a usa como ferramenta de trabalho.

Listamos alguns itens que merecem atenção, assim como os exercícios antes e depois de cantar:

Hidratação: para manter as pregas vocais em boas condições é preciso hidratá-las com água, em temperatura natural. O recomendado é beber 2 litros de água por dia, aproximadamente. Contudo, não adianta beber tudo de uma vez, pois a hidratação deve ser constante ao longo do dia.

Boceje: O ato de bocejar e se espreguiçar ajuda a diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros. Sem contar que é muito bom para dar aquela relaxada.

Atenção ao pigarro: Evite beber leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Essas bebidas aumentam a secreção da garganta, famoso pigarro, que pode causar um choque nas pregas vocais.

Durma bem: Dica válida não só para cantar, mas para a vida. Ter um sono regular permite que o corpo e a mente descansem e recarreguem as energias.

Evite gritos e cochichos: Nem mais, nem menos. Procure falar normalmente, pois usar a voz em tons diferentes do habitual (alto ou baixo) é necessário um esforço maior, podendo provocar a formação de nódulos.

“O calo acontece quando a pessoa força demais a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, devido a essa tensão exagerada. Como consequência, a voz fica com um agudo muito irritante e as pessoas perdem até mesmo o fôlego para falar”, explica o otorrinolaringologista José Antônio Pinto

Evite o cigarro: É o maior inimigo da voz e da laringe. Segundo a fonoaudióloga Sonia Salama, com o tempo, a voz se torna mais grave e perde a sua potência.

Seja amigo da maçã: Essa fruta tem função adstringente o que é ótimo para “limpar” a garganta, além de trazer sensação de alívio e bem-estar.

Álcool com moderação: Ao contrário do que muitos pensam, ingerir álcool antes de cantar não faz bem. Pelo contrário, além de ressacar a garganta, o álcool pode criar um efeito anestésico e você pode perder o controle do esforço feito para falar ou cantar, causando um grande desgaste nas pregas vocais.

Compartilhamos apenas algumas dicas para cuidar da sua voz, contudo é imprescíndivel buscar ajuda de profissionais qualificados, como professores e médicos especializados no assunto.

Gostou dos exercícios de técnica vocal? Se tiver algum outro, compartilha conosco!

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JONAS NOVAIS
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MUITO BOM

Fernanda
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Como assim e muito bom?

Pablo samuel
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Pablo samuel

Legal
Gostei

Camila
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Camila

Muito bom me ajudou muito obrigado

Sara Luiza
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Sara Luiza

Muito bom, dicas valiosíssimas !!

Daniel Mayer
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Daniel Mayer

Ola sou professor de canto. Amei oa exercicio. Alguns ja fazem parte do meu dia a dia outros vou fazer se tornar rotina. Tem um exercicio para abrir a garganta. É simples. Abra a boca como se estivesse bocejando a lingua na parte de baixo contraida atras. Deixe o ar entrar e depois libere lentamente. Faça isso 3 sequencias de 5 bocejos.

Geisy
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Geisy

Parabens por esse blog. Foi de muito proveito para mim. OK!

Ducineide Silva
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Ducineide Silva

Quero agradecer por este lindo trabalho foi de grande ajuda.
Que Deus continue abençoando e vos dando sabedoria.
Para trazer mais conhecimentos.
Sou Ducineide silva compositora gospel, e começando a cantar.
Gostaria de obter mais ajuda .
087 988447163.
Obrigada

renata
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renata

muito bom…. gostei das dicas

Lane Castro
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Lane Castro

Amei esse exercício me ajudam bastante

André
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André

Bem legal!! Parabéns por compartilhar essas super dicas!

larissa
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larissa

muita bacana

Gloria
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Gloria

Muito boa as dicas. Amei .Parabéns

Joao marcos
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Joao marcos

Exelente vou treinar tudo iss p vida toda

Fernanda
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Fernanda

Gosteiiiiii

Tafnes
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Tafnes

Site muito bom com ótimas dicas para quem canta. Obrigada pela grande ajuda.

Cybelle Dib
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Cybelle Dib

Ótima leitura ! Dicas incríveis para fonoaudiologos

widemblam paes
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widemblam paes

muito bom explicações ótima postem mais vale apena.

Agnes Fernandes Hygino Ribeiro
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Agnes Fernandes Hygino Ribeiro

Olá

mikael antonio
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mikael antonio

meu sonho e ser cantor de rap ,mas minha voz tenho que trabalhar nela se Deus quiser eu consigo