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Guia para perder peso com aulas de dança

De Camila, publicado dia 19/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como emagrecer dançando

Definir os músculos, perder peso rapidamente, ter uma barriga reta, queimar calorias, ter uma vida mais saudável… Esses são apenas alguns dos vários objetivos de quem pratica exercícios físicos. Se o seu desejo maior é o de emagrecer, então você já deve estar ciente que apenas uma dieta não é o suficiente: você também deve se exercitar com frequência.

Muitos tipos de exercícios físicos costuma ser longos, cansativos e, às vezes, até muito restritivos. Atividades como a dança podem, no entanto, revelar-se como boas alternativas para a perda de peso rápida e de maneira divertida. O entusiasmo por essa prática física se torna cada vez mais difundida ao longo dos anos! Seja através de aula de dança online ou presencial, aula de hip hop, aula de zumba, aula de dança do ventre ou ainda aula de samba ou aula de forró, o que importa é que você coloque o seu esqueleto para mexer de maneira agradável e eficaz.

Mas, então, como como adotar a dança como alternativa para emagrecer de maneira eficiente? É exatamente isso veremos nessa matéria preparada pelo Superprof especialmente para você, futuro dançarino!

Queimar calorias dançando zumba

Fazer zumba sozinho pode ser tão eficaz quanto nas aulas de dança em grupo. Fazer zumba em casa ou com um professor particular é uma boa alternativa para quem não pode ir à academia.

“Dançarinos são atletas de Deus”
Albert Einstein

Para praticar esportes, tonificar os músculos e perder os quilos a mais sem sofrer com programas de emagrecimento, a zumba é a atividade física ideal!

Quer saber como conseguir queimar gorduras dessa maneira? Então confira todas as nossas dicas sobre aulas de dança de zumba para emagrecer!

Zumba: dança que emagrece o corpo inteiro

Como muitos esportes, a zumba é uma dança ideal para perder peso e tonificar os músculos. No entanto, assim como toda atividade física, é preciso saber como praticá-la corretamente.

Uma dança lúdica!

Combinando um caráter lúdico e esportivo, podemos aproximar a zumba da aeróbica, pois os gestos estão intimamente ligados à música. Tal “swingue” é exatamente o segredo dessa dança, já que além de tonificar todo o corpo de maneira uniforme, ela ainda permite um gasto de energia muito alto em um curto espaço de tempo, contribuindo, assim, para a perda rápida de peso.

Quantas calorias são gastas em uma aula de zumba?

Uma sessão de zumba padrão queima por volta de 500 calorias (claro que tudo depende do seu comprometimento com a aula danca!). O segredo desta dança em particular é que ela funciona por intervaloou fração de exercícios. Ou seja, uma aula de zumba oscila entre momentos de calmae momentos muito dinâmicos.

Aproveitar a zumba para trabalhar os músculos

A zumba é um esporte completo que permite tonificar e obter músculos graças a uma intensa sequência de movimentos. Ou seja, uma ótima maneira de fazer uma boa musculação sem precisar ficar sofrendo naqueles aparelhos monótonos da academia!

Bom, você não se transformará em nenhum Rocky Balboa do dia para a noite. No entanto, será capaz de esculpir seu corpo aos poucos, sem nem mesmo perceber! Nada mal, não é mesmo?

Fazer zumba em casa também emagrece

Para muitos, é praticamente impossível se dirigir à academia na hora dos cursos, seja por causa de uma agenda tumultuada ou pela distância entre trabalho / casa e escola de dança. Se esse é o seu caso, então existe ainda uma alternativa para que você possa começar hoje mesmo a se dedicar às aulas de zumba: optar por seguir sessões dentro da sua própria casa!

A facilidade das posturas é um dos motivos pelos quais a zumba pode ser prontamente praticada em casa. Sendo assim, adotar as posições corretas e obedecer às técnicas apresentadas durante as aulas online ou através de video é essencial.

Alguns exercícios básicos de zumba para emagrecer

  • Afaste os pés um do outros, levante os braços e vire-os sobre a cabeça;
  • Dobre os joelhos e dê pulinhosrápidos para trabalhar as coxas;
  • Com as pernas separadas, abra os braços e traga-os de volta, seguindo o ritmo da música;
  • Lance o braço direito de um lado levantando o pé esquerdo e faça o mesmo com o pé e o braço opostos,
  • Pule sem sair do lugar, cada vez mais rápidos, sempre seguindo o ritmo da música.

Zumba e dieta: ótima associação para perder peso

Diariamente, é necessário dar preferência ao consumo de alimentos saudáveis, pois só assim você verá o fruto dos seus esforços no curso da zumba. Dentre esses alimentos, encontramos:

  • Vegetais verdes;
  • Carne branca;
  • Peixe;
  • Mel ou xarope de agave para adoçar sobremesas;
  • Frutas secas e oleaginosas (na hora dos petiscos);
  • E muito mais!

RESUMO

Resumindo, a zumba, além de ser uma dança completa, é um esporte de verdade! Entre sequências com tempos calmos e movimentos mais dinâmicos, ela permite que o corpo se solte e, ao mesmo tempo, defina seus músculos e faça com que você perca peso. Tudo isso se divertindo muito, é claro!

Com qual frequência dançar para perder peso?

Emagrecer dansando é muito mais prazeroso para muitos! Individual, em dupla, em trio ou em grupo: a dança é um ótimo exercício físico para perder peso.

Ficou interessado em se matricular em uma aula de dança, mas não sabe quantas vezes por semana precisa praticar essa atividade animada para conseguir realmente obter o resultado desejado? Então confira as nossas dicas sobre a frequência das aulas de dança para emagrecer efetivamente!

Perder peso com a dança: defina o seu ritmo de acordo com o seu objetivo

Entre os objetivos que podem ser atingidos com aulas de dança, encontramos:

  • Emagrecimento;
  • Redução dos quadris;
  • Aumento dos glúteos;
  • Perda de poucos quilos;
  • Construção muscular;
  • Perda de muita gordura;
  • Etc.

Para uma perda de peso significante, o ideal seria a adesão a um ritmo de aula com mais de 3 sessões de dança por semana ao invés de extensivas sessões de musculação, por exemplo.

Emagrecer dançando: associe prática ao estilo de vida para encontrar um bom ritmo

A dança, seja ela qual for, além de ser uma atividade física de verdade, também é um hobby, um prazer. A escolha de praticá-la para emagrecer é uma ideia muito boa. O peridiocidade com a qual as sessões são feitas deve ser levada em conta, já que ela deverá ser um pouco mais alta do que as idas à sala de musculação na academia. No entando, tal tarefa será fácil, pois nada melhor do que malhar e se divertir ao mesmo tempo!

Perder peso dançando: encontre o seu ritmo de acordo com a sua motivação

A dança é uma prática que requer muita paixão, além de técnicas específicas para cada modalidade. Uma dança clássica exige muito mais rigor do que uma zumba, por exemplo. Esta última tendo muito mais chances de ser mais divertida e mais focada no treino aeróbico e cardiovascular. Motivar-se a perder peso também significa saber escolher a dança certa para conseguir alcançar seus objetivos.

Emagrecer com o tipo de dança que se adapta ao seu ritmo

Preparamos uma lista com o que cada dança pode contribuir para o seu corpo, de acordo com a parte que você deseja trabalhar e definir e / ou emagrecer:

  • Dança Clássica -> curvas e postura;
  • Dança Africana -> culote e quadris;
  • Dança Oriental -> cintura e quadril;
  • Jazz Moderno -> silhueta em geral;
  • Sapateado -> glúteos.

De qualquer forma, se o seu objetivo é perder barrigaperder peso rapidamente, perder gordura ou transpirar a camisa em geral, então a dança pode ser a escolha ideal. Ela oferece um grande gasto energético a cada sessão, independente do ritmo. Para perder peso o mais rápido possível, recomendamos uma média de 3 sessões por semana, mas tudo dependerá dos critérios mencionados desde o início desta matéria.

RESUMO

Resumindo, a peridiocidade da prática de dança a ser adotada para se perder peso de maneira eficaz não pode ser estabelecida como uma constante, pois ela depende de muitos critérios, tais como:

  • Seu estilo de vida;
  • Sua construção física;
  • Seu tempo;
  • Suas preferências;
  • Sua motivação;
  • Seu objetivo.

Quantas calorias perdemos em uma aula de dança?

Vamos te mostrar como emagrecer praticando aulas de dança. Quer saber como perder peso dançando?

Refeições equilibradas e não necessariamente restritiva são a chave para emagrecer mantendo a saciedade, pois não ter que passar fome também é muito importante!

Sendo assim, preparamos algumas dicas importantes que te permitirão perder calorias facilmente através da dança, sem necessariamente precisar aprender a dançar como um profissional!

A dança realmente faz você perder peso?

Em média, a dança é capaz de gerar um gasto calórico de 200 a 600 calorias em 1 hora de prática. Tal quantidade é super relevante, especialmente quando começamos uma aula de dança sabendo que perderemos no mínimo 300 calorias em um única sessão! A motivação diante desses números é muito importante para quem antes se encontrava desmotivado a fazer outros tipos de exercícios físicos como a musculação, entendiante para muitos.

Aqui está uma comparação do quanto se perde por 1 hora de prática de cada um dos exercícios abaixo:

  • Dança -> 350 calorias;
  • Caminhada lenta (3 km/h) -> 200 calorias;
  • Caminhada acelerada (6 km/h) -> 300 calorias;
  • Jogging (10 km/h) -> 600 calorias;
  • Bicicleta (20 km/h) -> 300 calorias;
  • Natação (25 m/min) -> 330 calorias;
  • Aeróbica -> 460 calorias;
  • Musculação -> 300 calorias;
  • Hidroginástica -> 250 calorias.

Frequência das sessões de dança: um fator importante

Um ponto importante que não deve ser negligenciado durante as aulas de dança é a regularidade das sessões.

Aqui está uma tabela mostrando a perda de peso das sessões de dança de acordo com o ritmo, com sessões de 1 hora por semana, durante 1 mês:

Tipo de dançaPessoa de 50 kgPessoa de 60 kgPessoa de 70 kgPessoa de 80 kg
Dança lenta (1x / semana)0,07 kg0,08 kg0,10 kg0,11 kg
Dança lenta (2x / semana)0,14 kg0,17 kg0,20 kg0,22 kg
Dança moderada (1x / semana)0,09 kg0,11 kg0,13 kg0,15 kg
Dança moderada (2x / semana)0,19 kg0,22 kg0,26 kg0,30 kg
Dança acelerada (1x / semana)0,12 kg0,14 kg0,16 kg0,19 kg
Dança acelerada (2x / semana)0,23 kg0,28 kg0,33 kg0,37 kg

Perda de calorias por tipo de dança

O número de calorias que se perde durante uma sessão de dança bem executada varia de acordo com o tipo de dança praticada. Se lançar em uma dança latina por uma hora faz perder muito mais peso do que balançar-se timidamente em uma boate ou convidar sua avó para dançar no baile da casa de idosos, po exemplo (mesmo este último sendo algo muito carinhosos de se fazer!).

Em média, a dança de salão mais lenta gasta entre 150 e 220 calorias, enquanto a mais rápida queima entre 250 e 320 calorias por hora. Se o seu objetivo é perder calorias rapidamente, então é melhor optar por uma dança mais enérgica como ZumbaKizomba ou Quick Step, se você tiver um par para dançar com você.

Estabelecer um programa para perder o máximo de calorias

Dois elementos são essenciais para perder calorias ao colocar as coreografias dançantes em prática: treinos e dieta.

Praticar esportes pode queimar calorias, esculpir o corpo e aumentar seu metabolismo, mas se o esporte é o único elemento na equação, você não terá sucesso. Os atletas costumam dizer que em suas atividades, 30% são jogados no exercício e 70% no prato!

Quais músculos trabalhamos na aula dança?

As danças de rua são muitos completas enquanto exercícios físicos. O hip hop é uma dança que trabalha vários músculos do corpo!

Chegou a hora de conferir algumas dicas para te ajudar a descobrir os músculos que são trabalhados nas aulas de dança, além de descobrir algumas informações importantes para aqueles que desejam esculpir o corpo de maneira eficiente enquanto dançam!

Os efeitos da dança na parte superior do corpo

Mesmo que a dança, em geral, não demande muito dos músculos da parte superior do corpo, podemos notar que algumas partes podem acabar sendo bem trabalhadas, como as costas e os abdominais.

Dançar define o abdômen?

Dançar constntemente pode sim resultar na definição ds músculos abdominais. Isso porque são eles que possibilitam a flexão e a rotação do tronco, um recurso indispensável para qualquer tipo de dança!

Ombros, braços e antebraços na dança

Pouco esforço é demandado dos ombros, braços e antebraços durante a maioria dos tipos de dança, o que resulta em uma utilização branda dos músculospresentes nessas partes do corpo. No entanto, algumas categorias precisam de braços fortes, tais como o break dance ou hip hop. Se você decidir se dedicar a alguns desses ritmos durante suas aulas, então poderá trabalhar com mais intensidadeessas três partes superiores do corpo.

Membros inferiores, foco principal da dança

A dança em geral trabalha principalmente a parte inferior do corpo, ou seja, os glúteos, as coxas e as panturrilhas!

Músculos trabalhados de acordo com o tipo de dança

Abaixo mostramos como a dança fortalece os músculos inferiores, tais como os glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas.

Glúteos

Indo de cima para baixo, os glúteos são a primeira área a obter massa muscular durante a dança. Estes também são chamados de músculos glúteos, isto é, na interseção dos membros inferiores e do tronco. Estes são os músculos mais volumosos e mais poderosos do corpo. Em particular, eles tornam possível melhorar a mobilidade das coxas e manter a pélvis na posição correta.

Quadríceps

A dança também fortalece o quadríceps, na frente da coxa. Esses músculos facilitam a flexão das coxas com o quadril. Eles são também a extensão da perna na coxa. Muitas vezes é aqui que você tem dores após um treino concentrado nas pernas.

Isquiotibiais

Depois, há os isquiotibiais. Eles são, na verdade, os músculos da parte de trás da coxa. Eles são utilizados na hora de flexionar a perna corretamente e também estão presentes na extensão da perna na coxa.

Panturrilhas

Finalmente, as panturrilhas. Também conhecidas como “batatas da perna” ou tríceps sural, elas estão localizadas na parte de trás da perna. Esses são os músculos que permitem a extensão do pé na perna, muitas vezes essencial para muitas danças.

RESUMO

Confira um resumo dos estilos de dança e os músculos trabalhados por cada uma delas:

  • Dança Clássica – Costas, pernas, glúteos, abdômen;
  • Danças Urbanas (Hip hop, break dance, etc.) – Corpo inteiro (ombros, costas, barriga, coxas, pernas);
  • Dança Oriental – Abdominais, quadris, braços;
  • Dança Jazz – Glúteos, coxas;
  • Danças de salão (Rock, Tango, etc.) – Costas, glúteos, coxas, panturrilhas, cardio;
  • Zouk -Glúteos, quadris, coxas;
  • Capoeira – corpo inteiro (ombros, costas, braços, abdominais, glúteos, pernas)

Adotar um estilo de vida saudável para esculpir o corpo durante a aula de danca

Além de dançar regularmente, é necessário comer de maneira saudável e equilibrada. Sendo assim, é preciso dizer que uma dieta concentrada em fritura e doces, não é uma boa opção. O ideal é o foco em uma alimentação pobre em gordura, sal e açúcar. Frutas e legumes são naturalmente recomendados, assim como carnes brancas e peixe podem ser boas bases para uma refeição que dê muita energia na hora da dança!

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