"Quando eu danço, eu não tento superar ninguém além de mim."
Mikhail Nikolayevich Barychnikov

Para o processo de emagrecimento, a maioria de nós começa, instintivamente, a fazer dietas. No entanto, é muito difícil que um regime por si só seja eficaz para manter os kilos perdidos longe de "acharem o caminho de volta". Além de uma reeducação alimentar, uma rotina de esportes - ou qualquer tipo de exercício físico - constante é essencial para a manutenção da boa forma. Para muitos, praticar esportes cotidianamente pode se tornar rapidamente chato e entediante.

Exercícios físicos mais lúdicos como a dança permitem que você pratique exercícios de maneira divertida e dinâmica, esculpindo seu corpo e queimando gordura ao mesmo tempo.

A aula de dança, seja ela aula de dança de salão, aula de dança sertanejo, aula de dança do ventre ou ainda aula de hip hop, permite ao aluno executar muitos exercícios que contribuem enormemente para emagrecer... tudo isso enquanto ele trabalha suas habilidades artísticas ao montar uma coreografia junto ao professor!

Ficou interessado em se matricular em uma aula dessas, mas não sabe quantas vezes por semana precisa praticar essa atividade animada para conseguir realmente obter o resultado desejado? Então confira as nossas dicas sobre a frequência das aulas de dança para emagrecer e para cuidar da saúde!

Fique ligado ainda em como adotar a dança como alternativa para emagrecer de maneira eficiente!

Perder peso com a dança: defina o seu ritmo de acordo com o seu objetivo

Existem mil e uma maneiras de se reduzir medidas. Com objetivos diferentes, elas podem diversificar o jeito de se dedicar aos exercícios físicos. Pegando a dança como exemplo, isso quer dizer que nem todas as pessoas precisam praticar essa atividade com a mesma intensidade, já que desejam atingir resultados diferentes.

"Para mim, dançar é um alimento, algo que preciso, como o ar que você respira, a comida que você come. É necessário e até essencial para a sobrevivência. Para mim, dançar é alimento."
G. Burge

 

Entre os objetivos que podem ser atingidos com aulas de dança, encontramos:

  • Emagrecimento;
  • Redução dos quadris;
  • Aumento dos glúteos;
  • Perda de poucos quilos;
  • Construção muscular;
  • Perda de muita gordura;
  • Etc.

Essas metas podem ser alcançadas gastando-se mais ou menos tempo, com mais ou menos motivação. Para tal, o aluno deve se colocar no comando do seu próprio corpo. Isso quer dizer que, qualquer que seja o objetivo, ele é atingível. Para alcançá-lo, é preciso encontrar a maneira correta de praticar a dança, muitas vezes precisando estar disposto a fazer sacrifícios.

Para um processo de emagrecimento significante, o ideal seria você aderir uma rotina com, por exemplo, 3 sessões de dança por semana ao invés de extensivas sessões de musculação, por exemplo.

Além de estar ligada à frequência com a qual elas são praticadas.
Seja dança clássica ou samba: a perda de peso está ligada a vários fatores específicos a cada uma delas.

Acredito que a maior vantagem de usar a dança como exercício físico é que você se diverte! A dança te permite movimentar, ouvir uma música legal, seguir um ritmo de exercícios diferenciado dos tradicionais da academia. O processo de inserir um esporte no dia a dia é quase uma tortura para alguns, mesmo se você realiza seus treinos ouvindo música, para muitos a rotina e a repetição é bem chata e 0 prazerosa. Já na dança, você consegue se divertir, consegue realizar movimentos diferentes e seguir treinando, tonificando e perdendo medidas.

Confira também as nossas dicas sobre aulas de dança de zumba para emagrecer!

Dançar para emagrecer funciona mesmo?

E a pergunta que não quer calar: dançar ajuda mesmo a emagrecer? Pois a resposta é (mesmo que óbvia) SIM !

E é cientificamente comprovado, a universidade de Brighton, na Inglaterra, acompanhou um grupo com idades entre 24 e 38 anos que realizaram uma aula de dança de 30 minutos, onde foi possível analisar que eles perderam cerca de 290 calorias, sendo mais eficiente que outros exercícios com o mesmo tempo, tais como corrida (264) e natação (249).
E, mais uma vez batendo na mesma tecla, dançar é prazeroso ! A dança te ajuda a trabalhar o corpo, a mente, a coordenação motora e melhora até nosso humor ! A frase diz que 'quem canta seus males espanta', acredito que quem dança seus males espanta também !

Outra coisa legal em se escolher a dança como forma de se exercitar é que você tem uma gama enorme de possibilidades, podendo escolher o que for mais interessante para você. Abaixo segue um vídeo que apresenta dança de A a Z para você conhecer vários estilos diferentes.

Nunca foi tão fácil (e divertido) ser fitness !

Emagrecer dançando: associe prática ao estilo de vida para encontrar um bom ritmo

A dança é uma atividade praticada nos quatro cantos do mundo com bastante frequência. Ela exige uma certa organização, além da dedicação de algumas horas por semana para que possa agir como uma verdadeira aliada à perda de peso. Dependendo do objetivo a ser atingido (tonificação dos músculos, perda de medidas, queima de gordura...), as sessões podem ser distribuídas de uma a quatro vezes por semana. Ou seja, se dedicar às aulas de dança requer um certo planejamento e organização da sua agenda!

Isso porque ter uma barriga lisinha não é nada fácil! É por isso que se você quiser emagrecer e / ou tonificar seus músculos, dançar pode ser a solução. Mas para tal, é preciso dedicação e determinação.

Para tornar a dança mais agradável, opte por roupas confortáveis e um bom par de tênis. Lembre-se ainda de manter uma garrafa d'água e uma toalha perto de você, já que, independente do seu objetivo, você com certeza vai ter que transpirar... muito!

A dança, seja ela qual for, além de ser um esporte de verdade, também é um hobby, um prazer. A escolha de praticá-la para emagrecer é uma ideia muito boa. O periodicidade com a qual as sessões são feitas deve ser levada em conta, já que ela deverá ser um pouco mais alta do que as idas à sala de musculação na academia. No entanto, tal tarefa será fácil, pois nada melhor do que malhar e se divertir ao mesmo tempo!

Fique por dentro de quantas calorias perdemos dançando.

Perder peso dançando: encontre o seu ritmo de acordo com a sua motivação

Emagrecer através da dança exide determinação.
A sua motivação a se dedicar às aulas de dança é determinante no processo !

Além de ser um hobby, a aula de zumba, de forró, de hip hop ou dança de salão pode ser uma atividade física de peso se você decidir aproveitar o que ela tem a oferecer. Para tal, você precisa ter certeza do que deseja alcançar através das suas aulas. Tal desejo também é bastante conhecido como a famosa "motivação"!

Para tal, certos critérios entram em jogo na hora de definir a regularidade de se praticar a dança de sua escolha.

Por exemplo, você não deve ter metas excessivas. Mesmo que você deseje emagrecer rapidamente dançando, é preciso ter em mente que seu corpo não é uma máquina. A frequência com a qual você se dedica às aulas de dança deve mudar de acordo com vários fatores. No entanto, um dos fatores deve ser uma constante: a motivação, pois sem ela não somos capazes de nos dedicar ao alcance de nenhum objetivo.

A dança é uma modalidade esportiva que requer muita paixão, além de técnicas específicas para cada modalidade. Uma dança clássica exige muito mais rigor do que uma zumba, por exemplo. Esta última tendo muito mais chances de ser mais divertida e mais focada no treino aeróbico e cardiovascular. Motivar-se a perder medidas também significa saber escolher a dança certa para conseguir alcançar seus objetivos.

Saiba mais sobre os músculos que são trabalhados nas aulas de dança.

Emagrecer com o tipo de dança que se adapta ao seu ritmo

A escolha do exercício físico a se fazer também é importante, pois ele deve integrar a vida cotidiana de quem deseja usá-la para emagrecer. Embora o número de calorias dependa largamente da regularidade em que ele é praticado, escolher não só se dedicar à dança, mas também a um estilo específico de dança é igualmente importante! Como eles são muitos, vamos confessar que isso, muitas vezes, pode parecer uma tarefa complicada. E é por isso que te damos uma mãozinha na hora de tomar essa decisão, pois vários fatores podem  - e devem - ser analisados na hora da escolha.

Você vai ver como essa atividade física pode ser divertida!
Se você tem dificuldades para se motivar, que tal procurar fazer aulas de dança em grupos para emagrecimento ?

Preparamos uma lista com o que cada dança pode contribuir para o seu corpo, de acordo com a parte que você deseja trabalhar e definir e / ou emagrecer:

  • Dança Clássica -> curvas e postura;
  • Dança Africana -> culote e quadris;
  • Dança Oriental -> cintura e quadril;
  • Jazz Moderno -> silhueta em geral;
  • Sapateado -> glúteos.

Motivar-se é a chave para se dedicar corretamente às sessões de dança. No entanto, saber quais são seus objetivos reais com ela é a base de qualquer esporte e qualquer programa de emagrecimento que você deseje seguir.

Levando isso em consideração, a dança clássica exige muito mais rigor do que os outros estilos. Para que conseguir emagrecer através dela, portanto, é necessário se dedicar a sessões diárias.

Por outro lado, danças como a zumba, muito focada na cardiovascularização, ou o tango, tanto recreativo quanto dinâmico e dramático, podem ser praticadas menos vezes por semana.

Algumas academias oferecem aulas diferentes todos os dias da semana. Se você optar por se inscrever em um desses estabelecimentos, então aproveite e divirta-se fazendo aulas de vários estilos! Quer coisa melhor do que variar os prazeres e descobrir o jazz moderno e o breakdance na mesma semana? Sem contar que você estará definindo os seus músculos sem nem mesmo perceber!

De qualquer forma, se o seu objetivo é eliminar barriga, emagrecer rapidamente, eliminar gordura ou transpirar a camisa em geral, então a dança pode ser a escolha ideal. Ela oferece um grande gasto energético a cada sessão, independente da música. Para perder medidas o mais rápido possível, recomendamos uma média de 3 sessões por semana, mas tudo dependerá dos critérios mencionados desde o início desta matéria.

criança dançando no parque
Dançar é movimento, é alma, corpo e felicidade !

Equivalência metabólica: o que é isso?

Um elemento chave na escolha da dança e na decisão da frequência em que ela será praticada é também a equivalência metabólica.

Mas o que é isso?

Equivalência metabólica é uma unidade estática que determina a relação entre o gasto de energia de um programa esportivo e o gasto de energia de um indivíduo em repouso.

Originalmente chamado MET (Metabolic Equivalent of Task), ele possui um valor de 4 em uma prática de dança moderada (cerca de 2 sessões por semana,). O MET de 4 permite ao corpo queimar quatro vezes mais gordura do que quando em repouso.

É preciso deixar claro que isto é apenas uma média, pois nem todas as modalidades têm a mesma intensidade física. A ideia geral, no entanto, é sempre a mesma, permitindo a relativização de se manter numa atividade constante de prática de atividades físicas.

Que tal se dedicar a uma dança do ventre, por exemplo?
Danças orientais, como a danças indianas, podem ser uma maneira eficaz para queimar aquelas gordurinhas que estão sobrando.

TOP 10 danças que ajudam a perder peso

Você quer usar a dança para emagrecer mas não sabe quais são as opções que você queima mais calorias? Segue nosso top 10 para você emagrecer dançando e os benefícios de cada uma delas:

  • Dança africana: eficiente por causa dos seus movimentos dinâmicos;
  • Dança clássica: eficiente por causa do rigor demandado;
  • Dança do ventre: a dança oriental trabalha quadril, braços, costas e abdômen;
  • Salsa: excelente para diminuir as medidas das pernas e para tonificá-las;
  • Ballet: o balé te permite criar uma resistência muito boa, os gestos precisos trabalha muito a musculatura corporal;
  • Zumba: a zumba é bem popular, é o encontro de músicas latinas com movimentos da aeróbica e é um estilo queridinho por muitas pessoas, principalmente os que gostam de dançar sem sair de casa;
  • Hip Hop: a mistura do jazz com os movimentos de dança de rua que estilo hip hop faz ajuda a trabalhar todo o corpo;
  • Samba: já diria Dorival Caymmi: quem não gosta de samba, bom sujeito não é! A dança brasileira é ótima para quem deseja tornear as pernas e trabalhar os quadris;
  • Pole Dance: busca por algo que trabalha praticamente todos os seus músculos ? O pole dance é ideal para você;
  • Funk: o funk é excelente para tornear o corpo, uma dança para emagrecer iniciantes.

Que tal fazer uma aula de zumba?

duas pessoas dançando ballet
Você pode fazer aula em dupla também, se essa for a forma que você acha melhor!

RESUMO

Resumindo, a periodicidade a ser adotada para se perder peso de maneira eficaz não pode ser estabelecida como uma constante, pois ela depende de muitos critérios, tais como:

  • Seu estilo de vida;
  • Seu nivel: iniciante, intermédio ou avançado;
  • Sua construção física;
  • Seu tempo;
  • Suas preferências;
  • Sua motivação;
  • Seu investimento: ser se o preço da aula cabe no seu bolso;
  • Seu objetivo.

E não precisamos nem falar que tudo isso listado acima está sujeito à variações, dependendo da pessoa e das circunstâncias em que ela se encontra. Tudo precisa ser pensado e colocado em prática de acordo com a realidade individual de cada um. Não esqueça que para a dança você também precisa fazer os exames médicos necessários antes de começar a se exercitar.

Quer fazer aula de zumba no rj?

Esperamos que vocês tenham curtindo nosso artigo, não deixe de deixar a opinião de vocês nos comentários, boa aula de dança!

Precisando de um professor de Dança ?

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.