Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como perder peso fazendo aulas de zumba

De Camila, publicado dia 10/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Dança > Queimar calorias dançando zumba

“Dançarinos são atletas de Deus”
Albert Einstein

Ficar musculoso, emagrecer, calcular o consumo de calorias… Isso são apenas algumas das muitas preocupações que aflingem pessoas que cuidam – ou desejam começar a cuidar – do corpo e da saúde. Muitos ainda desejam perder peso rapidamente, de maneira “milagrosa”, ou seja, sem esforços, nem atividade física e muito menos sem reeducação alimentar. Se esse é o seu sonho, então sentimos muito, mas vamos te decepcionar desde já, pois para ter uma barriga lisa e firme – tipo a famosa e desejada barriga tanquinho – só fazendo exercício físico mesmo!

Se a musculação ou as aulas de aeróbica convencionais não te agradam, então que tal se inscrever em  um curso de dança? Seja aula de samba, aula de zouk ou aula de forró, tudo vale na hora de balançar o esqueleto e gastar umas calorias a mais!  No entanto, dentre todas as aulas de danca para ficar em forma, a zumba é a estrela do momento. Através da zumba, você pode não só emagrecer, mas ainda desfrutar de uma atmosfera agradável e ganhar massa muscular, dependendo da intensidade da prática.

Sendo assim, para praticar esportes, tonificar os músculos e perder os quilos a mais sem sofrer com programas de emagrecimento, a zumba é a atividade física ideal!

Quer saber como conseguir queimar gorduras dessa maneira? Então confira todas as nossas dicas sobre aulas de dança de zumba para emagrecer!

Fique ligado ainda em como adotar a dança como alternativa para emagrecer de maneira eficiente!

Zumba: dança que emagrece o corpo inteiro

Como muitos esportes, a zumba é uma dança ideal para perder peso e tonificar os músculos. No entanto, assim como toda atividade física, é preciso saber como praticá-la corretamente. Exercícios físicos distintos trabalham músculos diferentes do nosso corpo. Sendo assim, é necessário saber executá-los de maneira correta atingir o resultado esperado. No que diz respeito à utilização dos glúteos, quadris e abdominais, a zumba não demanda o mesmo tipo de movimentos necessários para uma corrida, por exemplo!

Uma dança lúdica!

Nada melhor do que se exercitar, perder peso, ficar em forma e ainda se divertir, não é mesmo? Se você pensa em escolher a Zumba como atividade física, então saiba que você terá todos esse elementos durante suas aulas de danca!

A zumba é um tipo de dança festiva que, através de movimentos rápidos, permite um trabalho cardiovascular muito eficaz. Criada na década de 1990 por Alberto Perez, ela rapidamente se tornou muito popular no mundo, e não  podemos negar que tal popularidade aconteceu por boas razões!

Combinando um caráter lúdico e esportivo, podemos aproximar a zumba da aeróbica, pois os gestos estão intimamente ligados à música. Tal “swingue” é exatamente o segredo dessa dança, já que além de tonificar todo o corpo de maneira uniforme, ela ainda permite um gasto de energia muito alto em um curto espaço de tempo, contribuindo, assim, para a perda rápida de peso.

Nada melhor do que emagrecer dançando e se diveretindo. A zumba faz com que você perca peso de maneira eficaz e divertida!

Veja também dicas sobre a frequência das aulas de dança para perder peso!

Quantas calorias são gastas em uma aula de zumba?

Uma sessão de zumba padrão queima por volta de 500 calorias (claro que tudo depende do seu comprometimento com a aula danca!). O segredo desta dança em particular é que ela funciona por intervalo ou fração de exercícios. Ou seja, uma aula de zumba oscila entre momentos de calma e momentos muito dinâmicos. Tal divisão entre atividade e repouso é ideal para aumentar o funcionamento do metabolismo e, consequentemente , eliminar aquelas gorduras indesejadas.

Os objetivos para perda de peso não precisam ser direcionados, já que a zumba proporciona um envolvimento completo da musculatura corporal, trabalhando glúteos, abdominais, pernas e braços durante uma única sessão. Ou seja, a maneira ideal para se perder peso e ainda endurecer aquela parte do corpo que anda flácida demais.

Uma sessão geralmente consiste em uma dúzia de etapas que estimulam tanto a construção muscular quanto a queima de calorias. Cada série de movimentos dura entre três e quatro minutos, o que garante ao praticante tempo suficiente para entender os passos e ainda colocá-los em prática de maneira eficaz.

Aproveitar a zumba para trabalhar os músculos

E sim, vimos que a zumba é ideal no que diz respeito a um exercício que envolva todo o corpo em um curto espaço de tempo. No entanto, isso não é tudo que essa dança tem a nos oferecer. A zumba é um esporte completo que permite tonificar e obter músculos graças a uma intensa sequência de movimentos. Ou seja, uma ótima maneira de fazer uma boa musculação sem precisar ficar sofrendo naqueles aparelhos monótonos da academia!

Essa dança, que também é uma excelente atividade cardiovascular, tem a particularidade de proporcionar momentos mais calmos, onde o alongamento e o descanso do corpo são privilegiados. Dessa forma, os músculos se recuperam com mais facilidade.

Você sabia?
Todo intervalo feito durante a sessão de zumba favorece as defesas do metabolismo, a eliminação de gorduras e, acima de tudo, o ganho de massa muscular?

Bom, é claro que você não se transformará em nenhum Rocky Balboa do dia para a noite. No entanto, será capaz de esculpir seu corpo aos poucos, sem nem mesmo perceber! Nada mal, não é mesmo?

Pratica zumba regularmente contribui para a tonificação muscular. Não é só a musculação que te permite ganhar um corpo sarado: a zumba também pode fazer isso por você!

Fique por dentro de quantas calorias perdemos dançando.

Quais os músculos mais trabalhos durante uma aula de zumba?

Os abdominais, a cintura e o torso são muito trabalhados na aula de zumba. Isso se deve graças aos movimentos que demandam a utilização intensa da parte inferior do corpo, tornando os músculos ali presentes muito mais responsivos. Tudo isso é obviamente válido quando a dança é praticada regularmente e associada a uma dieta balanceada.

Uma sessão de zumba dura entre 45 minutos e uma hora (incluindo aquecimento). Durante esse período, seu professor de dança faz de tudo para que você entre em forma e, consequentemente, perca peso permanentemente!

É importante ter um professor de zumba?

Sua experiência e seu progresso durante as aulas de dança estão diramente ligados à qualidade dos movimentos feitos pelos alunos. Ter um professor presente durante a aula certifica que você faça os passos corretamente, assegurando um bom resultado físico ao longo do tempo. O fato de ter alguém para te supervisionar também garante que você não se machuque ao fazer algum movimento inapropriado. Isso sem contar que o professor de zumba segue o seu progresso e pode sugerir que você acrescente pesos nos braços e nas pernas para potencializar ainda mais o seu exercício!

Note, no entanto, que para começar a fazer zumba e tentar perder peso através dessa dança é necessário um mínimo de aptidão para não se perder no meio das séries de movimentos. Para treinar e se acostumar com a velocidade das sequências e  as posturas corretas, não pense duas vezes em começar suas aulas com um professor de dança particular.

Fazer zumba em casa também emagrece

Fazer zumba na academia pode ter o lado positivo de gerar uma atmosfera agradável e contagiante, permitindo ao aluno fazer os exercícios com ainda mais intensidade sem nem mesmo ver o tempo da aula de dança passar.

No entanto, para muitos, é praticamente impossível se dirigir à academia na hora dos cursos, seja por causa de uma agenda tumultuada ou pela distância entre trabalho / casa e escola de dança. Se esse é o seu caso, então existe ainda uma alternativa para que você possa começar hoje mesmo a se dedicar às aulas de zumba: optar por seguir sessões dentro da sua própria casa!

A primeira dica para conseguir fazer zumba e perder peso ao mesmo tempo é vestir uma roupa adequada para se fazer esportes. Ela precisa ser confortável e prática, como uma calça legging, um bom par de tênis e uma camiseta leve. Isso sem mencionar outros acessórios essenciais, como uma garrafa de água e uma toalha.

Fazer zumba sozinho pode ser tão eficaz quanto nas aulas de dança em grupo. Fazer zumba em casa ou com um professor particular é uma boa alternativa para quem não pode ir à academia.

Um professor online – como os vários que podem ser encontrados através do site do Superprof – lhe dará acesso a rotinas personalizadas. As coreografias estudadas são feitas de forma que a perda de tecido adiposo ocorra naturalmente.

A facilidade das posturas é um dos motivos pelos quais a zumba pode ser prontamente praticada em casa. Sendo assim, adotar as posições corretas e obedecer às técnicas apresentadas durante as aulas online ou através de video é essencial. O professor vai estar lá como um guia, um apoio, mas quem precisa mesmo mexer o esqueleto é você!

Saiba mais sobre os músculos que são trabalhados nas aulas de dança.

Alguns exercícios básicos de zumba para emagrecer

Aqui estão alguns exercícios básicos a serem praticados e que te fazem perder peso de maneira simples, quase sem perceber:

  • Afaste os pés um do outros, levante os braços e vire-os sobre a cabeça;
  • Dobre os joelhos e dê pulinhos rápidos para trabalhar as coxas;
  • Com as pernas separadas, abra os braços e traga-os de volta, seguindo o ritmo da música;
  • Lance o braço direito de um lado levantando o pé esquerdo e faça o mesmo com o pé e o braço opostos,
  • Pule sem sair do lugar, cada vez mais rápidos, sempre seguindo o ritmo da música.

Zumba e dieta: ótima associação para perder peso

Antes de uma aula de zumba, o ideal é ingerir alimentos ricos que dão ao corpo uma energia de queima lenta.

Alimentos como banana ou frutas associadas com pasta de amendoim ingeridos cerca de trinta minutos antes da aula são eficazes durante o curso e ajudarão seu metabolismo a queimar gordura adequadamente.

Diariamente, é necessário dar preferência ao consumo de alimentos saudáveis, pois só assim você verá o fruto dos seus esforços no curso da zumba. Dentre esses alimentos, encontramos:

  • Vegetais verdes;
  • Carne branca;
  • Peixe;
  • Mel ou xarope de agave para adoçar sobremesas;
  • Frutas secas e oleaginosas (na hora dos petiscos);
  • E muito mais!

De maneira geral, é preciso combinar as aulas de zumba com uma alimentação saudável para conseguir perder peso. Comer frutas como bananas antes de fazer uma aula de zumba é muito benéfico para o metabolismo.

É preciso, ainda, eliminar determinados alimentos da sua dieta cotidiana, tomando o cuidado de substituí-los por outros mais saudáveis. Sendo assim, evite – ou pare totalmente – o consumo de:

  • Gorduras saturadas;
  • Bolos e outros doces;
  • Açúcar refinado;
  • Pão;
  • Carne gorda como a suína;
  • Dentre outros.

RESUMO

Resumindo, a zumba, além de ser uma dança completa, é um esporte de verdade! Entre sequências com tempos calmos e movimentos mais dinâmicos, ela permite que o corpo se solte e, ao mesmo tempo, defina seus músculos e faça com que você perca peso. Tudo isso se divertindo muito, é claro!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar