Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível perder peso dançando?

De Camila, publicado dia 19/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Dança > Quantas calorias perdemos em uma aula de dança?

“Se você não consegue se sobressair pelo talento, triunfe através do esforço.”
Dave Weinbaum

Muitas pessoas tentam de tudo para conseguir perder peso: dietas, exercícios físicos para esculpir o corpo ou exercícios aeróbicos para perder peso rapidamente. No entanto, quando não se é um viciado em atividades esportivas, muitas vezes é difícil acreditar que emagrecer até atingir o peso ideal e conseguir mantê-lo possa ser uma tarefa fácil. Praticar esportes não agrada sempre a todos e pode acabar sendo incorporado a muitas rotinas como uma atividade obrigatória e sofriada ao invés de algo prazeroso.

No entanto, existe um método que permite se divertir e perder peso ao mesmo tempo: a dança!

Aulas de dança de salão, aula de dança forro, dança do ventre aula, dentre várias aulas, seja através de sessões presenciais ou aula de dança online: todas elas valem a pena quando o assunto é atingir seus objetivos sem morrer de tédio ou desprazer.

Cada estilo de dança permite que você se expresse de uma maneira diferente enquanto seu corpo trabalha. Não é preciso saber dançar antes de se lançar nessa aventura, pois mesmo que seus movimentos sejam imprecisos, é o esforço físico que conta!

Mover seu corpo ao ritmo de uma música agitada permite que você perca calorias e, consequentemente, perca peso, muitas vezes sem nem mesmo perceber.

Para atingir um resultado ainda mais satisfatório, é aconselhável combinar os exercícios de dança a uma dieta balanceada que contribua à perda de peso. Refeições equilibradas e não necessariamente restritiva são a chave para emagrecer mantendo a saciedade, pois não ter que passar fome também é muito importante!

Superprof preparou nesta matéria algumas dicas importantes que te permitirão perder calorias facilmente através da dança, sem necessariamente precisar aprender a dançar como um profissional!

Fique ligado ainda em como adotar a dança como alternativa para emagrecer de maneira eficiente!

A dança realmente faz você perder peso?

É óbvio que é sim possível emagrecer dançando!

Seja qual for o tipo de dança escolhido para “balançar o esqueleto”, ela te ajudará a manter o corpo em forma e ainda a perder alguns quilinhos de maneira descontraída. Cada tipo de dança trabalha diferentes partes do corpo e, consequentemente, músculos distintos. Os músculos mais empregados na maioria dos ritmos são aqueles presentes nas pernas, no abdômen e nos glúteos.

O tipo de dança não afeta a perda de calorias, pois quando praticados com entusiasmo e diligência, todos eles ajudam a emagrecer. No entanto, algumas danças fazem perder mais peso do que outras. Algumas dessas danças são:

  • Zumba;
  • Salsa;
  • Samba;
  • Ballet;
  • Break dance.

Em média, a dança é capaz de gerar um gasto calórico de 200 a 600 calorias em 1 hora de prática. Tal quantidade é super relevante, especialmente quando começamos uma aula de dança sabendo que perderemos no mínimo 300 calorias em um única sessão! A motivação diante desses números é muito importante para quem antes se encontrava desmotivado a fazer outros tipos de exercícios físicos como a musculação, entendiante para muitos.

Vamos te mostrar como emagrecer praticando aulas de dança. Quer saber como perder peso dançando?

Aqui está uma comparação do quanto se perde por 1 hora de prática de cada um dos exercícios abaixo:

  • Dança -> 350 calorias;
  • Caminhada lenta (3 km/h) -> 200 calorias;
  • Caminhada acelerada (6 km/h) -> 300 calorias;
  • Jogging (10 km/h) -> 600 calorias;
  • Bicicleta (20 km/h) -> 300 calorias;
  • Natação (25 m/min) -> 330 calorias;
  • Aeróbica -> 460 calorias;
  • Musculação -> 300 calorias;
  • Hidroginástica -> 250 calorias.

Estudos mostraram que dançar queima 4 vezes mais calorias do que quando estamos em repouso.

Então sim, a dança faz você perder peso! No entanto, não adianta se matar de tanto dançar e depois se lançar de cabeça em refeições diárias super gordurosas e sem nenhuma qualidade nutricional. Paralelamente às sessões de exercícios físicos é necessário ter um estilo de vida saudável. Para tal, é preciso comer o suficiente, sempre evitando alimentos gordurosos, salgados demais ou muito doces.

O ponto mais importante enquanto se está em uma dieta esportiva é não morrer de fome. Isso porque quem morre de fome não tem energia para fazer nada (e nem motivação). Se isso acontecer, as sessões de aula de dança se transformarão em momentos extremamente torturantes durante a semana.

Por isso, é importante comer até ficar satisfeito, mas sempre de forma saudável!

Confira também as nossas dicas sobre aulas de dança de zumba para emagrecer!

Frequência das sessões de dança: um fator importante

Quem dança mais, com mais frequência, perde mais peso! Planejar quantos dias e quantas horas por semana fazer aulas de dança é muito importante na hora de estabelecer os objetivos de perda de peso.

Dançarinos geralmente têm corpos bem esculpidos e eles devem isso a um ritmo de treino regular, juntamente com exercícios de fortalecimento muscular. No entanto, não é necessário ser um dançarino profissional conseguir colocar em prática alguns bons passos e ainda conseguir perder peso! Seja qual for o seu nível de domínio da dança – iniciante, intermediário ou avançado -, ela vai, com certeza, ajudá-lo a perder calorias.

Um ponto importante que não deve ser negligenciado durante as aulas de dança é a regularidade das sessões.

Aqui está uma tabela mostrando a perda de peso das sessões de dança de acordo com o ritmo, com sessões de 1 hora por semana, durante 1 mês:

Tipo de dançaPessoa de 50 kgPessoa de 60 kgPessoa de 70 kgPessoa de 80 kg
Dança lenta (1x / semana)0,07 kg0,08 kg0,10 kg0,11 kg
Dança lenta (2x / semana)0,14 kg0,17 kg0,20 kg0,22 kg
Dança moderada (1x / semana)0,09 kg0,11 kg0,13 kg0,15 kg
Dança moderada (2x / semana)0,19 kg0,22 kg0,26 kg0,30 kg
Dança acelerada (1x / semana)0,12 kg0,14 kg0,16 kg0,19 kg
Dança acelerada (2x / semana)0,23 kg0,28 kg0,33 kg0,37 kg

Você também pode considerar praticar a dança três vezes por semana. Desta maneira, os resultados serão aumentados em dez vezes. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg que realiza uma dança moderada 3 vezes por semana pode perder 0,34 kg por mês, enquanto uma pessoa de 70 kg que realiza uma dança energética 3 vezes por semana perderá 0,49 kg por mês ou quase meio quilo! Em um ano, ela terá perdido 6 quilos apenas se divertindo!

Além disso, você pode considerar duas sessões por semana ao invés de uma. Desta maneira, os resultados são ainda mais potencializados: uma pessoa de 60 kg praticando a dança a uma frequência de 2 vezes por semana durante 2 horas perderá 0,45 kg em um mês e uma pessoa de 70 kg praticando a dança 2 vezes por semana durante 2 horas perderá 0,65 kg por mês.

É muito importante, no entanto, tomar cuidado para não sobrecarregar seu corpo e seus músculos, pois ficar dolorido ou, eventualmente, se machucar não é o objetivo de uma dedicação intensa a uma vida dançante!

Veja também dicas sobre a frequência das aulas de dança para perder peso!

Perda de calorias por tipo de dança

Zumba e Cha cha também gastam bastante calorias! Uma aula de dança do ventre intensa gasta mais calorias do que uma sessão de dança lenta.

O número de calorias que se perde durante uma sessão de dança bem executada varia de acordo com o tipo de dança praticada. Se lançar em uma dança latina por uma hora faz perder muito mais peso do que balançar-se timidamente em uma boate ou convidar sua avó para dançar no baile da casa de idosos, po exemplo (mesmo este último sendo algo muito carinhosos de se fazer!).

Para ajudá-lo, aqui está uma lista de várias danças e seus gastos calóricos relativos a 1 hora de prática:

  • Salsa: entre 405 e 480 cal,
  • Hip Hop: entre 370 e 610 cal,
  • Zumba: entre 350 e 650 cal,
  • Country: entre 290 e 420 cal,
  • Pole dance: entre 250 e 350 cal,
  • Swing: entre 300 e 550 cal,
  • Ballet: entre 380 e 450 cal,
  • Break dance: entre 400 e 650 cal,
  • Samba: cerca de 240 cal
  • Tango: cerca de 240 cal
  • Jive: cerca de 370 cal.

Em média, a dança de salão mais lenta gasta entre 150 e 220 calorias, enquanto a mais rápida queima entre 250 e 320 calorias por hora. Se o seu objetivo é perder calorias rapidamente, então é melhor optar por uma dança mais enérgica como Zumba, Kizomba ou Quick Step, se você tiver um par para dançar com você.

Se você não tem ideia de como dançar Cha Cha Cha, Merengue, Ragga Dance, Boogie Woogie ou Jazz, não se preocupe: existem muitas maneiras de aprender todo e qualquer tipo de dança. Um deles que não custa absolutamente nada é através de vídeos tutoriais em sites como o Youtube.

Saiba mais sobre os músculos que são trabalhados nas aulas de dança.

Estabelecer um programa para perder o máximo de calorias

Dançar e comer bem são a chave para emagrecer! Seguir uma dieta balanceada contribui – e muito! – para a perda de peso junto às aulas de dança.

Dois elementos são essenciais para perder calorias ao colocar as coreografias dançantes em prática: treinos e dieta.

Praticar esportes pode queimar calorias, esculpir o corpo e aumentar seu metabolismo, mas se o esporte é o único elemento na equação, você não terá sucesso. Os atletas costumam dizer que em suas atividades, 30% são jogados no exercício e 70% no prato!

Também é importante estabelecer um programa que você certamente seguirá. Não planeje dançar 3 vezes por semana durante 2 horas se você não se sentir capaz, especialmente no nível iniciante! A dança esportiva não deve ser menosprezada, mesmo que seja uma valsa lenta, uma dança de salsa, uma dança africana ou uma dança moderna.

Lembre-se também da importância do aquecimento: mesmo que o seu trabalho com os passos executados seja perfeito, te permitindo realizar acrobacias na pista, as danças, independente de qual elas sejam, exigem que o corpo esteja preparado para o esforço demandado. Da mesma forma, no final da sessão, é muito importante relaxar, especialmente ao alongar as pernas.

Aqui está uma recapitulação das calorias que você pode queimar durante 1 hora de sessão de dança com base na sua idade e peso (o tamanho considerado é o tamanho médio de mulheres e homens):

PesoCalorias queimadas em 1hCalorias queimadas em 2hKilos perdidos durante 1 mês (1x / semana)Kilos perdidos durante 1 mês (2x / semana)
45 kg189 kcal378 kcal0,08 kg - 0,17 kg0,17 kg - 0,34 kg
50 kg210 kcal420 kcal0,09 kg - 0,19 kg0,19 kg - 0,37 kg
55 kg231 kcal462 kcal0,1 kg - 0,21 kg0,21 kg - 0,41 kg
60 kg252 kcal504 kcal0,11 kg - 0,22 kg0,22 kg - 0,45 kg
65 kg273 kcal546 kcal0,12 kg - 0,24 kg0,24 kg - 0,49 kg
70 kg294 kcal588 kcal0,13 kg - 0,26 kg0,26 kg - 0,52 kg
75 kg315 kcal630 kcal0,14 kg - 0,28 kg0,28 kg - 0,56 kg
80 kg336 kcal672 kcal0,15 kg - 0,30 kg0,30 kg - 0,60 kg
85 kg357 kcal714 kcal0,16 kg - 0,32 kg0,32 kg - 0,63 kg

A dança é uma maneira prática de perder peso porque pode ser feita em qualquer lugar.

“Você pode dançar em todos os lugares, e isso é o que é bonito.”
Hervé Koubi

Então, se você quer perder calorias, ter um corpo dos sonhos e ainda desestressar enquanto se diverte, então a dança pode ser a solução que você tanto procura!

Com toda essa informação em mãos, tudo o que você precisa agora é despertar a musicalidade que mora dentro de você e começar a dizer adeus às calorias desnecessárias!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar