Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como começar a aprender danças?

De Fernando, publicado dia 12/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Dança > Guia para os novatos das aulas de dança

A falta de atividade física é um grande problema para a saúde. E uma boa maneira de manter a forma e libertar sua mente é dançar.

Essa atividade pode ser praticada em vários lugares, por diferentes pessoas e tendo os resultados mais variados. A idade para começar, a escolha do material de dança, qual seu estilo, como escolher o seu professor particular de dança… Não fique confuso com tantas dúvidas e possibilidades.

Então, se você decidir dançar, aqui está o que você precisa saber para começar essa atividade.

Dançar é uma atividade muito bonita Coreografias ajudam muito na disciplina da dança

Como uma primeira aula de dança acontece?

A dança, embora todos tenham seu estilo pessoal, nem sempre é algo que as pessoas fazem com facilidade. É por isso que muitas pessoas decidem fazer aulas de dança. Mas como vai a primeira aula de dança?

As aulas de dança em geral seguem um ritmo preciso, qualquer que seja o estilo de dança, não importando se é forró, salsa, valsa, merengue, tango, hip hop, break dance, dança clássica, sapateado…

O primeiro passo é aquecer . É programada então uma série de exercícios para colocar em condição os músculos usados ​​durante a dança. Você tem que esticar as diferentes partes do seu corpo sem forçar demais para evitar as tão temidas lesões.

O aquecimento é usado para preparar o músculo para não sobrecarregá-lo de uma só vez.

Quando o aquecimento terminar, a prática da dança pode começar. Os passos são ensinados pouco a pouco e o professor de dança coloca a música para desenvolver a parte prática.

A sessão termina com alguns alongamentos  para evitar dores no dia seguinte e terminar esse exercício suavemente.

O alongamento dos músculos é necessário em cada sessão.

A primeira aula de dança segue relativamente a mesma estrutura. Só podemos notar algumas diferenças durante o primeiro momento do ano. A professora de dança começa a sessão apresentando-se e explicando o programa das aulas de dança a seguir.

A maioria dos estágios também leva mais tempo, pois o professor de dança tem o cuidado de explicar os gestos e as posições, além de ajudar os iniciantes.

A primeira aula de dança de salão ou outras continua sendo uma aula experimental.

É, portanto, para o aluno testar antes de se comprometer com alguns meses de aulas ou o ano. Não hesite em fazer perguntas ao professor, a fim de ter uma visão completa do que é uma aula de dança.

Faça sua dança da maneira correta Alongar é parte de qualquer atividade física

Saiba que no Superprof você encontra aulas de hip-hop, dança do ventre, dança de salão, aulas de zumba e muito mais!

Podemos fazer aulas de dança em qualquer idade?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem antes de fazer aulas de dança na escola ou em um clube ou academia. De fato, é comum pensar que os adultos não são flexíveis o suficiente para aprender a dançar e que as crianças devem ser matriculadas o mais rápido possível.

São ideias comuns, mas que são totalmente infundadas.

As crianças não são as únicas que podem aprender a dançar. Os adultos, independentemente da sua idade, podem aprender qualquer danças em problemas. Então não perca suas esperanças de dançar valsa, dança afro, salsa, tango argentino, dança clássica, dança contemporânea!

O que importa é que você precisa ter tempo para aulas de dança em um horário que geralmente já está livre. Mas as aulas particulares podem ser a solução perfeita para você. Isso permite que você acorde com o seu professor de dança sobre um cronograma e o programa a seguir para progredir mais facilmente.

A dança não tem limite de idade. O importante é confiar um no outro, tanto aluno quanto professor. É mais uma história de autoconfiança do que de idade. O que pode tranquilizar vários possíveis alunos.

Se seu desejo é ter aula de zumba, aulas de salsa, jazz, balé, forró, frevo, tango, dança de salão, dança latina, cursos de dança contemporânea, hip hop, aulas de dança do ventre ou flamenco, tudo é permitido!

Por outro lado, as crianças pequenas não podem ter aulas de dança cedo demais . Os ossos ainda não estão bem formados e as articulações ainda são frágeis. As crianças pequenas podem então ter aulas para um despertar para dançar.

Estas são aulas de linguagem corporal para desenvolver a coordenação de movimentos e aprender a usar seu corpo com mais tranquilidade.

Este tipo de curso é oferecido em muitas instituições, como escolas de dança, associações, etc. É uma disciplina que também é ensinada às vezes nas escolas regulares, assim como a musicalização.

Isso permite que as crianças aprendam como usar o espaço e construir autoconfiança. Para saber em que idade dançar , o mais eficaz é levar em conta a opinião da criança .

Cabe ao aluno, e somente ele, tomar a decisão de se manter nas aulas de dança ou não. Sem motivação da parte dele, as aulas de dança provavelmente não progredirão.

Tenha carinho com sua pequena bailarina Aprender uma dança ajuda na socialização, mas precisa ser do gosto da criança

Por que aprender a dançar?

Procurando razões para aprender a dançar como um artista? Existem muitos benefícios para começar a se tornar um bailarino ou bailarina, mas a melhor razão para fazer aulas de dança é porque você gosta.

Não é bom que você comece em aulas de dança se a motivação não estiver presente. Tal como acontece com todas as atividades de lazer, a prática da dança deve vir de um desejo de sua parte para aprender uma dança em particular, para ter mais flexibilidade ou de ter um momento de atividade física para relaxar e socializar. Mas todo mundo tem suas razões para começar a dançar.

Algumas pessoas optam por aulas de dança em uma escola de dança ou em associação para se divertir .

Como aulas de música ou aulas de pintura, aulas de dança permitem um momento esquecer a sua vida diária e passar o tempo se divertindo na música que amamos.

Praticar a dança esvazia a mente e é bom para o cérebro. É importante ter uma atividade fora da escola ou do trabalho, a fim de deixar o quadro profissional e entrar em suas paixões.

Fazer aulas de dança também é uma oportunidade para introduzir algumas horas de esporte em sua programação semanal . Muitas pessoas esquecem a importância do esporte na saúde, seja o corpo ou a mente.

Apenas alguns são mais artísticos do que atléticos. A dança no geral pode ser um compromisso muito bom entre os dois. Ele permite que você pratique esportes sem realmente perceber o esforço físico, porque é acima de tudo uma diversão.

Fazer aulas de dança em aulas em grupo também pode ser uma oportunidade para fazer amigos. Se você chegar em uma cidade que você não conhece, não subestime a importância de ter atividades de lazer.

Eles tornam possível conhecer novas pessoas e porque não sair para dançar juntos?

A dança também é reconhecida como uma arma fatal em termos de sedução.

Algumas aulas de dança podem ajudá-lo a seduzir sua outra metade. Se você já encontrou sua alma gêmea, também pode ser uma oportunidade de aprender a dançar para se preparar para a sua dança especial na festa de casamento

Gerenciamento de estresse, autoconfiança, perda de peso, criatividade, flexibilidade, memória, os benefícios da dança no corpo e na mente são numerosos. Até mesmo para melhorar a sua produtividade.

E que, qualquer que seja o estilo escolhido de dança, isso acontecerá. Então, não tem problema se você prefere dança de salão, danças latinas, salsa cubana, dança do ventre, vogue, pole dance, rumba, hip hop, dança moderna ou qualquer outra. Dedique-se e conquiste seus resultados.

Seu curso precisa de estrutura Assim como você precisa de acessórios, é importante ter uma boa academia

Que material comprar para começar a dança?

O curso de dança pode ser aula de balé, de linguagem corporal ou aulas de dança em geral sempre exigem ter algum material de dança disponível. Mas nada muito pesado.

Primeiro você tem que escolher suas roupas. Estas devem ser adaptadas ao tipo de dança que você aprenderá. Prefira roupas justas em vez de roupas soltas – a menos que seu professor indique o contrário. Estes últimos riscos impedem você de ter mais controle visual de seus movimentos.

Por exemplo, você pode escolher um collant e leggings. Este é o traje de dança mais clássico e o mais usado no esporte como regra.

Os sapatos dependem do tipo de dança praticada.

Também é bom que você adquira uma bolsa para transportar todos os seus acessórios de dança. Você pode encontrá-los facilmente em lojas de esportes ou na internet.

E depois você precisa entender as particularidades de cada dança. Paso doble, jazz, sapateado, breakdance, dança de salão, dança latina, flamenco, exigem equipamentos diferentes entre eles, alguns mais particulares, como as castanholas, outros roupas diferenciadas.

O melhor é ir para a sua primeira aula de dança com uma roupa simples e pedir conselhos ao seu professor de dança. Ele irá guiá-lo para a melhor escolha de roupas, mas também sapatos e outros acessórios para começar a dançar.

Para uma coreografia especial, um festival de dança ou uma festa, as oportunidades nem sempre podem ser feitas com a mesma roupa. Algumas danças, como o tango, por exemplo, costumam incluir vestidos e saltos para mulheres.

Os encontros especializados também são uma oportunidade para comprar novos acessórios para o dia a dia e os momentos especiais.

Não deixe de aproveitar suas chances de conhecer novas pessoas que praticam o mesmo exercício que você. Porque aprender a dançar no centro de dança também é uma diversão.

Como é uma aula de dança?

Como começar a dançar?

A dança, embora seja uma disciplina artística, é acima de tudo um esporte. Então você tem que aprender a preparar seu corpo antes de esticá-lo em todas as direções com ritmo e criatividade.

O aquecimento é o primeiro passo do curso.

bailarinos costumam ter boa flexibilidade O alongamento é uma etapa importante na preparação para dançar

Prepare as articulações

A prática da dança requer alongar várias partes do corpo. Por exemplo, na dança clássica, será necessário trabalhar a coluna e os joelhos, na dança break, é necessário preparar os pulsos. Cada dança tem sua particularidade.

É importante trabalhar todo o corpo e principalmente as articulações. Eles são extremamente envolvidos na dança, uma vez que servem de apoio em vários passos ou posições de dança.

Para uma primeira aula de dança, o professor ensina seus alunos a preparar suas articulações pouco a pouco. Este passo leva mais tempo do que uma aula normal, porque se trata de ensinar as ações corretas para evitar lesões .

Aquecer os músculos

Para evitar problemas físicos, trabalhar os músculos é tão importante quanto os exercícios para as articulações.

O aquecimento é essencial para funcionar bem!

Vários exercícios podem esticar os músculos das pernas, braços e todo o corpo. Pode ser subindo alguns degraus, esticando bem os membros, exercícios simples para começar a aquecer. Isso permite que os músculos não sejam pressionados enquanto ainda estão frios.

Essa etapa leva cerca de 5 minutos em cada sessão.

O aquecimento, além de preparar o corpo para a atividade física, possibilita o preparo psicológico para a prática da dança , eliminando todos os pensamentos do dia e as pequenas preocupações. Isso permite que você relaxe para atacar a sessão.

O professor de dança pode usar exercícios como a barra, o solo, alguns elementos de pilates ou outros que tratam essa flexibilidade e equilíbrio.

Não hesite em pedir ajuda ao professor de dança se tiver algumas dificuldades . O aquecimento se torna um hábito ao longo do tempo, mas pode parecer difícil durante as primeiras sessões.

E lembre-se: a dança é benéfica para o seu corpo!

Vista-se corretamente para sua classe Você precisa se preparar corretamente para suas aulas

Como aprender a dançar?

Aprenda a dançar aos 40, 50 ou até mesmo 60? E porque não?

Isto é mais uma vantagem do que uma desvantagem porque os ossos são bem formados e fortes para suportar todos os tipos de movimentos.

Claro que para isso você tem que estar fisicamente em forma, mas nada impede que você tenha aulas de dança como um adulto.

A única dificuldade pode estar no nível de flexibilidade. Com o tempo, as pessoas perdem a flexibilidade. Os alongamentos podem ficar mais difíceis e os movimentos precisam ser bem planejados para a boa execução.

Não há idade para começar a dançar! No entanto, é apenas uma questão de voltar à forma para poder fazer as aulas de dança – e entender como serão as primeiras aulas para um bailarino.

Também devemos encontrar a estrutura certa. Associação, escola de dança, oficina de dança, todos os meios são bons. Aulas para adultos iniciantes são frequentemente oferecidas nesses estabelecimentos.

E se você está muito longe de uma escola de dança, pode sempre olhar para os professores particulares de dança.

E acima de tudo, tenha confiança em si mesmo!

Muitas vezes, tendemos a pensar, de maneira errada, que é tarde demais para iniciar uma atividade como um adulto. Muitas vezes falta tempo e achamos que precisamos conversar com outros alunos.

Enquanto o mais importante é ganhar autoconfiança e aprender a movimentar seu corpo . A dança é uma atividade artística que possibilita ser liberada, é preciso aproveitá-la.

Não desanime se você não pode dar um passo de dança ou salsa nas primeiras horas de aula. Tempo deve ser permitido ao tempo – e não faltam dicas para quem quer começar.

Salsa, merengue, samba, tcha tcha tcha, country, jazz, valsa, tango, hip hop, dança de salão, dança do ventre, rumba, break dance, dança contemporânea, todas as danças são possíveis.

Preparação, aquecimento e alongamento são etapas essenciais, inclusive se você está iniciando a dança, aulas em grupo ou aulas particulares. Você terá que treinar regularmente para obter um bom nível físico, mas certamente esse momento vai chegar.

Por exemplo, você também pode dançar fora do horário de aula em um estúdio de dança ou à noite. É bom ser um adulto!

Agora é a hora de pensar as suas prioridades, buscar as melhores referências, calçar as sapatilhas ou sapatos e sair para dançar – e não importa a idade, o material de dança é essencial e precisa ser bem escolhido!

Onde começar um curso de dança?

Dançar é bom em toda idade Já pensou em fazer uma aula de break?

No Brasil, há muitos locais para se estudar dança. Para escolher a estrutura mais adequada para você, é preciso levar em conta três elementos: seus objetivos (qual estilo de dança, quero me tornar bailarino profissional, professor…), seu orçamento disponível e o tempo que você poderá dedicar a essa atividade. Vamos começar a entender os diferentes locais possíveis para você seguir seu sonho?

Participar de aulas em companhias de dança e festivais

Há diversas modalidades de companhia de dança e de institutos que oferecem uma formação mais consistente de bailarinos e de dança em geral. O fato é que, na maioria dos casos, é exigida uma experiência mínima para o ingresso nessas escolas, e os dançarinos passam por um processo seletivo rigoroso com entrevistas e audições. A maioria delas tem programa de ensino fixo, dividido em anos com provas, notas, médias, exame de final de ano. Nessas instituições as palavras ‘tradição’ e ‘virtuosismo’ serão ouvidas muitas vezes. Podemos citar algumas delas: Escola de Dança Maria Olenewa, Escola Bolshoi, Companhia de Dança de Diadema, Millennium Dance Complex, Academia do Ballet Stagium…

Quanto ao preço, isso vai depender do vínculo da escola ou companhia com instâncias públicas ou não. Muitas prefeituras abrem editais anuais para contratação de bailarinos para programas totalmente gratuitos. Já as academias particulares podem cobrar mensalidades acima de 500 reais.

Quanto aos festivais, muitos oferecem uma programação paralela com a oferta de aulas, cursos livres, oficinas e workshops. Uma boa oportunidade para descobrir a dança e qual modalidade de ensino estaria mais adaptada às suas expectativas.

Há dezenas de festivais e eventos de dança ao longo do ano, entre eles o Troféu Vaudeville, Festival de Dança de Londrina, Festival Mogi das Cruzes em Dança, o Encontro Nacional de Dança, entre muitos outros.

Escola de Dança Maria Olenewa

Estudar em uma das mais tradicionais escolas de dança do país é um sonho que muitos bailarinos podem realizar anualmente. Todo ano, no mês de outubro, a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, em atividade desde 1927, aceita inscrições para o programa de seleção de novos alunos.

Mais de 300 jovens se inscrevem na escola, buscando a habilitação em “Técnico-Bailarino para Corpo de Baile”. Eles são analisados pela banca de professores e os que conseguem ingressar na escola estudam por nove anos. As aulas são gratuitas e divididas em quatro módulos: preliminar, básico, médio e técnico. Entre os alunos aprovados, pelo menos 30% são originários de projetos sociais do Rio, como o Dançando Pra Não Dançar e a Casa de Iniciação às Artes. No último ano, a Escola de Dança Maria Olenewa contou com 270 alunos entre novatos e veteranos.

O Festival de Dança de Joinville

Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se na Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática. O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.

Aulas em escolas particulares

Seja qual for o seu nível de dança, é bem possível desfrutar de uma educação artística graças a uma escola ou estúdio de dança. Os preços praticados nessas instituições particulares são muito variados: no entanto, saiba que os valores serão sempre mais elevados se comparados às associações e aos centros culturais. Existem escolas de dança especializadas em alguns estilos específicos como balé ou contemporânea; outras já abrem as portas para alunos interessados em diversos ritmos.

As escolas e estúdio de dança costumam ser menos rigorosos que as companhias e escolas profissionalizantes e de formação. Atuam com cursos livres, e são mais flexíveis no ensino, nos níveis e no ritmo das aulas, além de aceitarem adultos, sem limite de idade e nível de conhecimento. Em geral, não exigem uniforme, provas, notas ou rigidez maior quanto às faltas. Funcionam praticamente o ano todo e fecham para férias.

O aluno poderá descobrir novos estilos de dança e enriquecer seu repertório musical! Com certeza você vai encontrar uma escola em sua cidade ou região!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
anaLouizy Costabianca Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
bianca
Convidado
bianca

eu queria saber se é preciso saber dançar, porque eu queria aprender e não sei

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Segue nossa lista de superprofessores Bianca: https://www.superprof.com.br/aulas/iniciacao-a-danca/brasil/

ana
Convidado
ana

é preciso saber ballet pra começar aula de dança?)

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Ana,
não precisa saber ballet para começar uma aula de dança (: