Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais materiais comprar para praticar danças?

De Fernando, publicado dia 10/09/2018 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como se equipar para aprender a dançar?

Um estudo recente da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou que cerca de 47% dos brasileiros não se exercita o recomendável para uma vida saudável. Fazer 150 minutos semanais de atividade física moderada pode incluir caminhadas, pedalar e até mesmo dançar! E  como a dança é uma atividade muito prazerosa, que tal se preparar para sua primeira aula de dança?

Sapatos de tango, vestidos de dança, collants, protetores, anáguas, quais são os acessórios de dança para adquirir para começar a praticar essa arte em aulas particulares ou coletivas?

Aqui estão algumas respostas para os iniciantes na arte de dançar.

seu professor pode ajudar a escolher os melhores sapatos Tudo influencia a sua aula de dança

E se você fizesse aulas de zumba? Acesse o Superprof e encontre seu professor ideal hoje mesmo!

Compre a roupa de dança certa

Aprender a dançar requer algum investimento em termos de tempo, mas também pensando nos materiais. Mas não se preocupe, dançar não é uma atividade que requer tantos acessórios assim.

No entanto, para evitar a dança de maneira não adequada e perder os seus movimentos esperados nessas aulas, aqui estão algumas instruções a seguir para orientá-lo na hora de fazer as compras.

Pra você ser capaz de dançar bem, comece escolhendo as suas prioridades na sua lista de desejos de materiais.

Escolha uma boa vestimenta

O mais importante em uma aula de dança e estar confortável nas roupas que usa. Mas também devemos prestar atenção ao fato de que o corpo se aquece enquanto você está se exercitando – e o treino de dança não é diferente. Portanto, devemos usar roupas com várias camadas para descobrir quando chegar a hora certa de usar cada uma delas.

É por isso que os bailarinos clássicos costumam usar uma malha com um cardigã para poderem ser removidos, se necessário, na medida em que o treino passa. Isso interfere na performance final, já que está bem preparado para o corpo e pode ficar mais confortável com o passar do tempo. O importante é ir se acostumando a se organizar para essas mudanças antes do show de dança.

Compre uma meia adequada

A escolha da sua parte de baixo das roupas é muito importante, pois é necessário que as pernas estejam fluidas o suficiente para fazer grandes movimentos.

Tende-se a pensar que calças largas, como as de caminhada ou moletons, são ideais para a prática da dança. No entanto, calças muito largas o impedem de fazer todos os movimentos, porque você ficar um pouco preso com tanto tecido.

As leggings são uma boa alternativa . Eles permitem fazer movimentos sem que nada te trapalhe. Também ajuda a não ficar muito quente, dependendo do tecido escolhido.

Escolha sapatos

Alguns preferem dançar sem sapatos. No entanto, os sapatos mantêm o pé na melhor posição e às vezes evitam lesões como os entorses de tornozelo.

Os sapatos devem ser adaptados a cada estilo de dança . O tango argentino exigirá que as mulheres tomem saltos enquanto no balé exigirá sapatilhas de ponta feitas especialmente para o pé da bailarina.

sapatilhas para balé não servem para o tango, por exemplo Calce os sapatos corretos para cada dança

Invista em uma bolsa de dança

Aulas noturnas, aulas particulares, aulas em grupo, aulas de dança, seja qual for o curso escolhido, é importante ter seus próprios acessórios para praticar dança. E para carregar tudo isso, pense em comprar uma bolsa esportiva versátil e ideal para a sua rotina.

Bolsas de dança vendidas em lojas são muitas vezes na forma de um saco cilíndrico com duas alças acima ou como sacolas estruturadas, mas leves, para que tudo seja carregado em um mesmo espaço.

Este tipo de bolsa é muito comum no mundo da dança, mas isso não significa que seja a única mala a comprar para dançar. Esta forma de bolsa é apreciada pela sua grande capacidade e facilidade de transporte . Você pode colocá-la no ombro ou carregá-la à mão.

Compre a bolsa que melhor combina com você! Mas mais do que a bolsa, você também deve saber qual equipamento colocar dentro dela.

Para uma sessão esportiva de sucesso, não se esqueça de uma garrafa de água para hidratar você durante o horário de aula. Você também pode colocar uma muda de roupa para trocar quando a sessão terminar e os materiais para o banho na academia ou estúdio.

Isso evita pegar um resfriado quando a temperatura do corpo diminui no fim da aula.

De qualquer forma, uma boa sacola esportiva é uma bolsa que não incomoda você. Às vezes você tem que passar o dia com essa pequena mala, porque você não pode ir para casa antes da aula de dança. Por isso, ela deve ser um acessório capaz de ser discreto e prático.

Eu aconselho você a dedicar sua atenção para uma única bolsa para a prática da dança. Então você não tem que mover suas coisas todas as vezes e isso evita perdê-las.

Acessórios para dançar

Às vezes existem materiais que não damos muita importância por não serem tão essenciais, mas que são acessórios muito úteis quando você pensa sobre isso.

É sempre interessante ter alguns acessórios em sua bolsa de dança para poder enfrentar qualquer eventualidade.

Acessórios de cabelo

O penteado é um problema de cabelos longos. Mesmo que a dança do cabelo solto possa causar um certo efeito, normalmente é muito irritante ficar com os fios de cabelo no olho por toda a aula.

Na dança clássica, a maioria das dançarinas prende o cabelo em um coque. Um estilo muitas vezes reproduzido, mas um simples rabo de cavalo pode ser suficiente.

Para evitar ficar em dúvida se você está preparado e acabar sem o seu cabelo preso durante a aula de dança, você pode colocar em sua bolsa um monte de presilhas e elásticos . As redes também são vendidas para envolver seu coque para que ele não se desmanche durante a aula ou no final do show do ano.

Não esqueça de colocar alguns elásticos extras na sua sacola! O cabelo solto pode atrapalhar muito a sua performance.

Proteção para os pés

Para fazer dança clássica e, portanto, ponta, às vezes é necessário usar vários acessórios para proteger o pé. Por exemplo, você pode comprar protetores de ponta de espuma ou silicone, lã de ovelha ou meias especiais para proteger os dedos dos pés .

Existem proteções também para se posicionarem entre os dedos para evitar a formação de calosidades e bolhas nos dedos dos pés.

Mas você pode muito bem adquirir este material como e quando perceber que está fazendo falta. Não há necessidade de comprar tudo antes da sua primeira aula de dança e sem saber quais serão suas dores ou dificuldades. Especialmente também porque você pode esperar o conselho de seu professor de dança para as melhores escolhas.

peça dicas de livros para seu professor Conhecer a história da arte ajuda no seu desenvolvimento

Material didático para aprender dança

Começar na dança nem sempre é óbvio. E às vezes as aulas semanais não são suficientes para progredir como desejado. Pode ser interessante, então, adquirir material didático para avançar mais rapidamente tanto na teoria quanto na prática.

Livros nos ensinam muitas coisas, incluindo dança.

Por exemplo, você pode comprar livros de dança para aprender sobre a história da dança e suas técnicas. Alguns livros mostram os passos para conhecer e as pequenas dicas para chegar lá. Claro, isso não substitui a presença de um professor, mas pode ajudá-lo a ir além dos aprendizados da sala de dança.

Para mais eficiência, você pode tentar transformar seus conhecimentos somando com aprendizados em vídeo. Frequentemente muito completos, os DVDs com aulas práticas oferecem a vantagem de poderem ver os passos que você irá realizar de uma forma concreta. É impossível interpretar mal os movimentos ensinados se você repetir perfeitamente como demonstrado.

Essas aulas, em sua maioria, são vendidas por tipo de dança e nível (iniciante, intermediário, avançado, etc.). Sempre faça de acordo, evitando lesões desnecessárias – especialmente se você está começando a dançar em uma idade mais avançada.

Na internet, você também pode encontrar conteúdo pago ou gratuito para obter ajuda extra em seu aprendizado de dança. As plataformas online gratuitas como o YouTube oferecem muitos vídeos de dança para copiar e para inspirar suas coreografias. Seria uma pena não usá-los, já que são tão acessíveis para todos.

Todo este material didático permite aprender a dançar de forma independente para aqueles que não gostam de seguir um programa muito definido ou que simplesmente não gostam das aulas em grupo.

aprenda novos passos online Veja coreografias na internet e tente reproduzir!

Onde comprar material de dança?

Existem muitas maneiras de obter todo esse material. Vestuário, sapatos, DVD, são vendidos nas lojas, mas também na internet.

As lojas de esportes vendem inúmeros acessórios para a dança. Essas grandes lojas geralmente dedicam um departamento inteiro ao campo de dança. No entanto, nada impede que você procure em outros departamentos itens que possam ser melhores para você.

Algumas lojas se especializam na venda de acessórios de dança . Este tipo de loja é normalmente encontrado nas grandes cidades e dentro das escolas de dança. Isso permite ter uma ampla gama de produtos e, portanto, ter a escolha mais específica para o seu tipo de arte.

Se você não mora perto de uma dessas lojas, é sempre possível verificar o estoque e fazer o pedido online. Uma abordagem que está sendo feita mais e mais a cada dia, já que o comércio eletrônico no Brasil não para de crescer!

A Internet é uma ótima fonte de acessórios de todos os tipos. Além disso, você pode comparar preços e qualidade entre diferentes lojas. Artigos de dança (sapatos de dança, roupas de dança, sapatilhas, tutu, meias, polainas, sutiãs especiais, meias pontas, saias de flamenco, etc.) são muito numerosos na rede.

No entanto, ainda há uma desvantagem. É impossível ver o acessório em real para ver a qualidade do produto. Claro que você pode aproveitar as possibilidades de troca e as variedades disponíveis para as suas compras, mas tenha sempre a atenção de pesquisar bem os fornecedores e as referências das lojas online.

Dança de salão, danças latinas, dança moderna, hip hop, zumba, dança do ventre, dança oriental, pole dance, sapateado, dança contemporânea, flamenco, jazz, tudo isso pode fazer parte da sua rotina de saúde.

Procure um professor particular de dança e venha curtir os benefícios da dança hoje mesmo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar