Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Método de Estudo: Melhore suas notas em exatas e em todas as outras disciplinas!

De Joseane, publicado dia 26/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Dicas simples para progredir em matemática

Sonha em dominar as ciências exatas?

Estudar é essencial para desenvolver e ampliar os nossos horizontes, melhorando a nossa visão e sobretudo a nossa relação com o mundo que nos cerca.

Na verdade, estudar é parte do nosso círculo de vida, ao do qual não podemos escapar, felizmente! Quando se trata da vida acadêmica estudar e muito é a lei da selva e quem não a segue tende a conhecer o fracasso principalmente na área profissional.

Por isso, cada vez mais os estudos ganha espaço na vida de crianças, jovens e adultos e mais e mais tempo é dedicado a essa parte essencial de nossas curtas vidas. Então, para ganhar tempo e sobretudo para dar eficácia ao nosso tempo, planejar e organizar são as palavras de ordem.

A boa notícia é que com planejamento e boa organização nosso tempo de estudo pode ser otimizado nos possibilitando a obtenção de excelentes resultados num espaço mais curto de tempo.

Ou seja, dá para estudar e ter vida social ao mesmo tempo! Não é perfeito?

Saiba como ter sucesso nos estudos de matemática e de todas as outras disciplinas do seu currículo!

Conselho primeiro: Identifique todos os recursos a sua disposição

Para se colocar na rota do sucesso quando se trata dos estudos é necessário conhecer e identificar todos os recursos disponíveis!

Aprática de estudar leva a perfeição dos resultados Aprender é uma atividade que se aprende

Tome um tempo para se sentar e recapitular sobre o que você precisa estudar!

Não seja um atirador sem alvo definido. O seu método de estudo é a sua prioridade nesse momento.

Caso esteja estudando para uma prova específica, faça uma lista dos assuntos passíveis de cair! Esse levantamento é essencial para o sucesso do seu projeto de estudo! Uma vez os assuntos definidos, faça aquela visita a sua biblioteca pessoal, a biblioteca pública ou a uma biblioteca online, e selecione todo o material necessário e que corresponda aos temas que você deseja estudar.

Crie o seu plano de estudo pessoal

Aqui eu foco na palavra pessoal pois temos a tendência a querer seguir padrões ou seguir aquilo que funciona para o coleguinha sem nos questionar que talvez aquilo que funcione para tal e tal pessoa pode não funcionar para você!

Assim sendo, faça uma análise de si próprio, do seu estilo de vida e da sua relação consigo mesmo e estabeleça as suas próprias regras! Você se sente cheio de energia pela manhã? ótimo, dedique algumas horas da sua manhã para o seu projeto de estudo. Agora se você, assim como eu, não é de nada pela manhã… ué… talvez essa não seja a hora de você se dedicar aos estudos! Escolha o horário que você seja produtivo, vivo, cheio de energia!

Não perca o foco!

Material de estudo selecionado e plano de estudo estabelecido?

É hora de partir para o ataque. Para ser um bom aluno em matemática, lembre-se que estudar é algo sério e que exige compromisso! Se você estabeleceu que estudará de segunda a sexta de 9 as 13 horas, isso significa que você deve levar esse plano a risca! Não se deixe distrair , não caia na pegadinha do “agora não dá, faço depois”, uma vez que você redireciona o foco, você terá a tendência a repetir o esquema. Então o ideal é não abrir exceções!

Lide com o seu plano de estudo como se fosse um trabalho onde você deva bater ponto! (Ok, péssima escolha de comparação) Mas a ideia é você ter consciência de que os horários devem ser respeitados….caso contrário seu destino será mesmo ter que bater ponto! Melhor evitar…

Se você está tentando criar essa rotina de estudo para o seu filho criança ou adolescente, certamente eles não possuem tanta consciência sobre a importância dessa rotina de seus benefícios. Cabe a você dar o exemplo. Mostre os que você deve respeitar o seu horário de trabalho por exemplo para poder providenciar o necessário para a casa e a família. Diga-lhe que cada membro da família deve respeitar as suas rotinas e tarefas e que o horário de estudo em casa é tão sagrado como o horário de ir a escola, de ir ao trabalho, etc .

Aprender a fazer cálculo mental pode melhorar as suas habilidades matemáticas!

Conselho segundo: Corpo e mente preparados para estudar

Precisamos estar saudáveis e nos sentindo bem para que o nosso cérebro funcione a todo vapor nos permitindo aprender de forma rápida e eficaz.

Se mantenha equilibrado e pronto para vencer Boa alimentação e prática de esportes ajudam a manter o cérebro saudável

Estudar exige concentração. E para que seja possível se concentrar o corpo deve esta funcionando perfeitamente.

Isso se significa que você deve está atento a sua alimentação. Se alimente de forma saudável e equilibrada, priorizando as frutas e legumes e claro, faça-o de forma consistente respeitando os horários para se alimentar.

A prática consistente de atividades físicas pode ser um motor na produção de substâncias que ajudarão o cérebro a ganhar em produtividade. Evite as relações e situações estressantes. O estresse é inimigo da concentração. Escolha ficar longe e livre dele.

No caso das crianças, brincar é uma parte essencial do seu desenvolvimento e da manutenção da vida saudável. Então lembre-se de deixar um vasto tempo para a criança brincar e espairecer! Os estudos são importante para a criança mas brincar é um parte essencial que não deve ser atropelada.

Conselho terceiro: Encontre um local silencioso para estudar e sem distrações

Pronto para por em prática o seu projeto de estudo? Pois bem, talvez você não tenha pensado ainda sobre o local que você utilizará como base de estudo.

Crie um ambiente de calma e tranquilidade que favoreça a sua comcentração Aposte no silêncio e no conforto na hora de estudar

Não ache que estudar no seu escritório em casa enquanto as crianças brincam e gritam na sala possa ser produtivo para você. Como já mencionado, estudar exige concentração e o silencio é precioso para que você obtenha o estado de concentração ideal para estudar com eficácia e sem interrupção.

Algumas pessoas gostam de estudar conectados a internet, assim pode fazer buscas e buscar uma ou outra informação. Porém a internet é um lugar perigoso e fácil de se distrair. Você começa em um site de busca e quando menos espera já está lendo “como conquistar o seu ex em dois dias”…

Cuidado duplo hahaha!

Música quando bem escolhida pode ser uma aliada na hora de estudar. Mas cuidado! Cantar enquanto estuda pode atrapalhar, aquele rock pesado pode também não te ajudar a obter a concentração necessária…escolha, portanto, uma música calma e que te permita relaxar (mas não ao ponto de dormir né!) somente o necessário para despertar o cérebro ao menos tempo em que entra em profunda concentração.

Prepare uma mesa e cadeira confortável, a sua postura pode influenciar e muito na hora de se concentrar para por em prática o seu projeto de estudo.

Se você quer ter um bom resultado em matemática e qualquer outra matéria, não ignore essa importante dica!

Conselho quarto: A importância do visual nos estudos

Fato é que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Porém, é provado que os recursos visuais são extremamente eficazes quando o assunto é memorização no aprendizado.

Confira aqui algumas dicas essenciais de memorização!

Isso dito, veja aqui algumas formas de incentivos visuais que te ajudarão a armazenar o conteúdo estudado na sua memória. Lembre-se que cada pessoa tem a sua preferência, descubra o que funciona para você.

Notas

Aprenda a fazer pequenas anotações sejam em forma de lembrete ou em forma de revisão (Eu costumava colar as anotações mais importantes pela casa inteira, e funciona!). Sabe aqueles post-it coloridos? Tenha vários! Anote tudo o que quiser neles e espalhe por ai, cole nos livros e cadernos, nas portas, na geladeira… e leia cada vez que vê-los.

Anote tudo o que voc~e considerar importante durante sua revisão Suas anotações fará toda a diferença na hora das provas!

Por falar nos post-it coloridos, viemos a outro recurso visual super eficaz…

Cores

Não sei se a ciência tem algo a dizer sobre o uso das marcações em cores, mas essa técnica é bem falada entre estudantes de concurso e colegiais em geral. Sublinhar, circular, escrever usando cores diferentes pode ajudar na hora de memorizar determinados conceitos. Aqui eu abro um parêntese para uma anedota: Na época do vestibular eu anotava as fórmulas das aula de matematica usando cores diferentes. A fórmula de Báskara era rosa e estava anotada na parte superior direita do meu caderno, eu nunca mais esqueci disso! (Tem apenas 11 anos que eu fiz vestibular! Tá vendo?)

Desenhos e Figuras

Conheci vários outros estudantes que utilizavam figuras e desenhos para identificar determinados conceitos. Se você tem sensibilidade artística vale a pena tentar essa manobra. Por exemplo gráficos e linha do tempo para ajudar a memorizar uma sequência de fatos, dados, sinais de interrogação, exclamação, enfim todo o tipo de sinal que possa lhe ajudar a lembrar de determinada anotação e assunto.

Conselho quinto: Se mantenha sereno e positivo!

Você fez o que pôde: preparou seu local para estudar, se manteve firme na sua rotina de estudo, contratou um professor particular para te ajudar nos momentos de dificuldades, utilizou todos os recursos necessários e criou o seu método de aprendizagem ideal.

Nada pode dar errado. Certamente o estresse e a tensão são as últimas coisas que você necessita às vésperas de uma prova e exame. Então a nossa dica para você é: relaxe!

Você já provou para você mesmo que você é capaz, estou e se preparou, agora vai lá buscar os resultados que você merece.

E muita boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar