Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para se dar bem nas matérias de exatas

De Joseane, publicado dia 28/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Melhores astúcias para lidar com a matemática

Não é segredo para ninguém que a matemática é o terror de grande parte da população estudantil!

Mas por que será que tanta gente corre dessa área tão sutil do conhecimento?

Existem muitos segredos por trás da matemática. Alguns, atualmente revelados nos ajudam a progredir no mundo moderno! Sim, a matemática está presente em quase tudo que vemos. Se trata de uma ciência extremamente importante para a evolução humana.

A matemática resolve muitas coisas na nossa vida. Inclusive, existe até uma fórmula matemática para o amor – essa eu duvido que você soubesse!-

É a prova de que a matemática está em nós queiramos nós ou não!

Já que não podemos nada contra o “inimigo”, juntemo-nos a ele! E foi pensando nessa máxima que criamos esse texto para te ajudar a estreitar a sua relação com essa ciência tão importante nas nossas vidas.

Como ter sucesso em matemática

Começamos a estudar matemática ainda no jardim de infância, contando nos dedinhos com a ajuda da professora. O aprendizado dura todo ao longo de nossas vidas, mas, embora nos dedicando durante longos anos continuamos naquela sensação de nada saber.

É até normal nos sentirmos assim com relação a matemática! Pois se trata de uma ciência que, embora seja uma ciência exata, é cheia de sutilezas, detalhes, sinuosidades…A matemática adora brincar com a gente…

Aprenda matemática com humor Saudade de quando nosso único problema era decorar a tabuada hahaha

A pergunta que não quer calar: como avançar rapidamente em matemática e nas matérias exatas?

Muito simples! (mentira, não é simples nada)

Mas é certamente possível avançar em matemática e obter bons resultados, isso graça a um plano de estudo focado e consistente!

Para avançar em matemática é preciso querer em primeiro lugar. Em segundo lugar é necessário investir, dedicando tempo e atenção a compreensão dessa ciência cheia de ousadia e sutilezas.

Como disse o grande matemático, físico e filósofo Descartes:

A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens.

 

Com o objetivo de se aperfeiçoar, uma boa ideia é revisar toda a matéria de base da matemática. Parece bobeira? Pois saiba que retomando o conhecimento de base como soma, adição, divisão, multiplicação, seu cérebro vai acostumando ao funcionamento das regras de base da matemática e da sua lógica.

O conceito de lógica em matemática é de grande importância para quem quer se tornar um “expert” dos números!

Uma vez que você tenha revisado as bases, avance para os assuntos mais complicados… se trata de fazer um “tour” pela matemática. Uma excelente ideia é usar os manuais e livros de matemática do ensino básico, fundamental 2 e médio… E todo outro material que lhe interesse.

Lembre-se que a matemática é uma ciência! E que ela é vasta e possui vários nichos do conhecimento. Seriam necessários décadas para aprender tudo sobre a matemática e ainda correria-se um enorme riscos de não conhecer tudo. Portanto, uma vez que as suas bases matemáticas estejam fortalecidas, tente se dedicar a certas áreas que lhe são mais atraentes.

Método de Estudo: Melhore suas notas em exatas e em todas as outras disciplinas!

Desenvolver um método de estudo consistente é essencial se você quer obter sucesso no seu estudo de matemática.

Principalmente para aqueles que querem aprender muito em pouco tempo: será o seu método de estudo que ditará o tamanho do seu sucesso.

Portanto não se limite a imitar o padrão dos outros, conheça-se e descubra o método que funciona para você.

Confie na sua capacidade de aprender Um professor particular de matemática pode te ajudar a ganhar confiança no seu aprendizado

Algumas dicas importantes na hora de desenvolver o seu método de estudo:

  • Conselho primeiro: Identifique todos os recursos a sua disposição 

Foque naquilo que você quer aprender e então faça um levantamento de todo material necessário que te ajudará a tingir o seu objetivo;

  • Conselho segundo: Tenha seu corpo e mente preparados para estudar

Se alimente bem, cuide da sua saúde física e mental para que tenha condições de dar o melhor de si no seu processo de aprendizagem;

  • Conselho terceiro: Encontre um local silencioso para estudar e sem distrações

Escolha bem e prepare o seu ambiente de estudo. Bibliotecas são uma excelente opção, pois além do silêncio você tem o acervo a sua inteira disposição;

  • Conselho quarto: A importância do visual nos estudos

Aposte nos recursos visuais como marcadores coloridos, desenhos, gráficos, símbolos, que te ajudarão a se lembrar mais facilmente da lição;

  • Conselho quinto: Se mantenha sereno e positivo

Faça o seu melhor e espere o melhor. Lembre que o estresse não lhe trará nada de positivo. A calma é a sua melhor amiga nesse processo;

 

Seguindo esses conselhos que, basicamente, consistem em medidas que você deve por em prática , você certamente terá um grande sucesso fruto do seu esforço e método de estudos!

Conselho de um professor para obter bons resultados nas provas

Para melhorar a sua relação com matemática é importante se tornar amigo dessa disciplina. A matemática está presente em nosso cotidiano e é parte da nossa construção. Aliás a matemática já estava aqui antes de chegarmos, então não tem para onde fugir! Temos que nos adaptar a ela e tentar decifrá-la como podemos.

Aprender matemática melhora nossa capacidade de interpretar o mundo em que vivemos A matemática é uma das ciências mais antigas que existe

Um dos grandes nomes da ciência, Galileu,  bem disse certa vez:

O livro da natureza foi escrito exclusivamente com figuras e símbolos matemáticos.

Assim sendo, não podemos nos esquivar da matemática. Ela vive em nós e ao invés de fugir dela temos um dever vital de conhecê-la e usá-la.

Quer aprender matemática e garantir uma excelente nota no vestibular, por exemplo? Aqui te damos dicas que te levarão a obter bons resultados nas sua provas de matemática e todas as outras matérias!

Para ter bons resultados em suas provas coloque em prática alguns hábitos:

  • Desenvolva e siga o seu método de estudo pessoal
  • Faça exercício o quanto baste (e eu digo: o mais é mais!)
  • Use todo o material necessário e isso inclui livros, vídeos, manuais, etc
  • Teste os seus conhecimentos respondendo a provas de concursos passados
  • Mantenha uma rotina de estudo consistente
  • Não perca o foco e e nem a calma
  • Seja positivo espere sempre pelo melhor.

E claro, conte com a ajuda de um professor particular!

Um bom professor particular a domicílio pode ser a ajuda que você necessita para colocar em prática o seu plano de estudo.

Encontre as melhores aulas de matematica no Superprof!

A importância do cálculo mental

Aprender a fazer cálculo mental pode trazer enormes benefícios para o seu processo de aprendizagem e conhecimento das vertentes matemáticas.

A aprendizagem e prática do cálculo mental nos permite compreender que existem diversos caminhos que nos levam a resolução de um problema.

Ganhe o título de calculadora humana Organize suas economias: Aprenda a calcular mentalmente

Confira alguns dos vários benefícios que calcular mentalmente pode nos oferecer (lista não exaustiva):

  • Facilita a vida cotidiana
  • Favorece a autonomia
  • Desenvolve o raciocínio rápido
  • Estimula novas descobertas
  • Ajuda na concentração e motivação
  • Estimula o prazer pelos desafios
  • Valoriza o esforço
  • Aumenta a capacidade de memorizar
  • Estimula a confiança em si mesmo
  • Melhor controle dos números

Assim sendo, podemos dizer com segurança que a prática consistente do cálculo mental nos ajuda a progredir em diversas áreas do conhecimento, uma vez que este estimula o nosso cérebro a pensar mais rápido e com mais organização.

Existem técnicas que impulsionam a sua capacidade de calcular mentalmente. Essas técnicas usam os princípios da divisibilidade e são extremamente eficazes quando colocadas em prática.

Pense rápido:

Some 248+ 333

Multiplique 13 x 36

Subtraia 12 de 96

Divida 25 por 5

Se as suas respostas foram, respectivamente: 581, 468, 84 e 5 e que você não levou mais de 5 segundos para encontrar as respostas, então você já pode se considerar um sábio do cálculo mental!

Um francês de 27 anos, Alexis Lemaire, quebrou o seu próprio record em cáculo mental ao resolver a a raiz 13ª de um número de 200 dígitos em apenas 70 segundos.

Segundo matéria publicada no site mundogump:

O matemático francês, que faz doutorado sobre inteligência artificial na Universidade de Reims (nordeste da França), calculou corretamente o número 2.407.899.893.032.210, entre as 393 trilhões de respostas possíveis. Este número (2 trilhões, 407 bilhões, 899,893 milhões, 032.701) multiplicado por si mesmo 13 vezes produze o gigantesco número de 200 dígitos que foi escolhido aleatoriamente por um computador.

Quer ser o próximo recordista em uma tarefa que exija cálculo mental?

Conte com um dos nossos professores de matemática e aumente as suas chances!

Progredir e se tornar uma matemático dos bons!

Não tem mistério, os melhores matemáticos não ficaram sentados enquanto aprendiam matemática por osmose; Até eles tiveram que dedicar grande parte do seu tempo e vida a sua grande paixão pela matemática.

A matemática é uma ciência que exerce um enorme fascínio em algumas pessoas e um pouco menos em outras. Mas a verdade é que todo mundo gostaria de dominar os segredos e mistérios que envolvem essa ciência.

Se você quer progredir em matemática, anote esses sete super conselhos:

  • Organize seu tempo de estudo para ser bom na matemática
  • Tenha uma base sólida para entender a matéria
  • Assimile a linguagem matemática
  • Faça e refaça os exercícios
  • Aprenda matemática com um professor particular
  • Revise sempre o conteúdo para se tornar bom na matemática
  • Compreenda que a matemática é indispensável para sua vida

Prontinho! Agora que você já conhece o caminho dos números é chegada a hora de trilhá-lo.

Como se tornar um bom aluno em matemática?

Para se tornar um bom aluno é matemática é preciso gostar dessa disciplina. Certo, mas como gostar de matemática?

Embora pareça difícil de responder a essa pergunta, a resposta é bem evidente. Para gostar de matemática e consequentemente se tornar um mito na matéria, é preciso ser incentivado desde cedo! Evitar propagar o clichê de que matemática é difícil só vai te afastar ainda mais dessa bela ciência. Se motive ou motive o seu filho a gostar dos números. Os números são misteriosos e criança gosta de mistério e de descoberta. Use o mistérios por trás dos números como uma fonte de motivação para estudar a matemática e obtenha resultados incríveis com o passar do tempo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 4 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar