Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como progredir e se tornar um matemático dos bons!

Blog > Apoio Escolar > Matemática > 7 etapas para melhorar em matemática

Como ter sucesso em matemática?

A matemática é uma disciplina vital no currículo de qualquer estudante, porém, é quase que unanime: é a matéria mais temida por eles.

No fundo, sabemos que dominar a matemática proporciona acesso aos cursos mais disputados nas universidades: Medicina, Engenharia, Direito, Arquitetura, Economia entre outros.

Se o seu sonho é se candidatar a umas dessas carreiras, mas seu desempenho na matéria está abaixo do desejável, acompanhe as 7 etapas para avançar na matemática e conquistar seus objetivos.

Organize seu estudo para ser bom na matemática

É mais do que comprovado que alguns estudantes tem muita dificuldade em estudar matemática sozinho em casa, pois elaborar um bom planejamento de estudo requer experiência.

Não desanime na hora de estudar matemática Quando o professor passa dever de matemática pra fazer em casa…

Assim sendo, crie algumas estratégias para não se perder:

  • Escolha os melhores livros para ter uma base sólida.
  • Organize o seu lugar de estudo
  • Faça anotações com letra legível
  • Dedique parte do seu tempo para resolver exercícios
  • Crie o hábito de revisar a matéria

O treino é fundamental para o aprendizado de matemática.

Veja aqui dicas que te ajudarão a tirar uma boa nota em matemática no vestibular!

Tenha uma base sólida para entender a matéria

Seja qual for a disciplina é preciso ter uma base sólida para progredir. Nesse sentido, reveja o básico, tenha uma coleção de livros de matemática do 5º ano, 6º ano, 7º ano , 8º ano e 9º ano. Com isso, você formará uma base fortalecida para entender bem a disciplina e não travar na hora de avançar.

Comece pelo primeiro livro, resolva todos as questões,depois avance para o segundo e assim sucessivamente. Ao terminar todos os volumes do Ensino Fundamental, progrida para os livros mais complexos, os livros didáticos do Ensino Médio.

Por que não devo apenas estudar pelas apostilas de matemática?

Lamentavelmente, as apostilas de matemática fazem um resumo de todo o conteúdo da matéria, e na maioria das vezes esse conteúdo está destinado aos alunos mais bem preparados, enquanto os alunos iniciantes ficam “perdidos” na explicação. Resumindo, as apostilas ajudam muito, mas não dão conta de explicar todo o conceito aos alunos iniciantes.

Para ter sucesso em matemática estude com um professor particular.

Assimilar a linguagem matemática

Todos nós somos assim: temos uma matéria que dominamos e outras que não temos a menor afinidade, por essa razão, iremos reforçar a importância de esquematizar seu estudo, do conteúdo mais básico até conteúdo mais avançado.

Estude matemática pouco a pouco Para evoluir em matemática é preciso dominar os conceitos de base

Não tenha vergonha de ser visto lendo um livro de matemática do 5º ano, 6º ano ou 7 º ano… Se o seu desejo é reforçar sua base de conhecimento, aprenda os conceitos desde início, não pule etapas.

Lembre-se nenhuma criança aprende a falar de uma hora para outra, o seu vocabulário vai sendo enriquecido com o passar do tempo. A matemática também requer que avancemos no campo da linguagem. O vocabulário matemático é incorporado conforme o estudante vai progredindo nos estudos.

Veja aqui como ser um bom aluno em matemática!

Para enriquecer seu vocabulário matemático, acompanhe algumas definições:

Adição

É uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para somar um número a outro. Por exemplo: 5 + 5 = 10

Algarismo

São signos gráficos utilizados para representar os números.

Calcular

Significa realizar uma operação que pode ser adição, subtração, multiplicação, divisão…

Denominador

Em uma fração, é o número que indica em quantas partes iguais será dividido o número de cima. No número 10/2, dois é o denominador

Algoritmo

É um conjunto de regras necessárias para resolução de um cálculo ou problema.

Diferença

É o resultado de uma subtração. Por Exemplo: 34 – 20 = 14

Arredondar

Dizemos que é o valor obtido por aproximação. Por exemplo: se arredondarmos o número 7,981, nós teríamos 7,98

Dividendo

É o número que será dividido em uma operação de divisão. Observe a operação: 18/3 = 6    18 é o dividendo

Aritmética 

É a parte da matemática que estuda os números e operações

Divisão

É uma das quatro operações matemática. Resumidamente, usamos para saber o número de vezes que um número está contido em outro número.

Divisor

É o segundo termo de uma divisão, isto é, é o que divide o dividendo. Por exemplo: 20/2 = 10   ⇒ 2 é o divisor

Fórmula

Em linguagem matemática, é uma expressão que indica os cálculos que devem ser feitos para obter um determinado resultado.

Dobro

É duas vezes o valor do número.

Fatoração

Operação de fatorar, isto é, decompor um número em fatores primos.

Constante

É um valor que não muda.

Fatorial (!)

É o produto de um número multiplicado por todos os inteiros anteriores a ele até chegar a 1. Por exemplo: 7! = 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1

Número aleatório

Significa dizer que é um número escolhido ao acaso

Refaça os exercícios

Os livros e apostilas de matemática oferecem muitos exemplos de exercícios para que o estudante pratique bastante. Tire um momento do seu dia para refazer esses exercícios, principalmente os mais difíceis.

Avance em matemática graças as aulas particulares Conseguiu reconhecer essa fórmula? Então o seu progresso é real!

Isso ajuda a assimilar e criar estratégias rápidas para resolver os exercícios, essa talvez seja o melhor método para progredir rapidamente na matemática. Refazer os exercícios corrigidos fará com que o aluno identifique prontamente a resolução das questões.

Evidente que no início o aluno terá um pouco de dificuldade de lembrar o caminho que fez até chegar naquele resultado, mas o exercício de persistência o ajudará a dominar a matéria.

Não está fácil de compreender o conteúdo da aula de matemática?

Entenda que você não é o único, parte dos alunos tem dificuldade de aprender o conteúdo de matemática de primeira. Não se desespere, chegue em casa, crie uma atmosfera tranquila. Tenha um ambiente organizado e silencioso para que você possa estudar.

Esse ambiente será o seu lugar sagrado, evite usar o celular, ligar a televisão ou rádio. Esses aparelhos tomam todo o seu tempo e podem tirar a sua concentração na hora de retomar seus estudos.

O segredo para aprender matemática é a repetição, por isso refaça os exercícios, resolva vários problemas. A medida que vai resolvendo as questões, você vai aplicando e memorizando conceitos que você achou que na aula não entendia.

Uma dica importante, normalmente as questões de prova são baseadas em questões dadas anteriormente.

Você sabia que aprender a fazer cálculo mental te ajuda progredir em várias áreas do conhecimento?

Aprenda matemática com um professor particular

Não  compreender a matemática cria no estudante uma insegurança na hora de realizar as provas, muitas vezes, o aluno não se sente capaz de obter boas notas, pois não teve uma boa base.

A matemática é a base de todas as coisas Nós vivemos a matemática todo dia: aprenda a dominá-la

Os alunos que querem progredir, se destacando na matemática, aqui vai a dica: procure um professor particular. A vantagem da aula de matematica particular é que o seu professor lhe dará o caminho das pedras, todas as dicas, truques e “macetes” para você perder a insegurança na hora de fazer as provas e obter um boa nota.

 Algumas dificuldades que podem ser corrigidas com aulas particulares

  • As dificuldades relacionadas a representação de objetos no espaço ou no tempo: essa talvez seja uma das maiores dificuldades encontradas pelo aluno, mas com o apoio de um profissional, você irá entender de maneira simples.
  • As dificuldades relacionadas à abstração de conceitos: O professor poderá estruturar conceitos não apreendidos pelo estudante com explicações mais claras.
  • As dificuldades de vocabulário: Quando o estudante não entende o significado de certos termos, a famosa linguagem matemática. Com ajuda profissional, você terá uma explicação mais objetiva.

Quais são os benefícios de contratar um professor particular?

  • O professor particular ajudará a resolver essa lacuna que existe entre a teoria e a prática.
  • O estudante terá tempo de tirar suas dúvidas, sem a pressão de ter que compartilhar seu tempo com outros alunos
  • Ajuda a melhorar a sua nota, o professor particular está com você para ajudá-lo a melhorar sua nota em matemática.
  • O professor particular irá responder todas as dúvidas que você fizer na hora.

O professor particular usará diferentes métodos para que seu aluno desperte o interesse pela matemática.

Os benefícios da revisão para se tornar bom na matemática

É bem verdade que ao anoitecer, nenhum aluno quer revisar matéria, ainda mais a disciplina de matemática. No entanto, considere essa possibilidade, repasse a matéria todas as noites, esse método é muito bom para ajudá-lo a  entender os conceitos.

Mas não é só no período da noite que você deve revisar a matéria, transforme a revisão em  hábito. Não deixe para estudar apenas quando estiver se aproximando das provas.

Reserve alguns momentos do seu tempo para repassar a matéria, com o tempo isso se tornará um hábito.

 

Estude todos os dias, revise suas anotações metodicamente!

Compreenda que a matemática é indispensável para sua vida

Certamente você já ouviu falar que a matemática é indispensável a vida. De certo modo, os conhecimentos matemáticos nos servem todos os dias e geralmente não nos damos conta disso.

Em uma simples ida ao mercado comprar leite,  nos deparamos com uma aplicação prática da matemática. A primeira coisa que habitualmente fazemos é pensar na quantidade de caixas de leite que precisamos comprar. Após definir a quantidade de caixas de leite, calculamos quanto teremos que pagar por elas.

Para chegar ao valor dessa compra,  precisamos saber quanto custa cada caixa de leite e depois fazemos um cálculo mental. Até aqui deu para perceber que o caminho para chegar até o resultado foi puramente matemático.

Não é somente no supermercado que usamos a matemática, ela está presente em tudo que nos cerca. Todas as coisas podem ser avaliadas sob uma perspectiva matemática. Das coisas que podemos ver até as que não temos conhecimento.Praticamente tudo é matemática!

Veja algumas das aplicações da matemática:

Matemática na vida cotiana: Calcular as despesas do lar, pagar contas, nas regras dos jogos, conferir troco, cozinhar seguindo as proporções das receitas, construir casas entre outras coisas.

Aplicada na tecnologia: Com a ajuda da matemática podemos prever o tempo, calcular o consumo de energia elétrica, realizar cálculos matemáticos mais complexos em segundos, criar aparelhos médicos avançados entre outras coisas.

Já imaginou como nossa vida seria confusa   sem a matemática? A matemática foi fundamental para o progresso da humanidade.

 

Avance na matemática com um professor particular

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 3 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar