Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A importância dos números no cotidiano

De Carolina, publicado dia 15/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Aprender matemática é para toda a vida?

Você se pergunta por que a aula de matematica é tão importante na escola?

A matemática e outros estudos científicos parecem ser o caminho real para a nossa escolaridade. Um bom aluno em geometria pode se tornar um engenheiro de sucesso e administrador de empresas, não é verdade?

Mas qual é a verdadeira utilidade da matemática na vida cotidiana?

As pessoas com o dom da álgebra são mais inteligentes que as outras que não o tem?

Eles têm mais sucesso em sua vida? Não, você pode ser uma pessoa com o dom da música e literatura, e não ter nenhuma aptidão para a matemática.

No entanto, aprender a matéria dos números lhe dará uma certa vantagem na gestão do seu dinheiro.

Então, descubra como um bom nível de cálculo (até no maternal!) pode aumentar sua compreensão do dinheiro, melhorar sua administração do orçamento e até mesmo evitar saldos negativos no banco!

O céu não é o limite para a matéria dos números A geometria nada mais é que números – Crédito: Ricardo Gomez Angel

Independentemente das gerações, sempre houve duas categorias de pessoas com relação à matemática: aqueles que a amam e aqueles que a odeiam.

Como aprender matemática desde bebê?

Há algumas décadas, ainda não conhecíamos as capacidades inatas inacreditáveis ​​dos bebês em relação aos conceitos matemáticos. Hoje, muitos estudos tendem a mostrar que, desde o berço, suas aptidões para os números são perceptíveis!

Mais importante ainda, ao analisar os resultados obtidos com bebês depois de alguns anos, percebemos que: quanto mais cedo os bebês são despertados para os números, mais fácil eles desenvolvem sua aprendizagem de matemática depois.

“Toda criança é, de alguma forma, um gênio, e cada gênio é uma criança”, Arthur Schopenhauer.

Uma boa razão para acordar as crianças em matemática desde uma idade precoce, não é?

Um estudo de neurologistas no Brain Science Institute of Duke University (EUA, Carolina do Norte) com crianças de seis meses mostra que, mesmo antes de desenvolver o idioma, os bebês têm um potencial notável na compreensão dos números.

Eles mostraram às crianças duas imagens em telas. Uma representava 8 pontos e a outra representava 8 ou 16 pontos alternadamente. Os bebês concentraram seus olhos na tela onde o número de pontos variou.

Três anos depois, o estudo também mostrou que os bebês que estiveram mais atentos às variações de números desenvolveram melhores habilidades matemáticas mais tarde!

Ter um senso de números no início parece ser um fator de sucesso para uma melhor aprendizagem da matemática.

Um segundo estudo realizado pela Dra. Elizabeth S. Spelke da Harvard University (EUA, Massachusetts) foi capaz de avaliar o nível de compreensão dos bebês.

Ensine geometria para os seus filhos Os pequenos absorvem todos os conhecimentos, até matemática! – Crédito: Kelly Sikkema

Eles chegaram a conclusão de que crianças muito pequenas podem estipular quantidades pelo olhar.

Quando um adulto mergulhava sua mão em um balde cheio com 80% de bolas brancas de ping-pong e 20% de balas vermelhas, os bebês ficavam surpresos se o adulto pegava mais bolas vermelhas. Portanto, eles têm noções de quantidades somente através da observação.

Essa capacidade de apreender quantidades aumenta rapidamente durante o primeiro ano de vida. Inicialmente, eles detectam diferenças importantes entre dois grupos de objetos:

  • A partir de 6 meses, os bebês fazem a diferença entre dois conjuntos grandes se um deles tiver o dobro de objetos que o outro.
  • Entre 9 e 12 meses, suas habilidades matemáticas são mais desenvolvidas. Eles conseguem fazer a diferença entre um grupo de 8 brinquedos e um conjunto de 10 brinquedos.

Administre seu dinheiro com a matemática

Adições, subtrações, multiplicações e divisões. Essas são habilidades aritméticas que você deve possuir para dominar seu dinheiro.

Para descobrir onde está suas despesas em cada mês, você terá que desenvolver um orçamento com a ajuda da matemática. Para elaborar um orçamento, você adicionará seu salário ou qualquer outro tipo de renda que você recebe para cobrir suas despesas: aluguel, comida, lazer…

Matemática vs estado de espírito

Se a matemática ajuda você a gerenciar melhor seu orçamento, uma depressão, por exemplo, vai arruinar seu progresso em questão de dias.

Você pode ser excelente na aula de matematica basica ou avançada, mas se você agir de forma irracional, corre o risco de prejudicar suas finanças.

Se você gasta seu dinheiro em qualquer coisa, vive acima de suas necessidades e seus meios… O problema é psicológico.

Mesmo um professor de matemática pode ter problemas de dinheiro. Por quê? Se esquecer do seu bem estar emocional, você não vai muito além e não vai dominar o seu dinheiro.

Tome o exemplo de anúncios publicitários. Você acha que isso não o afeta? Os seus amigos argumentam que não são manipulados por anúncios?

Na realidade, se os anúncios ainda existem hoje, é porque há um motivo e é simples. As propagandas afetam nossas emoções e nossa psicologia. Os anúncios inflam ou maltratam  o seu ego para influenciá-lo a consumir.

Aprender a matemática no maternal

Antes de entrar na escola, as crianças já têm a capacidade de distinguir ordens de grandeza, sem precisar de escrever os números, intuitivamente. Alguns sabem como enumerar a sequência de números. O trabalho realizado durante o maternal prepara as crianças para entrar na escola primária.

Gênios dominaram a álgebra e outras ciências Einstein revolucionou o mundo graças aos números! – Crédito: Sidney Perry

Um trabalho que ocorre desde os primeiros anos da criança, em que a fase de vigília ensinou-lhe os números e as formas geométricas.

Os conceitos matemáticos que os pequenos alunos descobrem no jardim de infância são divididos em 2 grupos:

  • Descubra os números e seu uso,
  • Explore formas, tamanhos, sequências.

Hoje, identificamos claramente o método de ensino utilizado para as crianças mais novas. Uma pedagogia adaptada à idade e às necessidades de menores de 6 anos deve ser capaz de fazer a criança:

  • Aprender jogando,
  • Aprender pensando e resolver problemas,
  • Aprender se mexendo,
  • Aprender lembrando e memorizando.

Concretamente, no final do maternal, o aluno deve ter desenvolvido várias habilidades:

  • Utilizar números: avaliar e comparar grupos de objetos, usar números para designar a posição de uma pessoa ou um objeto em relação a outro (primeiro, segundo, terceiro…), poder se comunicar oralmente e por escrito as quantidades,
  • Estudar os números: saber que obtemos o número seguinte adicionando 1 ao número anterior, quantificar os grupos de números até 10 ou pelo menos saber decompor, dizer uma sequência numérica até 30 e ler os números escritos em números até 10,
  • Explorar formas, tamanhos, sequências: uma primeira abordagem de geometria e medida que passa através da manipulação, descrição, comparação.

Tantos conceitos básicos que vão permitir a todos gerenciar seu dinheiro através de matemática no futuro, quem sabe?

Controle seu orçamento com a matemática

Os fashionistas de plantão são profissionais da aritmética mental!

Nos períodos das promoções, eles calculam em uma fração de segundo o que eles economizarão de acordo com o desconto oferecido em um item! Sim, saber como calcular uma porcentagem é muito prático!

Seja qual for seus projetos, você pode ter que negociar:

  • reformas em sua casa,
  • investimento imobiliário
  • compras diversas…

Os conceitos matemáticos permitem otimizar seu orçamento para:

  • Controlar suas despesas: para isso, é importante analisar seu orçamento por item de despesa. As porcentagens permitem que você tenha uma visão clara e priorize suas despesas. Esse é um passo essencial para otimizar seu orçamento.
  • Antecipar o futuro: um orçamento não pode ser gerenciado apenas por dia. Deve ser projetado a médio e longo prazo. Sem isso, é difícil fazer planos. Para estabelecer uma previsão, é necessário um raciocínio lógico e um pequeno método.
  • Poupar dinheiro para as férias: você está sonhando com uma boa viagem no próximo verão? Para conseguir isso, antecipe e economize dinheiro. Como gerenciar o orçamento de forma diferente por alguns meses para economizar dinheiro? Você deve conhecer suas despesas, hábitos e determinar quais concessões você poderá fazer. Aqui novamente temos que fazer suposições e cálculos para fazer escolhas.
  • Escolher o investimento certo para suas economias: existem muitas possibilidades. Cada tipo de conta de poupança beneficia de juros fixos. Você deve avaliar as opções de acordo com a quantidade de dinheiro que você pretende colocar. Outra opção são as aplicações, comprar títulos da bolsa, etc.

A importância da matemática no esporte

Alguns atletas são simplesmente inacreditáveis. Eles têm tanto talento que suas performances parecem impossíveis serem realizadas.

O orçamento deve ser organizado com muito cuidado Os cálculos são importantes na hora dos negócios – Crédito: helloquence

Como não conhecer Usain Bolt, por exemplo, o velocista jamaicano e suas performances incríveis nos 100m?

Imbatível, ele voa sobre as corridas e se suspende a si mesmo antes de cruzar a linha de chegada! Ah, sim, um pouco de detalhe extra: ele corre os 100 m em 9,58 segundos (em 16 de agosto de 2009, no Campeonato Mundial de Atletismo de Berlim).

Javier Sotomayor detém o salto recorde desde 1993. Ninguém conseguiu passar a barra de 2,45 m até agora.

Renaud Lavillenie conseguiu a façanha de quebrar o recorde mundial de salto com vara de Sergei Bubka há 21 anos. Em 2014, ele cruzou 6.16 metros.

A lista ainda é longa… Todos os recordes, tão incríveis como quem os bate, suscita admiração… E interrogação.

Na verdade, quem nunca se perguntou:

  1. “Como é possível que esses atletas sempre conseguem quebrar os recordes?”
  2. “Existe um limite físico para o desempenho do corpo humano? “

A matemática, então, ajuda na otimização dos esportes? Veja aqui algumas pistas para essa pergunta…

Um estudo de setembro de 2012 demonstra, a esse respeito, que as classificações são regidas por uma lei matemática: é a lei do potência. É a ligação entre duas quantidades: a freqüência de um evento e seu tamanho.

Tecnologia a serviço do esporte

Você se lembra em 2009 do campeonato mundial de natação em Roma?

Os recordes foram batidos um após o outro e todos os jornalistas tentaram explicar esse fenômeno. No total, 43 recordes foram batidos em alguns dias!

Os trajes dos nadadores, feitos de poliuretano, não são mera coincidência. As performances de natação estão sujeitas ao princípio do movimento de corpos submersos, bem conhecido em física e, portanto, são cálculos matemáticos. Forças verticais e horizontais são exercidas, e em particular o princípio de Arquimedes.

Os atletas não só vão às grandes competições acompanhados somente por seu treinador, seu fisioterapeuta ou seu nutricionista.

Esse tempo acabou, pelo menos para os verdadeiros profissionais.

Alguns, como os australianos e os neozelandeses nas Olimpíadas de 2016, integram verdadeiros matemáticos em sua equipe!

O seu papel é coletar dados, levar em consideração o contexto ou fazer estatísticas para otimizar a técnica do atleta de acordo com todos os parâmetros disponíveis.

O objetivo é, então, determinado: visar à perfeição na disciplina e otimizar a maneira de abordar uma prova esportiva.

Não admira hoje ver o esporte associado a conceitos matemáticos como álgebra, geometria, tabuadas de multiplicação, aritmética, número inteiro, números relativos…

Calcule a trajetória ideal de uma corrida

As equações matemáticas são uma base científica que se tornou essencial em todos os esportes de alto nível. Eles servem como uma base de trabalho para atletas que melhoram constantemente sua técnica para obter melhores resultados.

Com essa proposta, Amandine Aftalion, diretora de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique – Centro Nacional de Pesquisa Cientìfica – França), desenvolveu um modelo que permite determinar como abordar uma corrida de maneira otimizada de acordo com diferentes parâmetros. Ela leva em consideração:

  • a distância
  • capacidade pulmonar
  • consumo de energia
  • a força propulsora máxima,
  • e até mesmo o esfregar do corpo em ação.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar