Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível saber álgebra quando se é neném?

De Carolina, publicado dia 14/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como aprender matemática desde bebê?

Há algumas décadas, ainda não conhecíamos as capacidades inatas inacreditáveis ​​dos bebês em relação aos conceitos matemáticos. Hoje, muitos estudos tendem a mostrar que, desde o berço, suas aptidões para os números são perceptíveis!

Mais importante ainda, ao analisar os resultados obtidos com bebês depois de alguns anos, percebemos que: quanto mais cedo os bebês são despertados para os números, mais fácil eles desenvolvem sua aprendizagem de matemática depois.

“Toda criança é, de alguma forma, um gênio, e cada gênio é uma criança”, Arthur Schopenhauer.

Uma boa razão para acordar as crianças em matemática desde uma idade precoce, não é?

A descoberta da matemática de 0 a 12 meses

Conhecer as habilidades cognitivas dos bebês não é simples.

Ensine seu filho a contar desde pequeno Não há idade para começar o aprendizado da matemática

Os bebês descobrem seu meio ambiente principalmente através de um sentido: a visão. Muitos estudos analisam o comportamento dos bebês em resposta a um estímulo. Dependendo da maneira como eles olham as coisas, os cientistas podem analisar suas reações.

As habilidades matemáticas dos bebês podem ser percebidas a partir do berço!

Um estudo de neurologistas no Brain Science Institute of Duke University (EUA, Carolina do Norte) com crianças de seis meses mostra que, mesmo antes de desenvolver o idioma, os bebês têm um potencial notável na compreensão dos números.

Eles mostraram às crianças duas imagens em telas. Uma representava 8 pontos e a outra representava 8 ou 16 pontos alternadamente. Os bebês concentraram seus olhos na tela onde o número de pontos variou.

Três anos depois, o estudo também mostrou que os bebês que estiveram mais atentos às variações de números desenvolveram melhores habilidades matemáticas mais tarde!

Ter um senso de números no início parece ser um fator de sucesso para uma melhor aprendizagem da matemática.

Um segundo estudo realizado pela Dra. Elizabeth S. Spelke da Harvard University (EUA, Massachusetts) foi capaz de avaliar o nível de compreensão dos bebês.

Eles chegaram a conclusão de que crianças muito pequenas podem estipular quantidades pelo olhar.

Quando um adulto mergulhava sua mão em um balde cheio com 80% de bolas brancas de ping-pong e 20% de balas vermelhas, os bebês ficavam surpresos se o adulto pegava mais bolas vermelhas. Portanto, eles têm noções de quantidades somente através da observação.

Essa capacidade de apreender quantidades aumenta rapidamente durante o primeiro ano de vida. Inicialmente, eles detectam diferenças importantes entre dois grupos de objetos:

  • A partir de 6 meses, os bebês fazem a diferença entre dois conjuntos grandes se um deles tiver o dobro de objetos que o outro.
  • Entre 9 e 12 meses, suas habilidades matemáticas são mais desenvolvidas. Eles conseguem fazer a diferença entre um grupo de 8 brinquedos e um conjunto de 10 brinquedos.

Matemática de 1 a 3 anos

A partir de um ano, a criança melhora rapidamente suas habilidades matemáticas graças a duas novas aprendizagens: a caminhada e a linguagem.

Ao se locomover, a criança apreende os conceitos de espaço e geometria. A aquisição da linguagem permite que ele comece a nomear números: o primeiro passo para aprender a contar.

Pouco a pouco, a criança aprenderá a contar até 10. Ele também pode representar com os dedos os números 1 e 2.

Aprenda a matemática jogando! Muitos jogos podem despertar nos bebês os conceitos matemáticos

As noções de cálculo aparecem (também no maternal?) em pequenas quantidades. A criança, inconscientemente, faz suas primeiras operações de adição e subtração.

Ele sabe que, se removermos um brinquedo em um grupo de três, dois brinquedos devem permanecer no grupo. Do mesmo modo, se adicionarmos um brinquedo a um grupo de dois brinquedos, a criança sabe que terá três brinquedos no total.

A criança desenvolve suas habilidades não só através do seu senso de observação, mas também através da manipulação. Esse é um ponto essencial quando queremos promover o despertar do bebê para a matemática.

Se cada criança desenvolver suas habilidades ao seu próprio ritmo, a repetição também é a chave para promover o entendimento.

Você sabia que a matemática e o esporte estão relacionados?

A importância das formas geométricas para o bebê

Se você tem um bebê, você certamente deve ter comprado para ele brinquedos que correspondem a sua idade.

Entre eles, é claro, alguns jogos são baseados em formas geométricas. O menino deve inserir um objeto da forma de um cubo, um cilindro ou um quadrado no buraco correspondente à forma. No começo, parece ser um problema para resolver!

Posteriormente, a criança desenvolve seu conhecimento e domina perfeitamente o jogo.

Por que é tão importante?

Simplesmente porque a geometria é um conceito essencial da matemática! Ao jogar, a criança também melhora a percepção do espaço. Formas, sólidos, polígonos, magnitudes… Todos esses conceitos serão ensinados à criança mais tarde na sua escolaridade.

Ao manipular objetos e formas, a criança refina sua mente lógica. De fato, para colocar as peças certas nas caixas certas de um quebra-cabeça, ele levará em consideração a forma do objeto, mas também suas dimensões.

Ao empilhar cubos do maior para o menor ou vice-versa, ele voltará a abordar uma noção essencial.

As crianças pequenas aprendem rapidamente e começam a contar seus dedos muito jovens O que é melhor para descobrir as formas que brincar?

Os jogos de montagem de formas permitem que a criança desenvolva sua capacidade organizacional no espaço enquanto estimula seu senso criativo. A gente encaixa, classifica, empilha…

Ao distinguir as formas, as crianças pequenas se familiarizam com a geometria e a noção de espaço.

Antes de chegar em uma reflexão mais aprofundada, a criança deve ser um ator e manipular objetos para entender e desenvolver um pensamento lógico. Quanto mais ele organiza, classifica, agrupa objetos de acordo com sua forma, tamanho, cor , mais ele desenvolve suas capacidades lógicas.

É um caminho essencial para o seu desenvolvimento que é muito útil mais tarde nas futuras aula de matematica.

Da escola primária, por exemplo, ele terá que aprender a fazer cálculos mentais.

Que jogos matemáticos promovem o despertar da criança?

Promover o despertar do seu filho passa pelo jogo!

O objetivo é despertar seu interesse enquanto se diverte. A criança faz uma grande parte de suas descobertas de forma independente. Como pais, seu papel não é o de um professor, mas você pode ajudá-lo a estimular seu raciocínio. Você pode fazer isso através de atividades lúdicas e explicações sobre o espaço, as formas, as cores…

Você notou como seu bebê gosta de jogar coisas que estão ao seu alcance? É simplesmente porque ele descobriu, à sua maneira, a lei da gravidade. Assim, ele vai aprender e memorizar através da ação e repetição!

Não se aborreça com esse comportamento… Pelo contrário, felicite-o e coloque palavras sobre o que ele acabou de fazer.

Para aprender matemática, o processo é o mesmo. Ele tem que treinar para progredir. Incentive-o e valorize suas descobertas e sucessos! Você também pode usar jogos educacionais para crianças pequenas, como jogos de lógica e jogos de memória.

Grandes ferramentas que levarão a criança a descobrir números do jardim de infância.

Preencha, esvazie, empilhe, encaixe… Etapas essenciais para os pequenos!

Até 18 meses, a criança pode se despertar para a matemática, mas, além disso, ele pode desenvolver suas habilidades motoras e começar a coordenar suas ações.

Por isso, favorecemos, em particular:

  • Os cubos para empilhar,
  • Puzzles com formas simples,
  • Caixas de formas,
  • Marionetes,
  • Blocos de construção…

Como aprender os números através de rimas infantis?

As poesias com rimas infantis, simples, são essenciais para aprender os números.

Porque, além de cantar, você pode fazer mímicas, contar com os dedos, compreender a relação com as imagens e várias representações de números… Há muitos jogos para ensinar à criança a numeração e fazer aula de matematica basica diariamente.

Integre os números em suas atividades, fazendo com que seu filho conte, de acordo com sua idade, objetos na casa. Quando a criança crescer, isso vai permitir que ela já tenha uma representação dos números na sua mente.

Ao manipulá-lo, ela conta enquanto visualiza o resultado de suas operações!

Esses ainda não são conceitos matemáticos para gerenciar suas finanças, mas é uma base importante!

Aprendendo figuras geométricas

Uma vez que a criança se familiarizar com as formas geométricas, é importante que ele aprenda não só a reconhecê-las, mas também a nomeá-las. Os exemplos são numerosos e, dependendo do contexto, você pode imaginar todos os tipos de jogos matemáticos para integrar a sua vida cotidiana.

Na mesa, por exemplo, pergunte se ele quer um cubo de queijo ou um quadrado de chocolate.

Transferir de um recipiente para o outro para aprender volumes e quantidades

O conceito de volume é essencial. A criança pode ter problemas para dizer qual copo contém mais água se eles não tiverem a mesma forma.

Os jogos de transferência são de grande interesse. Assim, a criança descobre as noções de volume e medida.

É um jogo fácil de fazer no momento do banho, por exemplo. A criança percebe que um recipiente que parece menor por causa de sua forma pode realmente coletar tanta água quanto a que parece ser o maior.

Jogos para reproduzir séries e sequências lógicas

Podemos jogar facilmente com objetos cotidianos!

Alinhando objetos de cores diferentes e convidando a criança a repetir a mesma sequência, ele gradualmente aprende a desenvolver um raciocínio lógico. Um ponto essencial para aprender a matemática mais tarde.

Também podemos, utilizando o mesmo princípio, armazenar objetos do menor para o maior. Antes mesmo de aprender a contar, a criança desenvolve a noção de grandeza.

Para preparar seu filho com o aprendizado da matemática, deixe sua criatividade falar. Em todo caso, não peque pelo excesso. É importante respeitar o ritmo da criança. Querer desenvolver sua habilidades muito rápido pode resultar no efeito contrário…

Brinque para desenvolver habilidades no seu bebê Há uma grande variedade de jogos para ensinar os números para as crianças

Dê prioridade a uma abordagem concreta e divertida dos números. A criança tem contato com conceitos e assimila gradualmente aspectos mais complexos para aprender matemática na escola primária e se tornar um campeão na disciplina.

Para dominar um dia conceitos mais complexos: tabelas de multiplicação, cálculo integral, função, teorema de Pitágoras, aritmética, álgebra, trigonometria, teorema de Thales, número inteiro, equação diferencial…

Pais, descubra como a matemática pode ajudar a gerenciar seu dinheiro!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar