Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saber calcular desde a escolinha

De Carolina, publicado dia 15/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Aprender a matemática no maternal

A matemática faz parte das lições fundamentais ensinadas na escola. Do jardim de infância, as crianças descobrem números, numeração e familiarizam-se com a geometria.

A partir da escola primária, as noções são aprofundadas. Os alunos aprendem como decompor números, fazer suas primeiras operações, tabelas de multiplicação e traçar suas primeiras figuras geométricas.

Muito depois, eles podem estudar aritmética, função afim, trigonometria e assim por diante.

Essas aulas fundamentais precisam ser dominadas para maximizar as chances de sucesso escolar das crianças. Quando alguns enfrentam dificuldades, existem muitas soluções para ajudá-los.

Ensine cálculos para as crianças com brinquedos! Eles adoram conhecer coisas diferentes se divertindo!

Vamos fazer um balanço do ensino de matemática na escola maternal, depois na escola primária com as classes muito importantes dos primeiros anos letivos…

Muito importante, porque a matemática segue-nos por toda a nossa vida!

Aprendizado de matemática no maternal e seus objetivos

Desde o início, a escola maternal é um ciclo único e fundamental para o sucesso escolar de todos os alunos, o primeiro ciclo de aprendizagem.

Os curso de matematica basica são agrupados em 5 principais áreas de aprendizagem. Quanto à matemática, o objetivo é construir as primeiras ferramentas para estruturar o pensamento.

Antes de entrar na escola, as crianças já têm a capacidade de distinguir ordens de grandeza, sem precisar de escrever os números, intuitivamente. Alguns sabem como enumerar a sequência de números. O trabalho realizado durante o maternal prepara as crianças para entrar na escola primária.

Um trabalho que ocorre desde os primeiros anos da criança, em que a fase de vigília ensinou-lhe os números e as formas geométricas.

Os conceitos matemáticos que os pequenos (até bebês!) alunos descobrem no jardim de infância são divididos em 2 grupos:

  • Descubra os números e seu uso,
  • Explore formas, tamanhos, sequências.

Hoje, identificamos claramente o método de ensino utilizado para as crianças mais novas. Uma pedagogia adaptada à idade e às necessidades de menores de 6 anos deve ser capaz de fazer a criança:

  • Aprender jogando,
  • Aprender pensando e resolver problemas,
  • Aprender se mexendo,
  • Aprender lembrando e memorizando.

Concretamente, no final do maternal, o aluno deve ter desenvolvido várias habilidades:

Faça cálculos com as ferramentas mais inesperadas! Tudo serve para ensinar os números para os pequenos! Quanto mais bagunçado para organizar com as regras da disciplina!

  • Utilizar números: avaliar e comparar grupos de objetos, usar números para designar a posição de uma pessoa ou um objeto em relação a outro (primeiro, segundo, terceiro…), poder se comunicar oralmente e por escrito as quantidades,
  • Estudar os números: saber que obtemos o número seguinte adicionando 1 ao número anterior, quantificar os grupos de números até 10 ou pelo menos saber decompor, dizer uma sequência numérica até 30 e ler os números escritos em números até 10,
  • Explorar formas, tamanhos, sequências: uma primeira abordagem de geometria e medida que passa através da manipulação, descrição, comparação.

Tantos conceitos básicos que vão permitir a todos gerenciar seu dinheiro através de matemática, quem sabe?

Educação da matemática e objetivos nos primeiros anos

Você sabia que muitos estudantes entram no ensino superior com muita defasagem em matemática?

Por isso, é muito importante que haja uma melhora na aprendizagem e na assimilação da matemática. Definir uma base comum de conhecimento, habilidades e cultura que inclui tudo o que um aluno precisa aprender ao longo de sua escolaridade é essencial para isso acontecer.

Por isso, vamos ver o que os alunos aprendem nos primeiros anos do ensino básico do Brasil.

No currículo escolar de matemática nos primeiros anos de ensino fundamental, existem 3 temas principais:

  • Números e cálculos.
  • Quantidades e medidas.
  • Espaço e geometria.

Os aprendizados são progressivos, já que os anos subsequentes da escola permitem aprofundar os conceitos já discutidos nos primeiros anos. Em aula de matematica, os alunos do ensino fundamental estudam:

  • Numeração: eles manipulam os números, dividem-os em unidades de contagem (unidades, dezenas, centenas…), de acordo com as propriedades (duplo, meio), compara-os…
  • Medida: descoberta de unidades de medida, conversões, medidas de duração.
  • O cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão em números decimais de dois dígitos e cálculo mental.
  • Geometria: propriedades de polígonos e sólidos, cálculo de área, perímetro e volume.

O ensino e a pedagogia implementados devem mobilizar as habilidades dos alunos: pesquisar, modelar, representar, fundamentar, calcular, comunicar.

Ensine os números para os pequenos com brincadeira As crianças devem aprender a matemática do cotidiano em qualquer ocasião, até na praia!

Para tornar possível corrigir rapidamente as dificuldades que os alunos podem encontrar, uma avaliação é realizada no fim dos trimestres, anos escolares. Os professores devem oferecer ajuda personalizada aos alunos em dificuldade e os pais devem ficar atentos para avaliar se não é o caso de o aluno fazer algumas aulas particulares para cobrir a defasagem.

Os alunos também podem se beneficiar de aulas de nivelamento durante as férias escolares.

Esse programa continua essencial na educação da criança, porque ele é o vetor dos fundamentos. Bases que mais tarde serão necessárias para gerenciar as finanças através da matemática.

Primeiros cálculos: uma base vital para o resto de sua vida

A matemática está em toda parte. Ao longo de nossas vidas, devemos sempre praticar um raciocínio matemático.

Portanto, é essencial para uma criança assimilar as grandes noções que constituirão bases sólidas para o resto de sua carreira.

Os primeiros cálculos feitos pela criança são um passo chave em sua aprendizagem matemática. Além de conhecer as tabuadas de multiplicação e de adição, significa, acima de tudo, que ele tem um raciocínio lógico para encontrar uma resposta numérica para um determinado problema.

Saber o que é adicionar ou subtrair, para encontrar uma soma ou uma diferença? Um raciocínio que pode parecer óbvio, mas esse é um verdadeiro avanço para jovens estudantes!

Ao realizar uma operação para fazer um cálculo, a criança se familiariza com a manipulação de números. Ao ganhar facilidade e com um pouco de prática, ele pode fazer cálculos simples online. Finalmente, ele aplicará técnicas e desenvolverá automatismos para obter um resultado graças a um simples cálculo mental ou a definir uma ordem de grandeza rapidamente.

Para ajudá-lo a progredir, é importante que a matemática seja assimilada a situações concretas. A criança ficará mais envolvida se o aprendizado não se limitar aos números. Ele encontrará uma finalidade para a matemática! O cálculo não é um fim em si, é uma ferramenta para encontrar uma resposta a uma pergunta.

E, para dominá-lo, nada supera a prática!

Descubra as relações que unem o esporte e a matemática.

Ferramentas úteis para fortalecer as bases da criança

O seu filho tem dificuldade em matemática? Não deixe as lacunas se estabelecerem.

Antes de recorrer a um professor particular, cursos de matemática, pense em propor apoios alternativos que lhe permitam considerar a matemática de forma diferente.

Aprenda a aritmética novinho! Eles têm toda a capacidade para aprender os cálculos desde pequenos

Com um apoio mais brincalhão, ele poderá treinar enquanto brinca!

Cadernos / diário de férias

Os cadernos são meios de estudos já comprovados há décadas…

Uma criança motivada e disposta vai gostar de fazer os exercícios em seu caderno para avançar mais efetivamente em matemática.

No entanto, se a criança vê isso como uma restrição, ele não vai estudar seriamente e o benefício será muito limitado. Portanto, é importante o pai acompanhar e apoiar seus filhos nessa aprendizagem.

Aplicativos para baixar

As crianças adoram porque muitos desses aplicativos são projetados como jogos!

Encontramos alguns para aprender as tabuadas. A criança pode ver seu progresso, o que é motivante.

E o mais importante, ele acha menos difícil. Esses são jogos reais com desafios, níveis a serem aprovados, uma história real e um mundo que faz ele sonhar…

Os desenhos animados

Você encontrará na internet muitos desenhos animados educacionais abordando todas as noções matemáticas de acordo com o nível da criança.

Fornecer ao seu filho esse tipo de suporte pode permitir que ele se aproxime da matemática de uma maneira diferente.

Ele pode descobrir um aspecto da disciplina que ele não entende explicado de forma diferente. Além disso, o conteúdo é colocado em imagens e isso pode simplesmente desencadear um clique para superar suas dificuldades!

Jogos de tabuleiro

Você gosta de jogar jogos com sua família?

Se o garoto está lutando com matemática, ofereça-lhe jogos de tabuleiro. Há muitos adequados para todas as idades!

Eles ajudam a desenvolver a lógica, aprender o cálculo, aumentar suas habilidades de raciocínio… Com os jogos familiares, a criança não está isolada e se sente apoiada. Ele se diverte com seus pais ou irmãos e, sem sequer perceber, está progredindo efetivamente.

Além dessas poucas trilhas para acompanhar seu filho a aprender matemática, é óbvio que você pode facilmente trazer a disciplina para sua vida cotidiana. Sem pressão, mostre-lhe que a matemática é útil diariamente.

Vocês preparam um bolo juntos? Essa é uma oportunidade para praticar um pouco:

  • Um copo contém 100 gramas de farinha e eu preciso de 250 gramas de farinha para minha receita. Quantos copos de farinha devo colocar na minha preparação?
  • Coloquei o bolo no forno às 15h50 por um período de 25 minutos. A que horas ele estará pronto?

Existem muitas dicas para a criança aprender e gostar da matemática. E vale a pena, uma vez que adquirir o conhecimento básico no nível primário, ele poderá ter sucesso na sua vida escolar a longo prazo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar