Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estimativa de verba com ajuda dos números

De Carolina, publicado dia 15/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Controle seu orçamento com a matemática

A matemática não é o seu xodó entre as disciplinas? O teorema de Pitágoras e o teorema de Tales evocam vagamente algo, mas, basicamente, seus cursos de matemática parecem muito longe?

Isso pode causar alguns problemas diários para gerenciar suas finanças… Felizmente, calculadoras e software existem, mas, não é tudo!

A matemática não se trata de cálculo. É sobretudo uma lógica e uma maneira de raciocinar. Aritmética, álgebra, geometria, tabuadas de multiplicação, função afim, número relativo, probabilidades, porcentagens, equações… Tantas noções que encontram uma aplicação diária em muitos domínios.

De acordo com um estudo do INSEE (Instituto Nacional de Estatística e de Estudos Econômicos da França) publicado em 2011, 16% dos 18-65 anos de idade apresentam fraco desempenho nos cálculos.

Se na França é assim, imagine no Brasil?

Planeje seus gastos e viva feliz Guarde o quanto puder, mas não deixe de economizar

Então, você quer se reconciliar com a matemática? Tome uma boa decisão e encontre um professor particular para lhe aprender a matéria dos números… Você desenvolverá muitas habilidades úteis para o sucesso de seus projetos e o bom desempenho de suas finanças…

Matemática e negociação comercial

Os fashionistas de plantão são profissionais da aritmética mental!

Nos períodos das promoções, eles calculam em uma fração de segundo o que eles economizarão de acordo com o desconto oferecido em um item! Sim, saber como calcular uma porcentagem é muito prático!

Esse é um dos muitos exemplos, mas é indicativo da necessidade de dominar conceitos matemáticos básicos diariamente.

Seja qual for seus projetos, você pode ter que negociar:

  • reformas em sua casa,
  • investimento imobiliário
  • compras diversas…

Para isso, é necessário calcular o valor do desconto desejado de acordo com uma determinada porcentagem para conhecer o lucro realizado.

Se quando bebês descobrimos números e formas geométricas, na vida adulta, aprendemos a nos salvar!

Ao realizar seus projetos, talvez você tenha que pedir um empréstimo ao banco. Os juros que serão cobrados pelo empréstimo são importantíssimos para avaliar o projeto. Mesmo que haja simuladores online que façam todos os cálculos, eles não são apenas números. É essencial compreender todos os mecanismos financeiros que dela decorrem.

Vamos dar um exemplo:

Você quer comprar um apartamento e se beneficiar das melhores condições de empréstimo que você aplica a vários bancos. Alguns oferecerão uma taxa fixa, outros variáveis ​​e por que não uma taxa semi-fixas…

Você já está perdido? No entanto, você precisará comparar as vantagens e desvantagens levando em consideração elementos comuns. Para conseguir isso, você não poderá evitar alguns cálculos…

Economize no supermercado, na feira As compras para casa são tão importantes quanto o seu salário

E, para que seus projetos sejam realizáveis, é essencial levar em consideração o total e calcular o impacto que os juros e o reembolso terão no seu orçamento usual.

Muitas noções de matemática para gerenciar seu dinheiro são um pouco complexas, mas você pode tirar algumas de letra, ops, número!

Matemática e Contabilidade

A contabilidade facilita a gestão de um orçamento.

Despesas, recibos, investimentos… Mais uma vez, você pensa em um programa de computador para isso? E, no entanto, não basta subtrair despesas de recibos ao preparar o orçamento familiar.

Os conceitos matemáticos permitem otimizar seu orçamento para:

  • Controlar suas despesas: para isso, é importante analisar seu orçamento por item de despesa. As porcentagens permitem que você tenha uma visão clara e priorize suas despesas. Esse é um passo essencial para otimizar seu orçamento.
  • Antecipar o futuro: um orçamento não pode ser gerenciado apenas por dia. Deve ser projetado a médio e longo prazo. Sem isso, é difícil fazer planos. Para estabelecer uma previsão, é necessário um raciocínio lógico e um pequeno método.
  • Poupar dinheiro para as férias: você está sonhando com uma boa viagem no próximo verão? Para conseguir isso, antecipe e economize dinheiro. Como gerenciar o orçamento de forma diferente por alguns meses para economizar dinheiro? Você deve conhecer suas despesas, hábitos e determinar quais concessões você poderá fazer. Aqui novamente temos que fazer suposições e cálculos para fazer escolhas.
  • Escolher o investimento certo para suas economias: existem muitas possibilidades. Cada tipo de conta de poupança beneficia de juros fixos. Você deve avaliar as opções de acordo com a quantidade de dinheiro que você pretende colocar. Outra opção são as aplicações, comprar títulos da bolsa, etc.

O domínio dos conceitos matemáticos aprendidos desde quando somos bebês podem ajudar a administrar melhor seu dinheiro.

Faça economias com a matemática Cada moedinha é importante na hora de calcular o orçamento

Na verdade, graças a sua capacidade de raciocínio e lógica aprendida em aulas de matemática (desde o maternal), você ficará muito mais confortável com todas essas questões. Com um pouco de treinamento, você mesmo desenvolverá automatismos.

Matemática e imposto de renda

A declaração de imposto de renda… Não é sempre fácil…

Você sempre tem a impressão que pode estar perdendo os benefícios fiscais que você poderia se beneficiar?

Aqui estão alguns exemplos que mostram a importância de fazer cálculos para simular as economias de impostos que você pode fazer e escolher a fórmula certa:

  • Anexando uma criança a um casal: você tem uma criança pequena? Ela pode ser anexada ao pai ou à mãe e fazer você economizar a metade do que paga. Isso pode fazer uma grande diferença! Daí a importância de se preocupar tanto com as regras da declaração…
  • 10% de redução ou declaração de despesas reais: cada funcionário beneficia de uma dedução automática de 10% para compensar suas despesas profissionais. Você também tem a opção de declarar seus custos reais. Aproveitar o tempo para fazer essa comparação pode reduzir o valor do seu imposto final.
  • Você tem um adolescente em seu cuidado: quando os filhos ainda não se assumirem financeiramente, são estudantes e moram com você, existem duas opções: continuar a declará-lo em seu formulário de imposto ou fazê-lo cumprir o seu declaração própria. Mais uma vez, é uma escolha decisiva para reduzir seu imposto de renda.

Para saber mais, visite o site da receita federal. As ferramentas e simuladores online permitem que você veja facilmente quais são as opções mais vantajosas para sua situação.

A importância da matemática na criação de um negócio

Você está determinado a embarcar na aventura do empreendedorismo?

A matemática vai te ajudar em sua abordagem!

Faça aula de matematica para gastar melhor seu dinheiro e realizar seus projetos.
Para convencer seu banqueiro para ajudá-lo na criação de seu negócio e evitar o prejuízo, coloque as chances do seu lado… Com a matemática!

Não jogue sua renda fora, literalmente Carteado não é a melhor companhia para quem quer economizar

Entre as ações a serem implementadas antes da criação do seu negócio, há algumas passagens obrigatórias:

  • Pesquisa de mercado: as estatísticas permitirão que você faça uma análise precisa e relevante antes de começar.
  • O plano de financiamento: para criar seu negócio, você precisa encontrar fundos, investir, mas também planejar a depreciação de seus investimentos.
  • Organização das tarefas a realizar: ferramentas essenciais de matemática para orientar seu futuro e suas atividades futuras. Conhecer a situação da atividade em um momento específico permite que você tome as decisões corretas. Para isso, devemos encontrar os indicadores e fórmulas estatísticas que permitirão uma rápida interpretação da informação.
  • A conta de previsão: orçamento da empresa, despesas operacionais, fluxo de caixa, receita prevista… Todos os indicadores para iniciar com calma, limitando o inesperado e, portanto, os riscos.
  • Determinação da margem: qual será o preço de venda de seus produtos e serviços? O cálculo das margens necessárias para a sustentabilidade e o desenvolvimento da empresa, um nova questão de matemática a ser resolvida.

Nunca é tarde demais para aprender matemática

Você tem medo de fazer exercícios de matemática? Para você, matemática são conceitos desconhecidos?

Cálculo literal, teorema, numeração, equação diferencial, trigonometria, números inteiros, números relativos…. Tantos termos que o desencorajam? Tenha certeza, aprender matemática não é tão complicado. Uma vez que dominamos o básico, parece imediatamente menos complexo.

Com um bom professor de matemática, boa pedagogia e motivação, você pode progredir rapidamente!

O objetivo não é tornar-se cientista, mas abordar a matemática em seu próprio ritmo. Seu professor pode prepará-lo de acordo com suas necessidades ou seu contexto profissional, um curso temático baseado no concreto.

Uma boa explicação, alguns exercícios de matemática úteis para uma boa compreensão e progresso estarão lá. Você só terá que aplicar seu conhecimento em matemática para realizar seus projetos!

Os números nos seguem em muitos compartimentos de nossas vidas. Você sabia, por exemplo, quão perto o esporte e a matemática são hoje?

Então, o céu é o limite? Nem ele, a matemática vai muito além do que o céu e a terra podem nos explicar.

Se ela abrange tantas coisas, muito mais complexas que podemos imaginar, por que ela não daria conta de seus orçamentos mensais?

Então, não perca tempo! Comece desde hoje a calcular seus gastos com relação a seus ganhos. Quanto é o seu salário? Ele é o suficiente para você levar a vida que quer? Você está em dia com suas contas? Está no vermelho? Tem economias na sua poupança?

E os gastos? Quais são os seus principais gastos? Aluguel, alimentação, lazer? Já pensou em tudo isso?

Portanto, experimente colocar isso na ponta do lápis e colocar a matemática do dia a dia em prática.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar