Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Controle suas finanças com a álgebra

De Carolina, publicado dia 15/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Administre seu dinheiro com a matemática

Você se pergunta por que as aulas de matematica são tão importantes na escola?

A matemática e outros estudos científicos parecem ser o caminho real para a nossa escolaridade. Um bom aluno em matemática pode se tornar um engenheiro de sucesso e administrador de empresas, não é verdade?

Mas qual é a verdadeira utilidade da matemática na vida cotidiana?

As pessoas com o dom da álgebra são mais inteligentes que as outras que não o tem?

Eles têm mais sucesso em sua vida? Não, você pode ser uma pessoa com o dom da música e literatura, e não ter nenhuma aptidão para a matemática.

No entanto, aprender a matéria dos números lhe dará uma certa vantagem na gestão do seu dinheiro.

Então, descubra como um bom nível de cálculo (até no maternal!) pode aumentar sua compreensão do dinheiro, melhorar sua administração do orçamento e até mesmo evitar saldos negativos no banco!

Independentemente das gerações, sempre houve duas categorias de pessoas com relação à matemática: aqueles que a amam e aqueles que a odeiam.

Utilize seu notebook para contar seu dinheiro Devemos vigiar nossos gastos com a ajuda das tecnologias

Se você ainda odeia a matemática, certamente foi traumatizado por equações tediosas, teoremas intermináveis, problemas que ainda estão sendo resolvidos, cálculos atrozes e muito mais.

Olivier Peyon, o diretor do documentário Como Eu Detesto a Matemática, explora nossa percepção da matéria dos números e nosso desencanto freqüente com essa disciplina rígida.

No entanto, ele evoca a matemática sem complexos de todas as falsas crenças. Segundo ele, a criatividade e a liberdade transcendem a rigidez dessa disciplina.

Os matemáticos são os primeiros a dizer: “Não acredite em nenhuma autoridade, verifique por si mesmo”. No entanto, em nossos exercícios escolares ou na vida cotidiana, usamos números para dizer verdades.

A matemática como a conhecemos e esse espírito de liberdade transmitido por matemáticos são uma ponte para começar a falar sobre a gestão do seu dinheiro.

A gente pode escrever livros e livros sobre gestão financeira, mas não se esqueça da primeira lição que queremos deixar aqui: a liberdade começa por não ser um prisioneiro de seu dinheiro. E isso inevitavelmente passa por um controle de seu orçamento (com ajuda da matemática).

Então, como você gerencia seu dinheiro e seus gastos graças ao poder da matemática? A aprendizagem da disciplina pode ajudar?

Qual é a relação da matemática com o seu dinheiro?

O filme O Homem que Mudou o Jogo, em que encontramos o famoso Brad Pitt, Bennett Miller, conta uma história verdadeira para os menos interessados… A história é a de um software matemático com estatísticas precisas que perturbaram os jogadores de basebol.

O treinador de Oakland, Billy Beane, contratou uma jovem formada para acompanhá-lo na busca de um programa informático que enumera todas as performances dos jogadores de basebol nos Estados Unidos.

Uma revolução importante na época. Oakland era o equivalente de uma equipe que joga no rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com esse programa, eles contrataram jogadores subestimados, portanto, mais baratos.

Dinheiro deve ser economizado também Com o tempo, você verá que seus sacrifícios valeram a pena!

Algum tempo depois, Oakland quebrou o recorde histórico de vitórias em jogos por um clube.

Seja na escola, na vida cotidiana ou nos esportes, a matemática está em toda parte!

Gerenciar seu orçamento com matemática, economizar dinheiro, solicitar um empréstimo para financiar seus estudos… tudo isso é matemática e aprendizado!

Os professores vão ensinar-lhe matemática. E a matemática vai ajudá-lo a dominar seu dinheiro, comparar preços, taxas de juros do seu empréstimo de estudante, mas também entender como investir.

Aprenda matemática entendendo seu dinheiro

A matemática ajuda a entender como os números funcionam, mas também como gerenciar seu dinheiro. Seu professor de matemática não lhe disse?

Nós aprendemos a desenvolver a disciplina dos números desde bebê.  Quando brincamos com jogos com formas geométricas e proporcionais, estamos aprendendo matemática, sabia? No jardim de infância, aprendemos algumas bases, os números…

A matemática desempenha um papel importante em nossas vidas diárias. Todo negócio precisa de matemática para evitar o caos. Graças a ela, a construção de edifícios e estradas é possível! E também precisamos dela para gerenciar o orçamento, claro!

Começar em uma idade precoce para medir o valor do dinheiro que temos em nossas mãos: uma moeda de um real, uma nota de dez… É a base da vida.

Mas vamos tornar as coisas um pouco mais complexas para entender a utilidade de estudar matemática.

Economize com a ajuda da matemática Cada centavo é importante

Aritmética, você conhece?

Adições, subtrações, multiplicações e divisões. Essas são habilidades aritméticas que você deve possuir para dominar seu dinheiro.

Para descobrir onde está suas despesas em cada mês, você terá que desenvolver um orçamento. Para elaborar um orçamento, você adicionará seu salário ou qualquer outro tipo de renda que você recebe para cobrir suas despesas: aluguel, comida, lazer…

Mais do que uma necessidade, como a matemática, você evita sérios decepções. Sem matemática, você pode ter dificuldade em criar uma economia para o futuro próximo. Você corre o risco de obter um acordo desfavorável com seu banqueiro quando pedir seu empréstimo de estudante.

Por exemplo.

Mas essas situações não são as “piores”…

A matemática evita o vício aos jogos de azar

Você sabia que dois pesquisadores da Politécnica de Milão iniciaram um treinamento de matemática para os viciados em jogo?

Na realidade, esses recursos e pedagogia têm um propósito específico.

De acordo com um estudo publicado pelo INSEE (Instituto Nacional de Estatísticas e de Estudos Econômicos, órgão público francês) em 2014, um em cada quatro franceses jogam muito jogos de azar. No Brasil, não temos esses dados corretamente.

E isso não é tudo. Leia mais…

Você trabalhou dois meses com o salário mínimo (aproximadamente 1.200€ na França)? Isso representa a participação média de cada jogador na França em jogos de azar!

Os pesquisadores explicam que a compreensão de probabilidade é uma maneira eficaz para lutar ou evitar o vício. Aquisição de noções em lógica e probabilidade é, portanto, mais que recomendável.

Ao ter aulas de matemática, você entende a baixa probabilidade de ganhar com o jogo.

Por exemplo, você tem a mesma sorte de ganhar na loteria como ficar com os olhos vendados em um campo de futebol preenchido com 600 milhões de bolas e encontrar a única de cor vermelha!

A sorte não é a melhor maneira de aumentar seu dinheiro!

Finalmente, sabendo que há muitas pessoas que jogam jogos de azar no Brasil, você certamente ajudá-las a… se interessar e aprender matemática!

E sempre chegamos a mesma conclusão: a matemática está em toda parte!

Matemática vs estado de espírito

Se a matemática ajuda você a gerenciar melhor seu orçamento, uma depressão, por exemplo, vai arruinar seu progresso em questão de dias.

Você pode ser excelente em aulas de matemática, mas se você agir de forma irracional, corre o risco de prejudicar suas finanças.

Se você gasta seu dinheiro em qualquer coisa, vive acima de suas necessidades e seus meios…

O problema é psicológico.

Estando triste ou com desequilíbrios emocionais, não adianta revisar a matemática. Ela não terá um efeito positivo.

Se você não sabe por que está gastando seu dinheiro com isso ou aquilo, há um problema.

Se no dia seguinte você se arrepender de sua compra, isso é um perigo a longo prazo.

Se no final do mês você estiver no vermelho e a matemática não for um segredo para você, é porque o problema é psicológico.

Mesmo um professor de matemática pode ter problemas de dinheiro. Por quê? Se esquecer do seu bem estar emocional, você não vai muito além e não vai dominar o seu dinheiro.

Tome o exemplo de anúncios publicitários. Você acha que isso não o afeta? Os seus amigos argumentam que não são manipulados por anúncios?

Na realidade, se os anúncios ainda existem hoje, é porque há um motivo e é simples. As propagandas afetam nossas emoções e nossa psicologia. Os anúncios inflam ou maltratam  o seu ego para influenciá-lo a consumir.

Então, como você não pode sucumbir às tentações e dominar seu dinheiro com a sabedoria do mestre Yoda (Star Wars…)? O melhor método é, portanto, combinar uma boa compreensão da matemática com um estado de espírito adequado.

Ame e aprenda a gostar do seu dinheiro É importante estar bem consigo para sua saúde financeira

A psicologia do dinheiro se desenvolve com pequenas ações. Comece a dominar seu cérebro para fazer somente as despesas que são importantes para você:

  • Fique longe das tentações
  • Tenha consciência das suas despesas e pergunte por que tal coisa é tão importante

Com o pensamento certo, a matemática vai ajudá-lo a controlar seu dinheiro. No entanto, se você tem uma base sólida em matemática, mas não estiver bem emocionalmente, a matemática não poderá fazer muita coisa para te ajudar a controlar suas finanças.

Como se tornar matemático e ganhar um milhão de dólares

E se agora você resolver um problema matemático ainda não resolvido, o que aconteceria?

O Comitê Científico de Massachusetts, Clay Mathematics Institute of Cambridge, lhe dará uma recompensa:

  • 1 milhão de dólares por cada problema matemático não resolvido! Existem 7 prêmios para 7 questões importantes que resistiram a qualquer solução!

Aqui está uma ótima maneira de não ter a conta no vermelho no final do mês!

Não, vamos parar de brincadeira…

E se uma melhor compreensão da matemática fosse uma cura para a dívida?

Compreender a matemática e estar bem consigo mesmo permite que você gerencie de forma inteligente o seu dinheiro.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar