Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os itens necessários para estudar matemática?

De Marcia, publicado dia 07/08/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > O que comprar para as aulas com cálculos?

“A matemática é uma ginástica da mente e uma preparação para a filosofia.” – Isocrate

Embora muitas pessoas tenham se sentido desafiadas e até mesmo um tanto assustadas diante de sua primeira aula de matemática, entender os números e resolver exercícios de matemática é, entretanto, uma verdadeira paixão para alguns.

Seja para a matemática do Ensino Médio, seja para o nível universitário ou para a preparação para uma prova oficial, você contará com alguns aliados, além dos livros, durante as aulas. E é importante escolher bem os materiais complementares que se tornarão grandes companheiros de classe.

Matemática: como escolher sua calculadora no Ensino Médio?

O Ensino Médio é um grande passo na vida de um estudante. Matérias mudam, programas também! A matemática ainda tem um nível mais alto.

Teorema, equação, probabilidade, álgebra, aritmética, trigonometria, tangente, função afim, desigualdades, números relativos, fração… para lidar com todo este novo programa matemático, os estudantes devem começar por adquirir uma nova calculadora.

É possível esperar até o início do ano letivo para pedir um conselho do seu professor de matemática sobre as melhores calculadoras para comprar.

O Ensino Médio ou Superior pressupõe uma calculadora que ajude a interpretar gráficos.

Mas se você quiser comprá-la antes, é preciso pensar em como escolher a calculadora científica?

A calculadora científica ou calculadora gráfica é muito mais avançada do que sua irmã, a calculadora convencional, que até pode ser usada na faculdade, mas tem menos funções. A calculadora gráfica deve permitir que os alunos do Ensino Médio realizem cálculos complexos e, especialmente, desenhem gráficos, de acordo com funções afins ou funções lineares.

A tela deve ser grande o suficiente para que o aluno tenha uma boa leitura dos resultados obtidos.

Para fazer a escolha certa, o aluno deve, em primeiro lugar, saber para que usará a calculadora. Aqueles que desejam continuar a matemática em estudos de pós-graduação têm interesse em escolher uma excelente calculadora com as funções necessárias para faculdades ou escolas de engenharia, por exemplo.

Por outro lado, pessoas que são mais literárias do que cientistas poderão se contentar com calculadoras de nível básico, para evitar a complexidade de ter acesso a diversas funções que não vão usar. Quando o Ensino Médio terminar, esses alunos geralmente não precisarão mais da calculadora.

Proporcionalidade, decimais, números inteiros, números complexos, multiplicação, cossenos… para realizar todos os cálculos de exercícios matemáticos, existem marcas de calculadoras muito mais conhecidas que outras.

A Casio é um bom exemplo. Isso não quer dizer que outras calculadoras não estejam à altura da tarefa, mas simplesmente que os professores de matemática não podem garantir que você as use.

De fato, seu professor de matemática saberá muito mais sobre os modelos que está acostumado a usar (e indicar).

O material essencial para aprender matemática na infância

No mundo da matemática, aprender a contar ou construir tabelas de multiplicação não é fácil para todos os alunos. O raciocínio matemático não é intuitivo a todos.

No entanto, além do material básico usado em matemática na maioria das escolas, há itens para ajudar os pais, ou professores de matemática a ensinar números de forma mais divertida e educativa para despertar crianças pequenas.

O ábaco é um exemplo. Presente muitas vezes nas salas de espera do pediatra, ele serve para desenvolver a motricidade das crianças. Na matemática, o ábaco é usado para ensinar adições e subtrações aos pequenos.

Várias contas de cores são penduradas por dezenas para fazer a contagem. Os adultos podem pedir à criança que reserve o número de contas necessárias para alcançar um determinado resultado.

O ábaco é um bom exemplo de material lúdico para estudar matemática na infância.

Outro jogo permite o mesmo tipo de exercício: sua versão online. As bolas então escorregam em um longo caminho. Cores diferentes também podem diferenciar unidades de dezenas. A cadeia de cálculo é apreciada por professores ou pais que desejam trabalhar habilidades motoras mais precisas para seus filhos ou alunos.

Cubos também são uma solução eficaz para ensinar cálculo para crianças pequenas. Assim como os legos, as crianças criam formas por meio de cubos coloridos que se encaixam, independentemente do lado que são dispostos. Jogos de adição são então possíveis para a criança representar concretamente os números.

Um verdadeiro jogo de criatividade e geometria, as formas geométricas permitem que as crianças descubram novos formatos e simetrias. Elas podem ser representadas em pequenos pedaços de mosaico de diferentes formas. A criança pode assim perceber todos os desenhos que deseja construir.

Palitos de madeira também podem ser usados para aprender cálculos básicos, como adições ou subtrações, mas também para cálculos mais complexos, como multiplicações. Cada tamanho de palito representa um número. As crianças precisam descobrir como pequenos objetos são necessários para criar um grande.

Finalmente, cartões numéricos podem ser úteis para aprender números. As crianças aprendem a reconhecer números que muitas vezes são desenhados de forma lúdica (na forma de personagens ou animais). Juntamente com outras ferramentas educacionais, essas cartas podem ser o começo de um jogo (e do aprendizado dos números).

Emprestado, em sua maior parte, do método Montessori, esses jogos de matemática fazem parte do equipamento essencial para ensinar matemática para crianças. Você pode encontrá-los na maioria das lojas especializadas no desenvolvimento de crianças.

O que comprar para estudar matemática no Ensino Médio?

Pronto para um novo ano escolar e uma nova aventura? O ingresso no Ensino Fundamental ou Ensino Médio (ou mesmo na universidade) sempre traz expectativas.

Para ajudá-lo, aqui está o que comprar para as aulas de matemática do Ensino Médio e da universidade. É claro que a relação completa será dada pelos professores no primeiro dia de aula, ou antes das férias do ano anterior.

Na faculdade, é interessante investir em um esquadro e um compasso. Essas são ferramentas de geometria que também podem ser usadas em outros assuntos, como física, por exemplo. A régua também é essencial. Você pode adquirir uma de 15cm ou 30cm.

O uso da régua é fundamental, não só em matemática, mas também em outras matérias.

Você também precisará obter uma calculadora especial para a faculdade. A calculadora de desktop simples não é suficiente para resolver os problemas de matemática que seus professores de matemática lhe oferecerão no Ensino Superior. Estes incluem o trabalho com cosseno, tangente, etc.

E tenha cuidado: a calculadora simples também não será capaz de atendê-lo para as aulas de matemática do Ensino Médio.

Como explicado anteriormente, o programa de matemática do Ensino Médio exige investir em uma calculadora gráfica. Também chamada calculadora científica, ela permite fazer gráficos e todos os tipos de cálculos. Para evitar gastar demais com material escolar, experimente pegá-la emprestada com um dos seus entes queridos, se possível.

Por outro lado, para o restante, nada muda. Seu transferidor, esquadro, régua, compasso, etc. sempre serão de bom uso, seja no Ensino Médio ou na faculdade, dependendo do curso que você escolher.

Para comprar todo esse material, você pode ir a lojas de conveniência ou estabelecimentos especializados em material escolar. Na internet , é possível encontrar calculadoras mais baratas do que nas lojas, graças a todos os tipos de descontos. E se você não conta ou não pode gastar muito dinheiro, a melhor solução é o mercado de segunda mão.

Matemática: como escolher o seu material básico?

Se você está na faculdade ou no Ensino Médio, o material para as aulas de matemática permanece semelhante. Mas às vezes temos que pensar em renovar este material matemático básico que pode se deteriorar ao longo dos anos e dependendo do uso que você faz dele. Transferidores e esquadros são bons exemplos disso.

Para ajudar você a escolher seu material de matemática, vale seguir algumas dicas.

Escolher uma régua é uma operação delicada, ou quase… A régua não acompanha você apenas na aula de matemática. Ela é ferramenta indispensável, com as canetas, usadas para qualquer matéria.

História, geografia, português, artes, inglês… a régua ajuda os alunos a destacar títulos. O melhor conselho para dar-lhe é, portanto, evitar a todo custo comprar uma régua de metal. Ela não só faz muito barulho quando cai, mas, além disso, a sua opacidade não é muito confortável para medir números em matemática.

Depois vem o dilema entre comprar ou não um esquadro. Algumas instituições exigem a compra de um esquadro porque ele tem mais funções do que uma régua simples. Ele é ideal para desenhar linhas perpendiculares e paralelas, mas também para medir, como uma régua. Muitas vezes feito de plástico transparente, o esquadro é um item obrigatório para o matemático.

Adquirir todo o material necessário ajuda em seu sucesso nas aulas de matemática.

Para renovar seu compasso, o ideal é escolher um que permita inserir qualquer caneta ou lápis, e não aqueles modelos com grafite.

Também será necessário investir em um transferidor graduado em graus. Outros sistemas de medição existem, mas apenas os graus contam para as aulas de matemática. Prefira transferidores de disco completo (no lugar das opções de meio disco) e transparentes para desfrutar de 360 ​​°.

Todo esse material que falamos têm a função de tornar as aulas de matemática mais simples e agradáveis. Por essa razão, é importante ter atenção na hora de escolher. Itens de boa qualidade têm maior durabilidade e acompanham você durante boa parte da sua vida escolar.

E com tudo isso em mãos, você estrá pronto para resolver problemas de matemática da escola primária até a universidade, passando pelas dificuldades do Ensino Médio. E então? Já sabe onde vai adqurir o seu material?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar