Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os melhores materiais para a matemática do Ensino Médio?

De Marcia, publicado dia 02/08/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > O que devo comprar para as aulas com números?

“Um livro de matemática é o único lugar onde é normal comprar 53 melões.” Anônimo

Crianças gostam de brincar. Quando o professor consegue inserir brincadeiras em sala de aula, o aprendizado se torna mais leve e divertido. Mas nem sempre isso é possível. O jogo não é muitas vezes o cerne das aulas de matemática.

Os números… os temidos números, tão assustadores, mas ao mesmo tempo tão necessários.

Embora alguns professores utilizem materiais didáticos que permitem que os alunos aprendam enquanto se divertem, esse não é o caso de todo programa de matemática.

Função afim, cosseno, tangente, do primeiro ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, aqui estão as ferramentas necessárias para a resolução dos exercícios matemáticos.

Adquirindo o material básico da universidade

Quando chegamos à faculdade, é como se entrássemos em uma das grandes ligas. E se podemos nos considerar crescidos, as aulas de matemática também vão seguir um modelo “para adultos”.

O material de matemática vai além dos livros.

Depois de aprender as noções básicas de geometria, adições, subtrações, multiplicações e divisões, você precisa finalmente começar a trabalhar com elas, fazê-las funcionar na prática.

Os números decimais, frações, números racionais (positivos e negativos), a definição da raiz quadrada, pontos cardeais, altitude, paralelogramo, teorema de Thales, teorema de Pitágoras… o programa de matemática é intenso na faculdade!

Os professores de matemática, de acordo com a escola, pedem aos alunos, desde crianças, uma lista de materiais para que eles possam ter as ferramentas apropriadas para seus estudos com os números.

O compasso

Os alunos muitas vezes já têm um compasso na mão desde a segunda série. Isso porque é ele que auxilia o aluno a desenhar círculos e rosetas. O compasso é uma ferramenta que acompanha os alunos durante toda a sua vida escolar. Antes de ingressar na faculdade, é necessário apenas verificar a condição do seu compasso e comprar outro, se necessário. Às vezes, o parafuso e as articulações podem se mover e alterar a precisão do compasso.

Procurando por cursos de matematica enem?

A régua

Muitos alunos do ensino fundamental têm uma régua de 15 cm, o que é suficiente na maioria dos casos. Só é mais confortável investir em uma régua de 30 cm para realizar todos os exercícios de matemática sem ter que mover a régua para desenhar as figuras e as linhas longas. É claro, prefira as réguas de plástico às de ferro para evitar o barulho quando elas caírem no chão.

O transferidor de grau

Grande novidade para estudantes universitários: o uso do transferidor de grau. Essa ferramenta pode se apresentar como um círculo ou mais comumente como um semicírculo. Ela mede o grau de ângulos e constrói figuras. É necessário obter um para aulas de matemática da faculdade.

O esquadro

Professores universitários muitas vezes pedem para comprar um esquadro para desenhar ângulos retos com precisão. O esquadro tem muitos usos, pois serve também para ser usado como régua. Esta ferramenta permite construir alturas, linhas paralelas, linhas perpendiculares, simetrias, e outros elementos geométricos.

Que tal uma aula de reforço sao paulo?

Não deixe de comprar uma calculadora

A grande novidade para as aulas de matemática da faculdade é a compra de uma calculadora. A calculadora de mesa simples não funciona. Você precisa ser capaz de usar essa ferramenta para alguns exercícios de matemática:

  • Fatores primos;
  • Números inteiros;
  • Construção de gráficos;
  • Probabilidades;
  • Máximo divisor comum;
  • Funções trigonométricas;
  • Tabelas de valores;
  • Estatísticas multivariadas.

O nível universitário exige uma calculadora mais avançada.

Se sua calculadora não tiver essas poucas funções, você precisará investir em um novo modelo. Na faculdade, como no Ensino Médio, pode ser que você precise de uma calculadora científica para certas matérias.

A calculadora vai se tornar uma grande companheira durante todo o ano letivo. Se você adquirir uma de boa qualidade, pode ser até que ela o acompanhe por uma boa parte da vida escolar.

Uma calculadora para a faculdade pode até ser mais cara, mas a durabilidade acaba compensando o investimento. É possível encontrar ainda, opções mais baratas no mercado usado. Você também pode pedir a calculadora de um irmão mais velho ou de uma irmã mais velha emprestada. As expectativas dos professores não variam muito de um ano para o outro. Calculadoras não são obsoletas tão rapidamente. Eles podem muito bem passar de geração em geração.

Que tal fazer reforço escolar?

Compre uma nova calculadora para o Ensino Médio

Embora a calculadora seja um objeto atemporal na vida escolar, é impossível usá-la até o final do bacharelado. Será então necessário investir novamente numa calculadora adaptada ao programa de matemática da escola.

Se você não comprou no início do ano, é possível pedir conselhos ao seu professor de matemática, ele lhe indicará uma marca ou modelo.

Estudos de funções, realizações gráficas, cálculos matriciais, desigualdades, geometria, números complexos… a calculadora da escola deve poder ser utilizada para todos os anos do programa de educação, até a universidade.

Estas são chamadas de “calculadora gráfica” ou “calculadora científica”. Elas são geralmente muito maiores que a calculadora comum da escola e, portanto, muito mais pesadas.

Existem muitos modelos no mercado, o que significa que você terá algumas opções. Algumas contam com baterias recarregáveis, enquanto outras ainda funcionam com pilhas comuns. A tela também varia de uma calculadora para outra. Uma tela grande permite uma leitura mais confortável. Você também pode escolher entre uma tela em preto e branco ou em cores.

Escolher bem é essencial para o sucesso na vida acadêmica. Entretanto, não existe “a melhor calculadora do mercado”. Fazer uma boa opção vai depender da sua necessidade.

As aulas de matemática ficam melhores quando você tem o material certo.

Os alunos que escolhem disciplinas científicas ou econômicas terão que investir em modelos completos e confortáveis ​​para ler gráficos.

Por outro lado, os currículos que integram disciplinas menos científicas poderão ser satisfeitos com as calculadoras gráficas de nível básico.

Algumas contam com funções bem específicas, capazes de ajudar você a desempenhar certas atividades. Os preços também variam muito. Cabe a você escolher de acordo com a sua necessidade… e o seu orçamento.

Ferramentas de matemática necessárias no Ensino Médio

Além da calculadora, as aulas de matemática do Ensino Médio sempre pedem um bom conjunto de materiais. Transferidor, esquadro, compasso… todo o material básico de geometria que você já tinha não muda quando você ingressa na universidade.

Os professores do Ensino Médio enviam uma lista de materiais para que os alunos estejam preparados para o início do ano letivo. Se este não for o caso, o professor de matemática anuncia sua lista na primeira aula de matemática do ano.

Pode ser que ele peça para comprar papel gráfico para alguns exercícios. Não há necessidade de comprar um grande estoque, entretanto, já que os itens necessários variam de acordo com os rumos profissionais escolhidos na universidade.

Você pode, no entanto, já se preparar com algumas folhas e itens. É muito mais prático usar esse tipo de papel para trabalhos de casa, por exemplo. Você faz a lição de casa, estuda e ainda se prepara para a sua próxima aula de matemática.

Onde encontrar todo esse material matemático?

Esquadro, transferidor, calculadora, borracha, lápis, régua… todo o material matemático necessário pode ser encontrado de diferentes maneiras.

Primeiramente, você precisará perguntar aos seus entes queridos se eles não têm esses instrumentos em seus negócios. Se eles têm e não usam, então bingo!

Você pode pedir-lhes para emprestá-los para você (ou mesmo alugá-los). Muitas vezes acontece que os irmãos mais velhos podem dar o material escolar para os mais novos… desde que não precisem utilizá-los na faculdade, é claro!

Essas ferramentas raramente são usadas fora das aulas de matemática da faculdade ou do Ensino Médio. Uma vez fora da escola, seus entes queridos geralmente não precisarão mais deles. Esta é uma ótima maneira de economizar dinheiro!

Há lojas específicas, onde se pode comprar material escolar.

Outra opção é procurar em lojas. No início do novo ano letivo, as lojas de departamento estão cheias de materiais escolares de todos os tipos. É nelas que você encontrará sua felicidade.

Cálculo mental, numeração, equação, aritmética, álgebra, proporcionalidade, tabelas de multiplicação… você estará então pronto para entender toda a matemática e os novos programas do ano que se inicia.

Não se esqueça de ir a lojas especializadas em materiais escolares, onde você pode também conseguir uma orientação quanto ao quê comprar.

Também é possível encontrar todo esse material na internet. Muitos sites vendem calculadoras científicas e outras ferramentas matemáticas. A vantagem da internet é que você pode comparar o preço dos suprimentos antes de comprá-los. A desvantagem é que você não pode vê-los com antecedência o que às vezes pode causar surpresas desagradáveis.

No entanto, é fácil encontrar preços baixos na web.

Em alguns casos, você ainda pode comprar o material indicado na sua escola. Algumas escolas oferecem compras em grupo, nas quais você obtém descontos. A vantagem é que assim você não corre o risco de comprar errado.

De qualquer forma, na descoberta do mundo da matemática, seu professor está presente como um guia de ensino para lhe passar a matéria, mas também para aconselhá-lo sobre o material a comprar.

Não hesite em perguntar-lhe todas as suas dúvidas, sejam elas relacionadas ao material a comprar ou à matéria em si.

Escolher o material certo tem o mesmo efeito dos jogos: tornar suas aulas de matemática mais agradáveis, além de permitir melhor desempenho nas lições propostas. Que tal começar agora mesmo a estudar?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar