Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escolher o seu material de matemática?

De Marcia, publicado dia 01/08/2019 Blog > Apoio Escolar > Matemática > As melhores ferramentas para aulas com números

“Não se preocupe se você tiver dificuldades em matemática, as minhas são muito maiores!” -Albert Einstein

Todos os anos, centenas de jovens deixam o sistema educacional sem um diploma de Ensino Médio. O abandono escolar é uma realidade que ainda não encontrou soluções. Muitos estudantes não vêem o valor de ir para a aula, ou sentem dificuldades em aprender, especialmente quando falamos em aula de matemática. Afinal, qual é o objetivo de aprender matemática? Esta questão é recorrente nos bancos da escola.

No entanto, a matemática é um dos assuntos mais ensinados em termos de número de horas. Como despertar o interesse pelos números? Mistério! No entanto, para começar o ano letivo com o pé direito, aqui estão as nossas dicas para escolher e comprar o melhor material de matemática.

Escolha a régua certa para a matemática

Proporcionalidade, decimais, números inteiros, números complexos, multiplicação, cossenos, os ensinos da matemática devem ser feitos nas melhores condições. Do primeiro ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, as aulas de matemática exigem algumas ferramentas básicas, dentre as quais a régua.

A régua é importantíssima para a matemática, geometria e até mesmo artes.

Até mesmo em geometria, para medir uma figura ou desenhar uma linha, podemos considerar que a régua é necessária para que o ano letivo flua bem de maneira generalizada e não apenas na matemática.

Mas escolher uma régua demanda fazer algumas opções. Qual o tamanho? Qual o material?

Procurando por cursos de matematica enem?

O tamanho da régua

As réguas vendidas podem ser de tamanhos diferentes. Para o ambiente escolar, as mais comuns são as de 15cm ou 30cm. Embora a menor seja atraente devido ao seu pequeno tamanho, que permite que ela caiba em um estojo simples, ela não é necessariamente a mais indicada para alguns exercícios de matemática.

Imagine que você precisa desenhar uma linha direta com 20cm, ou medir uma distância de 25cm… a régua de 15cm não será suficiente e poderá prejudicar o resultado da sua ação.

Então prefira a régua de 30 cm. Você só terá que levá-la na mochila (ou na bolsa), em vez de colocá-la no estojo.

A graduação da régua

A maioria das réguas é graduada de 0 a 30 cm em toda a sua extensão. Apenas algumas delas, indicadas para a matemática, são graduadas com um 0 central. Essas réguas são muito práticas para os cursos de matemática e especialmente em geometria, pois facilitam a construção da simetria.

Outras ainda são graduadas em ambos os lados: o ideal para desenhar linhas perpendiculares! Eis um dos casos nos quais a régua pode até substituir o esquadro!

As réguas de ferro

Uma vez escolhido o tamanho e a graduação, você precisará escolher o material da régua. As réguas de ferro estavam muito na moda há alguns anos. Até que professores e alunos sentiram o incômodo que é aos seus ouvidos quando esse tipo de régua cai no chão.

Então eu acho que é melhor evitar a régua de ferro, sob o risco de atrair a ira de seu professor (conselho de amigo).

Réguas de plástico

Réguas de plástico parecem ser a melhor alternativa hoje para aproveitar as aulas de matemática. Mas tenha cuidado: embora as regras em plástico macio sejam muito divertidas na hora de comprar, elas não são muito práticas quando se trata de desenhar linhas longas. A régua de plástico macio escorrega facilmente e pode fazer você errar.

Considere plástico duro para uma melhor utilização.

Que tal fazer reforço escolar?

Material de matemática: o esquadro

Na faculdade, as aulas de matemática exigem o uso de um esquadro. O esquadro é uma ferramenta matemática que permite desenhar ângulos retos e linhas perpendiculares. É um pequeno símbolo da geometria.

Mas os dilemas na escolha do melhor esquadro podem ainda ser os mesmos que acontecem quando vamos comprar a régua.

Escolha um bom esquadro para suas aulas de matemática.

Feito basicamente de plástico translúcido inquebrável e resistente a arranhões, amarelo ou branco, o esquadro é usado para linhas paralelas, mediadores e a construção de formas simétricas centrais ou axiais.

Há locais nos quais os alunos podem adqurí-lo na própria escola, ou ir em grupo a uma papelaria e pedir um desconto pela quantidade.

O esquadro segue você durante toda a trajetória escolar. Lembra-se de que ele é feito para não quebrar? É raro ter que comprar outro por esse motivo. Por outro lado, tome cuidado para não perdê-lo.

Dependendo do curso universitário que você escolher, pode ser que ele ainda se torne seu fiel escudeiro nessa fase. Isso porque ele é ainda usado em algumas áreas técnicas, como desenho.

Que tal uma aula de reforço sao paulo?

Compre um compasso para suas aulas de matemática

Existem alguns modelos de compasso hoje no mercado. Eles foram se desenvolvendo ao longo dos anos, de acordo com a necessidade de alunos e profissionais. Sua definição na Wikipedia é a seguinte:

“Um compasso é um instrumento de geometria, usado para desenhar círculos ou arcos, mas também para comparar, analisar ou medir distâncias. Ele consiste em dois ramos unidos por uma articulação. Compassos são (ou foram) usados em matemática, para desenho técnico, em geografia para desenhar mapas, dentre outras situações.”

Derivado do latim “compassare”, que significa “medida com passo”, o compasso é um instrumento usado por crianças para se iniciar na matemática e aprender a desenhar círculos. Muitas vezes, ele é solicitado a partir das classes primárias, mas permanece útil até o bacharelado.

Os tipos de compasso podem variar dependendo do perfil de seus usuários. Compassos para crianças geralmente têm mais proteções e costumam ser menores.

Por outro lado, certos compassos são melhor adaptados aos alunos que exigem mais precisão em seus trabalhos. Tudo é uma questão de perfil.

Crianças ou adolescentes normalmente preferem modelos mais simples.

Desenhe círculos e semi-círculos, sem dificuldades, com um compasso.

Você ainda tem a opção de comprar um compasso daqueles que já vem com um kit de grafites e outras ferramentas complementares. Esta decisão depende de você de acordo com seu orçamento e a sua preferência.

Adquira já o seu transferidor de grau

O transferidor de grau, comumente chamado de “transferidor”, é usado no campo da geometria para construir figuras ou medir ângulos (um triângulo, por exemplo). Ele faz parte das ferramentas necessárias para entrar em alguns cursos da faculdade e também servirá até o bacharelado.

A graduação do transferidor

O transferidor deve ser graduado para uso como instrumento de medição. Mas devemos considerar que eles não são todos graduados da mesma maneira.

Eles podem ser graduados em graus ou radianos. O mais importante para os cursos de matemática é contar com a graduação em graus. Outros sistemas de medição não funcionarão para você.

Não há muito risco de errar na compra, uma vez que a maioria dos transferidores tem os graus (e às vezes um sistema de medição e mais). Os graus são o sistema básico de medição desse instrumento.

Semicírculo ou círculo?

Os transferidores podem tomar a forma de um disco ou meio disco. O meio disco é então graduado de 0 a 180 ° da esquerda para a direita na escala externa e de 0 a 180 ° da direita para a esquerda na escala interna.

O mais prático é escolher um disco inteiro para ter uma escala que varia de 0 ° a 360 ° .

E o material?

Tal como acontece com as réguas e esquadros, os transferidores são muito mais úteis em plástico transparente para seu maior conforto. Essa transparência pode ser usada a seu favor. Evite objetos feitos de metal ou plástico opaco.

Escolha uma calculadora para as aulas de matemática

Teorema, equação, probabilidade, álgebra, aritmética, trigonometria, tangente, Pitágoras, Thales, funções, desigualdades, números relativos, fração… pode ser que você sinta como se todos esses termos estivessem “girando” pela sua cabeça toda vez que pensa em matemática.

Houve uma época na qual a calculadora era proibida nas aulas de matemática, pois ela impedia que os alunos “aprendessem a pensar”. Mas se pensarmos em uma calculadora científica, por exemplo, para calcular raiz quadrada e equações mais longas, ela se torna uma verdadeira aliada.

Para ajudar a todos os alunos a se tornarem melhores matemáticos, a calculadora retornou à sala de aula.

Mas se compararmos o Ensino Médio com a faculdade, o seu uso não será o mesmo.

No entanto, independentemente do nível do aluno (terceira, sexta ou nona séria, ou mesmo Ensino Médio), há marcas que são particularmente apreciadas pelo seu professor de matemática. Não que as demais não sejam boas. Mas o professor normalmente costuma indicar a marca que ele já está acostumado a usar. Sendo assim, fica mais fácil para ele orientá-lo a se familiarizar com a sua nova máquina.

Uma boa calculadora é sua maior aliada em alguns ramos da matemática.

Para escolher a calculadora ideal, é importante definir um orçamento e escolher de acordo com o que o seu professor indicou e aquela que você se sentir mais confortável. Elas também devem incluir as funções certas relacionadas ao programa de matemática que você vai seguir. Considere ainda que, quanto mais completa, melhor, afinal, pode ser que ela o acompanhe durante boa parte da sua vida de estudante (e até mesmo no campo profissional, dependendo da carreira escolhida).

Lembre-se de que o material utilizado pode tornar as suas aulas de matemática mais agradáveis. Quando você não gosta de uma matéria, é importante buscar meios que a tornem mais leve e agradável… e os materiais escolares têm papel importante nesse quesito.

E você? Já comprou seu material de matemática para esse semestre que está começando? Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo na escolha.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar