Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Você é apaixonado pelos números?

De Joseane, publicado dia 26/12/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Os maiores mistérios da matemática

Uns amam, outros odeiam, alguns tentam ignorar, mas  a verdade é que a matemática está em toda parte e o tempo todo. Você pode não se dar conta, mas a verdade é que precisamos da matemática, basicamente, para tudo.

Muito mais do que equações, operações, estatísticas e outras multiplicações (que ainda nos assombraram durante boa parte do currículo escolar), a matemática ajuda a entender melhor o mundo que nos rodeia. Em um determinado momento da sua vida, você ainda vai agradecer seu professor de matemática! Quando examinamos mais de perto essa curiosa disciplina, descobrimos que ela possui uma infinidade de mistérios e enigmas. Em momento assim, compreendemos por que algumas pessoas são tão apaixonadas por essa ciência exata.

Muitas são as discussões sobre a criação ou a descoberta da matemática, equações impossíveis ou, pelo menos, nunca resolvidas. Um fascínio por números particulares, fórmulas estranhas, etc. Teorias matemáticas e equações flertando às vezes entre mitos religiosos, fatos culturais e científicos. É sabido que as matemáticas são objeto de uma lógica precisa e irrefutável permitindo, com a equação correta, resolver qualquer problema.

E muito mais…

Matemática: Invenção do homem ou descoberta?

Seria a matemática o resultado da reflexão humana? Ou, ao contrário, ela é fruto de uma descoberta? Desde a antiguidade o homem usou matemática, números e álgebra para explorar o mundo físico e entender as regras da natureza ao nosso redor.

Invenção ou descoberta, a matemática é uma das maiores aliadas da evolução humana

A matemática também permitiu muitas proezas tecnológicas e científicas, tais como:

  • Decifrar as órbitas dos planetas;
  • A descoberta do bóson de Higgs;
  • A aterrissagem do robô “Curiosity ” em Marte;
  • E muitos outros …

Um documentário intitulado “O grande poder da matemática” retraça os debates filosóficos sobre a universalidade e a eficácia desta ciência. Seguindo os passos dos grandes nomes da matemática, Pitágoras, Galileu, Newton e Einstein, o documentário destaca suas fascinantes descobertas e sua evolução ao longo do tempo.

Os teoremas e as equações matemáticas de Pitágoras, a lei da gravidade de Newton, o misterioso número Pi … Tantas descobertas que passaram pela história para serem usadas hoje como referências. Teorias científicas consideradas como “a chave para o Universo”.

Um documentário cativante que prova mais uma vez que a matemática ainda é um enigma que não deixará de surpreender e revelar!

Os 7 problemas matemáticos do milênio

Tenho uma curiosidade matemática para vocês!

Você sabia que hoje ainda existem 7 problemas matemáticos que nunca foram resolvidos!?  Sete que conhecemos né , certamente existem outros ainda por conhecer! 

Mas enfim, esses setes problemas são chamados de  Problemas do Prémio Millennium. Foi em 1900 que o matemático D. Hilbert elaborou uma lista de 23 problemas matemáticos que nunca foram elucidados para orientar os matemáticos em suas pesquisas. Aproximadamente 100 anos depois, em 2000, a maioria dos especialistas em matemática encontrou a solução para os problemas de Hilbert.

No entanto, ainda existem 7 problemas, descritos por alguns como os problemas de matemática mais complicados. Para apoiar a ciência e, mais especificamente, as matemáticas, um milionário americano, L. Clay, decidiu em 1999 fundar o Instituto Clay  de Matemática (CMI) e desafiar matemáticos em todo o mundo.

O desafio é o seguinte: Se um matemático conseguir resolver um desses 7 problemas, ele ganhará 1 milhão de dólares! Sim, L. Clay é um magnata da matemática se é que podemos dizer isso! Então é simples: quer ficar milionário?

Você já sabe com ganhar US $ 1 milhão! E aí, motivado?

Conheça os sete problemas matemáticos do Prémio Millennium:

  • P versus NP
  • A conjectura de Hodge
  • A conjectura de Poincaré (resolvido por Grigori Perelman)
  • A hipótese de Riemann
  • A existência de Yang-Mills e a falha na massa
  • A existência e suavidade de Navier-Stokes
  • A conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer

Como você pode ver, um dos sete problemas já foi resolvido! Mas ainda restam 6 e você pode tentar a sua sorte!

Por um milhão de dólares, vale a pena tentar!

Se precisar de um forcinha, conte com um dos nossos professores de matemática! Depois de analisar esses problemas de perto (ou de longe), você certamente irá apreciar sua aula de matematica e aritmética.

Além de tudo o que pode ser aprendido na escola ou em um curso de matematica basica ou avançada, é necessário possuir um “dom” e conhecimento extremamente avançado antes de entrar nesta aventura. Muito poucos matemáticos no mundo têm a oportunidade de trabalhar nessas equações e conjecturas. Mas como Albert Einstein diz:

“Um problema sem solução é um problema mal colocado.”

Números que encantam o mundo!

A matemática é uma história contada em números. Entre estes, alguns são objeto de verdadeiras fascinações. Números misteriosos que envolveram muita pesquisa e estudo ao longo da história e que, apesar de serem bastantes explorados, ainda guardam muitos mistérios.

Pi: o número com múltiplos segredos

Pi é certamente a constante matemática mais conhecida. Se você não se lembra dele, você certamente perdeu alguma coisa. Pi foi determinado pela razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro. Por se tratar de um valor constante, sempre igual, o pi passou a ser representado na matemática pelo símbolo π

Mais comumente resumido no valor aproximado de 3.14, Pi, fascina e intriga matemáticos desde a antiguidade por várias razões:

  1. É um número irracional: Pi não pode ser escrito como uma fração e sua escrita decimal é infinita …
  2. Uma seqüência decimal misteriosa: atualmente, o valor decimal mais aproximado de Pi é 1,241 bilhões de dígitos. Foi executado por um software de computação extra-poderoso.
    Para registro, memorizar o maior número de casas decimais no Pi é um dos registros Guinness Book of Records. Atualmente,o portador do record é um estudante chinês que conseguiu recitar os primeiros 67.890 decimais da figura sem qualquer falha.
    Ele deve ser imbatível para cálculos mentais!
  3. Um número aproximado porém preciso: o uso da constante de Pi em matemática é paradoxal. Apesar da sua aproximação, permite uma precisão de cálculo interminável.
  4. Pi utilizado na  construção de pirâmides: um dos segredos mais misteriosos da figura pode ser encontrado nessa informação. Foi provado que Pi seria igual à razão do perímetro da base de uma pirâmide por duas vezes a sua altura. Se tomarmos, por exemplo, a pirâmide de Keops, tem uma proporção de 22/14 que corresponde à boa aproximação de Pi (que é 22/7) levando em consideração a dupla altura.

E você, vai tentar aprender o valor de Pi e quebrar o record do livro da Guinness ?

Phi: o número de ouro ao centro do universo

Phi e Pi são números diferentes e não devem ser confundidos!

O número de ouro tem um valor que é mais mítico e até artístico. Seria, de acordo com os matemáticos, presentes em todas as coisas do universo. Phi seria o fator das proporções de tudo o que nos rodeia: espaços, plantas e até seres humanos.

Todo o Universo obedecerá à lei de Phi

Estreitamente relacionado com a famosa suíte de Fibonacci, a lei de Phi permitiria, por exemplo, desenhar as formas ditas “douradas” com proporções perfeitas. Nós até falamos do número Phi como “proporção divina”.

O exemplo mais misterioso é o trabalho de Leonardo da Vinci e o famoso “Homem de Vitrúvio”. Da Vinci foi o primeiro a declarar que o corpo humano era composto de várias partes com todas as leis comuns do denominador Phi.

Se você medir a distância entre o chão e o topo da cabeça e dividi-lo pela distância entre o chão e o seu ombro, você terá … Suspense … O valor Phi, cerca de 1.618.

Curioso, não?

Este valor “divino” pode ser encontrado em muitas áreas, tais como a arte, a arquitetura e a música. Será que Pi foi usado para descobrir o herói de Games of Thrones?

O número 7: Entre crença e realidade

Em várias culturas, o número 7 é muito significativo. Algumas relacionam esse número a boa fortuna, já outras pensam que é um número que traz má sorte!

Mas, por que o número 7 está tão presente em nossas culturas passadas e atuais?

  • As 7 maravilhas do mundo,
  • As 7 cores do arco-íris,
  • 7 dias da semana,
  • As botas de 7 léguas, etc.
  • Os 7 pecados capitais…

Por vários milhares de anos, o número 7 é considerado positivo e de boa sorte.

Uma figura que encontramos muito nas nossas culturas, e mesmo na religião (forte presença de 7 no Novo e Antigo Testamento).

Mas como é que  a matemática vê o número 7?

Misteriosamente, o número 7 também tem uma parte importante em matemática e geometria:

  • 7 triângulos agudos permitem dividir um triângulo obtuso,
  • O 7 é omnipresente nos trigêmeos de Pitágoras,
  • Os 7 tipos de modelos “desastrosos” em matemática,
  • O 7 faz parte dos números mágicos,
  • 7 é um número primo, etc.

Ha quem considere os números como o maior tesouro da humanidade

Por enquanto, nenhum cientista estabeleceu causas e teorias reais sobre a forte presença do número 7 em matemática. Uma curiosidade, um símbolo, um mito … Todo mundo é livre para fazer sua própria interpretação.

Você conhece os mais curiosos paradoxos matemáticos?

Bom, como visto, existem mais mistérios em matemática do que podemos supor! Realmente a matemática é uma fonte inesgotável de curiosidades, enigmas e descobertas.

Essa ciência exata permitiu ao homem de criar, compreender e evoluir ao longo de sua história. Graças aos princípios matemáticos, você pode ter acesso a esse texto de forma prática e informatizada!

E ai, qual o seu agradecimento as matemáticas?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaTânia Correia Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Tânia Correia
Convidado
Tânia Correia

Fico extremamente fascinada com a matemática!!!!! mas tenho que admitir que é mais que necessário, ter apenas um dom para o aprendizado dela. Precisa-se na verdade, de um cérebro privilegiado, o que eu em particular, não o tenho. Infelizmente para mim!!!!!!

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Tânia,
realmente existem pessoas que possuem mais facilidade no aprendizado da matemática mas o fato dela te fascinar ajuda muito na absorção de novas formulas e contextos! (: