Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Todas as nossas dicas para se tornar um aluno nota 10 em matemática

De Glicia, publicado dia 13/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Aulas de exatas no ensino médio: como aumentar seu desempenho?

Não é novidade para ninguém que a matemática é o pesadelo da maioria dos alunos no ensino médio. Fato é que, muitos alunos têm dificuldade em aprender  matemática e isso é totalmente compreensível.

Nessa disciplina, além de ler e compreender a parte teórica do conteúdo, é preciso raciocinar e conseguir aplicar as diferentes fórmulas aprendidas. Mas, será que existe algum método infalível para aprender exatas?

Decorar fórmulas e equações com toda certeza não é a melhor solução, pois de nada adianta conhecer uma fórmula de cór e não saber aplicá-la à resolução de um exercício. Para assimilar os conceitos matemáticos, é preciso primeiro entender para que eles servem e onde são aplicados.

Quando conseguimos entender as aplicações de um determinado conceito, percebemos a relevância que ele tem para as diferentes ciências e para sociedade como um todo. Com a matemática não é diferente! Muitos alunos não gostam da disciplina porque não conseguem fazer uma relação entre a matemática e a vida real.

Na realidade, matemática não é esse bicho de 7 cabeças que todos imaginam. Com uma boa metodologia e um pouco de paciência, você pode se tornar um aluno nota 10. Como? Continue lendo que nós te contamos tudo neste artigo.

Como se tornar um bom aluno em matemática no ensino médio?

Cada disciplina exige um método de estudo diferente e no caso da matemática, a chave para o sucesso é treino, treino e mais treino! Se você é daqueles alunos que não estão entendendo nada, mas ainda assim não questionam e vão empurrando com a barriga, saiba que você nunca terá bons resultados.

seja um aluno atento às aulas de matemática e peça ajuda do seu professor A maior parte do aprendizado se faz na escola. Escute seu professor e preste atenção às aulas!

Para avançar no aprendizado da matemática é preciso ter assimilado os conceitos básicos que aprendemos normalmente durante o ensino fundamental. Chegar ao ensino médio sem uma base sólida tornará as coisas bem mais difíceis. Com cargas de atividades, leituras e trabalhos muito maior, as dificuldades vão se acumular e você se encontrará rapidamente submerso pelos estudos.

Para alguns alunos, o ensino médio é uma fase de descobertas e de muitas novidades. Já para outros é um período de muita angústia: medo de não dar conta de tudo, problemas de adaptação, entre outras dificuldades.

Para conseguir se sair bem é preciso aprender a estudar sozinho, ser independente e conseguir organizar o tempo dedicado aos estudos da melhor forma possível.

No começo tudo parecerá muito vago e abstrato, mas se você desenvolver o hábito de estudar com frequência as matérias novas aprendidas, aos poucos vai perceber uma melhora considerável no seu desempenho escolar.

As aulas de matematica são muito importantes e o papel do professor é tentar sanar as dúvidas na medida do possível. Preste atenção durante as explicações e se encontrar dificuldades, peça ajuda ao seu professor. A parte mais importante do processo de aprendizagem acontece na escola. As revisões em casa servem apenas para fixar os conteúdos.

Assim, escute as explicações com atenção e faça anotações, preste atenção mesmo nas perguntas de seus colegas, pois a dúvida de outra pessoa pode ser a sua também e participe da aula, tente responder às perguntas e não tenha medo de errar.

Precisando de uma forcinha nas aulas de matemática? Veja aqui como ser um bom aluno em exatas!

Como melhorar suas notas em matemática no ensino médio?

Além de estar atento durante as aulas, uma boa parte do trabalho para se obter boas notas em matemática é feito em casa. Nada como uma boa revisão para refrescar a memória e se certificar de que todos os conceitos foram bem assimilados.

dedique alguns minutos para estudar matemática todos os dias Fazer exercícios é a melhor forma de praticar o que você aprendeu e assimilar o conteúdo.

Para ver mudanças efetivas nas notas e avançar no aprendizado de exatas, é preciso revisar um pouco todo dia, dedicar alguns minutos para reler suas anotações e resolver exercícios. Quem está no 3° ano do ensino médio tem uma pressão a mais, pois com os vestibulares se aproximando cada minuto de estudo é precioso.

A tão temida prova de matemática dos vestibulares é uma das maiores preocupações dos estudantes durante os processos seletivos. E como nada nessa vida vem de graça, para aprender matemática você precisará se dedicar e trabalhar duro. O primeiro passo é organizar suas revisões, descobrir onde estão suas maiores dificuldades e preparar um cronograma de estudos coerente e eficaz.

Todos os dias, separe 40/45 minutos para revisar a matemática. Releia suas anotações, tente entender os conceitos e faça alguns exercícios. Caso você se dê conta de que não consegue resolver uma parte ou mesmo a maioria dos exercícios, é porque provavelmente você não entendeu a explicação do professor.

Nesse caso, peça ajuda. Seu professor pode repetir a explicação para você e se ainda assim você continuar com muitas dificuldades, converse com seus pais. Talvez seja o caso de contratar um professor particular. Estudar com a ajuda de um tutor permitirá estabelecer um ritmo constante de trabalho e revisões.

Seja com aulas em domicílio, cursos intensivos ou preparação para o vestibular, estudar matemática com a ajuda de um professor pode expandir seus horizontes e fazer você tomar gosto pela matemática. Para encontrar o professor de matemática ideal, você pode usar o boca-a-boca, os fóruns e blogs sobre educação, os anúncios classificados ou a internet.

E leia também como aumentar sua média em matemática?

Qual a melhor metodologia para estudar matemática?

Aprender matemática não é tão difícil quanto parece. Com disciplina e uma boa metodologia de estudos, você pode vir a ser um excelente aluno nessa disciplina.

cronograma de estudos de exatas vai ajudá-lo a melhorar os resultados Crie o hábito de estudar matemática todos os dias e faça um cronograma para se manter organizado.

Os exercícios de matemática demandam uma estratégia simples, mas requerem um bom nível de senso analítico. Uma boa forma de estudar de maneira eficaz é fazendo fichamentos. Tomando como base suas anotações e o conteúdo do livro didático usado em sua escola, faça resumos usando suas próprias palavras.

Essa é uma ótima forma de perceber se você realmente entendeu a matéria, pois te obriga a reler os conteúdos estudados e a usar sua capacidade de análise e síntese.

Outro aspecto importante e que pode te ajudar bastante a otimizar seus estudos é estabelecer uma rotina. Defina dias e horários de estudo e respeite esse cronograma à risca. O ideal é dar preferência aos horários em que você está com a mente mais descansada, como no início da manhã, ou à noite.

Durante seus horários de estudo, concentre-se 100% no que estiver fazendo. Estudar em casa nem sempre é fácil, pois a vontade de fazer outras coisas e deixar as tarefas para depois é grande. Então, seja persistente e dedique-se inteiramente ao seu momento de estudo. Caso seja muito difícil se concentrar em casa, vá até a biblioteca do seu bairro.

Outra dica para aumentar ainda mais seu rendimento é buscar sempre exercícios novos, diferentes dos que você está habituado a fazer em sala de aula. Na internet há uma grande variedade de conteúdo gratuito que você pode usar nas suas revisões. Você também pode usar livros e manuais de matemática para encontrar exercícios diferentes.

E por último, mas não menos importante: não tenha vergonha de reconhecer seus pontos fracos e dificuldades. Às vezes, para avançar precisamos nos questionar, descobrir onde estamos errando. Talvez suas dificuldades venham de um déficit na aprendizagem dos anos anteriores. Se for esse caso, o ideal é preparar uma revisão concisa e eficaz.

Descubra a melhor maneira de estudar matemática!

Como revisar o conteúdo de matemática para o vestibular?

O último ano do ensino médio é uma corrida contra o tempo. Nesse ano será necessário estudar a matéria aprendida regularmente, para não se surpreender com a quantidade de conteúdo a ser revisado de uma só vez.

estude matemática com seus amigos de escola Estudar em grupo pode ser muito mais produtivo!

É no 3° ano que os alunos são confrontados à  difícil tarefa de escolher a área na qual desejam continuar seus estudos universitários. Independente da escolha, uma coisa é certa: todos deverão enfrentar a tão temida prova de matemática!

Funções (exponenciais, modulares e logarítmicas), geometria plana e espacial, progressões aritméticas, polinômios, estatística, probabilidades, análises combinatórias… todos esses assuntos fazem parte da grade curricular e são pedidos nos vestibulares.

No último ano do ensino médio a matemática deve ser bem trabalhada em sala de aula e em casa. Para assimilar os novos conceitos você precisa colocar em prática o que você aprendeu nas aulas de matemática. E como fazer isso? Muito simples, resolvendo exercícios.

Além de prestar muita atenção às aulas e resolver os exercícios trabalhados, é necessário refazer os exercícios de matemática em casa. Para motivá-lo, você pode, por exemplo, organizar grupos de estudos com seus amigos.

Uma das vantagens de estudar em grupo é que quando alguém não souber resolver um exercício ou não tiver entendido a matéria, os outros podem ajudar, seja com explicações ou demonstrações de como resolver os exercícios.

Entretanto, antes de ir estudar com seus amigos, revise sozinho também e tente fazer os exercícios. O objetivo de estudar em grupo é a ajuda mútua e não esperar que o outro faça tudo por você!

Estudar sozinho, em casa, também é uma opção, porém quando estamos em casa sempre encontramos uma desculpa para fazer outra coisa ao invés de nos concentrarmos em nossas tarefas. Nossa dica é que você encontre um ambiente silencioso e calmo, onde você possa se concentrar com mais facilidade.

Vai prestar vestibular? Confira nossas dicas para revisar para o vestibular de exatas.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar