Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como melhorar seu desempenho nas aulas de exatas?

De Glicia, publicado dia 12/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Qual a melhor metodologia para estudar matemática?

Você já parou para pensar que seu mal desempenho em matemática pode estar ligado a uma metodologia de estudos inadequada? Cada disciplina exige um método de estudo diferente, ou seja, você não estuda matemática da mesma maneira que estuda português, geografia ou biologia.

Mas, será que existe algum método infalível para aprender exatas? Como estudar matemática e assimilar todos os conceitos importantes?  Será que é possível estudar sozinho? Todas essas questões provavelmente já passaram pela sua cabeça, não é mesmo?

Entretanto, a questão mais importante quando se trata de matemática é: como tornar o aprendizado dessa disciplina mais didático e, sobretudo, como tomar gosto pelos números? Decorar fórmulas e equações com toda certeza não é a melhor solução, pois de nada adianta conhecer uma fórmula de cór e não saber aplicá-la à resolução de um exercício!

Para aprender a matemática você precisa primeiro entender seus princípios, para que servem e onde são aplicados. quando começamos a estudar uma nova disciplina, é importante buscar saber o motivo pelo qual esse tema é importante e quais são suas diferentes aplicações práticas.

A matemática é bem menos complicada do que parece, e com muito treino e dedicação você pode sim aumentar seus conhecimentos e conseguir boas notas na escola e nós te mostraremos como. Mas antes, vamos entender um pouco melhor o que é a matemática e para que ela serve na prática.

Quer descomplicar as aulas de matemática? Então continue lendo!

O que é matemática  e quais são suas aplicações?

Matemática é o estudo das propriedades e relações lógicas que envolvem figuras abstratas, como números e figuras geométricas. A teoria matemática é geralmente expressa através do que chamamos de “verdades inquestionáveis”, ou em termos mais técnicos, “axiomas”.

equação da relatividade Restrita de Einstein Os postulados da Teoria da Relatividade de Einstein são um dos axiomas mais famosos da matemática.

Um axioma pode ser definido como uma verdade inquestionável e universalmente válida. Os axiomas mais famosos da história da matemática são:

  • Princípios de Euclides na Geometria Clássica,
  • Os Axiomas de Peano na Aritmética,
  • As Leis de Newton na Mecânica Clássica,
  • Os Postulados de Einstein na Teoria da Relatividade.

Assim como a maioria dos estudos em outras áreas, a matemática surgiu como resultado de necessidades específicas do homem, como administrar transações comerciais, prever fenômenos astronômicos e meteorológicos, entre outros. Os registros mais antigos encontrados sobre matemática datam de 2.400 a.C.

A maioria dos conceitos matemáticos estão presentes na nossa vida cotidiana, seja no trabalho, na escola, nas nossas idas ao supermercado, nos milhares de transistores que fazem nosso computador funcionar, etc.

Podemos, assim, considerar que a matemática é uma ciência exata e que foi desenvolvida com o intuito de solucionar problemas. Pode-se dizer que praticamente todas as atividades humanas estão, de alguma forma, ligadas ao uso dela.

A matemática  é especialmente importante nas ciências, pois sem ela o mundo no qual vivemos hoje seria muito diferente. As maiores invenções da humanidade só foram possíveis graças ao conhecimento matemático. Sem ele, talvez nossa sociedade nunca tivesse se desenvolvido e muitas das coisas que sabemos hoje nos seriam totalmente desconhecidas.

Algumas das aplicações da matemática são bem evidentes como na área de engenharia, arquitetura, contabilidade, astronomia… já em outras áreas ela é menos evidente, mas indispensável. É o caso de áreas como música, linguística, medicina ou biologia, apenas para citar alguns exemplos.

O que é preciso saber para ter um bom desempenho em exatas?

Você conhece seu nível de conhecimentos em matemática? Tente repensar em tudo que você aprendeu desde que entrou no ensino básico e avalie o quanto você sabe sobre essa disciplina.

assimilar os principais conceitos para aprender matemática e se sair bem Os conceitos básicos são a base do conhecimento em matemática. Sem eles é muito difícil avançar na disciplina.

Fazer esse exercício mental é interessante porque para que um aluno tenha um bom desempenho, é preciso que todos os conceitos básicos estejam perfeitamente assimilados.

Atenção, isso não significa saber todas as fórmulas de cór, e sim ser capaz de analisar um exercício e aplicar uma sequência lógica de cálculos e equações para revolvê-lo.

Se você não aprendeu o básico em matemática nos anos anteriores, vai ser muito difícil avançar e conseguir bons resultados. O conteúdo básico de matemática é aquele abordado nos ensinos fundamental e médio, ou seja, do 6º ano ao 3º do ensino médio.

Para quem deseja concorrer à uma vaga em uma universidade renomada, o ideal é saber pelo menos os conceitos básicos da matemática. O grande problema é que, segundo um estudo realizado em 2016 pelo OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), o Brasil lidera o ranking de baixo rendimento escolar.

Os dados desse estudo são alarmantes! Em uma pesquisa realizada com 2,7 milhões de brasileiros, cerca de 1,9 milhão tem dificuldade em matemática básica.

Como podemos notar, uma grande parte dos estudantes apresentam uma grande defasagem em matemática e essa é a principal causa do mal desempenho.

Os alunos que tiveram um ensino deficitário e que por conta disso não conseguem aprender, precisam de uma ajuda extra. O ideal é procurar cursinhos intensivos ou mesmo aulas particulares de matemática para sanar essa dificuldade.

Como estudar matemática de forma eficiente?

Aprender matemática não é tão difícil quanto parece. Tudo que você precisa é de disciplina e de uma boa metodologia de estudos. Os exercícios de matemática demandam uma estratégia simples, mas requerem um bom nível de senso analítico.

cronograma de estudos ajuda na organização na hora de revisar para as provas Estabelecer uma rotina é essencial para obter bons resultados nos estudos.

Aqui vão algumas dicas que te ajudarão na hora de estudar matemática:

Faça resumos e fichamentos

Tomando como base suas anotações e o conteúdo do livro didático usado em sua escola, faça resumos usando suas próprias palavras. Essa é uma ótima forma de perceber se você realmente entendeu a matéria, pois te obriga a reler os conteúdos estudados e a usar sua capacidade de análise e síntese.

Para ajudar na compreensão, você deve fazer o fichamento por tópicos e usar diferentes folhas de papel para escrever. Nelas você colocará apenas as informações que você julga mais importantes, dessa forma, a cada vez que você precisar revisar algum conceito, basta olhar as fichas organizadas por tópicos, sem precisar reler todas as suas anotações.

Estabeleça uma rotina de estudo

É muito importante separar um momento do seu dia para revisar a matéria. Estabeleça um horário para se dedicar aos estudos. O ideal é dar preferência aos horários em que você está com a mente mais descansada, como no início da manhã, ou à noite.

Caso escolha estudar à noite, preste atenção aos horários, pois apesar de ser o momento em que a memória está mais ativa, é preciso respeitar o ciclo circadiano do seu organismo e dormir nos horários certos para ter uma boa noite de sono.

Quando estiver estudando, concentre-se 100% no estiver fazendo. Estudar em casa nem sempre é fácil, pois a vontade de fazer outras coisas e deixar as tarefas para depois é grande. Então, seja persistente e dedique-se inteiramente ao seu momento de estudo.

Pratique e faça muitos exercícios

Prestar atenção às aulas é muito importante, mas não é o suficiente para assimilar o conteúdo de matemática. Para saber se você de fato aprendeu um determinado conceito, você precisa aplicá-lo e a melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios.

Busque sempre exercícios novos, diferentes dos que você está habituado a fazer em sala de aula. Na internet há uma grande variedade de conteúdo gratuito que você pode usar nas suas revisões. Você também pode usar livros e manuais de matemática para encontrar exercícios diferentes.

Não tenha vergonha de admitir seus pontos fracos

Às vezes, para avançar 2 passos, é preciso dar 1  para trás. (Re) conhecer seus pontos fracos e dificuldades é primordial para conseguir progredir. Talvez suas dificuldades venham de um déficit na aprendizagem dos anos anteriores. Se for esse caso, o ideal é preparar uma revisão concisa e eficaz.

O objetivo não é dedicar horas do seu tempo revisando conteúdos do ensino fundamental, mas tentar identificar quais são os conhecimentos básicos que você não adquiriu e tentar remediar a situação.

O lado positivo de fazer uma revisão é que rever esses assuntos será muito mais fácil  do que foi na primeira vez, pois agora você já estará familiarizado com o tema.

Onde encontrar material para estudar matemática em casa?

encontre as ferramentas e recursos didáticos corretos Além dos livros existem diversas outras ferramentas para estudar matemática sozinho.

Você provavelmente deve estar curioso para saber onde encontrar material de qualidade e fontes confiáveis para estudar matemática em casa, não é verdade?

Aqui está uma lista de ferramentas educacionais que com certeza serão de grande ajuda nas suas revisões e na hora de estudar para as provas e vestibulares:

  • Khan Academy: ONG educacional criada por Salman Khan, o principal objetivo da instituição é fornecer educação de qualidade para todos. Possuem uma coleção de vídeos gratuitos que ensinam matemática;
  • Só Matemática: site que disponibiliza conteúdos gratuitos de matemática. Ao todo são mais de 3 mil páginas! Material mais que suficiente para se aprofundar na disciplina;
  • Matematiquês: site que disponibiliza questões, provas, curiosidades, resumos e muito mais;
  • Portal Matemática: um site que auxilia alunos do ensino fundamental e do médio. Os conteúdos são focados nos vestibulares e concursos;
  • Kuadro: nesse portal os alunos aprendem com vídeos e exercícios, trocam conhecimento e tiram dúvidas.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar