Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Amplie o seu vocabulário matemático

De Fernando, publicado dia 01/10/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Definições importantes da matemática

“A matemática é como o amor. Uma ideia simples que às vezes pode ser complicada. – R. Drabek

A matemática para você se parece com uma língua estrangeira que você nunca teve contato? Você nunca soube como colocar em palavras conceitos abstratos de aritmética?

A matemática continua sendo um dos temas mais importantes, desde a escola primária até o ensino médio chegando à faculdade. No entanto, este ramo da ciência não é apenas útil para obter bons resultados na escola, mas também para calcular em nossas vidas diárias. Encontramos conceitos matemáticos em ramos como engenharia, comércio ou empreendedorismo.

É por esta razão que os alunos são aconselhados a lembrar os fundamentos da matemática e da álgebra desde o início de sua escolaridade para aumentar seus conhecimentos gerais e para lidar com os problemas mais simples. da vida cotidiana.

Agrupamos para você todas as definições essenciais quando falamos sobre o assunto da matemática. Hora de ficar em dia com o seu discurso matemático!

buscar conhecimento matemático pode ser um diferencial Use a matemática a seu favor e encontre números fascinantes

O que é uma divisão euclidiana?

Mesmo que a matemática não seja o seu assunto favorito, você já deve ter ouvido falar deste monumento de matemática: Euclides!

Tendo vivido durante a grande era da Grécia antiga, Euclides desenvolveu um conceito que mais tarde será essencial para jovens aprendizes de matemática: a divisão euclidiana. Esse princípio simples consiste em dividir um inteiro natural diferente de zero por outro para obter um resultado sem necessariamente colocar a operação no papel.

O interesse da divisão euclidiana não é simplesmente a sua facilidade de implementação, mas também na sua capacidade de ser resolvido sem a ajuda de uma calculadora . Em um momento em que esta tecnologia instrumental é cada vez mais utilizado em escolas e na vida cotidiana, lembre-se do princípio da divisão euclidiana pode desenvolver suas habilidades e encontrar aritmética mental.

Temos também os princípios do chamado Máximo Divisor Comum (MDC) para evocar o maior número para dividir dois inteiros – diferentes de zero – entre eles. Por exemplo, o maior divisor comum de 20 e 36 é 4, já que esse é o maior número inteiro possível para dividir os números mencionados acima e obter resultados com resto zero.

Esta famosa operação matemática é abordada desde a escola primária, no capítulo de divisões, mas permanece indispensável para a continuação de seus estudos e também para o cotidiano. Então, por que não se lembrar desta fórmula matemática básica?

E se você revisar os conceitos mais complexos de matemática em pequenos grupos? Mas como dividir as pessoas de maneira mais igualitária o possível? Use a divisão euclidiana!

Qual é a definição da função afim?

Entender o interesse e a função de uma equação é essencial para entender a importância da matemática. A função afim é um desses princípios que faz com que o sentido lógico dos alunos funcione, permanecendo simples o suficiente para aprender para todos os novatos nos aprendizados matemáticos.

Mas você realmente conhece a definição da função afim ?

Uma função afim é uma função que, em qualquer número x, associa o número ax + b (a e b sendo quaisquer números dados). Uma função afim é, portanto, um conjunto de valores que resolvem a equação y = ax + b, sobre o intervalo dado, e cuja representação gráfica assumirá a forma de uma linha oblíqua, crescente ou decrescente.

Aprender a desenhar uma linha de função afim em um gráfico requer que o aluno esteja particularmente atento às explicações de seu professor: o vocabulário letrado da álgebra pode de fato às vezes perder os alunos mais distraídos. Portanto, é melhor estar envolvido na resolução bem-sucedida de equações matemáticas básicas.

Não faz sentido ser um “matemático” real para entender este princípio elementar da álgebra. De fato, apesar de seu aspecto complexo, geralmente é necessário um estudante de uma a duas sessões de aula de matemática para integrar naturalmente a fórmula da função afim aos seus conhecimentos.

logaritmo, funções, polinômios podem ser parte do seu aprendizado Como ir além do básico nas disciplinas matemáticas?

O que é uma função decimal?

Devemos ao matemático John Neper (1550-1617) a invenção do logaritmo – chamado de logaritmo natural – representado em uma tabela logarítmica, uma ferramenta para transformar produtos em somas. Esta ferramenta indispensável da matemática moderna é uma passagem obrigatória ao aprender matemática um pouco mais avançada!

Uma vez que a definição do logaritmo é discutida na aula de matemática, o professor passará para a próxima etapa: o princípio da função decimal !

A função de logaritmo decimal é escrita da seguinte maneira: log (x) = ln (x) / ln (10). Suas propriedades algébricas são similares àquelas do logaritmo natural, denotado por ele, “ln”.

Para todo x> 0 e para todo y ∈ R, log (x) = y <=> x = 10y ou log (10y) = y.

Dizemos que o número real x é chamado logaritmo base de a, o logaritmo decimal de a, denotado log10a ou log (a).

As representações gráficas sempre são hipérboles que podem ir do -∞ ao +∞, sem nunca tocar o eixo horizontal. Para fazer as ilustrações dos exercícios, é bom que o aluno conheça também as funções de primeiro grau para aplicar os conceitos desse princípio para definir os pontos.

Este conceito matemático não é para iniciantes, mas para níveis intermediários e avançados : o log será mais interesse se você escolher uma aula de matemática particular mais focada em exercícios mais difíceis, embora a sua aprendizagem pode ser alcançada de maneira autodidata.

Você então aprenderá a representar a função decimal em um gráfico e, assim, conhecer os fundamentos da geometria.

Aproveite seu tempo para melhorar seu boletim Fazer listas de exercícios ajuda a aprender matemática

O que é uma tabela de multiplicação?

Aqui está um princípio da matemática importante para todos os estudantes do mundo: a tabela de multiplicação!

Se tantas pessoas sabem de cor a tabuada, é de fato porque esse aprendizado é necessário para a compreensão das matemáticas básicas.

Existem muitos métodos mnemônicos para guardar suas tabelas, as mais famosas remanescentes da tabela de 9: aqui baixamos o dedo de acordo com o número multiplicado. Por exemplo, para calcular 9 × 3, você abaixa o terceiro dedo; os restantes dedos à esquerda serão as dezenas e os restantes dedos à direita serão as unidades. Então encontramos o resultado 9 × 3 = 27.

O conceito da tabela de multiplicação tem sido um desafio para muitos educadores ao longo dos anos. Muitas técnicas e truques existem para lembrar suas tabelas desde o ensino das crianças. Para escolher o certo, é suficiente para testar várias e bem conhecer o perfil do aluno. Se o estudante tem uma memória visual, use, por exemplo, método de cartões de memória flash, excelente para aprender suas tabelas em poucas semanas de revisão.

E se você aprender conceitos matemáticos de uma maneira divertida?

Também existem aplicativos e outros softwares educacionais para confrontar as tabelas de multiplicação em sua vida diária. Escolha o que mais lhe convier para resolver matemática básica com confiança!

Definição matemática: o que é álgebra?

Remontando aos tempos antigos e tendo começado no Egito Antigo, o estudo da álgebra é hoje um dos aspectos mais estudados da matemática!

No entanto, será necessário esperar até o século XX para que os primeiros princípios modernos da álgebra apareçam. Na realidade, o termo álgebra refere-se ao ramo matemático que consiste em resolver um problema por meio de símbolos precisos para generalizar os resultados matemáticos.

Usamos letras (sendo o mais usado x ) para definir números ou números desconhecidos. Esse uso de letras pode, às vezes, assustar jovens estudantes, mas essa prática é realmente usada para facilitar a resolução de problemas matemáticos básicos ou mais complexos.

O futuro matemático também deve memorizar a regra de prioridades , que é essencial para resolver um problema algébrico. Os parênteses sempre têm prioridade sobre todos os outros sinais; Em seguida vêm as chaves, depois os colchetes, os produtos e os quocientes e, finalmente, as somas e as diferenças.

Por força do trabalho e da concentração, a álgebra será rapidamente integrada ao seu conhecimento naturalmente por jovens estudantes de matemática!

como resolver um exercício de logaritmo sem apoio? Uma calculadora científica é importante para algumas operações

O princípio da geometria na matemática

Agora vamos falar sobre uma das disciplinas essenciais da matemática: geometria e localização no espaço!

A geometria é dirigida para os estudantes desde o Ensino Fundamental, com o famoso teorema de Pitágoras e o teorema de Tales, mas nos anos mais avançados começamos a estudar os fundamentos da geometria sólida e figuras espaciais.

O princípio da geometria é o seguinte: consideramos como sendo geometria qualquer ciência interessada em formas e espaço na matemática, para colocar em oposição a aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão) ou álgebra (equações diferenciais, equações de segundo grau, inequações) interessadas em números e números.

Ângulos adjacentes, plano cartesiano, triângulo isósceles ou tangente: tanto vocabulário técnico para se lembrar absolutamente de tudo com a ideia de obter uma boa nota em geometria!

A geometria clássica e básica está presente na vida escolar de todos. Tenha certeza de um ponto importante: tudo o que diz respeito à geometria diferencial, geometria não comutativa ou geometria avançada é reservado para os alunos mais focados, seguindo uma aula de matemática aplicada ou tutorias com um professor particular de matemática que pode desafiá-lo a cada encontro.

Então, você entendeu as definições mais importantes da matemática?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar