Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como calcular múltiplos com facilidade?

De Fernando, publicado dia 26/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > O que são as tabelas de multiplicação?

Frequentemente temida por crianças pequenas, a tabela de multiplicação – ou tabuada-  é, no entanto, um pilar do aprendizado da matemática!

Na vida cotidiana, é muito raro que um adulto não conheça suas tabelas nas pontas dos dedos, este método é particularmente útil para calcular rapidamente sem solicitar a operação de multiplicação.

Hoje, os métodos de aprendizagem são cada vez mais variados para apoiar os estudantes em sua progressão na matemática .

Aqui temos uma lista com vários aspectos importantes sobre esse conteúdo essencial da matemática!

Multiplicação não precisa ser difícil Escolha a melhor técnica e aplique em seu aprendizado

Um tour rápido pela tabela de multiplicação!

Definição da tabuada

Além das tabelas de adição, subtração e cálculo mental, a tabela de multiplicação é uma das bases fundamentais da matemática. E a tabuada é útil na vida cotidiana: aprenda-a já nas primeiras oportunidades e veja como isso pode fazer diferença no resto do seu aprendizado.

A tabela de multiplicação é definida como uma ferramenta de ensino na forma de um quadro resumindo todos os dados numéricos sobre multiplicações. Seu principal objetivo é ajudar e apoiar os alunos durante todo o aprendizado com uma apresentação clara e inteligível.

Os começos das tabelas de multiplicação podem ser abordados a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, mas será necessário aguardar que uma progressão de séries para que se inicie o estudo aprofundado. Este aprendizado, portanto, é crucial para os alunos, uma vez que as tabelas de multiplicação serão subsequentemente onipresentes durante toda a jornada acadêmica dos alunos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação em 2017, mais de 70% dos alunos dos alunos do Ensino médio tem nível insuficiente em matemática!

Por isso é tão importante aprender matemática desde cedo, já que a matemática é sistematicamente abordada na  e no ensino médio . Uma boa base em matemática, e especialmente graças a tabelas de multiplicação, é essencial para garantir seu sucesso educacional e escolher livremente seus futuros estudos.

Ao contrário de outros aspectos da matemática, como equações diferenciais ou a também muito importante geometria , as tabelas de multiplicação demonstram ser particularmente úteis na vida cotidiana: em vez de usar a adição, seu filho pode calcular rapidamente um resultado sem contar nos dedos.

Então, em seus cadernos: vamos começar a aprender as tabelas de multiplicação!

Matemática: a história da tabuada

As tabelas de multiplicação mais antigas foram usadas pelos babilônios há mais de 4000 anos. Na época, porém, a contagem era muito menos complexa, pois a contagem parava no número 60.

A China, em seguida, começou a desenvolver sua própria tabela de multiplicação com base em 10 com a ajuda de tiras de bambu para escrever este avanço na matemática.

A invenção da tabela de multiplicação é freqüentemente associada a Pitágoras, um grande matemático e um intelectual grego: é por essa razão que freqüentemente encontramos o termo “tabela de Pitágoras” para designar a tabela de multiplicação, especialmente em Francês e Italiano!

No entanto, será necessário esperar até o ano de 1820 para a tabuada como a conhecemos hoje aparecer, em uma base de 99 × 99. O matemático John Leslie publicou a primeira tabela de multiplicação oficial em seu livro A Filosofia da Aritmética, usando a pedagogia para ajudar as crianças a lembrar de cor todas as tabelas de multiplicação.

Hoje, a tabela de multiplicação é onipresente na escola primária de matemática no Brasil, mas também no mundo inteiro. Por que não prosseguir com o aprendizado e revisar suas tabelas hoje?

O que é divisão euclidiana ?

Operações matemáticas são parte do currículo Matemática é para todos, até os menores têm ferramentas para isso

Dicas para lembrar tabelas de multiplicação de cor

“Minha filha ou meu filho está tendo problemas para memorizar suas tabelas de multiplicação, como posso fazê-lo? ”

“O que a matemática faz para oferecer à minha turma e aos meus alunos? ”

“Existe um jogo educativo para melhor memorização das tabelas de multiplicação? ”

Se você está lutando para aprender multiplicação ou se manter atualizado na tabuada, tenha certeza: há muitas dicas para conseguir isso!

Primeiramente, esteja ciente de que muitos educadores de crianças, como John Holt, recomendam o aprendizado natural em vez de técnicas tradicionais. O objetivo aqui não é obter uma boa nota em seu boletim de matemática, mas sim integrar as tabelas de multiplicação ao seu cérebro para o longo prazo.

A auto-correção é bastante encorajada: os pais ou o professor das escolas devem deixar a criança perceber por si mesma seus erros para um aprendizado ótimo!

Existem muitos métodos comprovados para ensinar tabelas de multiplicação:

  • Cartões Flash: cartões com uma pergunta na frente e a resposta na parte de trás
  • O método Montessori: faça seus sentidos trabalharem para integrar as tabelas de multiplicação ao seu aprendizado,
  • O quadro 99 × 99, para escrever em um pedaço de papel e memorizar os resultados,
  • O Material Cuisenaire: tabelas de aprendizagem com uma representação física, sob a forma de tiras de madeira,
  • O círculo de multiplicação, inspirado pelo método mnemônico,
  • Jogos de dados para aprender tabelas de multiplicação,
  • Jogos de cartas para aprender tabuada.

As gerações mais antigas assimilaram alguns métodos que se provaram ao longo dos anos!

O exemplo mais famoso seria o da tabuada de 9, abaixando o dedo de acordo com o número multiplicado. Por exemplo, para 9 × 5 = você abaixa seu quinto dedo; os dedos à esquerda serão as dezenas (aqui, 4 dedos então 40) e os dedos à direita serão as unidades (aqui, 5 dedos então 5) e nós somamos. Então encontramos o resultado: 9 × 5 = 45.

Por fim, saiba que os pedagogos contemporâneos desenvolveram novas técnicas para lembrar todas as tabelas de multiplicação com os dedos . Essa técnica, chamada técnica de Multimain, pode ser complexa para assimilar inicialmente, mas é muito eficaz quando a criança está familiarizada com ela.

Em suma, seja qual for a sua dificuldade, você encontrará facilmente um método para aprender tabelas de multiplicação mais rapidamente de acordo com o perfil do seu aluno!

Veja o que é uma função afim.

Faça suas contas de cabeça Tabuada é importante para calcular sem ajuda

Quais ferramentas para aprender suas tabelas de multiplicação?

Você quer aprender tabelas de multiplicação como um autodidata? Hoje é bem possível graças à pluralidade de ferramentas de ensino disponíveis em matemática!

No smartphone ou tablet, existem centenas de aplicativos para aprender matemática.

Seja para aprender a contar e multiplicar ou aprender a ler, os alunos do Ensino Fundamental podem aprender enquanto se divertem sem chamar um professor particular.

O auto-aprendizado é mais um complemento da aula de matemática do que um propósito real, mas pode facilmente ajudar os alunos com dificuldades em pequenos jogos a memorizar suas mesas.

Uma pequena lista não exaustiva de ferramentas para lembrar suas tabelas de multiplicação:

  • Aplicativos matemáticos gratuitos, no smartphone e tablet,
  • Cursos e exercícios de matemática online
  • Os manuais de aprendizado de multiplicação,
  • Jogos de matemática em sites especializados,
  • Jogos de cálculo em software educacional,
  • Grupos de estudo para crianças, em associação ou em escolas.

O aplicativo gratuito continua sendo o método mais popular para os pais em um momento em que as crianças já estão familiarizadas com a tecnologia.

Aqui, o princípio é simples: o aluno pode praticar recitando suas tabelas com um jogo interativo que faz a memória visual funcionar , mas também resolve multiplicações de nível simples ou retém os números decimais. Busque aplicativos contendo uma boa variedade de exercícios divertidos, com cores, músicas, interatividade…

Por último, mas não menos importante, todas essas ferramentas online são ótimas para ajudar em casos em que a dislexia pode estar sendo considerada e restaurar a autoconfiança para o aluno. Uma boa resposta é a medalha de ouro assegurada para a criança, que mais tarde verá a matemática como um assunto lúdico sem medo!

Descubra também um pouco mais sobre álgebra.

Medir uma área e multiplicar pode ser mais fácil Tabelas de multiplicação ajudam também na vida real, evitando retrabalho

Aulas de matemática para aprender tabelas de multiplicação

A melhor maneira de se tornar um ás de multiplicações? As aulas particulares de matemática, claro!

Embora as aulas da escola primária possam ser suficientes para memorizar mesas, salas de aula superlotadas e a falta de atenção pessoal do professor podem, às vezes, impedir o aprendizado de matemática para a criança.

O professor particular mistura aulas divertidas e aulas tradicionais de matemática.

É por essa razão que o mercado de tutoria está crescendo: aqui, o professor particular presta total atenção ao aluno, usando a pedagogia para transmitir seu conhecimento. Jogando cartas, jogos de multiplicação e jogos de matemática, o professor se preocupa em combinar o lado lúdico da matemática com o aspecto escolar.

Para fazer sua escolha, nada mais simples. Certifique-se de encontrar um professor que se especialize em aprender para a idade do seu aluno, cuidando  também de avaliar de seus diplomas e sua experiência como educador. No Superprof, o preço médio por uma hora de aula  de matemática é de R$50, uma taxa que pode variar dependendo do perfil do professor de matemática e da localização.

A atmosfera amigável e descontraída cursos de multiplicação em casa é o suficiente para convencer as crianças e os pais dos benefícios da aprendizagem lúdica. Em geral, leva algumas semanas para a criança memorizar suas tabelas de multiplicação com o sistema de tutoria particular.

Então por que não testar um método diferente e efetivo para alcançar bons resultados contratando um professor particular de matemática que dê aulas em casa com Superprof?

Descubra, finalmente, uma definição básica da função decimal.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar