Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores músicas para aprender matemática

De Marcia, publicado dia 23/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Revisando conceitos numéricos a partir de canções

Se você perguntar aos seus amigos, certamente encontrará poucos que gostavam de matemática durante sua vida escolar. É inegável que trata-se de uma matéria densa e complicada mas, muitas vezes, a dificuldade em conseguir um bom desempenho é agravada pelas metodologias de ensino.

Já que se trata de algo tão engessado, por que não buscar alternativas para tornar os cálculos mais leves? O uso de rimas, cantigas e paródias pode fazer com que a matemática se torne muito mais fácil e prazerosa. Afinal, “quem canta, seus males espanta”.

Mas se você não desenvolveu essa paixão pelos números na infância, não se preocupe! Nunca é tarde para começar a amá-los! Para ajudá-lo, preparamos abaixo um especial sobre aprender matemática com música.

Por que cantar para aprender matemática?

Com tantos meios disponíveis para estudar matemática, por que escolher usar justamente a música? Por incrível que pareça, a música representa um importante veículo de aprendizado, já que permite a pessoas de todas as idades, adquirir conhecimentos enquanto se divertem. E não importa se você canta bem ou canta errado.

Músicas se baseiam em melodias, um conjunto de notas que visam produzir sons e rimas agradáveis aos nossos ouvidos. A possibilidade de esses sons permanecerem gravados em nosso cérebro é maior do que quando ouvimos um discurso interminável de um conceituado professor. Pense em quantas músicas da sua infância e juventude ainda permanecem intactas em sua memória…

Cantando a matemática Matemática e notas musicais andam lado a lado quando o assunto é aprender com música.

É por isso que podemos dizer que elas são uma ótima ferramenta para aprender matemática. Uma vez escolhida uma melodia agradável, as letras podem ser construídas em forma de paródias ou rimas. A junção entre esses dois elementos é o que fará com que os acordes permaneçam na memória.

Não vamos dizer que não existem escolas infantis que utilizam cantigas relacionadas a números ou idiomas, mas a prática ainda não é bem difundida no ensino tradicional. Frações, equações, números primos, raiz quadrada… tudo pode virar música!

Aliás, podemos dizer que a relação entre a música e a matemática pode ser mais antiga e profunda do que imaginamos. Muitos músicos passam pela teoria antes de começar a tocar um instrumento. Essa fase do aprendizado musical pode ser considerada relativamente difícil, afinal é necessário aprender os tempos indicados por cada nota.

Existem, inclusive, alunos de escolas de música que simplesmente abandonam o curso quando se veem obrigados a aprender a teoria antes da prática. Aos 7 anos de idade, pode parecer algo totalmente desnecessário. Porém, anos mais tarde, percebe-se a importância do conhecimento da lógica para o aprendizado da arte musical.

Rima e ritmo são matemática. Aprender a seguí-los corretamente já é um teste matemático. Quando as crianças aprendem a teoria musical muito jovens, as chances de terem um bom desempenho em matemática na escola são bem maiores.

Portanto, não hesite em começar a cantar!!!

Canções para aprender matemática

Embora letras possam ser construídas com um pouco de criatividade e conhecimentos matemáticos, existem algumas fórmulas prontas que ajudam no aprendizado. E não importa o nível do aluno: sempre será possível encontrar a cantiga certa para revisar os conceitos matemáticos em questão.

Aritmética, numeração, razão, proporção, logaritmos… tudo pode ser cantado para se tornar mais fácil do que simplesmente fazer exercícios e ter acesso á correção. Existem até mesmo aplicativos que têm como preceito a descontração para ensinar matemática.

Rimas infantis

Desde os primeiros anos escolares, a música pode ser usada para ajudar no aprendizado dos números. Para contar, dizer que horas são e outras questões básicas, existem rimas que podem ser ensinadas aos pequenos. Seja na escola ou em casa, elas permitem que as crianças aprendam enquanto se divertem. A melodia embala os alunos e faz com que eles decorem facilmente as letras.

Cantigas para crianças A matemática faz parte da vida das crianças desde que aprendem a dizer as horas.

No Youtube mesmo, podemos encontrar uma série de rimas que envolvem os números: são operações básicas, formas geométricas, tabuadas, e muito mais.

Paródias em vídeo

Também no Youtube ou em outros canais similares, podemos encontrar paródias sobre a matemática. Existe até mesmo um vídeo que ensina o Teorema de de Pitágoras ao ritmo de “Malandramente”. Para descontrair, procure por um vídeo que fala da matemática no ritmo de “Trem Bala”.

Da mesma forma, geometria, trigonometria, equações e gráficos… tudo pode virar paródia. Do jardim de infância ao ensino médio, certamente você encontrará a paródia ideal para a matéria que precisa estudar. E, caso não a encontre, por que não criar você mesmo uma que combine suas necessidades em matemática com a sua música favorita?

Músicas que falam da matemática

Não são apenas rimas infantis e canções didáticas que permitem aprender matemática. Existem músicas convencionais que permitem tomar verdadeiro gosto pelos números. Mas para que elas servem afinal?

Trata-se de uma maneira de interessar-se por desenvolver um raciocínio matemático, aprender operações básicas a partir de metáforas e comparações… alunos com habilidades artísticas podem amá-las ou odiá-las.

Para ajudá-lo, listamos algumas das principais músicas que se relacionam ao tema.

“Os números” – Raul Seixas

Quem não conhece Raul Seixas? Os admiradores do rock nacional mais clássico certamente se lembram desse verdadeiro ícone da música. Falecido em 1989, sua música englobava diversos temas. Em seu extenso repertório, encontramos algo que diz respeito aos números.

De forma descontraída e divertida, o autor relaciona números simbólicos a fatos históricos e de nossa vida cotidiana. Um dos versos diz:
“Dois
E no dois o homem luta entre coisas diferente,
Bem e mal, amor e guerra, preto e branco, bicho e gente
Rico e pobre, claro e escuro, noite e dia, corpo e mente”

“Números” – Engenheiros do Hawaii

Ainda no repertório do rock nacional, Engenheiros do Hawaii não ficam de fora na hora de cantar os números. A faixa estava presente na turnê dos anos 2000 e fez sucesso lado a lado com a regravação do clássico de Chico Buarque: “Quando o carnaval chegar.”

“5 extinções em massa… 400 humanidades
E eu com esses números?
Solidão a 2… dívida externa… anos luz
Aos 33 jesus na cruz… Cabral no mar aos 33
E eu ?o que faço com estes números?”

O enredo é parecido com a canção de Raul Seixas, relacionando números a fatos importantes na história do nosso país e da humanidade.

“Pi” – Kate Brush

Nem só de músicas nacionais é feito o repertório sobre a matemática. Quem nunca parou para pensar nos mistérios que envolvem o valor de Pi? Quem começa a se aprofundar na matemática ou mesmo os apaixonados pelo assunto certamente se rendem a essa intrigante figura numérica.

Já imaginou a emoção de cantar cada um dos decimais que o compõem? A ideia da canção é mais ou menos essa:

“3.1415926535 897932
3846 264 338 3279

Oh he loves, he loves, he loves
He does love his numbers
And they run, they run, they run him
In a great big circle
In a circle of infinity
But he must, he must, he must
Put a number to it”

Em português: ” 3.1415926535 897932

3846 264 338 3279
Oh ele ama, ele ama, ele ama
Ele realmente ama seus números
E eles correm, eles correm, eles correm atrás dele
Em um enorme círculo
Em um círculo infinito
Mas ele deve, ele deve, ele deve
Acrescentar um número a eles”

“L’amour Ma ThéMatique”- Mathieu Chedid

No repertório francês, o cantor e compositor Mathieu Chedid escreveu, em 1989, uma canção cheia de amor e nuances numéricas. Românticos e apaixonados por números certamente se motivarão até a estudar matemática depois de ouví-la.

Paixão e números Relacione amor e matemática com essa canção francesa.

Um trecho para você: “Mais comment faire
pour aimer sans calculer
juste s’évader, s’oublier
j’me plie en 3 sur moi
je me casse en 12 pour toi
je me multiplie parfois.”

Em português: “Mas como se faz
pra amar sem calcular
só evadir-se, esquecer-se

Eu me dobro em três sobre mim
Eu me parto em doze por você
Eu me multiplico às vezes.”

Matemática e arte

Assim como as músicas, também existem filmes que se relacionam à matemática. Muitas vezes, o que nos impede de progredir na matéria é que ficamos condicionados a modelos convencionais de estudos quando, na verdade, inúmeras possibilidades se abrem à nossa frente. Uma música pode inspirar um jovem a desejar estudar matemática.

Quem não teve esses estímulo nos primeiros anos escolares, pode proporcioná-los a si mesmo, ainda que já seja adulto. Para quem não gosta de números, ou mesmo para os apaixonados por ciências humanas, estudá-los pode soar como algo maçante. E isso não deve ser motivo para simplesmente desistir deles: buscar formas mais leves e divertidas de aprender permite desenvolver uma visão do tema sob uma nova perspectiva.

Pode ser que uma música seja o estímulo que faltava para você finalmente começar a estudar matemática para o vestibular ou aquela prova de concurso público que você sonha em prestar há anos.

Se você ainda sente que odeia matemática e sofre por precisar dela para algumas questões profissionais ou escolares, comece a mudar essa relação agora mesmo. Ouça músicas sobre os números, recorra a jogos e incremente seus estudos com materiais diferenciados. Você verá que, ao final, os números não parecerão algo tão assustador assim.

Cante e sinta a mudança A música é capaz de mudar as relações humanas até mesmo com a matemática.

E você, teve alguma experiência musical que mudou a sua relação com algum conteúdo escolar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe a sua experiência conosco.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar