Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O Enem pode abrir portas para as ciências exatas?

De Carolina, publicado dia 30/11/2016 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Qual curso prestar para o vestibular em exatas?

Não está no gibi a quantidade de cursos superiores possíveis para os amantes de matemática (quer fazer o GMAT?) e cálculos em geral. Além disso, após o fim dos estudos, eles podem trabalhar em várias áreas.

Não pense que eles vão ficar enclausurados na ciências exatas. Os números, as funções, as equações também são muito bem-vindas na área de humanas e biológicas.

Mas se a pessoa for realmente apaixonada pelos números, cálculos, figuras geométricas? Claro, sempre há a opção de fazer matemática nua e crua para elas!

A disciplina de cálculo é difícil mas vale a pena! Seja o primeiro a garantir sua vaga em ciências exatas

Aliás, seus conhecimentos e gosto pelas exatas podem abrir várias portas para o futuro profissional de matemática (como ser um?): pesquisa, mercado de trabalho, ensino.

Só na área das engenharias, você pode optar por mais de 20 tipos de curso. Se quiser algo que tenha mais a ver com as artes, a arquitetura pode ser uma boa opção. Mesmo querendo fazer artes, você não vai ficar longe da matemática! Elas estão intimamente ligadas. Já ouviu falar do número de ouro? Quantas formas geométricas podemos ver em cada quadro famoso?

Os cálculos também são a base de ciências como a física e química.

A física abrange um universo das forças, resistência, materiais sem fim! Além de muito cálculo, óbvio. E química não fica para trás com seus átomos, moléculas, reações e, certamente, mais e mais cálculos!

Essas são somente três eixos das ciências exatas. A gente ainda nem entrou no mercado de trabalho! Vamos falar um pouquinho de cada coisa para te dar uma ideia desse campo tão rico.

Detalharemos cada ramo profissional dessa ciência em grupos. Veja aqui qual é o que você mais se identifica.

Matemática, química e física

Normalmente, a universidade é o destino de vários “loucos por matemática, física e química”, o que não é nada mal. Porém, é preciso estar preparado para longos anos de estudos, pelo menos o doutorado (4 anos de graduação, 2 anos de mestrado e 4 anos de doutorado, ou seja, 10 anos de estudos superiores no total).

Se quiser dar aula de matematica, química ou física para o ensino fundamental e médio (qual é o conteúdo de matemática?), não se preocupe. Para isso, não é necessário fazer 10 anos de estudo superior. Você pode fazer o curso de graduação de matemática, física ou química em licenciatura (grau acadêmico para dar aula). O ideal é ter o mestrado, de qualquer forma.

As escolas sempre precisam de professores em ciências exatas, então, não se preocupe, sempre haverá uma vaga para você! Seja para dar aulas em um curso de matematica basica ou para química orgânica.

Matemática

A matemática é uma língua como o português ou outra qualquer. Ela é a língua dos números, dos símbolos, dos cálculos. E através dela, podemos explicar o mundo, criar teorias, teoremas e hipóteses sobre ele. Além de figurar os espaços, as quantidades, os volumes, os pesos, as medidas etc. Por isso, engane-se os amantes de ciências humanas que pensam que as aulas de matemática não tem nada a ver com as letras… Bem, claro que é uma linguagem e uma lógica completamente diferentes das utilizadas em línguas como o inglês, francês, árabe…

A matemática oferece uma variedade enorme de campos de trabalho. Saiba as profissões que poderá exercer após seu curso superior em ciências exatas!

Escolha onde vai trabalhar formando em O campo profissional da matemática é muito amplo

Química

Os profissionais de química estudam as matérias e suas composições. Eles analisam quais são as reações provocadas com a interação de várias matérias, composições, quais são os compostos e suas características. O laboratório é a segunda casa do químico!

Física

Esse domínio das ciências exatas trata de todas as relações entre a matéria e a energia. Não é à toa que a equação de Albert Einstein E=MC2 (E = energia, M = massa e C = velocidade da luz no vácuo) é o símbolo da área.

Os estudos de física podem abranger desde a menor partícula do universo até as galáxias (isso já é trabalho do astrônomo que você verá adiante…). As interações entre diferentes corpos, matérias e energia também fazem parte dos estudos físicos. Dois grandes pontos dessa ciência são a física nuclear e a radioativa.

É difícil pensar em tudo isso quando não se sabe como passar em matemática no ensino médio

Astronomia

“Pega carona nessa cauda de cometa”… Não sei se vai ver a Via-Láctea, mas algo é certo, você vai estudá-la! Brincadeiras à parte, a vida de astrônomo não é bem como a música Lindo Balão Azul de Guilherme Arantes interpretada pelo grupo Balão Mágico. Mas ele estuda os planetas, os astros, as estrelas, o cosmo, as galáxias e todo universo, literalmente.

O astrônomo pesquisa os movimentos dos astros, suas relações e interações.

Engenharias

Quantos engenheiros ajudaram a construir o mundo! Essa profissão é muito nobre e reconhecida no mundo inteiro. Os bons engenheiros sempre têm bons empregos (quais são eles na área de matemática?) e uma vida estável! Isso pode parecer lugar-comum, mas na maioria dos casos essa é uma grande verdade.

Além de ser bem cotada no mercado de trabalho, a engenharia é muito vasta e você pode escolher entre mais de 20 opções de cursos. Os mais tradicionais são: civil, mecânica, química, elétrica e por aí vai.

O principal é você gostar dos números, dos símbolos e de fazer cálculos. Mas depois, você pode optar pela especialidade ideal de acordo com seus outros gostos. Por exemplo, existe engenharia de alimentos, agrícola, de minas, biomédica, pesca, florestal, metalúrgica… A lista é realmente grande!

Arquitetura, estatística, contabilidade

Arquitetura e estatísticas são duas profissões que unem as áreas de humanas e exatas. Não se pode pensar em um espaço para o ser humano viver sem considerar os fatores culturais, sociais e econômicos, não é? E claro, além disso, é importante fazer muito cálculo para o projeto do arquiteto não parecer com A Casa daquela música de Vinícius de Moraes (“não tinha teto, não tinha nada”, não tinha nem chão!)…

Arquitetura

Eles pensam a maneira como o ser humano habita o espaço, pode ser em uma casa, rua, bairro, cidade, campo etc. Além disso, eles refletem a melhor maneira de viver nesses espaços.

Matemática e arte estão juntas nessa profissão Eles projetam e refletem o espaço onde o ser humano vive

Essa profissão faz o projeto daquilo que será concreto, talvez nas mãos de um engenheiro civil, por exemplo.

A beleza da arquitetura é ligar a área de humanas e de exatas com muito equilíbrio. Imagine, para projetar uma casa, é preciso considerar fatores culturais, sociais e econômicos. E claro, fazer cálculos para o projeto, se não a casa não fica em pé… Aliás, como ir bem na prova de vestibular de matemática?

A arte também está presente porque algumas construções podem ser consideradas verdadeiras esculturas. Já olhou atentamente para as obras de Oscar Niemeyer (Museu de Arte Contemporânea, Copan, Sambódromo) e Lina Bo Bardi (Masp)? Nós temos a chance de ter uma capital completamente planejada por dois excelentes arquitetos e urbanistas: Niemeyer e Lúcio Costa.

Ok, Brasília pode parecer uma cidade completamente surreal, mas sem entrar nesses méritos, não há como negar o equilíbrio das formas do Palácio do Planalto e da catedral da cidade.

Curitiba tem uma dos projetos mais ousados do gênio Isto é um museu ou uma obra de arte?

Estatística

Você gosta de pesquisas que envolvem probabilidade, porcentagem, gráficos, questionários etc? Além disso, ama calcular, analisar e interpretar esses dados? Então, o caminho certo é a estatística.

Os estatísticos são responsáveis em coletar, analisar e interpretar dados para explicar fenômenos naturais, sociais e econômicos. Por isso, ela está relacionada às ciências humanas também, porque considera o lado social e econômico. Eles preparam os questionários e trabalham em pesquisas de marketing, teste de qualidades etc.

Contabilidade

É ele que faz sempre as contas de uma empresa, instituição, organização etc. Ele faz todo o balanço dos bens materiais, do caixa, das transações financeiras tanto para as pessoas jurídicas quanto físicas.

Nas empresas, ele faz o controle de todos os gastos, lucros. Além disso, ele fornece dados importantes para os gerentes e patrões tomarem decisões para a organização.

Já alguns particulares pedem o serviço de agências contábeis para calcular o imposto de renda, por exemplo.

O curso de ciências contábeis exige muito do aluno Os contábeis trabalham para empresas e outras instituições

Computação, Informação e Tecnologia

Essas três áreas estão interligadas. Os profissionais de computação são responsáveis por quase todos os programas para computadores que existem. Eles pesquisam as necessidades dos clientes e criam softwares, aplicativos adaptados a elas. A profissão permite a elaboração de banco de dados, tratamento de dados, pesquisas no Big Data.

Além disso, os engenheiros em computação construem hardwares, montam e desmontam computadores e máquinas inteligentes.

Lembrando que hoje em dia é muito importante saber como tratar as informações disponíveis na internet para fins comerciais…

E a tecnologia? Nem se fala… Há tantos avanços que a gente nem consegue acompanhar. Para seguir carreira nessa área, você tem que ter uma boa base de cálculos e engenharias.

Você vai desenvolver computadores e máquinas para indústrias, hospitais, universidades, ONGs e outros.

Com todas essas opções, não vai ser difícil escolher qual é a que mais corresponde com sua personalidade, gostos, e expectativas. A vantagem das ciências exatas é a demanda de profissionais no mercado, principalmente depois das evoluções do Big Data e das tecnologias em geral.

A disciplina deve estar no coração dos profissionais de exatas Tem que gostar dos números desde pequenininho!

Mas fica a dica: para fazer qualquer um desses cursos, você tem que amar muito cálculos, quebrar a cabeça para solucionar um problema, ficar horas e horas lendo símbolos e números. Porque o mais importante na escolha da profissão é gostar do meio. Sendo assim, você já andou metade do caminho e será mais fácil se transformar em um profissional competente e dedicado. Mas antes disso, saiba quais são as matérias, conteúdos empregos no vestibular de matemática!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar