Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Diferentes formas de estimular o conhecimento matemático

De Glicia, publicado dia 06/11/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Como aprender matemática de forma lúdica?

Quem disse que matemática precisa ser uma matéria chata e enfadonha? Através dela podemos descobrir um universo de possibilidades e ver o mundo sob diferentes ângulos.

A razão pela qual muitas crianças e adolescentes detestam a disciplina é porque aprenderam que essa é uma matéria inútil. Entretanto, a matemática é a base do conhecimento científico e as maiores descobertas feitas pela humanidade só foram possíveis graças à ela.

Todos os dias surgem novas formas de ensino, pedagogias da moda, educação alternativa… mas, infelizmente, muitos desses novos métodos de ensino ainda não encontraram uma forma de fazer com que as crianças se sintam estimuladas a aprender matemática.

mudar o olhar sobre a matemática É preciso estimular o interesse pela matemática desde cedo.

O escola exige que o aluno absorva o máximo de conteúdo possível e aprenda fórmulas e conceitos de cor. Todavia, enquanto as crianças não entenderem a real utilidade da matemática e como ela pode ser aplicada no cotidiano delas, o aprendizado continuará sendo uma obrigação e, logo, um fardo!

Nós, do Superprof, acreditamos que o conhecimento pode ser adquirido através de tarefas simples do dia a dia da criança. O entretenimento como forma de aprendizagem é o caminho mais fácil e eficaz para despertar o interesse das crianças pela matemática.

Se você concorda conosco, leia nosso artigo e veja nossas dicas e idéias criativas para ensinar matemática de maneira lúdica às crianças.

Entender a importância da matemática através de filmes

Não é de hoje que o cinema se interessa em retratar a vida e carreira de grandes matemáticos. Graças à sétima arte as histórias de matemáticos como Alan Turing e John Nash se tornaram conhecidas do público.

Todos esses gênios das ciências exatas mudaram o curso da história através dos números e são fonte de inspiração não apenas para aqueles que amam a matemática, mas também para aqueles que ainda estão buscando entender essa disciplina e, sobretudo, tentando aprender a gostar dela.

Todos esses filmes sobre matemática não apenas fascinaram professores e fãs da disciplina, mas tornaram-se uma excelente ferramenta para despertar nos estudantes o interesse pelos números, pois mostram a importância da matemática na vida cotidiana e a relevância dela como uma ferramenta indispensável para transformar o mundo.

Veja a seguir alguns filmes que contam a história de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da ciência através do conhecimento matemático – tanto na ficção quanto na vida real!

O Jogo da Imitação

Uma história baseada na vida de Alan Turing, matemático, criptoanalista, cientista da computação e criador da chamada “Máquina de Turing”, dispositivo responsável por decodificar mensagens criptografadas.

Conhecer melhor as ciências exatas através do cinema O filme O Jogo da Imitação conta a história do matemático Alan Turing.

O gênio da matemática ganhou destaque graças aos seus trabalhos durante a Segunda Guerra Mundial. Juntamente com sua equipe ele conseguiu decifrar a máquina Enigma, usada pelo exército nazista para enviar mensagens criptografadas para suas frentes de batalha.

Além disso, Turing é considerado o pai da informática e foi um dos primeiros a propor um debate filosófico sobre a possível inteligência das máquinas e sobre o que viria a ser, mais tarde,  o estudo da inteligência artificial.

Uma Mente Brilhante

Um filme que relata a vida do prêmio Nobel, economista e matemático John Forbes Nash. Entre seus trabalhos se destacam: teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.

No início de uma promissora carreira matemática, John Nash começou a sofrer de esquizofrenia. Ele aprendeu a viver com essa doença apenas vinte e cinco anos depois. Sua vida é contada com grande sensibilidade através desse filme.

Gênio indomável

Uma ficção que conta a história de Will, um jovem rebelde que trabalha como funcionário de limpeza em uma universidade de Boston. Quando um professor da universidade desafia seus alunos a resolverem um difícil teorema, Will consegue resolvê-lo e revela-se um gênio em matemática.

Tendo uma história de vida conturbada, o jovem renega seu talento mas um renomado matemático vai ajudá-lo a entender seu talento com os números.

O Homem que Mudou o Jogo

O filme é baseado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de basebol Oakland Athletics. O longa se foca nas tentativas de Beane de criar um time competitivo capaz de ganhar os jogos, apesar da situação financeira desfavorável da equipe.

Para isso ele usa uma sofisticada análise estatística para selecionar os jogadores. Baseado nessa análise o gerente do time reúne uma equipe de jogadores subvalorizados, mas com um potencial muito maior do que as aparências deixariam transparecer.

Estrelas Além do Tempo

Baseado em fatos reais, o filme Estrelas Além do Tempo conta a história de três matemáticas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960 e colaboraram para a conquista espacial: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.

Corrida espacial, segregação racial e luta das mulheres é o contexto no qual Katherine Johnson, uma brilhante matemática, é escolhida para trabalhar no Grupo de Missão Espacial que pretende enviar o primeiro homem ao espaço.

Como os computadores nessa época ainda não eram utilizados para realizar cálculos complexos, ela mesma precisava realizar e conferir os cálculos que iriam garantir que os astronautas consigam ir e voltar do espaço em segurança.

Como a música pode melhorar o desempenho em matemática e aumentar as capacidades espaciais?

Estudos na área de acústica e de ciências cognitivas mostram que os alunos que aprendem música apresentam melhor desempenho em matemática, se comparados aos aos demais.

como a música age de forma positiva no aprendizado da matemática A música melhora o raciocínio lógico e aumenta o desempenho na escola.

Estudar música traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças, além de estimular o raciocínio lógico e espacial, o que aumenta as competências matemáticas, sobretudo no que diz respeito à geometria.

Um estudo desenvolvido pelo professor de acústica Carlos dos Santos Luiz, da Escola Superior de Educação de Coimbra, demonstrou que as capacidades espaciais e o aprendizado da matemática são potencializados em estudantes que aprendem a tocar algum instrumento.

Tocar um instrumento solicita o uso de vários sistemas sensoriais, como a audição, a visão e a coordenação motora. Ainda segundo os resultados desse estudo realizado pelo professor Carlos dos Santos Luiz, no caso dos instrumentos de teclado, a disposição espacial do próprio instrumento permite que o aluno use seus conhecimentos espaciais de forma otimizada.

Isso porque a representação visual das relações intervalares entre as alturas de som têm correspondência com a geometria da música escrita. Assim, a configuração física do teclado reforça a importância dos conteúdos matemáticos aprendidos na escola.

Vale ressaltar que, a relação entre aprendizagem musical e rendimento na disciplina de matemática é multifatorial. Não basta aprender a tocar um instrumento para se tornar um gênio dos números.

Há inúmeras outras variáveis que contribuem para explicar o desempenho na disciplina, como o nível socioeconômico, a motivação da pessoa em estudar matemática e a inteligência. Algumas pessoas têm mais aptidão para as disciplinas de humanas e outras para exatas.

Isso não significa que aqueles que não são fortes com os números sejam menos inteligentes! Mas, que é muito difícil ser bom em tudo. De qualquer forma, a música pode ajudar essas pessoas a trabalhar o raciocínio lógico e a entender melhor o conteúdo de matemática.

Estudar e aprender matemática com aplicativos educativos

Os aplicativos são uma forma simples, lúdica e objetiva de aprender matemática. O aprendizado da matemática pode ser muito divertido e estimular o senso analítico e o raciocínio lógico de forma leve e descontraída.

a tecnologia a favor do aprendizado da matemática Existem muito aplicativos educativos que ajudam a estudar e aprender matemática.

No entanto, é muito importante ter em mente que essa não é uma fórmula mágica que irá transformá-lo em um gênio da noite para o dia. Os jogos e aplicativos irão ajudá-lo a desenvolver o pensamento matemático e para isso é preciso  que você entenda a lógica por trás de cada operação.

Nada é mais eficaz para aprender matemática do que estudo, dedicação e muita concentração. Veja a seguir alguns aplicativos que podem ajudar pessoas de qualquer idade a melhorar o desempenho em matemática.

Todos os aplicativos que vamos citar podem ser baixados no celular ou tablet.

Rei da Matemática

O Rei da Matemática é um jogo que funciona da seguinte forma: você é um agricultor que mora em um reino. Para avançar, você deve ir solucionando os problemas de matemática e à medida que sua pontuação cresce, você muda de posição social.

A versão gratuita é mais simples e só tem as opções adição, subtração e combinado 1, que mistura as duas. Já a versão paga conta com geometria, frações, potências, entre outros.

Cola Matemática

Não se deixe enganar pelo nome do app. Ele não é feito para ser usado como cola em uma prova ou exercícios. Na realidade, se trata de um dos aplicativos mais úteis para quem quer verificar o passo a passo de um exercício,  aprender a solucionar problemas e não errar mais.

O app dá as opções de escolher o tipo de operação ou figura que o jogador deseja ver solucionada. Basta colocar os números para ver em detalhes o passo a passo de como resolver a questão.

MathYou

Esse aplicativo é um gerador de contas. Se você deseja ficar craque em aritmética,  O MathYou poderá te ajudar de diversas formas. Ele gera tanto operações simples, como adição, multiplicação, potenciação, quanto expressões e equações complexas, como frações, potências e raízes.

É o app perfeito se você quer treinar sua habilidade em resolver contas.

Essas foram nossa dicas para aprender matemática de uma forma mais leve e também para entender a importância dessa disciplina em nossa vida. Quando compreendemos o porque de estudarmos algo, o entendimento se torna mais fácil, pois conseguimos ver quais são as aplicações reais daquilo no nosso dia a dia.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar