Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Comprar um violão ou uma guitarra: o que influencia no preço?

De Fernanda, publicado dia 13/09/2018 Blog > Música > Violão > Quanto custa um instrumento de cordas?

“Para dominar o violão, leva 10 anos por corda” – provérbio espanhol.

Mas antes de praticar, você precisa começar comprando o instrumento!

Como adquirir um violão?

Que tipo de instrumento escolher?

Violão clássico, guitarra elétrica ou violão eletroacústico? Comprar na loja física ou online?

Se você quer tocar blues, rock, pop, flamenco, jazz, jazz cigano, mpb, samba, bossa ou música erudita: você sempre vai passar pela etapa de comprar um instrumento.

No entanto, quando você começa as aulas de violão, às vezes é difícil identificar o investimento necessário para este instrumento de cordas.

Muitos elementos entram em jogo quando se trata de preço. Esses instrumentos podem ser mais ou menos caros dependendo do tempo de fabricação, do material de produção, mas também de suas características.

O conselho de um profissional, professor de música ou outros, pode ser uma grande ajuda para iluminar na hora da escolha.

Enquanto isso, aqui está uma pequena ideia do que você pode encontrar no mercado.

Quanto custa um violão clássico?

Quanto custa um violão clássico? Qual preço pagar por seu primeiro instrumento de cordas?

Há muitas razões para querer comprar um violão clássico

Seja para iniciantes ou para tocar no palco, o violão clássico tem muitas vantagens. Este instrumento pode até ser parte da terapia artística para pessoas traumatizadas.

Você é iniciante?

O violão clássico é uma ótima escolha.

Embora muitas vezes se queira começar tocando guitarra ou violão folk, a passagem pelo violão clássico é quase obrigatória.

O espaço entre as cordas e o pescoço é geralmente maior que em outras guitarras.

Isso permite que os iniciantes fortaleçam seus dedos e se acostumem a pressionar corretamente as cordas.

Além disso, os trastes são bem marcados e as cordas bem espaçadas entre elas. Esta é a melhor maneira de aprender a posicionar os dedos.

Este modelo de violão também permite que você se acostume com os sons do instrumento sem qualquer outro efeito adicional.

Além disso, seu preço está entre os mais baixos do mercado de violão e os clássicos são facilmente encontrados. Você não vai precisar comprar um amplificador. Um recurso obrigatório para guitarras elétricas ou eletroacústicas.

Confira aula de violão para iniciantes!

Mas e quanto aos músicos profissionais que continuam a usar o violão clássico?

E por que não? O uso deste instrumento definitivamente não significa que você é um iniciante eterno. Muitos músicos profissionais usam o violão todos os dias. Este é particularmente o caso de músicos que tocam mpb ou bossa nova. Eles adicionam um microfone perto do cavalete, na caixa de som, para amplificar o som de seu instrumento.

E não se esqueça que se você viaja muito, o violão clássico será seu melhor amigo!

Este é um dos mais leves de todos os violões e, portanto, o favorito dos viajantes. Existem violões bem pequenos, muito parecidos com o Ukulele, mas com as características de um clássico.

Quanto custa uma guitarra?

Quanto custa um violão elétrico? Qual preço pagar em um instrumento de cordas elétrico?

A prática de um instrumento como a guitarra é uma atividade relativamente acessível. Não é necessário gastar toda a sua fortuna para obter um instrumento de qualidade e que atenda às suas necessidades.

As guitarras elétricas não são exceção à regra.

Na internet, seja no site da Fnac ou na Amazon, é possível adquirir uma guitarra a partir de 300 reais. Este preço não inclui os acessórios essenciais para o uso da guitarra elétrica como:

  • o amplificador,
  • cabos jack
  • ou as palhetas.

No entanto, essas guitarras geralmente não são de marca conhecida e podem se deteriorar muito rapidamente. Para obter uma guitarra que seja mais resistente, você deve contar com no mínimo 400 reais.

Você também vai precisar adquirir um amplificador – caso queira escutar o som da guitarra! O preço de um amplificador varia tanto quanto o das guitarras elétricas. Você pode encontrar amplificadores a partir de 200 reais ou então acima de 1.500 reais. Mais uma vez, o preço vai depender do que você está procurando. Alguns amplificadores são mais adequados para o palco, enquanto outros serão suficientes para o seu estúdio pessoal. No entanto, recomenda-se não pagar menos do que 200 reais para este tipo de acessório.

Mas escolher uma guitarra também é pensar em sua proteção e conforto. Não se esqueça do estojo, da alça e do suporte. Fundamental para se tornar um verdadeiro músico!

Os instrumentos usados são mais baratos e é uma boa opção para quem não tem orçamento.

Você pode então encontrar boas guitarras elétricas a 300 reais. Fique atento aos anúncios e veja as marcas disponíveis. Você pode ler os comentários na internet para ter uma ideia, caso não seja um especialista no assunto.

O preço da sua guitarra vai depender do seu uso.

Se o plano da sua carreira já está decidido e o mundo da música profissional é o seu negócio, então vale a pena investir … E quando falamos de investimento, podemos subir rapidamente para os 2 ou 3 mil reais.

No entanto, saiba que você não vai nunca se arrepender de comprar este tipo de guitarra. Você pode ter certeza de que sua aquisição vai durar anos, e você vai poder até deixá-la como uma herança para seus filhos e netos. Na verdade, os acabamentos são perfeitos e a madeira impecável (cedro, maple, abeto, mogno, …).

Por outro lado, não há necessidade de investir tanto se você está apenas começando a aprender a tocar. Você pode encontrar facilmente guitarras que lhe sirvam sem precisar entrar no vermelho. Então prefira as guitarras entre 300 e 700 reais: você já vai ter muitas opções nessa faixa de preço.

E não deixe de conferir aula de violão no Superprof!

Quanto custa um violão acústico?

Por que comprar um novo violão? É ótimo poder testar um violão antes de comprá-lo.

Muitos não sabem qual a definição exata de violão acústico. No entanto, o modelo acústico está entre os mais apreciados entre os tipos de violões. Isso acontece porque o violão acústico não tem plug para ser conectado às caixas de som e, mesmo assim, apresenta um som de qualidade e bonito. Ele se opõe às guitarras elétricas, que usam microfones para transmitir o som.

O violão acústico possui braços mais largos, assim como o modelo de violão tradicional. Trata-se de um tipo de instrumento que é ideal para iniciantes, já que os violões elétricos são mais difíceis de serem tocados.

Apresenta diversas versões, sempre com seis cordas e o que muda nos modelos existentes, é principalmente em relação ao corpo ou caixa do violão.

Por fim, os violões chamados de folk são utilizados para reproduzir os estilos tradicionais, rock, blues, flamenco, hard rock, mas também sertanejo, música caipira, country … Eles possuem cordas de aço, um corpo maior e braços mais finos. Essas características contribuem para que ele emita um som bem característico, mais estridente, se adaptando a estilos musicais particulares.

E para escolher seu violão, você deve primeiro definir o uso que você vai fazer dele. O preço vai depender sobretudo disso …

Se você é profissional, iniciante ou intermediário, os preços não serão os mesmos.

Como iniciante, você pode usar violões de 250 a 500 reais. Você pode começar com um Giannini, um Tagima, mas por que não um Yamaha folk?

Como escolher um violão barato?

Primeiro de tudo, é importante perguntar a si mesmo o que é um violão barato. E para isso temos que observar os preços praticados no mercado.

Seja na internet ou nas lojas de música, os preços são praticamente os mesmos. Apenas o serviço pode variar, pois na loja você tem a vantagem de receber conselhos do vendedor.

Em qualquer caso, o preço médio de um violão clássico é cerca de 400 reais. Esses primeiros preços são muitas vezes os ideais quando você está começando. Não há necessidade de investir em violões mais caros. Talvez você não use ele depois de um ano! Os primeiros preços de guitarras e violões elétricos também está na faixa dos 400 reais.

Comprar uma guitarra, um violão clássico, elétrico ou outro modelo também implica a compra de acessórios. Amplificador, cabos, afinador, palheta, cordas e capa ou case podem ser úteis para aprender guitarra e violão.

Em caso de dúvida, não hesite em procurar por pacotes de acessórios padrão. Eles reunem o essencial do guitarrista em uma única compra.

Você também pode investir em livros de partitura ou tablaturas. Em todas as lojas de música você pode encontrar métodos para cada estilo: mpb, samba, choro, jazz cigano, flamenco, hard rock, folk, tradicional, pop, jazz …

Peça ao vendedor ou luthier conselhos na hora de comprar os livros.

E não se esqueça de comprar um jogo de cordas também. Você pode trocar quando chegar em casa. Então você terá certeza da qualidade e do som do seu instrumento.

Não hesite em perguntar ao seu professor durante suas aulas de violão …

Aprenda a conservar suas cordas de violão

Para que elas durem o máximo de tempo possível e para que você evite gastar com muita frequência, você precisa cuidar do seu violão e incorporar alguns hábitos à sua prática musical.

Lembre-se de lavar as mãos antes de cada sessão de música com o seu instrumento. Use um sabão e não se esqueça de secar bem as mãos. Se elas permanecerem molhadas, isso pode acelerar o processo de oxidação.

Porque, de fato, a transpiração não é a única falha do estado degradado da sua guitarra. Ao longo do dia, suas mãos acumularam poeira ou gordura. Apertando suas cordas, você coloca toda a sujeira dos seus dedos na sua guitarra.

No final da sessão, pense também em limpar suas cordas com um pano seco. Passe por toda a corda, não apenas na parte visível.

Existem também alguns produtos para conservar e limpar as cordas. Pergunte ao seu professor de guitarra, de violão, de música ou outro profissional para aconselhamento. Ele saberá qual produto é mais adequado.

Lembre-se de afinar seu instrumento com regularidade para que suas cordas mantenham toda a tensão necessária durante suas aulas de violão. Você pode afinar seu violão de ouvido ou com um afinador. Este aparelho capta as notas de cada uma das cordas do seu violão e indica se é necessário apertar ou soltar a corda para obter um som mais ou menos agudo.

E, por fim, escolha bem sua palheta! É ela que vai encostar nas suas cordas e, portanto, interferir na sua conservação. Encontre o equilíbrio certo entre opções que não sejam nem muito suaves nem muito rígidas.

Em qualquer caso, não se esqueça de cuidar bem de seu instrumento e dos seus acessórios como eles merecem.

Como comprar um violão usado?

Por que comprar um violão de segunda mão? Quais são as vantagens do violão de segunda mão em termos de preço e qualidade?

Na internet, em feira de usados, em lojas físicas ou junto a um luthier: comprar um instrumento usado também pode ser uma boa alternativa.

Se você quiser comprar um violão clássico, um violão de sete cordas ou uma violão folk, uma coisa é certa: pelo mesmo orçamento, você terá um instrumento de melhor qualidade se você comprá-lo de segunda mão!

Você pode muito bem encontrar um instrumento fácil de tocar e com qualidade caso você seja iniciante.

Além disso, um violão usado desvaloriza muito menos do que um violão novo! Se você quiser revender seu instrumento musical depois de algumas semanas ou meses, poderá fazê-lo pelo mesmo preço.

E se você estiver procurando uma pérola rara, o mercado de segunda mão é perfeito: violão de edição limitada, instrumentos populares, melhores marcas, com uma cor específica …

Comprar um violão de uma marca conhecida é também uma boa estratégia na hora de enviar seu instrumento para reparo e manutenção. Grandes marcas desenvolvem muitas ferramentas que permitem aos usuários consertar ou trocar uma parte específica do instrumento sem ter que comprar um violão novo.

Marcas como Yamaha, Ibanez, Cort, Fender desenvolvem toda uma gama de acessórios especializados (amplificador de violão, amplificador de baixo, cabos, cordas etc.).

O preço de um violão geralmente diminui com o passar dos anos – a menos que você queira comprar um violão de colecionador ou que pertenceu a um grande mestre do rock.

Para estimar melhor o valor de um usado, informe-se sobre a faixa de preço do instrumento novo. Você pode encontrar essas informações em sites de comparação de preços como Buscapé.

Saiba que, de qualquer maneira, um violão a menos de 200 reais não é garantia de qualidade. Claro, o preço não significa tudo, mas se o valor do violão novo já for muito baixo, dificilmente o violão usado estará em boas condições.

Costuma-se dizer que um usado deve custar de -20 a -50% de seu preço original. Este é frequentemente o caso, mas nem sempre é verdade. O preço é basicamente resultado de oferta e de demanda.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar