"Um músico que toca" bem ", um escritor que escreve" bem ", um pintor que pinta" bem ", são feitos para ensinar, raramente para serem artistas". Pierre Perret (nascido em 1934).

Começar a tocar o violão pode parecer um caminho longo e difícil. Você precisa escolher um instrumento - optar entre violão clássico, violão folk ou eletroacústico, guitarra elétrica, flamenco ou violão de jazz cigano - aprender a segurá-la, aprender a tocar e se posicionar.

Segundo a France TV Info, durante um leilão organizado em junho de 2019 com compradores de 66 países para adquirir as 130 guitarras de David Gilmour, famoso guitarrista do Pink Floyd, a Black Stratocaster do músico foi vendida por 3.975 milhões dólares.

Inicialmente estimado em 100.000 dólares, esse instrumento comprado pelo guitarrista em maio de 1970 se tornou o instrumento musical mais caro do mundo, à frente do Stradivarius Hammer de 1707 (vendido por 3,54 milhões de dólares em 2006).

Os violões das estrelas da música mundial são negociados a preços de ouro!

Você se inspira nessas histórias e quer começar a tocar alguns acordes básicos? Aqui estão nossas ideias sobre os pré-requisitos para aprender a tocar violão!

Qual violão tocar: o clássico ou o folk?

Qual violão tocar: o clássico ou o folk?
Violonista: nossos conselhos para você escolher o melhor instrumento

Se você ignora as diferenças de som entre os dois tipos de violão, é porque você provavelmente nunca colocou os dedos no braço desses instrumentos.

Mas você vai descobrir rapidamente.

Como aprender violão?
Quais são os diferentes tipos de instrumentos de corda? Caixas grandes, um som suave e colorido: o violão clássico é frequentemente indicado para iniciantes!

Faça uma aula de violão!

O som entre cada instrumento musical é obviamente diferente.

As diferenças entre o violão folk e o violão clássico ajudam a saber qual instrumento comprar para aprender violão para iniciantes.

Essas diferenças dizem respeito ao conforto do braço, às cordas, ao som esperado, ao estilo de tocar ou à estética do instrumento.

Um músico mais experiente também pode escolher de acordo com a madeira usada na fabricação de violino para montar o violão: braço e / ou tampo em abeto, ébano, pau-rosa ...

O braço

Um violão clássico tem 19 trastes, incluindo 7 no tampo. Seu braço é mais curto que o do violão folk.

A largura dos trastes facilita o posicionamento dos dedos, mas é menos confortável para um violonista iniciante com dedos pequenos.

O braço de um violão folk, por outro lado, possui 21 trastes, cuja largura diminui à medida que você se aproxima da ponte.

O braço do violão folk ou eletroacústico se assemelha bastante ao da guitarra elétrica. Tem mais notas do que o clássico ou o flamenco.

As notas são, portanto, mais acessíveis para um aluno em uma aula de violão para iniciantes.

Eu recomendo que você escolha um violão com um cutaway! Isso permite que você acesse as notas mais altas do braço, para ter mais jogabilidade, alcançando os trastes 15 a 21 sem fazer ginástica com o pulso e a mão não dominante.

Como aprender a tocar com uma aula de violão?

As cordas

As cordas do violão clássico são feitas de nylon. Mais flexíveis e agradáveis ​​ao toque do que as cordas de metal, são aclamadas por professores iniciantes de violão.

Eles costumam recomendar o violão clássico para iniciantes, porque o nylon oferece belas nuances, incluindo a possibilidade de tocar crescendo ou decrescendo, com mais vibrações e alternando entre cordas batidas ou dedilhadas.

As cordas do violão folk são feitas de metal.

Elas machucam um pouco os dedos no início das aulas de violão, mas você rapidamente adquire um calo protetor, o que elimina a dor em cada acorde.

O violão folk, jazz ou eletroacústico é frequentemente tocado com a palheta e é o principal instrumento do rock, pop, jazz cigano ou blues.

Como segurar seu violão?

Saber segurar o instrumento é fundamental para aprender a tocar violão.

Encontrar a boa postura estabiliza o instrumento e contribui para a coordenação da mão esquerda e da mão direita.

A posição muda em função do tipo de instrumento que você deseja tocar: guitarra, violão clássico, violão folk ou flamenco.

Então, você precisa tocar sentado ou em pé?

Em geral, o músico iniciante aprende violão sentado. Por outro lado, guitarristas experientes que tocam em concerto tocam em pé, de frente para o público.

Tocar sentado tem vários benefícios:

  • Limita o risco de lesões e dores musculares: dor nas costas, nos ombros, tendinite do punho,
  • Você tem mais conforto, aperfeiçoa sua prática de acordo com o estilo da música,
  • Adquire mais destreza com os dedos da mão esquerda (no violão destro) ou direita (no violão canhoto),
  • Toca mais, sem se cansar.

Aviso aos iniciantes: no começo, apertar as cordas dói a ponta dos dedos.

Aprender acordes de guitarra ou violão machuca os dedos no início. Mas logo isso passa, depois que os dedos criam pequenos calos protetores.

Na posição sentada, existem várias posturas: a posição clássica e a posição padrão, também chamada de "descontraída".

Na posição clássica, o violão é colocado entre as pernas, com o fundo do instrumento apoiada na perna esquerda. O braço, levantado para cima, fica assim acessível, o que permite mais amplitude.

Além disso, essa posição evita que você fique com as costas curvadas. Mas é uma posição que requer espaço e incentiva você a puxar o pescoço para a frente, para observar onde os dedos estão posicionados.

Na posição padrão, o violão é colocado na coxa direita e o braço é orientado 45 ° em direção ao teto: esta é a posição mais comum, especialmente para tocar mpb, folk, guitarra jazz e rock.

Essa posição facilita a improvisação, tocar os arpejos ou até as pestanas, enquanto sua mão direita dá o ritmo (ou esquerda, no violão canhoto).

Como aprender a tocar em uma aula de violão? Faça uma aula de violão para iniciantes!

Como limpar seu instrumento de cordas?

É essencial cuidar do seu violão todos os dias, pois isso permite que seu instrumento se mantenha em boas condições, que não se deteriore com o tempo e a umidade do ar ambiente.

Como cuidar de seus instrumentos? Aqui está tipicamente o que não fazer: deixar seu instrumento no chão. Isso danifica a madeira e prejudica a afinação!

Ok, mas o que você pode fazer para cuidar de seus instrumentos musicais?

Poucos guitarristas e violonistas amadores pensam nisso, mas é importante passar um pano macio e limpo sobre o instrumento antes e depois da execução.

Produtos de limpeza e manutenção especializados em violão, guitarra e baixo são vendidos em lojas e sites que de instrumentos musicais.

Uma dica para os cuidados rotineiros com o violão: mantenha o instrumento em um ambiente seco e temperado.

A umidade faz com a madeira se expandir e o calor faz com que a madeira encolha.

A longo prazo, um local úmido, muito quente ou muito frio pode afetar a afinação e o som, tornando o violão totalmente impossível de tocar.

Outro ponto a ser levado em consideração é a exposição do instrumento ao sol: no verão e / ou nas regiões mais quentes, uma superexposição do violão aos raios do sol terá um impacto negativo no som.

Portanto, tome cuidado para não deixar a guitarra ou o violão em um sofá ou em um tripé atrás de uma janela, aquecedor ou outra fonte de calor.

Os puristas dizem que toda vez que você usa suas guitarras Gibson, Stratocaster, Telecaster, Ibanez, Cort ou Takamine, etc., é recomendável limpar o instrumento com um pano de flanela, no corpo, braço e nas cordas.

Um pano de microfibra também pode fazer o serviço, mas é ele atrai pó e migalhas, e corre o risco de arranhar a madeira do violão.

Esta operação absorve todos os vestígios de transpiração e acidez da pele, que oxidam as cordas do violão.

Você também pode passar o pano por todas as áreas que estiveram em contato com a pele do guitarrista: braço, corpo, trastes e peças eletrônicas.

Isso evitará que o violão fique pegajoso, com suor escorrendo, sujeira e - por que não - sangue.

Como aprender a tocar em uma aula de violão?

Como reconhecer as notas no braço de seu instrumento?

Compreender o braço da guitarra é assimilar os intervalos que existem de uma casa para outra, ou seja, o tom das notas.

Como tocar violão?
Quais são as técnicas para transpor notas? Aprenda a escala pentatônica: como tocar e saber onde você está?

O primeiro passo é aprender os nomes das notas para cada corda tocada solta: mi (E), lá (A), ré (D), sol (G), si (B), mi (E).

Na afinação mais comum, a sexta corda solta é a corda E grave, enquanto a primeira é a corda E aguda.

Nas aulas de violão para iniciantes, você aprenderá que o braço é dividido em duas partes:

  • Os graves: a 6ª, 5ª, 4ª e 3ª cordas,
  • E os agudos: 2ª e 1ª cordas.

Uma dica para um bom começo: todas as notas no 5º traste são idênticas às notas obtidas ao tocar a próxima corda solta, exceto a 3ª corda (sol).

Nesta última, é a quarta casa que é semelhante à segunda corda solta (corda B).

Este truque permitirá, no início, afinar o violão em lá.

Outra técnica para entender o braço, sem aprender teoria: qualquer nota pode ser tocada na próxima corda, cinco casas a mais no braço.

Observe: uma exceção prevalece para as cordas 2 e 3, nas quais você precisa subir 4 trastes para reproduzir a nota.

Por exemplo, coloque o dedo na casa 3 da primeira corda (corda E agudo, nota sol). Subindo cinco casas, você obtém um sol no nível da segunda corda, na casa 8.

Na segunda corda no segundo traste, você toca um D. Subindo quatro casas, o ré é encontrado na terceira corda, na casa 7.

Pergunta surpresa!

A nota lá, tocada na casa 5 da corda ré (quarta corda): onde o ré é tocado na terceira corda?

Veremos durante as aulas de violão que a nota lá está na casa 10 da quinta corda.

Precisando de um professor de Violão ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.