Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para fazer aulas de guitarra na internet

De Camila, publicado dia 10/02/2019 Blog > Música > Violão > Como fazer curso de violão online

E se você tentasse transmitir uma mensagem utilizando o seu violão ao invés do seu telefone celular?

Segundo o Portal G1, os brasileiros estão no topo da lista das pessoas que passam mais tempo mexendo no celular em todo o mundo! Segundo pesquisas, passamos uma média de 4 horas por dia com os olhos e os dedos intensamente conectados a esse aparelhinho que toma cada dia mais espaço dentro da nossa vida cotidiana.

Nada melhor do que se dedicar ao aprendizado de um instrumento musical como o violão para deixar de lado esse vício! Fazer aula de violão para iniciantes é, sem a menor sombra de dúvidas, mais fácil com o acompanhamento de um professor particular que se dedique à sua prática e progressão. Mas nem todo mundo tem um orçamento mensal que comporte aulas de violão toda semana.

Então que tal conjugar esse tempo gasto na internet e utilizá-lo para aprender a tocar violão?

Existe uma multidão de tutoriais que ensinam iniciantes, intermediários e avançados a progredir ainda mais no aprendizado do instrumento. Isso sem contar com os sites e os blogs de guitarra e violão disponíveis na web com aulas, vídeos, dicas, etc.

Mas como navegar?

Superprof preparou um mini guia que vai te ajudar a aprender violão utilizando a internet!

Aplicativos para aprender a tocar violão

“Às vezes você vai querer desistir da guitarra, e aí você vai odiá-la. Mas se você ficar com ela, você será recompensado.”
Jimi Hendrix

Confira uma lista com alguns dos melhores aplicativos dedicados ao ensino e à prática da guitarra e do violão. Você, com certeza, encontrará um que se adapte aos seus desejos e suas necessidades!

Coach Guitar para aprender guitarra

O método Coach Guitar apresentado pelo aplicativo de mesmo nome é único: um método visual, divertido e interativo.

O aplicativo é destinado a iniciantes, ou seja, aqueles que não possuem ainda conhecimento musical específico. Não há necessidade de conhecer toda a teoria musical, ler uma partitura ou até mesmo uma tablatura de guitarra para começar essa aventura!

Usando o app My Music Teacher

O método de ensino do My Music Teacher é bem completo e de alta qualidade. Sem contar que o app promete fazer você progredir em um mês.

Como ele funciona?

O aplicativo detecta as notas que você toca, corrige-as (caso necessário) e o ajuda a encontrar o ritmo certo.

Você escolhe um objetivo básico no começo e depois ganha pontos conforme o aprendizado avança. Assim, o aplicativo sempre te dará sugestões de músicas que te possibilitem aprender de acordo com sua evolução

Aplicativo de violão iReal Pro

Nesse app você encontrará mais de 1500 grades de acordes. É possível tocar cada um deles em loop com acompanhamento de bateria, baixo e piano. Se você preferir, é possível remover um ou todos os instrumentos.

O ritmo, o estilo de acompanhamento (jazz, latim, pop rock, swing…) ou os sons de instrumentos musicais (contrabaixo, vibrafone, baixo…) também podem ser alterados de acordo com o seu gosto.

Ou para quem faz aulas de violão e quer exercícios complementares. Aplicativos podem ser muito úteis para quem está aprendendo sozinho.

Exercícios de violão com Yousician

Yousician oferece tutoriais passo a passo e exercícios de acordo com o seu nível. Ele propõe também um feedback sobre a maneira como você toca e o seu ritmo em tempo real, graças à sua conexão ao microfone do celular que o permite escutar o usuário tocando.

Chord: dicionário de acordes digital

Chord é, a princípio, um dicionário de acordes.

No entanto, o aplicativo oferece muito mais do que isso. A interface é simples e elegante, o que faz você querer mergulhar de cabeça!

Os iniciantes podem descobrir os acordes básicos, assim como ouvi-los quantas vezes quiserem. Na versão paga, os pontos coloridos permitem distinguir cada tipo de intervalo e sua frequência.

Perfect Ear 2: melhorando o ouvido

Perfect Ear 2 não é exatamente um aplicativo para ensinar a tocar violão, mas sim uma ferramenta complementa para aqueles iniciantes no aprendizado do instrumento.

Ele serve para desenvolver o ouvido musical, contribuindo para o progresso na improvisação e composição musical.

Definições “aplicativos de guitarra”

O que significa diatônico?

Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa sequência tonal específica.

O que significa legato?

Legato, do italiano, significa “vinculado”. A técnica de legato consiste em unir as notas para que não haja silêncio.

Melhores sites para curso de violão online

“A música é a forma mais forte de magia.”
Anônimo

Confira alguns dos melhores sites para aprender a tocar violão na internet!

Na web, os aprendizes podem encontrar inúmeras opções de cursos gratuitos e pagos.

A vantagem desse tipo de aprendizado é a flexibilidade: você pode trabalhar suas habilidades no violão a qualquer hora do dia e da noite!

Já pensou em virar um guitarrista profissional? Fazer curso de violão online pode ser o primeiro passo para você montar a sua banda!

Guitar Noise: aula de violão na web

O Guitar Noise é um site que disponibiliza uma acervo enorme de aulas gratuitas de violão e guitarra.

O site ensina sobre violão e guitarra elétrica de uma forma simples. O único ponto negativo é que o conteúdo é todo em inglês. No entanto, não se desespere, porque hoje em dia tudo pode ser traduzido com a ajuda de um Google Tradutor ou equivalente!

Cifra Club: para aprender violão

Cifra Club é, sem dúvida, um dos sites com dicas de aprendizado de violão e guitarra mais conhecido entre os alunos no Brasil. Ele é frequentemente recomendado por professores, pois possui um conteúdo rico e em português!

Jamorama: ótimo para progredir no violão

A interface do Jamorama é limpa, fácil de navegar e fácil de entender, permitindo que os alunos comecem a praticar sem ter que quebrar muito a cabeça para encontrar o que procuram.

Esse é um dos sites mais completos e indicados da internet para quem deseja aprender um instrumento musical. O único porém é que ele é todo em inglês.

Aprenda Violão: aulas e dicas online

Simples, mas bem estruturado, o site Aprenda Violão ensina aos alunos conteúdos que envolvem desde as partes do violão, até as cifras mais difíceis.

Totalmente em português, ele é uma ótima opção para quem deseja aulas mais didáticas e textos com dicas tanto para iniciantes quanto para alunos em nível avançado.

iMusicSchool: curso de violão online

iMusicSchool é um site de aulas de música online que oferece desde curso de violão, piano e canto até aulas de arpa de instrumentos chineses!

O aluno interessado em aprender a tocar violão pode escolher seu professor e ele será o responsável por dar as aulas através de lições em vídeo. Os cursos são pagos e vários pacotes estão disponíveis.

Guitar Lesson World: aulas online

O Guitar Lesson World é um site que acabou virando livro! Criado pelo guitarrista Patrick MacFarlan, ele disponibiliza um curso completo com aulas gratuitas e exercícios online.

Ele virou uma das referências em aprendizado online gratuito de violão e guitarra! Mais uma vez, ele é todo em inglês.

Guitar Tricks: curso e dicas de violão

O Guitar Tricks é um site que disponibiliza uma série de truques (“tricks“) e dicas para quem quer aprender a tocar violão.

As lições do Guitar Tricks são interconectadas e organizadas para ficarem um pouco mais difíceis à medida que você avança. Você assiste a uma aula em vídeo, toca junto e clica em um botão “Avançar” para ir para a próxima lição. As aulas têm vários ângulos de câmera, guias de violão, faixas de jam e algumas outras ferramentas para ajudar na hora do aprendizado.

Youtube: vários canais de aulas de violão

Não tem como falar de aulas de violão online sem mencionar os inúmeros canais que oferecem cursos gratuitos do instrumento no gigante Youtube! Nele é possível encontrar diversas aulas que ensinam de maneira super didática, seja o aluno iniciante, intermediário ou avançado.

O céu é o limite para os aprendizes do violão. Não existe idade limite para quem quer fazer aulas de violão pela internet!

Melhores blogs de violão para iniciantes

“A curiosidade da vida em todos os seus aspectos é, creio eu, o segredo dos grandes criativos.”
Leo Burnett

Descubra quais são os melhores blogs de violão não só no Brasil, mas também em outros cantos do mundo! Nada melhor do que poder praticar sem nem mesmo precisar sair de casa!

Justin Guitar: professor de violão de sucesso!

Como o nome sugere, ele foi criado pelo professor, guitarrista e violonista Justin Sandercoe.

Para se ter uma ideia do nível de reconhecimento do blog – e do professor, claro! -, já na página de abertura podemos ver que o músico recebe referências de vários instrumentistas fera no assunto, tais como Steve Vai, Mark Knopfler e Les Wise. Ou seja, garantia de qualidade tanto no material gratuito quanto pago.

Jazz Guitar: aulas, acordes e eBook

O Jazz Guitar Online é um excelente site para quem sonha em aprender guitarra de jazz. Ele disponibiliza uma enorme quantidade de material tanto para iniciantes quanto para intermediários e avançados.

Multisom: dicas e curiosidades

Muiltisom é um blog destinado a músicos iniciantes. Dicas, aulas e tutoriais sobre a manipulação do violão podem ser encontrados dentro da categoria “cordas“, facilmente visualizada no cabeçalho da página de abertura.

Music Jungle: novidades e notícias sobre violão

Assim como vários blogs de violão e outros instrumentos musicais, o Music Jungle foi criado para enriquecer o site de uma loja de instrumentos, proporcionando aos amantes do violão e da guitarra informações com dicas, tutoriais, comparações de modelos e curiosidades sobre o objeto musical e sua prática.

Música na prática: violão na prática

Música na prática é um blog que dá acesso a várias matérias com dicas sobre como aprender a tocar violão.

Além de blog, o Música na prática é uma escola online que oferece aulas até para quem quer aprender violão do zero de maneira prática e rápida.

A guitarra permite efeitos que o violão não permite. Quem aprende a tocar violão também aprende a tocar guitarra!

Guitarfella: listas com o melhor do violão

O Guitarfella é um site em inglês muito famoso pelas suas matérias com diversos tipos de listas com os melhores do violão e da guitarra em diversas categorias.

O Guitarfella possui um time de redatores que são profissionais no ensino do violão, da guitarra e do baixo. Ou seja, pessoas que sabem muito bem do que estão falando, tanto na teoria quanto na prática.

Violão Brasileiro: conheça os violonistas nacionais

Esse é um blog muito legal se você deseja conhecer mais sobre quem domina as técnicas do violão e cria bom conteúdo musical em terras brasileiras.

Encontrado dentro do site do “Acervo Digital do Violão Brasileiro“, o blog pode ser consultado de três maneiras diferentes: através das categorias das postagens, através dos textos mais recentes ou ainda através do nome dos músicos presentes neste acervo (classificados por ordem alfabética).

Aulas de violão: melhores tutoriais no Youtube

São muitos os tutoriais do Youtube que oferecem dicas e até aulas completas de violão para os aprendizes iniciantes conseguirem tocar violão facilmente.

Você faz curso de violão online ou presencial com um professor particular e está em busca de bons vídeos tutoriais para te ajudar a praticar fora do horário de aula? Sua aula de violão para iniciante dura apenas uma hora, você quer aprender mais sobre o instrumento, mas aulas extras não cabem no seu orçamento?

Então confira nossa seleção de canais no Youtube com tutoriais de violão que podem te ajudar a progredir no aprendizado do instrumento:

  • Vilmar Gusberti;
  • Gustavo Guerra;
  • Cifra Club;
  • Iniciantes do Violão e Guitarra;
  • Heitor Castro;
  • Fábio Lima;
  • Kiko Loureiro.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar