Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a tocar guitarra na web

De Camila, publicado dia 29/01/2019 Blog > Música > Violão > Melhores sites para curso de violão online

“A música é a forma mais forte de magia.”
Anônimo

Você sabia que, em dez anos, as vendas de guitarras elétricas passaram de 1,5 milhão para apenas 1 milhão.

Mesmo assim, a procura por aula de violão para iniciantes ainda é significante. Tal fato se deve, talvez, porque ao invés de guitarra elétrica, os futuros instrumentistas estejam mais interessados em violões clássicos, com um som mais acústico.

De qualquer forma, fazer um curso de violão online ou presencial para realmente aprender a tocar o instrumento requer trabalho, paciência e perseverança. Como diz aquela famosa frase, o aprendizado se faz de 1% de inspiração e 99% de transpiração!

Quem deseja aprender de maneira autodidata acompanhando cursos pela internet precisa ser ainda mais disciplinado do que aqueles que frequentam aulas de violão regulares com o acompanhamento de um professor.

Mas ainda bem que o maravilhoso mundo virtual está aqui, pois através dele, os aprendizes podem encontrar inúmeras opções de cursos gratuitos e pagos.

A vantagem desse tipo de aprendizado é a flexibilidade: você pode trabalhar suas habilidades no violão a qualquer hora do dia e da noite!

Gostou da ideia? Então confira alguns dos melhores sites para aprender a tocar violão na internet!

Guitar Noise: aula de violão na web

O Guitar Noise é um site que disponibiliza uma acervo enorme de aulas gratuitas de violão e guitarra. Os aprendizes do instrumento de seis cordas podem encontrar ainda um dicionário de acordes estruturado de forma bem didática, com uma coletânea de músicas para treinar do mais iniciante dos alunos até aquele que já se encontra em um nível avançado.

O site ensina sobre violão e guitarra elétrica de uma forma simples. O único ponto negativo é que o conteúdo é todo em inglês. No entanto, não se desespere, porque hoje em dia tudo pode ser traduzido com a ajuda de um Google Tradutor ou equivalente!

Na plataforma é possível encontrar aulas completas, cifras de músicas e até mesmo podcasts nos quais os professores ensinam gratuitamente a tocar o instrumento!

Muita gente aprender a tocar violão de maneira autodidata. Vários sites te ajudam a aprender violão sozinho!

Cifra Club: para aprender violão

Cifra Club é, sem dúvida, um dos sites com dicas de aprendizado de violão e guitarra mais conhecido entre os alunos no Brasil. Ele é frequentemente recomendado por professores, pois possui um conteúdo rico e em português!

Além de um número enorme de cifras com muitos clássicos (obviamente!), o Cifra Club apresenta ainda vários vídeos explicativos que abordam temas como:

  • Afinamento do violão;
  • Escolha dos melhores modelos de instrumentos;
  • Cuidados com a sua voz;
  • Vídeos com testes e comparação de diversos modelos de violão e guitarra;
  • Etc.

Além do site, o Cifra Club possui ainda um canal de vídeos no Youtube desde 1996! Ou seja, dá pra imaginar o tanto de material que deve ter disponível na página desse pessoal!

Jamorama: ótimo para progredir no violão

O Jamorama, se comparado com outros sites de aulas e dicas de violão, é um site relativamente novo onde os aprendizes podem encontrar um bom curso para iniciantes.

A interface do Jamorama é limpa, fácil de navegar e fácil de entender, permitindo que os alunos comecem a praticar sem ter que quebrar muito a cabeça para encontrar o que procuram.

A página apresenta alguns elementos que contribuem para a interação com as aulas oferecidas, tais como:

  • Barra lateral com a lista completa de conteúdos do curso;
  • Indicação de progresso do aluno no curso;
  • Botão para marcar a lição como completa;
  • Reprodutor de vídeo próprio;
  • Etc.

As aulas em vídeo são filmadas em alta qualidade, grande vantagem para quem está aprendendo! Alguns tutoriais apresentam um gráfico de acordes na lateral e acordes na parte inferior, tornando as aulas fáceis de seguir. No entanto, a maioria das lições conta apenas com o instrutor e sua guitarra.

O Jamorama é um dos sites mais completos e indicados da internet para quem deseja aprender um instrumento musical. O único porém é que ele é todo em inglês.

Aprenda Violão: aulas e dicas online

Simples, mas bem estruturado, o site Aprenda Violão ensina aos alunos conteúdos que envolvem desde as partes do violão, até as cifras mais difíceis.

Totalmente em português, ele é uma ótima opção para quem deseja aulas mais didáticas e textos com dicas tanto para iniciantes quanto para alunos em nível avançado.

Já na página de abertura do site, o aprendiz já recebe instruções de como começar a manejar corretamente o violão e um breve passo a passo para já dedilhar algumas cordas e notas.

Tanto violão quanto guitarra podem ser aprendidos a tocar online. Aprenda a usar a internet como sua aliada na hora de tocar violão.

iMusicSchool: curso de violão online

iMusicSchool é um site de aulas de música online que oferece desde curso de violão, piano e canto até aulas de arpa de instrumentos chineses! Todos os níveis de domínio dos instrumentos são abordados: cursos introdutórios, cursos intermediários e cursos avançados, além de cursos teóricos.

100.000 estudantes já foram seduzidos por esse conceito conceito. Mais de 60 artistas e especialistas colocam seus conhecimentos ao serviço do site para oferecer um ensino de qualidade.

O aluno interessado em aprender a tocar violão pode escolher seu professor e ele será o responsável por dar as aulas através de lições em vídeo. Os cursos são pagos e vários pacotes estão disponíveis. Para a alegria dos interessados, é possível testar o curso desejado, assim como fazer perguntas ao professor que irá atendê-lo antes de efetuar o pagamento.

As aulas pode ser feitas em inglês, francês ou espanhol, você escolhe! O preço é em dólares americanos e um mês de aulas custa 19,90.

Guitar Lesson World: aulas online

O Guitar Lesson World é um site que acabou virando livro! Criado pelo guitarrista Patrick MacFarlan, ele disponibiliza um curso completo com aulas gratuitas e exercícios online.

Segundo seu criador, também conhecido como Patmac, o Guitar Lesson World foi um acidente feliz:

Quando eu tinha 16 anos, eu estava aprendendo sozinho a criar páginas da web e a tocar violão, então decidi colocar os dois juntos (porque eu sou um grande nerd). Eu entendi que gostava de ajudar os outros a aprender  violão. Isso também me ajudou a melhorar a minha própria maneira de tocar. Com o tempo, o site tornou-se naturalmente muito bem classificado em todos os mecanismos de busca e foi indicado pelas revistas Rolling Stone e Acoustic Guitar.”

Bom, o resto a gente já sabe: o site virou uma das referências em aprendizado online gratuito de violão e guitarra! Mais uma vez, ele é todo em inglês.

Que tal conhecer mais gente que toca violão online? Vários sites te permitem ainda trocar ideias com outros violonistas e guitarristas aprendizes.

Guitar Tricks: curso e dicas de violão

O Guitar Tricks é um site que disponibiliza uma série de truques (“tricks“) e dicas para quem quer aprender a tocar violão.

Segundo seus fundadores, objetivo número da interface é fazer com que os alunos fiquem cada dia melhor no domínio das técnicas de violão! Para tal, Guitar Tricks disponibiliza instrutores, técnicos de guitarra e uma equipe dedicada a ajudar o aprendiz nessa aventura.

Caso necessário, ainda é possível reservar uma aula particular em vídeo com um professor só para você. Essa é uma ótima maneira para obter ajuda extra. No entanto, é preciso falar e entender bem inglês, já que o site é todo nesse idioma.

As lições do Guitar Tricks são interconectadas e organizadas para ficarem um pouco mais difíceis à medida que você avança. Você assiste a uma aula em vídeo, toca junto e clica em um botão “Avançar” para ir para a próxima lição. As aulas têm vários ângulos de câmera, guias de violão, faixas de jam e algumas outras ferramentas para ajudar na hora do aprendizado.

O Guitar Tricks começou a dar aulas de violão online em 1998. Atualmente, o site possui uma biblioteca com mais de 11.000 lições e mais de 600 músicas, incluindo The Beatles, The Rolling StonesEagles!

Youtube: vários canais de aulas de violão

Não tem como falar de aulas de violão online sem mencionar os inúmeros canais que oferecem cursos gratuitos do instrumento no gigante Youtube! Nele é possível encontrar diversas aulas que ensinam de maneira super didática, seja o aluno iniciante, intermediário ou avançado.

São muitos os canais famosos em português especializados no ensino de violão e guitarra. Quer alguns exemplos? Então comece consultando Cezar Romero, Allan Sales e Heitor Castro, pois eles são especialistas no assunto.

Nada melhor do que aprender de graça! E você ainda pode economizar uma grana boa fazendo aulas de violão online gratuitas!

Por ser uma fonte inesgotável de informações, as oportunidades para aprender a tocar violão são diversas. Milhões de vídeos tutoriais postados por profissionais e amadores podem ser encontrados e acessados. Eles abrangem praticamente todos os gêneros musicais que você possa imaginar.

Achou um canal que parece interessante, mas não tem certeza se os cursos são realmente bons? Então de uma olhada na parte dos comentários. Essa é uma excelente ferramenta para saber do assunto tratado no material, assim como para ficar por dentro do que outras pessoas que o acessaram pensam do conteúdo apresentado. Através deles também é possível se comunicar com o autor do vídeo e com outras pessoas que também estão aprendendo. Nada melhor do que a troca de experiências para enriquecer a sua bagagem durante essa jornada!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar