"A música é a forma mais forte de magia."
Anônimo

Você sabia que, em dez anos, as vendas de guitarras elétricas passaram de 1,5 milhão para apenas 1 milhão.

Mesmo assim, a procura por aula de violão para iniciantes ainda é significante. Tal fato se deve, talvez, porque ao invés de guitarra elétrica, os futuros instrumentistas estejam mais interessados em violões clássicos, com um som mais acústico.

De qualquer forma, fazer um curso de violão online ou presencial para realmente saber a tocar requer trabalho, paciência e perseverança. Como diz aquela famosa frase, o aprendizado se faz de 1% de inspiração e 99% de transpiração!

Quem deseja aprender de maneira autodidata acompanhando cursos pela internet precisa ser ainda mais disciplinado do que aqueles que frequentam aulas regulares com o acompanhamento de um professor.

Mas ainda bem que o maravilhoso mundo virtual está aqui, pois através dele, os aprendizes podem encontrar inúmeras opções de cursos gratuitos e pagos.

A vantagem desse tipo de estudo é a flexibilidade: você pode trabalhar suas habilidades a qualquer hora do dia e da noite!

Como tocar violão ?

Acho que é uma pergunta que muitos entusiastas que desejam estudar um instrumento de cordas é: como conseguir? Um curso de violão pode ser a solução para quem deseja - e também, precisa - aprender todas as bases e seguir um planning de aprendizagem que vai fazer ele avançar conforme seu nível. Eu, particularmente, tenho muita pouca coordenação motora, logo, seguir as bases é essencial no processo de tocar um novo instrumento ou compreender algo que me demande muitos movimentos diferentes de ambos os braços.

Além de estudar para entender a sinfônica das cordas, é necessário lembrar de um detalhe: você tem conhecimento de teoria musical ? Sabe como ler uma partitura e como ela se aplica ? Esse é um outro ponto para quem deseja saber toda metologia para tocar. Pode parecer obvio, ou não, mas nunca se trata somente de colocar a viola nas costas e sair por ai tocando e aprendendo, não é mesmo ?

Além da facilidade de encontrar muito material na web e sites especializados em te fazer descobrir tudo sobre o mundo da música, você sabe de onde surgiu os primeiros instrumentos ? Como foram criados ? Como saber usar cada mão para tocar ? Por qual motivo existem alguns com mais ou menos cordas ? Eu acho que tocar vai além do instrumento, envolve a alma de quem deseja entender esse complexo e maravilhoso mundo da música !

Como tocar violao à distância, aprendendo violao no conforto de casa
Qual metodologia para violão é o melhor para você ? Aprender online é uma excelente opção para quem gosta de ficar de meias em casa !

E para os que, como eu, querem aprender sem sair de casa e gostam de otimizar o tempo no máximo possível, você tem acesso a internet ? Compartilho um compilado dos melhores canais para aprender a tocar na internet! Espero que gostem !

Guitar Noise: aula de violão na web

O Guitar Noise disponibiliza uma acervo enorme de aulas gratuitas. Os aprendizes do instrumento de seis cordas podem encontrar ainda um dicionário de acordes estruturado de forma bem didática, com uma coletânea de músicas para treinar do mais iniciante dos alunos até aquele que já se encontra em um nível avançado.

O site ensina de uma forma simples. O único ponto negativo é que o conteúdo é todo em inglês. No entanto, não se desespere, porque hoje em dia tudo pode ser traduzido com a ajuda de um Google Tradutor ou equivalente!

Na plataforma é possível encontrar formações completas, cifras de músicas e até mesmo podcasts nos quais os professores ensinam gratuitamente a tocar !

Encontre aqui aula de violão para iniciantes!

Muita gente aprender a tocar violão de maneira autodidata.
Vários sites te ajudam a aprender violão sozinho!

Cifra Club: para aprender violão

Cifra Club é, sem dúvida, um dos sites com dicas de estudo mais conhecido entre os alunos no Brasil. Ele é frequentemente recomendado por professores, pois possui um conteúdo rico e em português!

Além de um número enorme de cifras com muitos clássicos (obviamente!), o Cifra Club apresenta ainda vários vídeos explicativos que abordam temas como:

  • Afinamento;
  • Cuidados com a sua voz;
  • Vídeos com testes e comparação de diversos modelos;
  • Etc.

Além do website, o Cifra Club possui ainda um canal no Youtube desde 1996! Ou seja, dá pra imaginar o tanto de material que deve ter disponível na página desse pessoal!

Veja aqui aula de violão!

Jamorama: ótimo para aprender a tocar violão

O Jamorama, se comparado com outros sites de aula e dicas, ele é relativamente novo onde os aprendizes podem encontrar um bom curso para iniciantes.

A interface do Jamorama é limpa, fácil de navegar e fácil de entender, permitindo que os alunos comecem a praticar sem ter que quebrar muito a cabeça para encontrar o que procuram.

A página apresenta alguns elementos que contribuem para a interação com as formações oferecidas, tais como:

  • Barra lateral com a lista completa de conteúdos do curso;
  • Indicação de progresso do aluno no curso;
  • Botão para marcar a lição como completa;
  • Reprodutor de vídeo próprio;
  • Etc.

Os materiais são filmadas em alta qualidade, grande vantagem para quem está aprendendo! Alguns tutoriais apresentam um gráfico de acordes na lateral e acordes na parte inferior, tornando as aulas fáceis de seguir. No entanto, a maioria das lições conta apenas com o instrutor e sua guitarra.

O Jamorama é um dos websites mais completos e indicados da internet para quem deseja estudar. O único porém é que ele é todo em inglês.

Confira os melhores aplicativos para aprender a tocar violão.

Aprenda Violão: aulas e dicas online

Simples, mas bem estruturado, o site ensina aos alunos conteúdos que envolvem desde as partes do aparelho, até as cifras mais difíceis.

Totalmente em português, ele é uma ótima opção para quem deseja um material mais didáticas e textos com métodos tanto para iniciantes quanto para alunos em nível avançado.

Já na página de abertura o aprendiz já recebe instruções de como começar a manejar corretamente o violão e um breve passo a passo para já dedilhar algumas cordas e notas.

Confira aqui: aula de violão para iniciantes!

Tanto violão quanto guitarra podem ser aprendidos a tocar online.
Aprenda a usar a internet como sua aliada na hora de tocar violão.

iMusicSchool: curso de violão online

iMusicSchool é um site de aulas de música que oferece desde curso de violão, piano e canto até aprendizado de arpa ! Todos os níveis de domínio dos instrumentos são abordados: cursos introdutórios, cursos intermediários e cursos avançados, além de cursos teóricos.

100.000 estudantes já foram seduzidos por esse conceito conceito. Mais de 60 artistas e especialistas colocam seus conhecimentos ao serviço do site para oferecer um ensino de qualidade.

O aluno interessado em estudar pode escolher seu professor e ele será o responsável por dar as aulas através de lições em vídeo. Os cursos são pagos e vários pacotes estão disponíveis. Para a alegria dos interessados, é possível testar o curso desejado, assim como fazer perguntas ao professor que irá atendê-lo antes de efetuar o pagamento.

A aula pode ser feitas em inglês, francês ou espanhol, você escolhe! O preço é em dólares americanos e um mês de formação custa 19,90.

Melhore suas habilidades musicais fazendo aula de violão!

Guitar Lesson World: aula violao online

O Guitar Lesson World é um site que acabou virando livro! Criado pelo guitarrista Patrick MacFarlan, ele disponibiliza um curso completo com aulas gratuitas e exercícios online.

Segundo seu criador, também conhecido como Patmac, o Guitar Lesson World foi um acidente feliz:

"Quando eu tinha 16 anos, eu estava aprendendo sozinho a criar páginas da web e a tocar, então decidi colocar os dois juntos (porque eu sou um grande nerd). Eu entendi que gostava de ajudar os outros a estudar. Isso também me ajudou a melhorar a minha própria maneira de tocar. Com o tempo, a página tornou-se naturalmente muito bem classificado em todos os mecanismos de busca e foi indicado pelas revistas Rolling Stone e Acoustic Guitar."

Quer estudar as bases da guitarra de graça online? Temos o material completo sobre o tema para você !

Bom, o resto a gente já sabe: a plataforma virou uma das referências em ensino gratuito ! Mais uma vez, ele é todo em inglês.

Que tal conhecer mais gente que toca violão online?
Vários sites te permitem ainda trocar ideias com outros violonistas e guitarristas aprendizes.

Descubra também os melhores blogs de violão!

Guitar Tricks: curso e dicas de violão

O Guitar Tricks  que disponibiliza uma série de truques ("tricks") e dicas para quem quer aprender a tocar violão.

Segundo seus fundadores, objetivo número da interface é fazer com que os alunos fiquem cada dia melhor no domínio das técnicas! Para tal, Guitar Tricks disponibiliza instrutores e uma equipe dedicada a ajudar o aprendiz nessa aventura.

Caso necessário, ainda é possível reservar uma aula particular por webcam com um professor só para você. Essa é uma ótima maneira para obter ajuda extra. No entanto, é preciso falar e entender bem inglês, já que o site é todo nesse idioma.

As lições do Guitar Tricks são interconectadas e organizadas para ficarem um pouco mais difíceis à medida que você avança. Você assiste a uma aula em vídeo, toca junto e clica em um botão "Avançar" para ir para a próxima lição. As aulas têm vários ângulos de câmera, guias de violão, faixas de jam e algumas outras ferramentas para ajudar na hora do aprendizado.

O Guitar Tricks começou a dar formações de violão online em 1998. Atualmente, a página possui uma biblioteca com mais de 11.000 lições e mais de 600 músicas, incluindo The Beatles, The Rolling StonesEagles!

Youtube: vários canais de aulas de violão

Não tem como falar de aula online sem mencionar os inúmeros canais que oferecem cursos gratuitos no gigante Youtube! Nele é possível encontrar diversas formações que ensinam de maneira super didática, seja o aluno iniciante, intermediário ou avançado.

São muitos os canais famosos em português especializados no ensino. Quer alguns exemplos? Então comece consultando Cezar Romero, Allan Sales e Heitor Castro, pois eles são especialistas no assunto.

Professor gravando aula de violao para o youtube
O Youtuber que grava material para o site costuma dispor de muitos esquipamentos técnicos para ensinar

Por ser uma fonte inesgotável de informações, as oportunidades para exercitar seus conhecimentos são diversas. Milhões de vídeos tutoriais postados por profissionais e amadores podem ser encontrados e acessados. Eles abrangem praticamente todos os gêneros musicais que você possa imaginar.

Achou um canal que parece interessante, mas não tem certeza se os cursos são realmente bons? Então de uma olhada na parte dos comentários. Essa é uma excelente ferramenta para saber do assunto tratado no material, assim como para ficar por dentro do que outras pessoas que o acessaram pensam do conteúdo apresentado. Através deles também é possível se comunicar com o autor do vídeo e com outras pessoas que também estão aprendendo. Nada melhor do que a troca de experiências para enriquecer a sua bagagem durante essa jornada!

Dê uma olhada ainda em canais no Youtube com tutoriais de violão.

Curso de violão online: perguntas e respostas sobre violao online

É possível aprender violao online?

Segundo o Portal G1, os brasileiros estão no topo da lista das pessoas que passam mais tempo mexendo no celular em todo o mundo! Segundo pesquisas, passamos uma média de 4 horas por dia com os olhos e os dedos intensamente conectados a esse aparelhinho que toma cada dia mais espaço dentro da nossa vida cotidiana.

Nada melhor do que se dedicar ao estudo de um instrumento musical para deixar de lado esse vício! Fazer aula de violão para iniciantes é, sem a menor sombra de dúvidas, mais fácil com o acompanhamento de um professor particular que se dedique à sua prática e progressão. Mas nem todo mundo tem um orçamento mensal que comporte aulas toda semana.

Então que tal conjugar esse tempo gasto na internet e utilizá-lo para treinar o que aprendeu ?

Existe uma multidão de tutoriais que ensinam iniciantes, intermediários e avançados a progredir ainda mais no aprendizado. Isso sem contar com os sites e os blogs de guitarra e violão disponíveis na web com aulas, vídeos, referências, etc.

Mas como navegar? Confira nossas indicações!

Quais os melhores canais no youtube para aprender violao?

São muitos os tutoriais do Youtube que oferecem dicas e até aulas completas de violão para os aprendizes iniciantes conseguirem tocar violão facilmente.

Você faz curso de violão online ou presencial com um professor particular e está em busca de bons tutoriais para te ajudar a praticar fora do horário de aula? Suas aulas de violão para iniciante dura apenas uma hora, você quer aprender mais sobre o instrumento, mas aprendizados extras não cabem no seu orçamento?

Então confira nossa seleção de canais no Youtube com tutoriais que podem te ajudar a progredir no aprendizado:

  • Vilmar Gusberti: professor de violão graduado

Vilmar Gusberti é guitarrista e professor graduado no Curso Superior de Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Metodista IPA. Além de cursos presenciais em Porto Alegre (RS), ele criou esse canal no Youtube para ter a oportunidade de auxiliar interessados em aprender violão que não possam se apresentar fisicamente a suas aulas.

Em seus vídeos, o professor promete apresentar diversos materiais sobre contendo:

  • referências,
  • exercícios,
  • tipos de ritmos,
  • solos,
  • orientações sobre como estudar de forma eficiente,
  • e muito mais.

Ele aparece como indicação de vários aprendizes de violão iniciantes que buscam no Youtube canais com demonstrações realmente eficientes para o aprendizado. Ou seja, sem muita firula e comerciais!

Para se ter uma ideia do gabarito de Gusberti, ele é professor de Guitarra e Violão e proprietário da STARS Escola de Música em Porto Alegre, além de ter sido colunista da revista GuitarLoad entre 2011 e 2014 na seção "Técnicas"!

São várias vídeo aulas para iniciantes em violão.
Para quem ainda estava na dúvida: o Youtube pode sim ser um bom aliado no aprendizado do violão e da guitarra!
  • Gustavo Guerra: método próprio de ensino do violão

Assim como a maioria dos guitarristas e violonistas que criam canais no Youtube com tutoriais para ensinar a tocar o instrumento, Gustavo Guerra também dá aula particular de guitarra e violão. Como podemos ver em uma das playlists em seu canal, ele criou, inclusive, um método exclusivo chamado... "Métodos Gustavo Guerra"!

Dentre as suas várias seleções de vídeos, uma chamada "Free Lessons" salta aos olhos dos aprendizes, já que é exatamente disso que eles estão atrás no maior site de vídeos da internet: aulas grátis!

Quem gostar muito do guitarrista tem ainda a oportunidade de fazer aula de violão online com ele. Maiores informações podem ser encontradas no site do músico, que possui o seu nome.

  • Cifra Club: um dos clássicos para quem aprende a tocar violão do zero

Se você se interessa por tutoriais de instrumentos já há algum tempo, então o Cifra Club já deve ser seu conhecido. O canal no Youtube está no ar desde 2007, mas o conhecido site de ensino de música existe desde 1996!

Com 20 anos de experiência no mercado, o Cifra Club já disponibilizou mais de 4 mil tutoriais para aprendizes de violão e guitarra de todos os níveis!!!

Dentre as playlists, os iniciantes em guitarra e violão podem encontrar vídeos com dicas preparadas especialmente para quem está dando suas primeiras dedilhadas nas cordas do instrumento.

Para os que já estão um pouquinho mais na frente dos totais iniciantes, com aula de solos e licks de guitarra também podem ser acessados, além de materiais um pouco mais complexos.

Seja sertanejo ou heavy metal, é possível encontrar de tudo no Youtube.
Não importa o seu estilo musical favorito: no Youtube você encontra aulas de violão para todos os gostos!
  • Iniciantes do Violão e Guitarra

O próprio nome deste canal do Youtube já deixa bem claro que os vídeos contidos nele são dedicados, principalmente, para iniciantes na prática do violão e da guitarra.

Para quem está começando a descobrir os primeiros acordes, as informações precisam ser bem detalhadas e é exatamente isso que o "Iniciantes do Violão e Guitarra" propõe.

Dentre as principais playlists, encontramos os seguintes temas:

  • curso de violão grátis ,
  • violão do zero iniciantes,
  • primeira música no violão para iniciantes,
  • primeiras músicas fáceis no violão,
  • Acordes e escala.

Isso sem contar com os outros mais de 700 vídeos sem classificação que oferecem diversas recomendações de todos os tipos para ajudar os marinheiros de primeira viagem a melhorar o manuseio ! Quer exemplos? Então confira os títulos com os tópicos de alguns desses vídeos:

  • "Toque 10 músicas com apenas 4 acordes",
  • "Como contar o tempo das músicas",
  • "Top 3 melhores solos do mundo",
  • "4 hábitos simples que vão te fazer tocar violão bem",
  • "Fingerstyle no violão: como é e como tocar",
  • e muitos mais!
As aulas de violão online precisam de muita dedicação do aluno.
Mas não basta só assistir aos vídeos: é preciso praticar muito para aprender a tocar violão bem.
  • Heitor Castro: craque nas aulas de violão online

A descrição do canal de Heitor Castro é mostrada da seguinte maneira na maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo:

"Neste canal compartilhamos as melhores aulas em todo Brasil. Aqui você encontra material para iniciantes, intermediários e avançados de guitarra, baixo, comparações de instrumentos, análise de cenários musicais e muito mais!"

Os vídeos são gravados pelo próprio Heitor Castro. O músico se formou no GIT (Guitar Institute Technology), na famosa Hollywood, nos Estados Unidos! Aos 30 anos, ele gravou seu segundo disco no célebre estúdio Abbey Road, em Londres, na Inglaterra (amantes dos Beatles sabem do que estamos falando!).

Ficou interessado em saber mais sobre os temas abordados por Castro? Então confere só alguns dos nomes das várias playlists do canal:

  • "Aula para iniciantes / aula passo a passo",
  • "Notas / passo a passo / ritmo / acordes",
  • "Como tirar músicas de ouvido",
  • "Violão Fingerstyle - as melhores",
  • dentre várias outras playlists não só ligadas ao aprendizado do violão, mas ao de música em geral!

O legal é que vários vídeos postadas por Heitor Castro possuem material didático que vai além do vídeo, como apostilas. E o melhor de isso tudo é que a maioria deles é inteiramente grátis! Excelente para quem quer se lançar na aventura de aprender a tocar violão, mas tem um orçamento bem apertado.

  • Kiko Loureiro: o melhor da guitarra de heavy metal

Você começou a aprender - ou está pensando em começar -, mas na verdade o seu objetivo é se lançar na guitarra de metal, pois esse é o seu estilo de música favorito? Então o canal do Kiko Loureiro no Youtube precisa entrar para a lista de favoritos do seu navegador!

Em 1993, aos 21 anos de idade, Kiko fez sucesso ao montar uma das bandas de metal mais famosas e mais importantes do Brasil: o Angra. Para se ter uma ideia, o grupo tem 8 álbuns gravados em estúdio, 3 gravados ao vivo, 2 DVD's de shows ao vivo e 6 EP's. Com eles, o Angra ganhou 2 discos de ouro e já fez várias turnês pelo mundo inteiro!

Como guitarrista, Kiko Loureiro já recebeu vários prêmios e já saiu na capa de várias revistas internacionais especializadas em guitarra, como a Young Guitar, Guitar Player e Guitar World. No entanto, o maior de todos os reconhecimentos de sua carreira foi quando ele recebeu o Grammy de melhor guitarrista de rock/heavy metal em 2016, fato inédito até então para um músico brasileiro do mesmo gênero!

Seu canal no Youtube possui uma playlist com 11 vídeo para iniciantes, com temas que abordam:

  • Postura e técnica,
  • Escalas horizontais,
  • Salto de cordas,
  • Execução clara e limpa,
  • Palheta sweep,
  • Tapping,
  • Riffs,
  • Bends e Vibratos,
  • Dentre outros.
Para virar roqueiro, é preciso primeiro dominar as técnicas básicas do violão.
Muita gente faz curso de violão, mas sonha mesmo é em tocar guitarra de heavy metal!

Os aprendizes ainda podem encontrar playlists com vídeo sobre:

  • Guitarra rock (3 módulos),
  • Técnica e versatilidade (6 módulos),
  • Rock Fusion brasileiro (8 módulos).

Isso sem contar que os fãs do guitarristas também podem acompanhar algumas de suas viagens em turnê, já que ele tem uma playlist chamada "Monólogos em um quarto de hotel" e um outra chamada "A day on tour" (um dia em turnê).

Quais os melhores sites de aulas de violao online: conclusão

Bem, esperamos que você agora consiga estudar online sem nenhum medo! Com este mini guia que o Superprof preparou, você vai ter muito mais facilidade para aprender seu instrumento utilizando a internet! E como já dizia Jimi Hendrix:

“Às vezes você vai querer desistir da guitarra, e aí você vai odiá-la. Mas se você ficar com ela, você será recompensado.”

Precisando de um professor de Violão ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.