Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de violão: usar o celular para aprender a tocar

De Camila, publicado dia 16/01/2019 Blog > Música > Violão > Aplicativos para aprender a tocar guitarra

“Às vezes você vai querer desistir da guitarra, e aí você vai odiá-la. Mas se você ficar com ela, você será recompensado.”
Jimi Hendrix

Um teste conduzido por Nicolas Guéguen, professor de ciência comportamental, constatou que 31 dentre 300 mulheres entre as idades de 18 e 22 deram seu número de telefone para um homem de 20 anos que carregava um violão. Durante essa mesma pesquisa, 14 mulheres deram o telefone a um homem que não segurava nada e apenas 9 deram o número para o rapaz usando uma sacola de ginástica (fonte: Le Parisien).

Sejam quais forem as suas motivações, aprender a tocar o instrumento será mais simples, rápido e eficiente com o acompanhamento de uma aula de violão para iniciantes.

Para quem gosta de trabalhar sozinho, também é possível aprender a tocar violão através de seu smartphone, já que existem vários aplicativos dedicados ao ensino do instrumento.

Existem apps para tudo: afinar o seu violão, ter um metrônomo, ler uma tablatura, ter um dicionário de acordes …

No entanto, alguns servem como um verdadeiro tutor para quem está dando os primeiros passos para virar um violonista ou guitarrista.

E se você já faz um curso de violão, os aplicativos podem também ser um bom complemento na hora de revisar o que foi aprendido da aula anterior e se preparar para a próxima sessão com o seu professor de música!

Superprof preparou uma lista com alguns dos melhores aplicativos dedicados ao ensino e à prática da guitarra e do violão. Você, com certeza, encontrará um que se adapte aos seus desejos e suas necessidades!

Veja ainda uma mini guia para aprender violão online!

Coach Guitar para aprender guitarra

Como autodidata, tocar guitarra com o auxílio do seu smartphone pode ser uma ótima maneira de aprender e praticar.

A vantagem de um aplicativo é que ele está sempre presente, ao contrário do professor, que você vê uma ou duas vezes por semana (caso faça aulas, obviamente!).

Nos dias de hoje, tudo mundo sempre tem um telefone celular “esperto” no bolso, na bolsa ou na mão, o que facilita o acesso aos exercícios. Além disso, os apps costumam enviar lembretes para você lembrar de praticar seguindo o programa sugerido por ele. Seu celular se torna um verdadeiro tutor de guitarra e violão. Sempre com acesso fácil, seguir um programa no smartphone também facilita ter regularidade na hora das atividades musicais.

Aprender violão de maneira autodidata, ou seja, sozinho, torna-se, então, possível e divertido!

O método Coach Guitar apresentado pelo aplicativo de mesmo nome é único: um método visual, divertido e interativo.

O aplicativo é destinado a iniciantes, ou seja, aqueles que não possuem ainda conhecimento musical específico. Não há necessidade de conhecer toda a teoria musical, ler uma partitura ou até mesmo uma tablatura de guitarra para começar essa aventura!

Encontre aqui aula de violão para iniciantes!

Com aplicativos de violão, isso é possível. Você já imaginou poder aprender a tocar violão através do seu celular?

Cinco cores são atribuídas a cada dedo da mão, facilitando a progressão do aluno. Animações do braço do violão são apresentadas pelo aplicativo com o intuito de orientar o aluno durante todo o aprendizado.

Veja aqui aula de violão!

O Coach Guitar mostra passo a passo como tocar as suas faixas favoritas no violão ou na guitarra eléctrica.

Aqui estão alguns títulos que o aplicativo disponibiliza para o aprendizado do aluno:

  • Nothing Else Matter – Metallica
  • Hotel California – Eagles
  • Get Lucky – Daft Punk
  • Wish You Were Here – Pink Floyd
  • Back in Black – AC/DC
  • No Woman No Cry – Bob Marley
  • Diamonds – Rihanna
  • Tears in Heaven – Eric Clapton,
  • E muito mais, já que ele possui um catálogo com mais de 500 músicas!

Uma parte do conteúdo do app é gratuita (básico para iniciantes e algumas demonstrações de aulas de violão em vídeo HD). Para os que desejam investir em um modo intermediário ou avançado, será preciso desembolsar  por volta de 40,00 reais por mês (9,99 dólares), dependendo dos títulos e cursos desejados.

Coach Guitar está disponível para Android e iOS.

Confira alguns dos melhores sites para aprender a tocar violão na internet!

Usando o app My Music Teacher

Fazer um curso de violão online é uma ótima maneira de aprender a qualquer hora do dia, mesmo quando se tem apenas 5 minutos. Para isso, basta pegar o smartphone, seja quando estiver no ônibus, agarrado no trânsito ou até mesmo no banheiro, e desfrutar de alguns minutos produtivos!

O método de ensino do My Music Teacher é bem completo e de alta qualidade. Sem contar que o app promete fazer você progredir em um mês.

Confira aqui: aula de violão para iniciantes!

Como ele funciona?

O aplicativo detecta as notas que você toca, corrige-as (caso necessário) e o ajuda a encontrar o ritmo certo.

Você escolhe um objetivo básico no começo e depois ganha pontos conforme o aprendizado avança. Assim, o aplicativo sempre te dará sugestões de músicas que te possibilitem aprender de acordo com sua evolução.

My Music Teacher oferece até 2500 horas de prática contendo acordes básicos, solos, músicas conhecidas, composição, improvisação e muito mais.

Iniciantes podem aprender gratuitamente. A maioria dos aplicativos possuem acesso grátis limitado e pago ilimitado.

Melhore suas habilidades musicais fazendo aula de violão!

Por uma média de 85,00 por mês, é possível também ter acesso a tablaturas, playback e aulas ao vivo para trocar com um professor de verdade.

O tamanho da comunidade de My Music Teacher é significativa: é possível conversar com outros membros no fórum, trocar ou vender sua música, lançar desafios a outros guitarristas…

My Music Teacher pode ser baixado tanto em Android como em iOS, bem como no Mac e PC.

Aplicativo de violão iReal Pro

Antes chamado de iReal B, este reputado aplicativo destinado a guitarristas e violonistas aprendizes foi renomeado como iReal Pro. Seu antigo nome era uma referência à Real Books, que surgiu como resultado do Fake Books, lugar de troca de ideias entre estudantes de escolas de música norte-americanas.

Os livros falsos (tradução de “Fake Books“) continham as informações essenciais para tocar uma composição. No entanto, eles também apresentavam muitos erros. Foi exatamente por isso que eles foram substituídos pelo Real Books (“livros reais”).

O iReal Pro é, de certa forma, a coleção digital desses livros reais.

Nesse app você encontrará mais de 1500 grades de acordes. É possível tocar cada um deles em loop com acompanhamento de bateria, baixo e piano. Se você preferir, é possível remover um ou todos os instrumentos.

O ritmo, o estilo de acompanhamento (jazz, latim, pop rock, swing…) ou os sons de instrumentos musicais (contrabaixo, vibrafone, baixo…) também podem ser alterados de acordo com o seu gosto.

Os apps de aulas de violão te dão essa flexibilidade. Bom mesmo é poder praticar a qualquer hora e em qualquer lugar.

O iReal Pro é uma ferramenta muito prática para aqueles que desejam exercitar a improvisação. A principal vantagem é a de o app disponibilizar outros instrumentos que tocam de maneira bastante vívida, com algumas variações de tempos em tempos para manter um momento e tornar a peça mais realista.

O repertório de iReal Pro possui bastante jazz, mas ritmos como country, blues e pop rock também podem ser encontrados.

Com iReal Pro também é possível criar uma sequência de acordes e salvá-la na memória do telefone, o que é ideal para compor facilmente onde quer que esteja!

Esse aplicativo está disponível no Android e iOS, bem como no Mac e PC.

Descubra também os melhores blogs de violão!

Exercícios de violão com Yousician

Yousician oferece tutoriais passo a passo e exercícios de acordo com o seu nível. Ele propõe também um feedback sobre a maneira como você toca e o seu ritmo em tempo real, graças à sua conexão ao microfone do celular que o permite escutar o usuário tocando.

O progresso do aluno é registrado e você pode visualizá-lo a qualquer momento a partir da primeira sessão com o aplicativo. Existem 1500 níveis a completar, o suficiente para gastar tempo como iniciantes e também como intermediário.

Embora não haja um professor de verdade que comande o aplicativo, o aluno recebe, ainda sim, feedbacks sobre o desenvolvimento do seu trabalho.

Disponível para Android e iOS gratuitamente.

Chord: dicionário de acordes digital

Chord é, a princípio, um dicionário de acordes.

No entanto, o aplicativo oferece muito mais do que isso. A interface é simples e elegante, o que faz você querer mergulhar de cabeça!

A busca é muito intuitiva e as possibilidades de pesquisa e filtragem são infinitas, o que significa que o app pode ser usado por alunos de violão iniciantes.

Os iniciantes podem descobrir os acordes básicos, assim como ouvi-los quantas vezes quiserem. Na versão paga, os pontos coloridos permitem distinguir cada tipo de intervalo e sua frequência.

Chord também pode ser utilizado como afinador para guitarra, baixo, banjo, ukulele ou bandolim.

Disponível par Android e iOS por uma média de 16,80 reais.

Perfect Ear 2: melhorando o ouvido

Perfect Ear 2 não é exatamente um aplicativo para ensinar a tocar violão, mas sim uma ferramenta complementa para aqueles iniciantes no aprendizado do instrumento.

Ele serve para desenvolver o ouvido musical, contribuindo para o progresso na improvisação e composição musical.

A interface é muito simples e está dividida em várias categorias:

  • intervalos,
  • acordos
  • ritmo,
  • pitch, etc.

Subtemas também estão presentes, tais como:

  • identificação de acordes,
  • leitura de ritmo,
  • ditado melódico, etc.

Vários exercícios com dificuldade progressiva podem ser encontrados em Perfect Ear 2. Você também pode arriscar a cantar, já que o aplicativo detecta a precisão das notas produzidas através do microfone do seu celular.

As aulas de violão para iniciantes podem te oferecer essa chance! Você está pronto para dominar as cordas do seu violão?

Esta é uma ótima maneira de aprender teoria musical!

Mini testes pontuam o aprendizado. As pontuações são armazenadas no aplicativo e utilizadas para acompanhar seu progresso.

Disponível apenas para Android.

Definições “aplicativos de guitarra”

Vimos que aprender a tocar violão ou guitarra pode ser feito através de um aplicativo. No entanto, é preciso ficar atento ao vocabulário musical específico desse instrumento para progredir com sucesso.

O que significa diatônico?

Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas. Este padrão se repete a cada oitava nota numa sequência tonal específica.

O que significa legato?

Legato, do italiano, significa “vinculado”. A técnica de legato consiste em unir as notas para que não haja silêncio.

Dê uma olhada ainda em canais no Youtube com tutoriais de violão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar