Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as vantagens de aprender a tocar?

De Joseane, publicado dia 31/01/2019 Blog > Música > Violão > Os benefícios de praticar violão

“Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas”. Leonid Pervomaisky

Já se perguntou por que a música toca as nossas emoções? Isso acontece porque o som da música produz emoções que alteram a nossa fisiologia, nossos hormônios, o nosso ritmo cardíaco, nossas pulsações e a nossa motivação.

A música é uma linguagem universal capaz de despertar emoções e sensações únicas nas pessoas. Muitas vezes, ouvimos uma música em um idioma desconhecido, e mesmo assim conseguimos sentir as emoções que o cantor deseja transmitir.

Uma música antiga pode despertar um certo saudosismo em uma pessoa idosa ou o sentimento de esperança em uma pessoa mais jovem. Cada ser é único e por isso as sensações podem ser as mais variadas.

Além do mais, a música é uma ferramenta importante usada por especialistas no controle de estresse. Paciente com altos níveis de ansiedade buscam na música uma maneira de relaxar.

Seja o momento feliz ou triste, é comum recorrer a música em quase todos os momentos da nossa vida.

Especialistas acreditam que a música tem um efeito benéfico na vida de quem ouve, por isso recorremos especialmente as músicas calmas, alegres ou clássicas para nós sentir bem.

Sendo assim, ouvir música boa é a escolha certa naquele momento em que tudo está muito estressante. Conheça as razões pelas quais você deveria aprender a tocar um instrumento musical…

Quer fazer uma aula de violão em São Paulo?

Tocando violão para melhorar sua memória

Além de ser muito bom para a saúde, ouvir ou tocar um instrumento musical ajuda desenvolver sua memória. Uma vez acionado o cérebro, ele começa a trabalhar em benefício da sua saúde: tanto a mente, quanto o corpo.

Em tenra idade, aprender a tocar violão melhora nas áreas de exata e ajuda no controle das emoções. As crianças que têm contato com a música tem mais facilidade de resolver problemas matemáticos, porque tem uma excelente memória.

Na juventude, o trabalho com a música é usado como uma maneira de fazer com que os jovens possam expressar seus sentimentos. Além de trabalhar a socialização para minimizar a agressividade nesse idade.

Na vida adulta, o trabalho com a música é voltado para o lazer, o relaxamento, a realização pessoal e profissional e minimizar os problemas do cotidiano.

Na terceira idade, é crucial o trabalhar a memória, a socialização, o bem estar e o prazer. Sendo assim, muitos terapeutas optam por tratar seus paciente com musicoterapia.

Seja qual for o estilo de música trabalhada nessas fases da vida, é certeiro: para aproveitar as vantagens da música é preciso estar disposto a aprender.

Quem estuda música tem mais chances de desenvolver melhor a sua inteligência emocional, espacial, motora e matemática do que quem não estuda.

Já que estamos aqui falando da importância da música, que tal falar um pouco sobre os tipos de memória?

O processo de memória humano é considerado de suma importância na aprendizagem. Sem a memória você não poderia aprender coisas novas, nem ao menos ter acesso ao que você já aprendeu.

Pensando em fazer aula de violão para iniciantes?

Tenha uma memória de elefante estudando música.

Veja quais são as memórias resgatadas quando se estuda música:

Memória de trabalho: É aquela que utilizamos em todo os tipos de atividade e tarefa do cotidiano.

Memória processual: é a memória responsável por armazenar as habilidades como compreender uma partitura, tablatura, saber afinar uma guitarra …

Memória perceptiva: é aquela que registra os sons que você percebe ao seu redor.

Memória episódica: é a memória responsável por registrar toda nossa experiência de vida.

Memória semântica: é aquela responsável por armazenar o seu conhecimento de realidade traduzido em palavras.

Memória visual e auditiva: é a memória que tem a capacidade de retermos sons ou imagens a longo prazo.

Deu para perceber o poder que a música tem na nossa vida?

O que está esperando? Faça agora aulas de violão.

Comece a tocar violão para afastar o estresse

Suas habilidade de concentração estão comprometidas com o estresse do dia a dia? Praticar um instrumento musical, pode deixar sua concentração fortalecida.

Tocar violão contribui no sentimento de bem-estar.

Atualmente o estresse já pode ser considerado o mal do século. Em uma empresa mais da metade dos funcionários são afetados pelo estresse do dia a dia. Esse mal compromete o rendimento dos funcionários e da empresa.

O que você pode observar com isso?

Quase ninguém é poupado das consequências de um vida atribulada, seja o dono de uma pastelaria, seja um massoterapeuta, ninguém escapa do estresse do dia a dia.

Mesmo sabendo que parece inevitável, você pode encontrar meios de drenar esse estresse com atividades que tornem a sua vida mais prazerosa. A música evita uma séria de malefícios:

  • Ganho de peso
  • Insônia
  • Problemas cardíacos
  • Dores de cabeça …

Tocar violão é um santo remédio na sua recuperação. Comece ouvindo uma boa música de B. B. King e depois se arrisque, improvisando algum ritmo.

Agora menos estressado, observe o seu humor melhorando.

Outro lado bom de aprender a tocar um instrumento musical é verificar o quando sua qualidade do sono irá melhorar.

Aprenda violão para ficar mais relaxado e se concentrar por mais tempo.

Aprenda a tocar violão para se divertir

Como qualquer prática de apreensão de conhecimento, aprender a tocar violão precisa do equilíbrio entre responsabilidade e prazer. Responsabilidade no sentido de que o seu progresso necessita exclusivamente de você, e prazer porque para que possamos aprender algo, precisamos sentir prazer no que estamos fazendo. Tocar violão é sempre um experiência divertida e prazeroso.

Tire um momento para se divertir tocando com seus amigos.

Procurando por uma aula de violão de qualidade?

Por que nos sentimos bem quando estamos tocando violão?

Porque quando você está tocando, libera um certo hormônio chamado dopamina, o famoso hormônio do prazer, o mesmo hormônio liberado quando você pratica esportes, medita ou quando come aquele maravilhoso chocolate. Esse hormônio tem o efeito de deixá-lo feliz.

Além disso, tocar violão também permite a liberação de endorfinas, esse hormônio tem uma potente ação analgésica, que ao ser liberada estimula a sensação de conforto, bem-estar, alegria e deixá-lo melhor humorado. A endorfina também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

É por causa dessa sensação de bem-estar que você consegue se divertir tocando violão, seja sozinho ou em um conjunto musical. Sem falar que graças a esses hormônios você se sente mais motivados a fazer amigos e sair para se divertir.

Veja como melhorar as suas habilidades na guitarra.

Comece a tocar violão para liberar suas emoções

Desde a antiguidade a música é considerada uma arte. Sobre essa linguagem universal, sabe-se que tem um estreita relação com sensações de bem-estar.

A música é uma ótima forma de expressar suas emoções.

Se você está triste, a música é uma excelente forma de tirar você da bad, pois é através dela que você pode expressar seus sentimentos e estimular o hormônio do prazer.

Se você está feliz ou triste, faça do violão seu melhor amigo.

Da mesma maneira que os escritores usam a escrita para libertarem certos pensamentos que estão presos em sua mente com as palavras, um violonista se sentirá bem mais confortável transmitindo suas emoções através da música.

Veja outros benefícios que as aulas de violão podem trazer:

  • Desenvolver seus meios de se expressar
  • Melhora o seu nível de afetividade
  • Libera sua energia reprimida
  • Resgata a sua confiança
  • Melhora a sua autoestima
  • Melhora o seu humor
  • Reforça a sua personalidade
  • Desenvolve a sua inteligência emocional e afetiva
  • Reabilita e socializa.

Agora que você já sabe de todos os benefícios da música na sua vida, aproveite desses benefícios fazendo aulas de violão.

Torne-se um violonista para melhorar suas habilidades de relacionamento

“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”. Platão

A música tem um papel de integrar pessoas a outras, esse é um dos aspectos da socialização. Quando você toca o seu violão, ou se envolve com um conjunto musical, além de se sentir inserido, você compreende que todos os componentes desse grupo são tão importantes quanto você.

Em outras palavras, o que ocorre é o senso de cooperação entre o grupo, pois o trabalho em conjunto levará todos a atingir os resultados.

Esse convívio diário com o grupo criar laços de amizades e de troca de experiência. Além de ressaltar a importância de respeitar as regras de socialização.

O trabalho dentro de um grupo musical é quase sempre desenvolvido para que todos participem e possam se sentir bem. Tudo isso porque todos sabem a importância do papel de cada um dentro da banda.

Outro ponto positivo de estar em conjunto musical são as memórias compartilhadas com pessoas que tem interesses parecidos com o seu. Quem está em uma banda compartilha sonhos, emoções, conquistas,memórias e histórias, tanto com a banda, quanto com o público.

Se você é tímido e almeja aumentar seu círculo social, fazendo novos amigos, aprender a tocar violão pode resolver. Quem toca violão está quase sempre rodeado de pessoas que desejam ouvir um bela música. Aprender esse instrumento tão reconhecido mundialmente vai aumentar sua confiança e permitirá que você se relacione bem com pessoas do seu círculo de amizade e com outras de interesses em comum.

Melhore a sua confiança através da música!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar