Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda violão ou guitarra e suba ao palco com outros músicos!

De Joseane, publicado dia 29/01/2019 Blog > Música > Violão > Aprenda guitarra para se juntar a uma banda

“Eu nunca quis cantar. Eu só queria ficar tocando guitarra no fundo do palco” Kurt Cobain

Aprender um instrumento musical é um passo muito importante para quem deseja desenvolver melhor sua criatividade. Geralmente, quem deseja ingressar na música começa por instrumentos famosos como: guitarra, violão, bateria, baixo, saxofone …

Dizem que não é positivo começar as aulas diretamente em uma banda, mas enxergando por outro lado, também não há motivos para esperar tanto tempo para se juntar a um grupo de músicos com interesses comuns aos seus. Só você mesmo para saber o seu momento ideal!

Fique cada vez mais perto de realizar seu sonho de subir aos palcos com aulas de música!

Como formar uma banda?

Deseja se juntar a outros parceiros para formar uma banda, mas não tem a menor ideia de como começar? Siga passo a passo as instruções que preparamos para você.

Saiba tocar um instrumento: O instrumento pode ser um violão, uma guitarra, um baixo, uma bateria, qualquer coisa, desde que você esteja empenhado em progredir.

Escolha a dedo as pessoas que farão parte da sua banda: Nada de escolher pessoas desmotivadas e apáticas, escolha pessoas igualmente interessadas em evoluir musicalmente. Se você já tem amigos interessados em embarcar nessa aventura, excelente!  Não tem, divulgue nas suas redes sociais seu interesse em montar uma banda. Os antigos cartazes também funcionam.

Confira aqui: aula de violão para iniciantes!

Tocar em grupo permitirá que você progrida no seu aprendizado musical.

Defina o nome da sua banda: acreditamos que esse seja a pior parte… rs  Escolher o nome da banda não é tarefa fácil, pois a escolha precisa passar pela aprovação de todos os membros, e assim evitar futuros problemas. Então… Boa sorte!

Comecem ensaiando músicas cover: Nada mais natural do que começar uma banda treinando os clássicos, como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, B. B. King, para que a banda possa ensaiar e progredir.

Comecem a escrever suas próprias composições: Toda banda tem pelo menos um integrante com o dom de escrever. Provavelmente,  essa pessoa já tenha alguns rascunhos de músicas para mostrar à banda. Caso não tenha, convoque sua musa inspiradora e passe a escrever as letras e a melodia, depois encaixe os dois.

Ensaie suas próprias músicas: As cifras, partituras ou tablaturas precisam estar escritas para todos os instrumentos do grupo para que vocês possam ensaiar adequadamente suas próprias músicas.

Comecem a divulgar o trabalho da banda: Converse com os donos de casas de festas e bares para vocês fazerem uma apresentação. No início, pode ser por um valor simbólico ou de graça, só até sua banda cair no gosto da galera.

Comecem a pensar em gravar um CD demo: Com o avanço tecnológico, já é possível gravar seu próprio CD demo usando um computador e um microfone. Mas convenhamos, quanto mais profissional, melhor será aceitação na área.

Envie seu CD demo gravadoras sérias: Nada de “panfletar” o seu CD demo, escolha as melhores gravadoras para enviá-lo.  E nada de desanimar com um possível não, muitas bandas de sucesso já passaram por isso. Em caso de nenhuma gravadora aceitar o seu CD, tente rever com a grupo onde vocês podem melhorar a qualidade. E seja persistente, um dia a oportunidade bate a porta de vocês.

Seu CD demo foi publicado: Agora é com vocês, sucesso!

Conheça aqui algumas das vantagens em aprender a tocar um instrumento musical.

Por que se juntar a uma banda para tocar guitarra ou violão?

Depois de alguns meses de muita dedicação, é bem possível montar sua própria banda. Uma das finalidades práticas do grupo é compartilhar e transmitir emoções, e nada é mais prazeroso do que montar uma banda com o mesmo propósito.

Melhore suas habilidades fazendo aula de violão!

Para evoluir rapidamente na guitarra ou no violão, não hesite em conhecer outros estilos.

Muitas vezes, quem toca sozinho acaba se sentindo solitário ou tende a ficar um pouco entediado. Então porque não se juntar a um grupo para trocar ideias.

Nesse sentido, estar motivado é a chave para continuar evoluindo na guitarra .

Mas como posso me manter motivado?

Naturalmente, para formar uma banda, antes é preciso dominar algum instrumento. Ao criar um grupo musical, você pode trocar experiências com outras pessoas que têm as mesmas motivações que você. Pode ser até um banda de garagem.

Lembrando que muitas bandas famosas  começaram desse jeito e ganharam os palcos.

Outro ponto positivo de estar inserido em um grupo é que você afasta a possibilidade de desistir. O que chamamos de estado de “solidão musical”é quebrado quando estamos compartilhando momentos com outros músicos.

Estar em grupo é um compromisso de resgate ao prazer inicial de aprender o novo, trocar ideias é essencial para que você se desafie todos os dias. Em grupo você se sente mais seguro e motivado a aprender mais.

Em outras palavras, formar uma banda é uma excelente maneira de desenvolver sua técnica em conjunto com um núcleo com valores bem próximo aos seus.

Que tal melhorar seus solos de guitarra com aulas particulares?

Onde encontrar músicos?

Existem duas maneiras de fazer parte de uma banda: montar você mesmo a sua ou tentar entrar em um grupo já formado. Se você é iniciante, o ideal é procurar um grupo já formado e adquirir mais experiência. Agora, se você domina os paranauês da guitarra, talvez seja melhor formar seu próprio grupo de acordo com seus interesses.

Onde eu posso encontrar pessoas interessadas em formar uma banda?

Normalmente, essas pessoas também estão envolvidas com a música, em escolas de música, faculdade, cursinho, ou são autodidatas.

Até mesmo em loja de música é possível se esbarrar com pessoas interessadas em fazer parte de uma banda, veja se a loja tem algum cartaz com anúncios.

No entanto, a internet e as redes sociais continuam sendo a forma mais rápida de buscar músicos. Participe ativamente dos fóruns e grupos de música.

Estude sem sair de casa: faça curso de violão online!

Como passar na audição para uma banda?

Assim como em uma entrevista de emprego, para se juntar a uma banda é frequentemente necessário realizar uma entrevista, no caso, audição. Sendo assim, é vital que você se prepare para isso. Geralmente, as bandas têm um ideia bem exata do que estão buscando, e são muito seletivos.

Ganhe agilidade nos dedos, treinando solos de guitarra todos os dias Certifique-se se os seus gostos musicais se encaixam dentro do grupo.

Há de convir que é muito mais fácil encontrar guitarristas e violonistas do que pianistas disponíveis. Por esse motivo, o melhor é se destacar. Mas antes de fazer a audição, tente se fazer as seguintes perguntas:

  • O estilo da banda combina comigo?
  • Os objetivos do grupo são claros ?
  • Os integrantes da banda se mostram receptivos?

Se a resposta for sim, faça a audição sem medo.

Mas como me preparar para uma audição?

A primeira coisa a ser feita, pergunte a banda se eles compõe suas próprias músicas. Em caso da resposta ser positiva, peça gentilmente que eles encaminhem uma das músicas para que você possa trabalhar nela.

Se a banda for cover, preste atenção nas músicas mais tocadas pelo grupo e se eles têm alguma preferência de estilo musical, assim você vai se preparando para fazer bonito no dia.

A auditoria é a maneira que as bandas encontram para avaliar as habilidades técnicas do candidato, mas também acredita-se que o fator humano seja um diferencial nesse momento. Muitas vezes, o grupo já tem em mente as metas necessárias para o grupo, porém desejam ver qualidades específicas no novo integrante: ser descontraído, sorridente, bonito, simpático …

Peça sempre o repertório musical da banda que pretende fazer a audição, músicas específicas, mais tocadas…

Nunca faça uma audição sem estar preparado! Veja como melhorar suas habilidades na guitarra, aqui.

Como tocar bem em um grupo?

Várias coisas são essenciais para que um grupo de pessoas funcionem muito bem tocando juntos:

Afinação: o violonista, o guitarrista, o baixista e o bateristas precisam estar em perfeita harmonia para não correr o risco de virar um grande incomodo sonoro. Saiba que os vizinhos são excelentes termômetros do bom desempenho da banda. Quando estão elogiando, significa que vocês estão no caminho certo.

Treine novas interpretações para músicas famosas no seu violão e na sua guitarra.

Agora se estão reclamando, o melhor é verificar o sintonizador eletrônico de vocês para se certificar de que os instrumentos estão funcionando corretamente.

Respeite o ritmo da banda: A coisa mais difícil de trabalhar em uma banda é o ritmo, pois alguns têm a tendência de acelerar e outros integrantes a desacelerar. Como guitarrista ou violonista, você deve manter seu ouvido atento ao ritmo, pois no momento em que você está ouvindo, estará se adaptando ao ritmo do outro e quem sabe poderá propor outras interpretações para as músicas.

Controle o volume do som: Nunca exceda o som da sua guitarra ou de seu violão, pois além de você correr o risco de prejudicar a sua audição, vocês podem ficar exauridos antes do final da apresentação.Por isso, todos os integrantes do grupo devem ajustar o volume do seu instrumento musical.

Aprenda a se comunicar com clareza com o grupo: Uma das melhores coisas de fazer parte de um grupo é saber que você não está sozinha no seu ideal. Mas para que isso floresça e dê frutos saborosos, a comunicação precisa funcionar maravilhosamente bem. Então… Seja gentil com os outros integrantes, tenha uma escuta ativa, seja humilde, aceite as críticas e seja generoso com os seus companheiros de palco.

Aproveite ao máximo as aventuras de fazer parte de uma banda!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar