Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual preço pagar por seu primeiro instrumento de cordas?

De Fernanda, publicado dia 13/09/2018 Blog > Música > Violão > Quanto custa um violão clássico?

Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page, Keith Richards … Muitas estrelas elevaram o violão à categoria de arte.

Como resultado, muitos músicos jovens começam a aprender esse instrumento de cordas para paquerar ou apenas para se divertir.

Este é o seu caso também?

Antes de iniciar a prática e a aprendizagem de teoria musical, tablaturas ou partituras, você tem que comprar um violão! Violão acústico ou guitarra elétrica? Fender, Gibson ou melhor Ibanez? Escolher seu instrumento não é tão óbvio assim…

Em geral, o violão clássico é a primeira escolha quando você começa e quer aprender a tocar um instrumento de cordas.

Só que, como qualquer músico iniciante, você não sabe muito bem onde comprar um, e acima de tudo, como  escolher um modelo que esteja dentro do seu orçamento.

Mas não se preocupe! Existem muitas possibilidades para escolher o violão dos seus sonhos sem entrar no vermelho!

O preço médio de um violão clássico

Como qualquer bom usuário de novas tecnologias, seu primeiro instinto certamente vai ser procurar na internet para ter uma ideia do preço de um violão clássico.

Grande erro!

Na Internet, você encontra um pouco de tudo. E acima de tudo, qualquer coisa! Na verdade, a rede é vasta demais para lhe dar uma ideia do preço real de um violão.

Para evitar um cansaço desnecessário: ao digitar “violão clássico” no motor de busca da Internet, você vai ver que os primeiros preços estão por volta de 200 reais e podem ir até aos 5.000 reais. Pois é, é de assustar…

Mas relaxe. Você também vai encontrar muitos modelos de violões a preços baixos, em torno de 300 reais, o que parece bastante adequado para um violão clássico.

Como escolher seu primeiro instrumento? É aconselhável experimentar o violão antes de comprá-lo.

Uma dica que também serve para qualquer violão. A menos que você já conheça o modelo e o som que deseja, em geral não é recomendável comprar seu primeiro instrumento na Internet. O produto que você vai receber nem sempre corresponde ao que você espera.

Para evitar esse mal-entendido, vá a uma loja especializada.

Lojas de música estão presentes em todas as grandes cidades e são gerenciadas por especialistas no ramo. Você pode então pedir a eles todos os conselhos para comprar seu primeiro instrumento. Além disso, o vendedor oferece várias opções em função do seu orçamento.

Os preços na loja não diferem da internet. Você vai encontrar violões para iniciantes entre 250 e 500 reais, bem como violões de níveis avançados a partir de 500 reais.

Para orçamentos um pouco mais apertados, comprar produtos de segunda mão também é uma boa solução. Em sites como Olx, você encontra facilmente violões pela metade do preço. Então você pode comprar por uma média de 200 reais.

Mas tenha cuidado com a qualidade e a condição do instrumento. Se você não domina o assunto, peça a um amigo guitarrista para acompanhá-lo e dar sua opinião. Isso vai ajudar você a tomar a decisão certa.

Se o seu próximo violão clássico for um investimento para a vida, por que não visitar um luthier?

Os luthiers fabricam os instrumentos com cuidado e podem até mesmo fazer o seu violão personalizado e sob medida. Mas esse tipo de objeto é reservado para quem tem as condições financeiras…

Aliás, você sabe quanto custa uma guitarra elétrica?

Por que comprar um violão clássico?

Há muitas razões para querer comprar um violão clássico …

Seja para iniciantes ou para tocar no palco, o violão clássico tem muitas vantagens. Este instrumento pode até ser parte da terapia artística para pessoas traumatizadas.

Você é iniciante?

O violão clássico é uma ótima escolha.

Embora muitas vezes se queira começar tocando guitarra ou violão folk, a passagem pelo violão clássico é quase obrigatória.

O espaço entre as cordas e o pescoço é geralmente maior que em outras guitarras.

Isso permite que os iniciantes fortaleçam seus dedos e se acostumem a pressionar corretamente as cordas.

Além disso, os trastes são bem marcados e as cordas bem espaçadas entre elas. Esta é a melhor maneira de aprender a posicionar os dedos.

Este modelo de violão também permite que você se acostume com os sons do instrumento sem qualquer outro efeito adicional.

Além disso, seu preço está entre os mais baixos do mercado de violão e os clássicos são facilmente encontrados. Você não vai precisar comprar um amplificador. Um recurso obrigatório para guitarras elétricas ou eletroacústicas.

Quais são os benefícios de ser um guitarrista? Sem um amplificador, é mais fácil de se deslocar com o violão.

Mas e quanto aos músicos profissionais que continuam a usar o violão clássico?

E por que não? O uso deste instrumento definitivamente não significa que você é um iniciante eterno. Muitos músicos profissionais usam o violão todos os dias. Este é particularmente o caso de músicos que tocam mpb ou bossa nova. Eles adicionam um microfone perto do cavalete, na caixa de som, para amplificar o som de seu instrumento.

E não se esqueça que se você viaja muito, o violão clássico será seu melhor amigo!

Este é um dos mais leves de todos os violões e, portanto, o favorito dos viajantes. Existem violões bem pequenos, muito parecidos com o Ukulele, mas com as características de um clássico.

Por que não optar por outro modelo e comprar um violão folk?

O preço varia de acordo com o uso

Você acabou de começar suas aulas de violão e decidiu comprar seu primeiro instrumento?

Você gostaria de aprender depressa para poder tocar todos os estilos de música: jazz cigano, mpb, bossa, pop, diferentes acordes, arpejos e muito mais?

Sabia que o preço pode variar de acordo com o seu uso final, mas também de acordo com sua mão dominante: destro ou canhoto? Os violões para canhotos são mais raros e, portanto, mais caros …

Seu professor, seja em casa ou em uma escola de música, pode aconselhá-lo sobre o instrumento certo para comprar. Porque vai ser necessário prestar atenção ao tamanho do violão, sobretudo o tamanho do seu braço. Ele também irá olhar para a madeira utilizada (cedro, maple, mogno, jacarandá …).

Para se ter uma ideia, aqui está uma lista não exaustiva dos violões mais populares para iniciantes.

  • Quem está à procura de um modelo acústico para começar a estudar, uma ótima opção é o Violão Giannini N-14, um violão para iniciantes muito popular. Ele tem construção quase toda em madeira Linden, com Maple escurecido na escala e acabamento em verniz brilhante. Com cordas de nylon, que não machucam tanto as mãos com a pressão.
  • Se você está procurando um violão com cordas de aço para iniciantes, um dos melhores modelos é o Tagima Memphis MD18. Diferente dos modelos de nylon, ele tem um som mais “brilhante”, e por isso é indicado para quem pretende tocar rock ou blues. E como ele é um violão eletroacústico você pode usá-lo plugado à um amplificador, que você já pode fazer um som mais potente. Por isso, ele é muito indicado para quem quer começar uma banda com os amigos.
  • Outro violão Giannini que faz sucesso entre os iniciantes é o modelo GN-15. Com madeira de rosewood no corpo, e solid wood nos braços e na mão do violão. Com formato clássico, é bem leve, e também usa cordas de nylon. Ótimo para tocar músicas eruditas, ou ritmos brasileiros, como samba e bossa nova, devido ao som mais “macio”. As cordas de nylon também machucam menos os dedos, quando você estiver fazendo pestanas ou acordes mais difíceis.

Quando você começa a ter um pouco mais de experiência em música, você pode passar para a guitarra se quiser… Você também pode passar para o violão folk sem nenhum problema. No entanto, se o seu estilo de música é clássico e você gosta mesmo é de variedade, não hesite em ficar nesta área. Alguns grandes músicos alcançaram grandes carreiras graças ao seu violão clássico.

Outra etapa importante na sua carreira como músico é subir aos palcos.

Se você tem uma banda ou está sozinho na frente de uma platéia, você precisa agradar o ouvido daqueles que vieram aplaudi-lo!

Saiba que os violões clássicos não são feitos para serem amplificados internamente. Você precisa então comprar um pequeno microfone externo que vai ser plugado à sua caixa de som.

E não esqueça dos acessórios que acompanham o violão. Muitos pequenos objetos como capo, correia, jogo de cordas, um diapasão, um case, um afinador ou uma palheta serão necessários em breve.

Compre um violão usado

Você é fã de classificados da Internet?

É bem possível encontrar sua felicidade no mercado de usados. Você pode, por exemplo, usar sites de troca ou de produtos de segunda mão. Escolha sites onde você possa conhecer a pessoa e o produto antes de tomar uma decisão. Isso evitará que você compre um instrumento em mau estado apesar de um bom anúncio.

Algumas lojas de música também oferecem violões usados. Estes são verificados e / ou restaurados pelo gerente da loja. Pode ser mais garantido.

Por que você tem que mudar as cordas? As cordas influenciam muito no som do seu instrumento.

Mas por que comprar um violão usado?

Naturalmente, há acima de tudo uma vantagem considerável no preço. Ele pode cair pela metade. Você pode comprar modelos que nunca teria condições se fossem novos.

Lembre-se também de trocar as cordas e inspecionar o corpo inteiro do instrumento para garantir que não haja rachaduras ou choques.

A este respeito: quanto custa um jogo de cordas para violão?

Compre um violão novo

Em uma época onde a reciclagem e outras iniciativas ambientais e econômicas estão em voga, por que optar por comprar um novo instrumento?

Alguns podem fazer essa pergunta.

Mas adquirir seu violão em uma loja, antes de mais nada, permite que você obtenha todo o aconselhamento adequado para a escolha do instrumento adequado às suas necessidades e ao seu nível. Dicas que você certamente não terá de um vendedor específico que queira se livrar de seu violão velho…

Embora a maioria dos vendedores particulares sejam honestos, ir até a loja pode lhe poupar muitas surpresas desagradáveis. Na verdade, os donos do violão em questão têm todo o interesse de vender aquele instrumento, e podem minimizar certos detalhes importantes na hora da compra. O conselho de um especialista é essencial se você não conhecer o suficiente.

Por que comprar um instrumento pessoalmente? Ao comprar um instrumento novo, é possível pedir conselhos ao vendedor.

Ao comprar um violão novo, você tem a certeza de que não vai comprar peças danificadas ou grandes defeitos. Você também ganha uma garantia, que lhe permite levar seu instrumento para reparo, se necessário.

Mas onde comprar seu instrumento novo?

Em lojas pequenas ou grandes: você sempre vai encontrar conselhos sob medida para a sua compra.

Você também tem a escolha da Internet.

Uma opção razoável somente se você conhecer perfeitamente o modelo que deseja adquirir.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar