Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quanto pagar por um violão que não é elétrico?

De Fernanda, publicado dia 12/09/2018 Blog > Música > Violão > Quanto custa um violão acústico?

Você sonha em comprar um violão?

Para você, nada de guitarra, ukulele, baixo elétrico, cavaquinho, bandolim … O seu negócio é o acústico!

Já faz alguns meses ou anos desde que você começou a aprender o violão e quer aprender novos estilos musicais? Quer gravar em estúdio?

É hora de começar! Que tal comprar um violão acústico ou folk?

Ibanez, Stratocaster, Telecaster, Gibson Les Paul … Que marca escolher antes de começar suas aulas de violão?

Muitos não sabem qual a definição exata de violão acústico. No entanto, o modelo acústico está entre os mais apreciados entre os tipos de violões. Isso acontece porque o violão acústico não tem plug para ser conectado às caixas de som e, mesmo assim, apresenta um som de qualidade e bonito. Ele se opõe às guitarras elétricas, que usam microfones para transmitir o som.

Entre as opções, existem violões com cordas de aço ou cordas de nylon.

O violão acústico possui braços mais largos, assim como o modelo de violão tradicional. Trata-se de um tipo de instrumento que é ideal para iniciantes, já que os violões elétricos são mais difíceis de serem tocados.

Apresenta diversas versões, sempre com seis cordas e o que muda nos modelos existentes, é principalmente em relação ao corpo ou caixa do violão.

Por fim, os violões chamados de folk são utilizados para reproduzir os estilos tradicionais, rock, blues, flamenco, hard rock, mas também sertanejo, música caipira, country … Eles possuem cordas de aço, um corpo maior e braços mais finos. Essas características contribuem para que ele emita um som bem característico, mais estridente, se adaptando a estilos musicais particulares.

Mas você sabe qual é o preço de um violão acústico?

O preço médio de um violão

Se você ainda não decidiu qual modelo deseja comprar, vale a pena pedir emprestado a um amigo ou a um professor para ter uma ideia sobre o seu som e o seu uso. Em geral, você não vai ter muitas dificuldades em manusear o instrumento se você já teve contato com outros instrumentos de cordas.

Depois de decidir comprar um violão folk, por exemplo, você tem várias possibilidades. Você pode começar observando o preço médio do instrumento na internet. Podemos encontrar facilmente violões a partir de 300 reais.

Esses modelos podem já ser suficientes caso você não tenha nenhuma preferência específica e deseje simplesmente descobrir as alegrias do violão popular.

Se você optar por ir a uma loja física, vai ser ainda mais fácil de fazer sua escolha. Na verdade, na internet você tem muitos modelos à sua disposição. Isso pode te deixar meio perdido entre tantos tipos de violão. Uma loja de música terá muitas opções, mas com um número limitado de modelos a oferecer.

Além disso, o vendedor pode lhe dar algumas dicas e truques!

A que preço comprar um violão popular? Peça a um vendedor conselhos para guiá-lo em sua compra.

Você vai gastar uma média de 700 reais para obter um violão de boa qualidade.

Mas você está economizando há algum tempo, e seu orçamento está bem apertado?

Que tal dar uma olhada nos violões usados? 

Eu pessoalmente comprei meu primeiro violão folk em uma loja de música. Um Lag que me foi indicado pelo vendedor e até hoje não me arrependo! Consegui comprar pela metade do seu preço original (1.000 reais em vez de 2.500 reais). Um ótimo negócio para quem não tinha tanto dinheiro assim!

A vantagem de investir em um violão acústico

As cordas podem ser feitas de aço (no violão folk em particular) ou de nylon. O tamanho da caixa e do braço variam em função do modelo. No violão folk, o braço é mais fino, o que pode dar a impressão de ser mais fácil de se tocar.

Mas, na verdade, a maior vantagem do violão acústico para um músico é poder tocar todos os estilos!

Afinal, esse tipo de violão não é voltado apenas para músicas “acústicas”, mais leves ou lentas. O instrumento permite tocar qualquer estilo com qualquer técnica.

É um violão muito versátil para se divertir fazendo solos, arpejos ou até mesmo tocando jazz cigano.

Então, por que não começar a aprender diretamente com o violão acústico?

É bem possível aprender a tocar um violão folk de início, se você desejar.

No entanto, se você decidir fazer aulas de violão em uma escola de música ou em um conservatório, o violão clássico provavelmente será o indicado, por causa do seu som mais clássico e de facilitar o posicionamento das mãos (a famosa coordenação mão direita, mão esquerda) .

O preço muda de acordo com o uso e a qualidade

E para escolher seu violão, você deve primeiro definir o uso que você vai fazer dele. O preço vai depender sobretudo disso …

Se você é profissional, iniciante ou intermediário, os preços não serão os mesmos.

Como iniciante, você pode usar violões de 250 a 500 reais. Você pode começar com um Giannini, um Tagima, mas por que não um Yamaha folk?

Alguns de vocês provavelmente vão querer fazer shows. Portanto, você vai precisar amplificar seu instrumento. Você pode então investir em violões eletroacústicos. Eles têm um dispositivo para conectar a um amplificador. No entanto, você certamente vai precisar pagar um pouco a mais por isso.

Aqui estão dois exemplos de violões para ter uma ideia do que você pode encontrar em uma loja de música:

  • Quem está à procura de um modelo acústico para começar a estudar, uma ótima opção é o Violão Giannini N-14, um violão para iniciantes muito popular. Ele tem construção quase toda em madeira Linden, com Maple escurecido na escala e acabamento em verniz brilhante. Com cordas de nylon, que não machucam tanto as mãos com a pressão.
  • Se você está procurando um violão com cordas de aço para iniciantes, um dos melhores modelos é o Tagima Memphis MD18. Diferente dos modelos de nylon, ele tem um som mais “brilhante”, e por isso é indicado para quem pretende tocar rock ou blues. E como ele é um violão eletroacústico você pode usá-lo plugado à um amplificador, que você já pode fazer um som mais potente. Por isso, ele é muito indicado para quem quer começar uma banda com os amigos.

Que violão para quê? Alguns violões podem ser eletroacústicos.

Mas o valor do seu violão também depende da sua qualidade.

E isso varia em função de muitos fatores. Primeiro, seu violão pode ser de madeira maciça (duas peças coladas simetricamente) ou madeira laminada (conjunto de folhas de madeira coladas). Também pode ser um violão Jumbo ou Dreadenough (folk). E a madeira escolhida nem sempre é a mesma. É possível encontrar mogno, jacarandá, cedro, cereja, abeto, ébano, etc.

E aí, como escolher?

A escolha depende do seu gosto. Teste cada instrumento antes de escolher o que mais lhe convier. Você provavelmente vai preferir mais um som do que outro. Ou um design…

Compre seu violão com a ajuda de profissionais

Muitas lojas de música são especializadas em violões e guitarras.

Elas oferecem tudo:

  • violões clássicos,
  • violões folk,
  • violões sete cordas
  • violões doze cordas
  • violões acústicas ou eletroacústicos,
  • ou guitarras elétricas.

Ir até uma loja e comprar seu instrumento é a melhor solução.

O vendedor irá aconselhá-lo melhor do que ninguém sobre o instrumento mais adequado para você.

Você pode até testar os violões no local antes de começar suas aulas de violão.

Além disso, você vai encontrar todos os acessórios necessários para tocar:

Então você pode aproveitar a oportunidade para encontrar o amplificador se você optar por um violão eletroacústico.

As lojas também vendem métodos de ensino.

Também considere comprar um capo (capodastro). Este pequeno elemento pode ser essencial para tocar algumas músicas. Ele é como um grampo que pode ajudá-lo a fazer uma pestana sem precisar cansar seus dedos. Ele também substitui o último traste e produz um tom mais alto.

Se você comprar seu violão na Internet, você precisa ter certeza do modelo que deseja. Uma opção é escolher um violão que possa ser devolvido e reembolsado caso não esteja satisfeito. Você também pode ligar para o seu professor de música e pedir um conselho!

Por que comprar um novo violão? É ótimo poder testar um violão antes de comprá-lo.

Mas em qual caso você deve comprar um violão novo e por quê?

Se seu orçamento permitir, é sempre melhor ter um instrumento novo. Você vai ter a garantia de o seu violão não ter arranhões ou amassados. Além disso, você tem a certeza de onde vem.

Mas também depende do seu uso. Se você acabou de aprender a tocar e ainda não tem certeza de continuar com este instrumento, comprar um violão novo pode não ser um bom negócio.

Adquirir um instrumento novo é uma boa escolha para os amantes da música que desejam continuar tocando violão por anos a fio.

Como comprar um violão barato?

Quer saber quais são as maneiras de comprar um violão mais barato?

No início, você pode, obviamente, olhar para os preços de usados. Visite os sites que vendem produtos de segunda mão. Prefira instrumentos musicais que estejam perto de você, para poder ir facilmente ao proprietário e examinar o violão.

E se não quiser correr o risco de comprar um violão de segunda mão, você sempre pode procurar por promoções. Às vezes você encontra oportunidades de ouro imperdíveis. Em geral, os fornecedores recusam modelos que não vendem por causa de um preço original muito alto.

Faça sua pesquisa e espere por períodos de vendas como Black Friday para aproveitar os descontos antes de iniciar seu primeiro curso de violão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar