Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como comprar um instrumento de cordas sem pagar caro

De Fernanda, publicado dia 11/09/2018 Blog > Música > Violão > Como escolher um violão barato?

A compra de um novo instrumento nem sempre é prioridade dos guitarristas, e às vezes é difícil economizar dinheiro para tais compras.

Seja um violão clássico, guitarra, violão folk, sete cordas, ukulele, bandolim, baixo, doze cordas, cavaquinho…

As despesas diárias rapidamente tomam conta do orçamento do músico e é difícil manter o seu objetivo em mente.

Ainda assim… já faz um tempo que você gostaria de comprar um belo Gibson?

O preço dos violões varia de acordo com muitos critérios. Para um iniciante, intermediário ou avançado, as expectativas não são as mesmas. Pode ser que você encontre uma maneira mais barata de comprar um violão do que você pensava.

Em função do que você deseja e de onde você compra, é possível encontrar o violão dos seus sonhos dentro do seu orçamento. Tagima, Ibanez, Yamaha, Gibson, Epiphone, Takamine, Giannini ou Fender……. Só fica a dificuldade da escolha!

O que é um violão barato?

Primeiro de tudo, é importante perguntar a si mesmo o que é um violão barato. E para isso temos que observar os preços praticados no mercado.

Seja na internet ou nas lojas de música, os preços são praticamente os mesmos. Apenas o serviço pode variar, pois na loja você tem a vantagem de receber conselhos do vendedor.

Em qualquer caso, o preço médio de um violão clássico é cerca de 400 reais. Esses primeiros preços são muitas vezes os ideais quando você está começando. Não há necessidade de investir em violões mais caros. Talvez você não use ele depois de um ano!

Os primeiros preços de guitarras e violões elétricos também está na faixa dos 400 reais.

Qual é o orçamento ideal para uma guitarra? É importante investir em um violão que você vai guardar para a vida.

Comprar uma guitarra, um violão clássico, elétrico ou outro modelo também implica a compra de acessórios. Amplificador, cabos, afinador, palheta, cordas e capa ou case podem ser úteis para aprender guitarra e violão.

Em caso de dúvida, não hesite em procurar por pacotes de acessórios padrão. Eles reunem o essencial do guitarrista em uma única compra.

Você também pode investir em livros de partitura ou tablaturas. Em todas as lojas de música você pode encontrar métodos para cada estilo: mpb, samba, choro, jazz cigano, flamenco, hard rock, folk, tradicional, pop, jazz …

Peça ao vendedor ou luthier conselhos na hora de comprar os livros.

E não se esqueça de comprar um jogo de cordas também. Você pode trocar quando chegar em casa. Então você terá certeza da qualidade e do som do seu instrumento.

Não hesite em perguntar ao seu professor durante suas aulas de violão …

Como escolher o seu tipo de violão?

Você está pronto para comprar seu violão?

Sua conta bancária só está esperando o saque?

Mas como escolher o violão certo?

A resposta para essa pergunta exige uma reflexão própria, um questionamento que só você pode fazer. Na verdade, é importante se conhecer bem e saber o uso que você deseja fazer com esse instrumento.

Seja honesto consigo mesmo e não supervalorize seu nível. O oposto também é válido. Não escolha um violão com o pretexto de que é mais barato do que o que você realmente quer. Escolher um violão leva tempo, então não se apresse.

Os violões e guitarras para iniciantes são geralmente menos caros, pois possuem menos acabamentos (envernizamento de madeira) e, às vezes, menos opções (como, por exemplo, o vibrato em guitarras elétricas). Em contrapartida, violões para músicos mais avançados são um pouco menos acessíveis, mas são um pouco mais resistentes. Este é um investimento a longo prazo.

Mas o preço também dependerá do seu uso.

Quer fazer subir nos palcos e se tornar a próxima estrela do rock?

Isso exigirá um pouco mais de investimento. Porque para subir ao palco, seu instrumento vai precisar de um amplificador. No caso da guitarra elétrica, ele é acessório obrigatório. Os preços variam de 200 a mais de 1.000 reais. Tudo depende da qualidade, da potência e dos efeitos que você deseja alcançar.

O amplificador também é útil caso você opte por um violão eletroacústico. Este tem um microfone embutido. Você deve então conectar seu instrumento ao amplificador com um jack.

Em qualquer caso, procure aconselhamento profissional para orientá-lo sobre a escolha certa, aquela que será melhor para você. Por exemplo, você pode conversar com seu professor de violão ou com um vendedor especializado.

Este último também pode informá-lo sobre seus produtos ou então sobre aulas de violão no seu bairro.

A fabricação desempenha um papel fundamental no preço da madeira usada (jacarandá, imbuia, abeto, mogno, bordo, cedro, pau-rosa, cipreste, ébano) e o corte que é atribuído ao violão.

E para evitar uma compra desnecessária, defina seu orçamento bem antes de entrar em uma loja. Caso contrário, você pode ser rapidamente atraído por modelos de alta qualidade que não são necessariamente adequados para a sua prática.

Então aproveite o tempo para conhecer cada modelo e assim definir o que você realmente precisa. Não se apresse.

Mesmo que a tentação seja grande, a reflexão é igualmente importante!

Você sabe qual é o preço de um violão?

Escolhendo seu violão online

Para conseguir os melhores preços de um instrumento, muitos músicos utilizam a internet. De fato, existem muitos sites com preços imbatíveis.

No entanto, é importante ser cauteloso. Alguns experimentos provam que fraudes estão presentes. Seu professor certamente será capaz de guiá-lo durante as aulas de violão …

Alguns compradores já foram enganados ao comprar uma Gibson em um site como o Ebay ou a Amazon. Depois de trazer a famosa guitarra para consertar, descobriu-se que essa guitarra era na verdade uma Epiphone disfarçada de Gibson para ser vendida mais cara.

E esta anedota infelizmente não é a única.

Não poder ver pessoalmente o violão que se deseja comprar é uma desvantagem real no processo de compra. É importante conhecer o som do violão, mas também a sua pegada, para saber se você fica confortável com ele.

No entanto, se você já conhece o modelo que deseja comprar, há apenas algumas coisas a fazer.

Como adquirir uma guitarra online? Escolher uma guitarra na web requer atenção especial.

Primeiro, escolha o site certo. Para isso, pesquise você mesmo em fóruns de música e de guitarra/violão – você vai facilmente encontrar a resposta. Fica mais fácil de ter uma ideia sobre este ou aquele site antes de decidir. Os músicos geralmente compartilham experiências ruins para alertar outras pessoas.

Você finalmente encontrou um site que você acha correto?

Verifique todos os métodos de envio.

De onde vem seu violão? O pacote está protegido? Ele pode ser rastreado?

Prefira sites que oferecem uma garantia no violão. Sua consciência ficará mais tranquila. Em caso de acidente no transporte ou má fabricação, fica mais fácil de ser indenizado. E não se esqueça de ler as condições. Sim, aquelas frases minúsculas escritas que ninguém enxerga!

Se você não tem certeza de qual modelo você vai escolher, assista aos muitos vídeos do Youtube de músicos apresentando cada tipo de guitarra ou de violão. Existem muitos tutoriais com comparação ou teste de instrumentos.

Compre um violão usado

Na internet, em feira de usados, em lojas físicas ou junto a um luthier: comprar um instrumento usado também pode ser uma boa alternativa.

Se você quiser comprar um violão clássico, um violão de sete cordas ou uma violão folk, uma coisa é certa: pelo mesmo orçamento, você terá um instrumento de melhor qualidade se você comprá-lo de segunda mão!

Você pode muito bem encontrar um instrumento fácil de tocar e com qualidade caso você seja iniciante.

Além disso, um violão usado desvaloriza muito menos do que um violão novo! Se você quiser revender seu instrumento musical depois de algumas semanas ou meses, poderá fazê-lo pelo mesmo preço.

E se você estiver procurando uma pérola rara, o mercado de segunda mão é perfeito: violão de edição limitada, instrumentos populares, melhores marcas, com uma cor específica …

Comprar um violão de uma marca conhecida é também uma boa estratégia na hora de enviar seu instrumento para reparo e manutenção. Grandes marcas desenvolvem muitas ferramentas que permitem aos usuários consertar ou trocar uma parte específica do instrumento sem ter que comprar um violão novo.

Marcas como Yamaha, Ibanez, Cort, Fender desenvolvem toda uma gama de acessórios especializados (amplificador de violão, amplificador de baixo, cabos, cordas etc.).

Onde comprar guitarra? Uma boa maneira de economizar é encontrar um instrumento usado. Há muitas opções!

O preço de um violão geralmente diminui com o passar dos anos – a menos que você queira comprar um violão de colecionador ou que pertenceu a um grande mestre do rock.

Para estimar melhor o valor de um usado, informe-se sobre a faixa de preço do instrumento novo. Você pode encontrar essas informações em sites de comparação de preços como Buscapé.

Saiba que, de qualquer maneira, um violão a menos de 200 reais não é garantia de qualidade. Claro, o preço não significa tudo, mas se o valor do violão novo já for muito baixo, dificilmente o violão usado estará em boas condições.

Costuma-se dizer que um usado deve custar de -20 a -50% de seu preço original. Este é frequentemente o caso, mas nem sempre é verdade. O preço é basicamente resultado de oferta e de demanda.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar