Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para escolher seu violão a um bom preço

De Fernanda, publicado dia 11/09/2018 Blog > Música > Violão > Como comprar um violão usado?

Você está assistindo ao show do Guns N’ Roses pela centésima vez e adoraria fazer rock como eles?

Tudo bem, você ainda não sabe tocar violão nem guitarra!

Você adoraria começar suas aulas de violão e se sentir perfeitamente capaz de aprender a tocar de ouvido e, assim, economizar o custo de um curso?

Mas está fora de questão ir até a primeira loja de música para comprar uma nova Stratocaster: seu orçamento não permite isso!

E se fosse possível encontrar um violão de segunda mão sem precisar ficar no vermelho e ter a certeza da qualidade do instrumento? Como não ser enganado pela pessoa que vende seu instrumento de cordas?

Bem, isso seria o ideal, não é mesmo?

Pronto para começar sua carreira de guitarrista?

Qual preço pagar pelo seu violão? Aqui estão algumas dicas para escolher e comprar com calma seu instrumento usado e descobrir as alegrias de ser uma estrela do rock 🙂 !

As vantagens de escolher um violão usado

Mas primeiro: por que escolher um violão mais barato e usado, ao invés de um instrumento novo?

Por que comprar um violão de segunda mão? Quais são as vantagens do violão de segunda mão em termos de preço e qualidade?

Como novatos, temos a tendência de comprar produtos baratos para iniciantes, mas infelizmente de má qualidade.

Saiba que em breve você vai ficar tentado a vender seu violão para comprar um melhor, mas você vai ter dificuldade para encontrar compradores …

Se você quiser comprar um violão clássico, um violão de sete cordas ou uma violão folk, uma coisa é certa: pelo mesmo orçamento, você terá um instrumento de melhor qualidade se você comprá-lo de segunda mão!

Você pode muito bem encontrar um instrumento fácil de tocar e com qualidade caso você seja iniciante.

Além disso, um violão usado desvaloriza muito menos do que um violão novo! Se você quiser revender seu instrumento musical depois de algumas semanas ou meses, poderá fazê-lo pelo mesmo preço.

E se você estiver procurando uma pérola rara, o mercado de segunda mão é perfeito: violão de edição limitada, instrumentos populares, melhores marcas, com uma cor específica …

Dê asas à sua imaginação e liberte-se!

Você sabe qual é o preço de um violão clássico? E quanto custa uma guitarra?

A marca e o modelo do seu violão

Não importa qual violão você escolher: modelo clássico, folk, sete cordas…: em todos os casos, opte sempre por uma marca conhecida.

Se você quer rock, jazz cigano ou folk, para aprender ou melhorar, compre um violão usado de uma marca famosa como Tagima, Ibanez, Yamaha, Gibson, Epiphone, Takamine, Giannini ou Fender.

Verifique ou peça ao vendedor para especificar a marca, modelo e ano de fabricação do violão. Esta informação é normalmente encontrada no rótulo visível através da boca do violão.

Esta informação é importante para descobrir o preço do violão novo e assim estimar melhor o preço do produto usado.

Comprar um violão de uma marca conhecida é também uma boa estratégia na hora de enviar seu instrumento para reparo e manutenção. Grandes marcas desenvolvem muitas ferramentas que permitem aos usuários consertar ou trocar uma parte específica do instrumento sem ter que comprar um violão novo.

Marcas como Yamaha, Ibanez, Cort, Fender desenvolvem toda uma gama de acessórios especializados (amplificador de violão, amplificador de baixo, cabos, cordas etc.).

Reconhecidas também pela venda de outros instrumentos musicais (sintetizadores, pianos, tambores, clarinetes, trompetes, percussão, pianos digitais, contrabaixo, baixo elétrico, guitarra, violão de folk, instrumentos de cordas, instrumentos de sopro, etc. ), as grandes marcas são muitas vezes a garantia de boa qualidade.

A marca também evoca a qualidade de fabricação. Preste atenção à madeira utilizada: jacarandá, abeto, mogno, cedro, amieiro, freixo, tília, álamo, ébano, bordo, nogueira, cerejeira, etc.

O preço de um violão

Mas então, qual preço devemos pagar por um violão usado?

Claro, tudo depende da marca e do modelo do violão, como dito anteriormente.

Por que comprar uma guitarra usada? Qual preço pagar por um instrumento de segunda mão?

O preço de um violão geralmente diminui com o passar dos anos – a menos que você queira comprar um violão de colecionador ou que pertenceu a um grande mestre do rock.

Para estimar melhor o valor de um usado, informe-se sobre a faixa de preço do instrumento novo. Você pode encontrar essas informações em sites de comparação de preços como Buscapé.

Saiba que, de qualquer maneira, um violão a menos de 200 reais não é garantia de qualidade. Claro, o preço não significa tudo, mas se o valor do violão novo já for muito baixo, dificilmente o violão usado estará em boas condições.

Sempre pergunte ao vendedor o que justifica o preço que ele estabeleceu para seu violão e por que ele o está vendendo. Isso não impede que você verifique por si mesmo o estado do instrumento, mas já dá algumas indicações que justificam aquele valor.

Não hesite em perguntar qual o uso que o músico deu ao seu violão: tocou muito, pouco? Deu aulas, emprestou o instrumento? Houve algum acidente?

Alguns vendedores oferecem seu violão a um preço muito baixo apenas porque estão com pressa de vender.

Eu mesmo vendi meu violão clássico por meio de um anúncio na internet. E como eu queria comprar logo um novo instrumento e precisava daquele dinheiro, eu abaixei o preço para atrair compradores mais rápido. No entanto meu violão estava em muito bom estado.

Portanto, é possível encontrar grandes oportunidades se os vendedores tiverem cuidado com o violão.

Costuma-se dizer que um usado deve custar de -20 a -50% de seu preço original. Este é frequentemente o caso, mas nem sempre é verdade.

O preço é basicamente resultado de oferta e de demanda.

Para fazer um bom negócio, não tem segredo: COM-PA-RE!

Ebay, Olx… Fique de olho nas vendas para saber o preço real de venda do violão que você deseja. Porque o preço exibido nem sempre é o preço real de venda.

E, sobretudo, compre um violão com base em seu possível preço de revenda.

É claro! Tenha sempre em mente seus planos futuros e o que você pretende fazer do seu instrumento a médio prazo.

Onde comprar um violão usado?

Várias possibilidades estão disponíveis para você:

  • Em uma loja de música ou com um luthier: você vai se beneficiar de conselhos, ajustes no seu violão, de serviços especializados e você pode até negociar um pacote de acessórios (afinador, cordas…). Às vezes, essas lojas oferecem uma garantia de alguns meses. Em relação ao preço, é possível encontrar ofertas tão interessantes quanto na internet.
  • Na internet com músicos profissionais ou em sites especializados: escolha fornecedores confiáveis. Estes últimos têm todo o interesse em lhe vender um instrumento de qualidade para mantê-lo fiel. Verifique se a política de devolução do produto lhe convém. E, para ter certeza, lembre-se de fazer um teste em alguma loja antes de escolher seu violão e só depois comprá-lo na internet.
  • Na internet: defeito de fábrica
    É o instrumento que não pode mais ser vendido ao preço de varejo original por causa de um defeito de fabricação: embalagens danificadas, arranhões, riscos ou porque eram instrumentos de demonstração na loja.
  • Com particulares: escolha anúncios na sua área e peça para testar o instrumento. Dois sites onde os particulares colocam regularmente instrumentos à venda: Olx e Mercado Livre.
    Pense também nas escolas de música e conservatórios! Nos anúncios, além da oferta de aulas, também se encontram anúncios de venda de instrumentos musicais.

Verifique o estado geral do violão

É isso aí: você já escolheu seu violão, encontrou seu anúncio, o preço é o justo para você, agora é hora de conhecer o vendedor.

Se você é um iniciante e esta é a sua primeira compra, esteja acompanhado, se possível, de um guitarrista ou um professor de música mais experiente.

Existem três partes principais para verificar antes de comprar seu violão usado: cabeça, braço e caixa.

A cabeça

Verifique se a mecânica não está muito desgastada. Para isso, afine o violão e toque um pouco. Se ele desafinar rapidamente, pode ser o resultado de uma mecânica ruim.

Verifique também se a pestana não está rachada. Esta peça é barata se você tiver que trocá-la. Você pode encontrar por menos de 15 reais.

O braço

O braço deve estar reto e os trastes estão planas e em boas condições.
Verifique também se a quilha não apresenta nenhum vestígio de cola.

Lembre-se de verificar o jogo das cordas (você sabe quanto custa um jogo de cordas de violão?), ou seja, se elas não encostam nos trastes quando você toca. Se esse for o caso, ou a pestana está desgastada ou o braço está empenado devido a um armazenamento inadequado. De qualquer forma, não é bom sinal!

A caixa

Verifique se o verniz está em boas condições: pode ser um elemento de negociação se o violão apresentar alguns arranhões. Tenha cuidado para que não haja rachaduras ou amassados ​​profundos na madeira. Há uma diferença entre os sinais de desgaste de uso e os problemas reais devido a choques ou batidas.

O mais importante é verificar se o cavalete está bem fixo no tampo. Ele tem um papel vital no som do violão.

Se você escolher um violão elétrico ou folk, lembre-se de verificar a condição dos microfones e botões: não deve haver ruído ou falhas.

Teste seu novo violão!

Teste a guitarra para ter certeza de encontrar o seu instrumento ideal!
Além de ser mais fácil de encontrar defeitos quando estiver tocando, você vai sentir o instrumento, e só assim vai descobrir o que combina com você perfeitamente!

O toque é bom? O som te agrada? Seus dedos se encaixam bem?
Lembre-se de testá-lo em todas as posições: sente-se, fique em pé.

O conforto ao tocar é muito importante, você vai gastar muitas horas nisso, por isso ele precisa ser agradável de usar.

Considere também a sua morfologia: se você tem mãos pequenas, prefira um tamanho de violão de 1/2 ou 3/4.

Para o som, peça conselhos para um guitarrista ou professor mais experiente, caso você não tiver certeza.

A propósito, talvez você possa negociar alguns acessórios com o vendedor do produto:

  • uma caixa de ritmos (drum machine),
  • uma pedaleira,
  • footswitch, fender,
  • um filme protetor,
  • um carregador
  • uma capa de violão
  • um amplificador
  • um jogo de cordas
  • Enfim: você decide!

Como comprar um instrumento de cordas e acessórios ao melhor preço? Compre a melhor marca pelo melhor preço!

E por fim: compre o seu violão e seja feliz!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar