Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guitarristas: onde e quando comprar novas cordas?

De Fernanda, publicado dia 11/09/2018 Blog > Música > Violão > Aprenda a conservar suas cordas de violão

Você acabou de comprar seu violão, já faz algumas horas que você está tocando o seu violão e, de repente, tac! Uma corda estoura!

É hora de você fazer algumas trocas! Se você é um aprendiz e ainda está nas suas primeiras aulas de violão ou já se tornou um músico experiente: aprender a trocar as cordas do seu instrumento é uma etapa obrigatória!

Como iniciante, você pode adquirir esse conhecimento pedindo ajuda em uma loja de música ou com um luthier.

As cordas do violão ou da guitarra envelhecem e estouram em função do seu uso.

Mas quanto custa essa troca?

Cordas de nylon, aço, … Aqui está uma visão geral do que é necessário para essa mudança no seu violão e os riscos que isso representa caso você não siga os conselhos!

Saiba que no Superprof você encontra aula de violão!

Por que trocar as cordas do violão?

Muitas pessoas esperam que as cordas estourem para trocá-las.

Não cometa esse erro!

Guitarra, violão clássico, violão de sete cordas, baixo, violão folk, ukulele, bandolim, baixo elétrico, violão de doze cordas… Não importa! Todos esses instrumentos deve ser bem cuidados e preservados. É preciso saber que o jogo de cordas é um dos elementos essenciais para o bom desempenho do violão e, especialmente, para a qualidade do som que ele produz.

E muitas pessoas negligenciam esse aspecto quando começam suas aulas de violão!

Nem sempre é fácil encontrar um tempo para trocar suas cordas, mas você vai notar a diferença imediatamente quando fizer isso.

Por que você tem que mudar as cordas? As cordas influenciam muito no som do seu instrumento.

A compra de um violão, portanto, requer atenção e cuidado. Seja qual for a marca (Tagima, Ibanez, Yamaha, Gibson, Epiphone, Takamine, Giannini ou Fender….) você vai encontrar cordas sob medida para sua guitarra. Isto ajuda a evitar evitar danos mais graves ao seu instrumento (cavalete, placa de som, braço …), mas também a sua madeira pode ser de espécies diferentes (pau-rosa, mogno, abeto, cedro, cipreste, jacarandá).

O bom estado das cordas é fundamental, sobretudo se você gosta de utilizar diferentes técnicas e efeitos, como usar a mão esquerda para beliscar e esfregar as cordas. Na verdade, essas técnicas são utilizadas em todos os estilos (hard rock, jazz, blues, jazz cigano, flamenco, folk, pop folk …). Portanto, trocar as cordas é essencial.

Ao cuidar das cordas e, portanto, do seu instrumento, você passa a tocar violão em paz, sem preocupações. O aspecto sonoro do seu instrumento será de alta qualidade.

Mas quando é necessário trocar as cordas?

Os aprendizes de violão fazem sempre essa pergunta, sem obter resposta precisa. No fundo, isso vai depender do uso que você fizer dele. Enquanto alguns esperam 6 meses para fazer a troca, outros irão substituir antes de cada concerto. Cabe a você julgar a frequência mais adequada.

Mas por favor! Não espere que as cordas enferrujem!

Se uma de suas cordas estourar, pode ser simplesmente uma consequência do desgaste normal do uso. Tenha cuidado caso perceba acidentes muito frequentes. Se sua corda estourar com muita frequência, é necessário verificar o estado geral da guitarra.

Mas também será necessário trocar suas cordas em outros casos. Por exemplo, se elas estiverem oxidadas. Claro que isso só se aplica às cordas de metal. Na verdade, o toque dos dedos suados pode enferrujar as cordas ao longo do tempo.

Você também vai notar que as cordas na altura das primeiras casas se enferrujam mais do que as outras. Isto acontece porque é o local de toque mais frequente. Trocar suas cordas pode melhorar ainda mais sua performance.

Se o som da sua guitarra ou do seu violão varia apesar de estar bem afinado, também pode ser um problema de cordas.

Ao trocar o jogo de cordas na frequência adequada, você vai obter um som mais limpo e mais preciso.

E se você acaba de comprar um violão, saiba que muitos vendedores não usam a melhor qualidade de cordas para venda. É então aconselhável comprar um novo conjunto de cordas ao mesmo tempo que o seu violão. Isso vai permitir que você comece bem equipado!

De qualquer forma, a troca de cordas varia de um músico para outro. Cabe a você encontrar o seu ritmo.

Veja aqui aula de violão para iniciantes!

Os diferentes tipos de cordas e seu preço

Você acaba de tomar a melhor decisão do ano: você finalmente decidiu cuidar bem do seu violão e vai trocar suas cordas com mais regularidade!

Só que tem um pequeno detalhe…: você não faz a menor ideia de qual tipo de cordas precisa comprar!

Afinal, existe uma diversidade enorme de jogos de cordas à venda nas lojas e na Internet. Mas como identificar as cordas mais adequadas ao seu instrumento?

Como cantar e tocar guitarra de cada vez? As cordas podem ser feitas de materiais diferentes.

Existem diferentes tipos de materiais de cordas para guitarra e violão. Nós podemos encontrar:

  • Metais e ligas metálicas: aço, bronze, cobre, latão, níquel, entre outros.
  • Fibras naturais: seda e algodão.
  • Fibras sintéticas: nylon, titânio

Em qualquer caso, o preço médio de um conjunto de cordas é de 40 reais.

Além disso, você pode encontrar cordas tratadas com um material antioxidante ou não. Isso pode aumentar o valor do jogo.

Mas qual a vantagem?

As cordas tratadas quimicamente ficam protegidas contra a transpiração de suas mãos. Eles vão oxidar mais lentamente e você vai precisar trocá-las com menos frequência. Por outro lado, elas podem mudar o som da sua guitarra ou do seu violão de acordo com a qualidade das mesmas.

Elixir é a marca mais comum nas lojas. No entanto, você encontra muitas outras marcas, como Hannabach, Savarez ou Addario. Com a experiência, você aprende a reconhecer o som que mais gosta e a escolher suas cordas com base nele.

Onde comprar as cordas?

Você pode comprar seu jogo de cordas de guitarra ou violão em uma loja física ou na internet.

Saiba que você nunca vai encontrar uma única corda à venda. As cordas são vendidas em conjuntos de seis (as famosas seis cordas), doze ou mais.

Dica importante: quando você troca uma corda, é altamente recomendável também trocar todas as demais cordas do instrumento. Isso para evitar uma variação de som entre elas.

Por que não substituir uma única corda? É importante alterar todas as cordas de uma só vez.

Na web, é bem possível encontrar o melhor preço. Existe uma grande variedade de cordas. Mas é preciso saber exatamente o que se procura para poder fazer uma boa compra na internet!

Claro, você nunca vai encontrar cordas usadas. É impossível reutilizar as cordas já esticadas em outra guitarra ou violão. Além disso, não existe vantagem nenhuma, ainda mais sabendo que um jogo novo custa em média 40 reais.

Para o seu primeiro conjunto de cordas, se você já não comprou ao mesmo tempo que o seu violão, é mais sensato ir à loja e pedir o conselho de um especialista.

E se você ainda não está seguro, você pode até mesmo pedir ao vendedor para que ele troque as cordas para você.

Vai custar pouco mais do que o jogo de cordas.

Isso pode ser uma boa maneira de ver como a troca deve ser feita para que, em seguida, você consiga reproduzir em casa na próxima vez que precisar repetir o processo.

Você também pode visitar um luthier, o especialista em instrumentos de cordas.

Ou então também pode arriscar e tentar trocar as cordas sozinho!

Acredite em mim: com a ajuda de um bom tutorial no Youtube e bons alicates de corte, você vai se sair muito bem!

Como conservar suas cordas?

Para que elas durem o máximo de tempo possível e para que você evite gastar com muita frequência, você precisa cuidar do seu violão e incorporar alguns hábitos à sua prática musical.

Lembre-se de lavar as mãos antes de cada sessão de música com o seu instrumento. Use um sabão e não se esqueça de secar bem as mãos. Se elas permanecerem molhadas, isso pode acelerar o processo de oxidação.

Porque, de fato, a transpiração não é a única falha do estado degradado da sua guitarra. Ao longo do dia, suas mãos acumularam poeira ou gordura. Apertando suas cordas, você coloca toda a sujeira dos seus dedos na sua guitarra.

Como manter suas cordas o maior tempo possível? As cordas do seu violão merecem ser bem conservadas.

No final da sessão, pense também em limpar suas cordas com um pano seco. Passe por toda a corda, não apenas na parte visível.

Existem também alguns produtos para conservar e limpar as cordas. Pergunte ao seu professor de guitarra, de violão, de música ou outro profissional para aconselhamento. Ele saberá qual produto é mais adequado.

Lembre-se de afinar seu instrumento com regularidade para que suas cordas mantenham toda a tensão necessária durante suas aulas de violão. Você pode afinar seu violão de ouvido ou com um afinador. Este aparelho capta as notas de cada uma das cordas do seu violão e indica se é necessário apertar ou soltar a corda para obter um som mais ou menos agudo.

E, por fim, escolha bem sua palheta! É ela que vai encostar nas suas cordas e, portanto, interferir na sua conservação. Encontre o equilíbrio certo entre opções que não sejam nem muito suaves nem muito rígidas.

Em qualquer caso, não se esqueça de cuidar bem de seu instrumento e dos seus acessórios como eles merecem.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar