Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual preço pagar em um instrumento de cordas elétrico?

De Fernanda, publicado dia 12/09/2018 Blog > Música > Violão > Quanto custa uma guitarra?

Você está cansado do seu bom e velho violão clássico e quer passar para outra coisa?

Para você, está fora de questão o ukulele, o violão acústico, o violão folk, o baixo, o violão de sete cordas, ou o de doze cordas……

Na verdade, a guitarra elétrica é o seu negócio!

Acompanhado por um amplificador digno do nome, você pode imitar seus maiores ídolos (Jimi Hendrix, Keith Richards, Eric Clapton, Carlos Santana…) em seu apartamento ou no palco para estar entre os melhores guitarristas.

Mas antes que você possa exibir orgulhosamente esse status de roqueiro, é preciso passar por uma etapa essencial: comprar a guitarra!

Muitas vezes tida como cara e inacessível, a guitarra elétrica é um bom investimento e que pode sair mais barato do que você imagina. Muitas soluções existem para adquirir tal maravilha a preços bem vantajosos.

Lojas de música, loja online, … Escolher e comprar um instrumento é uma verdadeira missão! Seja canhoto ou destro, Gibson ou Fender… Saiba que você em breve vai encontrar sua nova melhor amiga!

Você só precisa comprar algumas partituras ou tablaturas, e não vai demorar muito para tocar suas músicas prediletas.

O preço médio de uma guitarra elétrica

A prática de um instrumento como a guitarra é uma atividade relativamente acessível. Não é necessário gastar toda a sua fortuna para obter um instrumento de qualidade e que atenda às suas necessidades.

As guitarras elétricas não são exceção à regra.

Na internet, seja no site da Fnac ou na Amazon, é possível adquirir uma guitarra a partir de 300 reais. Este preço não inclui os acessórios essenciais para o uso da guitarra elétrica como:

  • o amplificador,
  • cabos jack
  • ou as palhetas.

Nas lojas físicas os preços também não são tão diferentes.

No entanto, essas guitarras geralmente não são de marca conhecida e podem se deteriorar muito rapidamente. Para obter uma guitarra que seja mais resistente, você deve contar com no mínimo 400 reais.

Como coordenar entre instrumento e voz? O Fender Squier é uma das guitarras mais baratas do mercado. Fender: uma guitarra clássica!

Você também vai precisar adquirir um amplificador – caso queira escutar o som da guitarra! É o mínimo para conseguir se tornar uma estrela do rock!

O preço de um amplificador varia tanto quanto o das guitarras elétricas. Você pode encontrar amplificadores a partir de 200 reais ou então acima de 1.500 reais. Mais uma vez, o preço vai depender do que você está procurando. Alguns amplificadores são mais adequados para o palco, enquanto outros serão suficientes para o seu estúdio pessoal. No entanto, recomenda-se não pagar menos do que 200 reais para este tipo de acessório.

Mas escolher uma guitarra também é pensar em sua proteção e conforto. Não se esqueça do estojo, da alça e do suporte. Fundamental para se tornar um verdadeiro músico!

Os instrumentos usados são mais baratos e é uma boa opção para quem não tem orçamento.

Você pode então encontrar boas guitarras elétricas a 300 reais. Fique atento aos anúncios e veja as marcas disponíveis. Você pode ler os comentários na internet para ter uma ideia, caso não seja um especialista no assunto.

Por que escolher uma guitarra elétrica?

Não há idade para apreciar uma guitarra elétrica! E adquirir uma também não é desperdício de dinheiro.

Eu pessoalmente possuo 3 guitarras diferentes e muitas pessoas me perguntam por que você tem tantos instrumentos para a mesma prática?

O que uma outra guitarra elétrica pode lhe trazer mais do que a que você já tem?

Cada instrumento é feito para um estilo diferente. Enquanto um violão folk lhe permite tocar alguns clássicos do sertanejo, a guitarra vai lhe permitir reproduzir os melhores clássicos do rock ou do metal.

O mesmo vale para violões acústicos, que são ideais para fazer mpb e samba.

Embora seja bem possível reproduzir algumas músicas do Nirvana em cordas de nylon …

Mas aprender a guitarra elétrica quando se é iniciante não é tão fácil assim. Você vai precisar da ajuda de outros equipamentos, como o metrônomo, para entender o ritmo e tocar seus estilos musicais favoritos.

No entanto, os efeitos que a amplificação pode dar são rapidamente estimulantes, e você vai querer adquirir outros acessórios rapidamente para criar novos efeitos. Capo, pedais… Pura diversão!

Sua nova guitarra também vai fazer você progredir. Nós não tocamos da mesma maneira em uma guitarra como em um violão clássico ou um folk. Técnicas especiais são usadas para usar sua mão de maneira diferente e dar outros ritmos.

Você quer começar uma banda?

A guitarra elétrica ainda é um dos melhores instrumentos para uma banda de rock. E até mesmo para outros estilos. Saiba que este instrumento não é reservado apenas para os fãs do Monsters of Rock, o grande festival de metal!

Blues e pop também usam sons de guitarra para criar suas músicas. A Tropicália popularizou a guitarra no Brasil!

Um som que traz um toque de modernidade a esses diferentes estilos.

E desde que você já esteja equipado com um amplificador, fica muito mais fácil para executar grandes sucessos em um palco.

Quanto pagar pelo instrumento?

O preço da sua guitarra vai depender do seu uso.

Se o plano da sua carreira já está decidido e o mundo da música profissional é o seu negócio, então vale a pena investir … E quando falamos de investimento, podemos subir rapidamente para os 2 ou 3 mil reais.

Porque com a eletrônica dessas guitarras, o preço sobe rapidamente.

No entanto, saiba que você não vai nunca se arrepender de comprar este tipo de guitarra. Você pode ter certeza de que sua aquisição vai durar anos, e você vai poder até deixá-la como uma herança para seus filhos e netos. Na verdade, os acabamentos são perfeitos e a madeira impecável (cedro, maple, abeto, mogno, …).

Por outro lado, não há necessidade de investir tanto se você está apenas começando a aprender a tocar. Você pode encontrar facilmente guitarras que lhe sirvam sem precisar entrar no vermelho. Então prefira as guitarras entre 300 e 700 reais: você já vai ter muitas opções nessa faixa de preço.

Afinal, também é importante que você aprecie o seu instrumento e que o design seja agradável para você. Isso já vai ser o suficiente para as suas primeiras aulas de guitarra!

Entre uma:

  • Epiphone Les Paul Standard um pouco vintage,
  • Squier Series Stratocaster, clássica, mas não cara (aliás, como encontrar um violão barato…?)
  • e uma Dean ML X para uma dar de rockstar …

Só depende de você!

 Recomenda-se o Epiphone Les Paul Standard ao ensinar lições de violão. Qual o melhor modelo para aprender a tocar guitarra?

Se desejar, mais tarde, você pode vender sua guitarra para comprar outra mais adequada ao seu nível de intermediário.

Mas tenha cuidado com o seu primeiro instrumento. Cuide bem dele, pois esses instrumentos perdem muito seu valor quando se trata de revendê-los. É por isso que é bom mantê-los em muito bom estado.

Preste especial atenção a algumas partes como o cavalete, o braço, a placa de som ou a parte mecânica.

Todas essas partes são importantes para manter um som ideal quando você inicia as aulas de violão.

Compre uma guitarra nova

Você ainda está em dúvida entre comprar sua guitarra usada ou ir a uma loja de música para comprar uma nova?

Saiba que, seja qual for a sua decisão, o importante é encontrar a guitarra que mais lhe convier.

Não importa se é uma Fender, Ibanez ou Gibson, o importante é que ela seja adaptada ao seu nível e às suas preferências musicais.

No entanto, também é verdade que a guitarra precise estar bem conservada, para que retenha o som original. Claro, é mais fácil conseguir uma guitarra em bom estado em uma loja física do que na Olx. Embora muitos proprietários tomem muito cuidado com seus equipamentos, você nunca vai ter toda certeza.

Comprar uma guitarra em uma loja permite que você a experimente antes de comprá-la. As lojas de música especializadas têm em geral amplificadores disponíveis para os clientes. Gaste alguns minutos para experimentar as guitarras dos seus sonhos, e veja qual mais lhe agrada.

A internet também é uma boa maneira de adquirir sua nova guitarra. Uma dica: verifique o modo de envio, como o produto é embalado e se você consegue rastreá-lo. Lembre-se: você não vai conseguir experimentar o instrumento antes de recebê-lo. Se possível, faça isso em uma loja com antecedência.

Além disso, você provavelmente vai precisar trocar as cordas em algum momento. Você sabe por acaso qual é o preço de novas cordas de guitarra?

Instrumento de segunda mão: uma maneira de comprar mais barato?

Como escolher seu violão? É importante escolher a sua guitarra de acordo com o seu gosto musical e seu nível.

Você não tem muito dinheiro para comprar uma guitarra nova? E apesar disso, faz meses que você está de olho na Telecaster da sua loja de música favorita.

Pois bem: você pode resolver esse problema comprando um instrumento usado!

Cada vez mais pessoas estão adquirindo objetos de segunda mão vendidos entre particulares. Hoje tudo pode ser vendido: roupas, objetos de alta tecnologia ou instrumentos musicais.

Você pode encontrar a pérola rara em lojas de música ou explorando sites como Olx. Depois de identificar seu produto, você pode ir até a casa do vendedor e verificar por si mesmo o estado da guitarra. Os preços podem ser negociados! É bom saber….

Se você não sabe qual modelo de guitarra comprar, basta entrar em contato com amigos especialistas ou amantes de música para encontrar sua resposta.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar